Empreendedorismo Corporativo: como implementar no seu negócio e engajar seus funcionários

Inovação é a chave para qualquer negócio de sucesso, afinal, as empresas precisam buscar soluções que melhorem os processos o tempo todo. Para isso, nem sempre é necessário ir atrás de profissionais de alta performance ou serviços de consultoria de alto custo.

A inovação pode surgir dentro da própria empresa, por meio de ideias sugeridas pelos colaboradores, em um processo chamado de empreendedorismo corporativo. Nessa prática, a corporação incentiva os funcionários a pensarem em soluções que agreguem ao negócio.

Para você entender melhor o tema, preparamos este material com informações importantes e algumas dicas de como incentivar os colabores a agirem como empreendedores corporativos. Continue lendo!

O que é empreendedorismo corporativo?

Pautado sobretudo nos pilares de inovação e melhoria de processos, o empreendedorismo corporativo é uma prática em que o funcionário empreende dentro da organização na qual trabalha. Nesse sentido, gestores, funcionários e demais colaboradores podem desenvolver projetos, e ambos os lados são beneficiados. 

O empreendedor corporativo não atua como um sócio, mas propõe estratégias e soluções para o crescimento da empresa, o que contribui também para o seu próprio crescimento profissional.

Como o empreendedorismo corporativo pode ajudar a sua empresa?

Tanto a empresa quanto os funcionários ganham com o empreendedorismo corporativo. Uma das vantagens é que, em muitos momentos, quem atua na linha de frente de determinada tarefa entende melhor os gargalos do processo do que um superior. 

Com isso, a pessoa pode propor soluções assertivas para solucionar esses problemas, e assim, colaborar para que a empresa se desenvolva e reduza custos com eventuais medidas corretivas.  

Outro ponto vantajoso do empreendedorismo corporativo é a diminuição na rotatividade de profissionais, uma vez que o funcionário que sente que é valorizado e pode propor soluções onde trabalha tende a permanecer no cargo. 

Para o funcionário, o empreendedorismo corporativo é uma oportunidade para agir como dono de um negócio, mas sem precisar montar uma empresa do zero e sem suporte. E ainda de quebra ele tem a chance adquirir novos conhecimentos e habilidades. 

Confira, a seguir, outras vantagens proporcionadas por ações empreendedoras dentro das corporações.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é um dos pontos positivos notados pelas empresas que adotam o empreendedorismo corporativo. Isso porque, quando o estímulo a essa prática é bem feito, os funcionários se sentem encorajados e animados a pensar em ações para a empresa. 

Com isso, os gestores terão diversas ideias de melhorias para serem postas em prática, e algumas delas podem aumentar a produtividade nos processos. Além do mais, podem ajudar a reduzir o absenteísmo e a falta de motivação no ambiente de trabalho.  

Redução de custos

Corrigir um problema antes dele acontecer é mais barato e causa menos dores de cabeça. Assim, a empresa reduz custos antecipando a solução. Além do mais, o empreendedor corporativo propõe ações para realizar o uso racional e assertivo de diversos recursos do negócio, o que também gera economia de dinheiro e tempo de trabalho. 

Como implementar o empreendedorismo corporativo?

Adotar o empreendedorismo corporativo envolve a mudança de pensamento de todos da empresa. Isso significa que os sócios, gestores, líderes e demais superiores precisam entender que todos os funcionários têm a contribuir ativamente com o crescimento da empresa.

Assim como os funcionários precisam ganhar confiança e entender que fazem parte da empresa e podem propor soluções a qualquer momento. Entenda, a seguir, como você pode estimular o empréstimo corporativo no seu negócio. 

Papel da empresa

Planejamento é um passo fundamental para implementar o empreendedorismo corporativo. Os sócios, líderes e gestores podem se reunir para definir quais áreas da empresa precisam de melhorias, além de avaliar quais ações tomar para estimular os funcionários e como tornar essa prática parte da cultura empresarial.  

Outro ponto importante é que a empresa deve ofertar capacitações, principalmente nas áreas de empreendedorismo e inovação, para que os funcionários possam desenvolver o senso de liderança e criatividade. Além disso, ações de incentivo devem ser pensadas. 

