Empresa de engenharia: como abrir a sua?

empresa-de-engenharia-como-ter-a-sua

A engenharia é uma profissão que traz diversas possibilidades de atuação — e uma delas é o empreendedorismo! Ao abrir uma empresa de engenharia, o profissional pode atuar na área da sua escolha, conquistar mercados e construir a sua marca, sempre aproveitando todos os benefícios que o empreendedorismo oferece.

Se você é engenheiro e tem vontade de empreender, chegou ao lugar certo. Aqui, além de falarmos sobre as vantagens de optar por esse caminho, nós vamos mostrar o passo a passo para você abrir a sua empresa de engenharia.

Acompanhe!

  1. Por que empreender na engenharia?
  2. Quais os benefícios ao abrir uma empresa de engenharia?
  3. Quais tipos de empresa uma engenheiro pode abrir?
  4. Passo a passo de como abrir uma empresa de engenharia
  5. Abri uma empresa de engenharia. Quais os próximos passos?

Por que empreender na engenharia?

O mercado de engenharia está em crescimento. Sem dúvidas, ele viveu um momento de tensão durante a pandemia, que acabou prejudicando diversos setores da economia. Porém, passada a crise, os profissionais dessa área voltaram a ser muito procurados.

Afinal, os engenheiros são fundamentais para o desenvolvimento do país, já que atuam na construção e modernização de estruturas, redes elétricas, telecomunicações, indústria, entre outras coisas.

E o aumento da demanda por esses profissionais torna o momento ideal para quem quer abrir uma empresa de engenharia. Com o mercado aquecido, as chances de ter sucesso nos primeiros passos é ainda maior!

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Quais os benefícios de abrir uma empresa de engenharia?

Abrir uma empresa de engenharia é vantajoso em diversas situações. Se você tem vontade de ter o seu próprio negócio, esse é o primeiro passo. Fazer essa escolha vai trazer vantagens tanto para a sua vida profissional como pessoal. Veja alguns exemplos:

  • Mais autonomia, já que o empreendedor não precisa seguir horários definidos pelo empregador;
  • Mais flexibilidade para conciliar trabalho e vida pessoal;
  • Possibilidade de inovar e se destacar no mercado;
  • Possibilidade de liderar equipes e inspirar o desenvolvimento de novos profissionais;
  • Melhores ganhos financeiros.

Além disso, abrir uma empresa de engenharia também é vantajoso para o engenheiro que não sonha em ter o próprio negócio, mas quer atuar livremente no mercado, sem a necessidade de ter vínculo empregatício — com o chamado “contrato PJ”. 

Para trabalhar legalmente dessa forma, é essencial abrir uma empresa de engenharia e ter um CNPJ para que seja possível emitir notas fiscais.

Quais tipos de empresa um engenheiro pode abrir?

Agora vamos começar a falar sobre a parte prática? Um dos primeiros passos para o início do novo negócio é a decisão sobre o tipo de empresa que será aberto.

No Brasil, existem diversos tipos de empresas disponíveis, mas nem todas estão adequadas ao modelo de funcionamento de uma empresa de engenharia. Então, o engenheiro tem duas possibilidades: a Sociedade Limitada e a Sociedade limitada Unipessoal. 

A seguir, saiba mais sobre cada uma delas!

empresa-de-engenharia-como-ter-a-sua

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Se você pretende empreender sozinho, esse é o tipo de empresa que deve escolher. A SLU é uma empresa individual e a sua principal característica é a responsabilidade limitada do empresário. Isso quer dizer que, em caso de dívida da empresa ou falência, o patrimônio pessoal fica protegido.

Outra característica da SLU é que não há exigência sobre o valor do Capital Social. O empreendedor pode abrir o seu negócio sem a necessidade de integrar valores altos no momento da abertura da empresa, o que é uma grande vantagem para quem está dando os seus primeiros passos no mercado.

Sociedade Limitada (LTDA)

Já a LTDA é a natureza jurídica indicada para engenheiros que vão empreender com sócios. Isso porque, para a abertura desse tipo de empresa, é preciso ter, pelo menos, dois sócios.

A divisão das responsabilidades, direitos e deveres de cada um deve ser proporcional ao investimento. Ou seja, quem investe mais, ganha mais — mas também tem mais responsabilidades.

Assim como acontece com a SLU, na LTDA o patrimônio dos sócios é separado do patrimônio da empresa. Então, em casos de falência ou dívidas, os bens pessoais ficam protegidos.

