7 motivos para ter um contador ajudando a sua empresa

motivos-ter-um-contador

Se você tem uma empresa e não é um Microempreendedor Individual (MEI), ter um contador é obrigatório. O Código Civil brasileiro traz essa obrigatoriedade nos artigos 1.180 e 1.181, ao indicar que o Livro Diário da empresa deve ser registrado em órgão competente e autenticado por um profissional credenciado no Conselho Regional de Contabilidade.

Mas ter um contador vai além do cumprimento de uma obrigação. Afinal, o trabalho desse profissional tem inúmeros benefícios para o negócio, evitando problemas com as autoridades, oferecendo dados valiosos para a gestão e promovendo economia.

Aqui neste conteúdo, você vai conhecer os principais motivos pelos quais ter um contador ajudando a sua empresa é tão vantajoso. Depois, vai conferir as nossas dicas para contratar o escritório de contabilidade ideal para o seu negócio.

Acompanhe!

  1. Por que ter um contador na sua empresa? Confira 7 motivos
  2. Como escolher a melhor contabilidade para o seu negócio?

Por que ter um contador na sua empresa? Confira 7 motivos

Veja, a seguir, quais são os principais motivos para contar com a ajuda desse profissional no dia a dia do seu negócio!

1. Ter o seu negócio funcionando de maneira correta

Como falamos, ter um contador responsável é uma obrigação de toda empresa brasileira, com exceção do MEI — ainda assim, quem é MEI pode contratar esse profissional por iniciativa própria e usufruir dos benefícios desse tipo de trabalho.

Mas além disso, a empresa tem outras obrigações perante as autoridades fiscais, como o pagamento de impostos e o envio de declarações. É trabalho do contador fazer a apuração dos impostos devidos e enviar para os sócios da empresa as guias para pagamento, evitando que o negócio fique inadimplente.

Também faz parte da rotina do contador a elaboração e envio de declarações obrigatórias para as autoridades.

Assim, o empreendedor pode trabalhar com foco na estratégia do negócio, sem precisar se preocupar com essa parte burocrática e com a tranquilidade de saber que a sua empresa está funcionando conforme a legislação vigente.

2. Não precisar acompanhar o dia dia das mudanças na legislação tributária

Outra vantagem de ter um contador ajudando a sua empresa é não precisar se preocupar com a legislação e as alterações que ela pode sofrer ao longo do tempo. 

O sistema tributário brasileiro conta com diversas leis, normas e exceções — o que pode acabar confundindo o empresário que não se dedicou a estudar contabilidade. 

O contador, por sua vez, além da formação universitária que oferece o conhecimento necessário para o correto funcionamento das empresas, está em constante contato com outras pessoas da área, o que o deixa atualizado sobre possíveis alterações na lei.

Dessa forma, o empresário não precisa se preocupar em acompanhar essas mudanças, já que o contador da empresa faz e, caso seja pertinente, atualiza os seus clientes sobre as mudanças que os afetam.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

3. Não pagar nada além do que realmente se deve

A forma como os impostos são cobrados de uma empresa dependem do seu enquadramento tributário. Essa escolha, portanto, deve ser feita com cuidado, evitando que o negócio seja tributado sem necessidade. 

Uma das tarefas do contador é fazer o planejamento tributário, garantindo, sem infringir a lei, que a empresa tenha a menor carga tributária possível. 

Essa economia pode ser revertida em outros benefícios para a empresa, como no investimento em novos equipamentos, contratação de mão de obra, compra de produtos ou até mesmo na maior distribuição de lucro entre os seus sócios.

4. Evitar problemas trabalhistas

Empresas que têm funcionários têm outras obrigações que vão além do pagamento do salário. Alguns exemplos são o pagamento de impostos e encargos, benefícios, recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O contador pode ajudar com tudo isso.

Erros no cumprimento dessas obrigações podem levar a empresa a ter problemas na Justiça do Trabalho, o que certamente vai trazer muita dor de cabeça e prejuízos financeiros.

5. Ter demonstrativos que facilitam a tomada de decisão na empresa

Você, como empreendedor, sabe que as decisões mais inteligentes são aquelas tomadas com base em dados. E ter um contador ajudando a sua empresa é uma forma de ter acesso facilitado a dados financeiros e contábeis.

Isso porque o contador lida diariamente com esse tipo de informação e a organiza em planilhas e relatórios.

O empresário, então, pode encontrá-los e analisá-los com mais facilidade, o que contribui significativamente com o processo de tomada de decisões estratégicas.

6. Tirar todas as suas dúvidas sobre contabilidade

Um bom contador também oferece à empresa a vantagem de ter alguém disponível para tirar as suas dúvidas sobre a legislação ou outras questões referentes à contabilidade do negócio.

Sempre que precisar, o empresário pode entrar em contato para obter informações que o ajudem a gerenciar melhor o seu negócio. 

O contador então, pode ser considerado mais do que um consultor, mas um conselheiro que conhece bem a empresa — tanto os seus pontos fortes como os fracos, além das suas finanças, é claro.

7. Evitar problemas com autoridades

A contabilidade é um setor com muitas obrigações previstas por lei e inconsistências no envio de informações às autoridades podem trazer penalidades para o negócio. 

Essas penalidades vão desde o pagamento de juros e multas até a prisão dos sócios, a depender da gravidade de cada caso.

Como escolher a melhor contabilidade para o seu negócio?

Se você está em busca de um contador de confiança, confira, a seguir, os critérios que deve considerar para fazer a melhor escolha:

  • Competência técnica: o bom contador tem conhecimento vasto sobre a legislação e está sempre atualizado sobre as mudanças;
  • Suporte: o contador também deve estar disponível para responder às suas perguntas;
  • Transparência: escolha um profissional que deixe você sempre atualizado sobre o que acontece na contabilidade da sua empresa;
  • Confiança: o profissional precisa ser de muita confiança, afinal, ele vai conhecer todos os detalhes sobre a sua vida financeira profissional;
  • Custo-benefício: já que o objetivo é cuidar da sua saúde financeira, o serviço precisa caber no seu orçamento.

Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao lado do empreendedor em todos os momentos da sua jornada. 

O nosso objetivo é ajudar você a manter a saúde financeira do seu negócio, independentemente do tamanho, tanto por meio dos nossos conteúdos gratuitos como com a prestação de serviços de contabilidade.

Temos um time de contadores experientes e confiáveis que está sempre atualizado sobre a legislação e disponível para tirar as suas dúvidas.

A gente cuida de tudo para que você possa focar na parte estratégica do negócio e fazer o seu negócio crescer, mas isso não quer dizer que você vai ficar por fora do que acontece na contabilidade. Tudo é registrado com muita transparência e clareza na nossa plataforma, que você pode acessar por qualquer dispositivo com acesso à internet.

Por lá você também consegue acessar todos os relatórios que vão servir de base para a tomada de decisão estratégica na empresa.

Para receber uma proposta personalizada, é só clicar no botão abaixo e colocar algumas informações sobre a sua empresa!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa?
  2. O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?
  3. Como a Essence Branding cresceu fora do Brasil com a Agilize
';