Papel dos gestores

Os gestores oferecem um importante suporte aos empreendedores, pois eles vão atuar como mentores dos funcionários. É preciso estar disposto a ouvir e também estimulá-los a pensar em soluções inovadoras com total liberdade. Essas ações devem fazer parte da rotina de trabalho. 

Os gestores podem treinar e auxiliar funcionários específicos para que esses desenvolvam o espírito de liderança em seus cargos de atuação. É válido destacar que os erros fazem parte do processo e eles não devem ser recriminados. 

Papel dos colaboradores

O empreendedor corporativo deve ter a capacidade de pensar para além da função que exerce. Ele precisa conhecer bem os processos da empresa na qual trabalha, para que assim possa sugerir ideias que impactem outras áreas do negócio.

Além disso, o empreendedor corporativo não deve ter medo de arriscar, ousar ou ter vergonha na hora de propor ações para a empresa. Outras características importantes para esses profissionais são:

  • proatividade;
  • senso de liderança;
  • criatividade;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • estar disposto a receber feedbacks;
  • ter foco. 

Como engajar seus funcionários?

Independentemente do porte da empresa ou ramo de atuação, a organização que mantém os funcionários engajados recebe melhores resultados e produtividade, e não é diferente dentro do conceito de empreendedorismo corporativo. Por isso, é fundamental incorporar ações de incentivo aos colaboradores na cultura organizacional

Estimulando o sentimento de dono

Os funcionários devem se sentir como se fossem os donos da empresa, numa prática conhecida como ownership. Com isso, eles vão se sentir parte efetiva do processo e vão desempenhar as funções e a criação de soluções com entusiasmo e engajamento. 

Demonstrando interesse nas opiniões dos seus funcionários

Uma boa comunicação é saudável e produtiva em qualquer ambiente de trabalho, e, para a empresa que deseja implementar o empreendedorismo corporativo, esse pilar precisa ser ainda mais forte.  

Assim, os líderes e gestores precisam demonstrar interesse em ouvir todos os funcionários, desde os cargos mais baixos até os superiores, e essa prática deve ser constante — não apenas por meio de reuniões formais esporádicas.

Crie um ambiente livre de julgamentos

Os funcionários precisam de um ambiente de trabalho em que eles se sintam confortáveis para sugerir ações para a empresa, por mais simples ou sem sentido que possam parecer à primeira vista. 

Para isso acontecer de forma saudável, os líderes, gestores e os outros colegas de trabalho não devem julgar as opiniões e propostas apresentadas.

Reconheça os esforços da sua equipe

Reconhecer os esforços dos colaboradores é outra ação importante no empreendedorismo corporativo, pois valoriza o funcionário e reforça a importância que ele tem para a empresa. 

Para isso, os gestores e líderes podem desenvolver ações de valorização, como por exemplo bonificações, reuniões de feedbacks e confraternização entre os funcionários. 

Há também a possibilidade de criar planos de carreiras para aqueles que mais se destacam na prática do empreendedorismo corporativo. 

Implantando um programa de ideias

Nada melhor do que incentivar o empreendedorismo corporativo por meio de um programa de ideias, que é um conjunto de ações estruturadas que servem para estimular os colaboradores a pensar em soluções que otimizem e inovem os processos da empresa. 

Alguns programas de inovação contam com a participação de agentes externos, como clientes e fornecedores, principalmente na criação de um novo produto ou serviço.

Pra que essa estratégia dê certo, é preciso que programa de inovação funcione a longo prazo, tenha todos os passos bem definidos e tenha ações de incentivo 

Para implantar um programa de ideias, a empresa precisa:

  • Fazer o planejamento de todo o programa;
  • Definir quais desafios devem ser resolvidos;
  • apresentar o programa aos funcionários;
  • capacitar pessoas;
  • apresentar  ideias 
  • criar um comitê de avaliação
  • pensar em bonificações para as ideias vencedoras
  • validar ideias e implementá-las
  • mensurar os resultados
  • fazer um feedback final com todos os participantes 

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