Engenheiro pode ser MEI?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que pretendem abrir empresa de engenharia, especialmente entre os engenheiros que atuam como PJ. 

O MEI, se você ainda não sabe, é um modelo simplificado de empresa, que se destaca pela baixa carga tributária e pouca burocracia. Por isso, se o MEI foi uma possibilidade, costuma ser o tipo de empresa escolhido por quem está buscando se formalizar.

Mas a notícia ruim é que os engenheiros não podem ser MEI. Para se enquadrar nesse regime, o empreendedor precisa se encaixar em uma série de critérios, sendo um deles a prestação de serviços de natureza comum.

Esses serviços são aqueles que não requerem formação específica para a sua realização, o que não é o caso da engenharia. 

Então, se você quer abrir o seu negócio, a decisão sobre o tipo de empresa depende apenas da presença ou não de sócios. Se você empreende sozinho, deve abrir uma SLU e, se empreende com alguém, deve abrir uma LTDA.

Passo a passo: como abrir uma empresa de engenharia

Bom, agora que você já sabe mais sobre empreendedorismo e trabalho como PJ sendo engenheiro, que tal partirmos para a prática e falarmos sobre a abertura da empresa? A seguir, você vai saber quais são os principais passos para abrir uma empresa de engenharia!

1. Registre-se no Conselho

Se você quer ter uma empresa de engenharia, o primeiro passo é fazer o seu registro no Conselho, pois ele permite que na atuação seja solicitada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

De acordo com a lei, todos os prestadores de serviço da área de engenharia (além de outras, como agronomia e geologia, por exemplo), precisam atuar mediante esse registro.

2. Contrate um contador

Toda empresa que não é MEI precisa, obrigatoriamente, ter um contador. Esse profissional fica responsável pela apuração mensal dos impostos e pela elaboração das obrigações acessórias da empresa, mas, além disso, também é fundamental no processo de abertura.

Um contador pode ajudar você a tomar as melhores decisões na hora de definir o tipo de empresa e o melhor regime tributário, além de auxiliar com a documentação e com o processo de abertura em si. Então por que não contratá-lo logo e aproveitar a sua ajuda desde o início?

3. Defina o tipo de empresa

Como você viu aqui, a definição do tipo de empresa de engenharia depende, basicamente, da existência ou não de um sócio. No entanto, é preciso tomar outras decisões aqui neste passo, como a escolha do melhor CNAE, a descrição do que a empresa fará, elaboração do Contrato Social, entre outras coisas — para tudo isso, você pode contar com o auxílio do contador!

4. Faça o registro na Junta Comercial

Depois de tomar todas as decisões e ter todos os documentos em mãos, é hora de registrar a empresa em diferentes órgãos. Além da junta Comercial do seu estado, você também vai precisar de registros na Receita Federal e na Secretaria Municipal da Fazenda.

É nesse momento que você vai pagar as taxas de abertura!

5. Faça o registro no CREA

Depois que a empresa estiver aberta, é preciso registrá-la no CREA como uma empresa de prestação e/ou execução de serviços de engenharia. Esse registro é importante para que o governo consiga garantir a fiscalização sobre o trabalho dos engenheiros e das empresas que atuam nas áreas técnicas, trazendo mais segurança para a população.

Abri uma empresa de engenharia. Quais os próximos passos?

Depois que a sua empresa estiver aberta, é hora de começar a divulgar o seu trabalho para conseguir os primeiros clientes!

Aqui no blog da Agilize, você vai encontrar diversos conteúdos voltados para a prospecção e construção da sua marca:

Conte conosco!

Além de contar com o conteúdo do nosso blog, você também pode aproveitar os nossos serviços! Somos a primeira contabilidade online do Brasil e já ajudamos mais de 20 mil empreendedores a abrirem e manterem suas empresas funcionando conforme a lei — e temos uma vasta experiência com empresas de engenharia!

O nosso time de especialistas te ajuda desde o momento de abertura do CNPJ até a apuração mensal dos impostos, garantindo que a sua empresa siga todas as regras e evitando problemas com as autoridades.

Além disso, estamos sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas! E você acompanha tudo o que acontece com a sua contabilidade pela nossa plataforma, que é fácil de mexer e onde tudo é registrado com muita transparência.

Para receber um orçamento personalizado para a sua empresa de engenharia, é só clicar abaixo e preencher o formulário!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Qual a diferença entre MEI, ME e EPP?
  2. Tudo que é preciso para ser dono de empresa
  3. Quais os custos para manter uma empresa aberta?
';