Mídias Digitais: como fazer a divulgação da sua empresa

banner fluxo de caixa

Em razão das inúmeras possibilidades e vantagens que a divulgação digital  oferece, isso se tornou praticamente uma obrigatoriedade para os negócios modernos, sobretudo aqueles que operam em formato digital.
A verdade é que o público, em geral, está cada vez mais conectado, consumindo informações digitalmente e tomando suas decisões de compra a partir de pesquisas em sites, blogs e canais de interação, como redes sociais.
Assim sendo, hoje, para que uma empresa consiga ser mais efetiva e relevante em suas ações de marketing e divulgação, certamente precisa fazer a divulgação digital.
Por isso, pensando em ajudar, preparamos este artigo listando algumas dicas que otimizarão o uso dessas poderosas ferramentas de divulgação que são as mídias sociais.
Continue a leitura e confira dicas de divulgação digital!

Antes de partir para a divulgação digital, planeje sua estratégia!

A base para o sucesso de qualquer ação de divulgação de marketing digital é o planejamento. S
em uma definição prévia da estratégia, prioridades e caminhos a serem percorridos, o risco é de dar um tiro no escuro, o que certamente não trará os resultados esperados.
Dessa forma, é fundamental ter um planejamento, definindo pontos fundamentais da ação de divulgação digital, tais como:

Público-alvo

Para quem busca “como divulgar meu negócio”, saiba que é indispensável saber com quem falar, para quem a oferta é direcionada, até para que toda a proposta possa ser adaptada para o perfil do consumidor.
Assim, variáveis como sexo, idade, posição geográfica, hábitos, entre outras, devem ser consideradas nesse planejamento de divulgação digital para empresas.

Tom de voz e persona

É preciso ser atrativo nas suas ações, de modo que o destinatário delas sinta-se envolvido e engajado. Para isso, adaptar o tom de voz e a forma de abordagem é indispensável para a divulgação digital.
Por exemplo, um público-alvo mais jovem necessita de um tom de voz mais leve e moderno, já um público mais velho talvez necessite de algo mais sério. Daí a importância de se estabelecer uma ou mais personas para a sua empresa, criando um perfil fictício daquele(s) que seriam os principais alvos das campanhas.

Mídias digitais a se trabalhar

Hoje, com diferentes mídias sociais à disposição do usuário, é preciso também segmentar a ação de divulgação em cada uma delas. Isso porque, a depender da mídia, o público é diferente, os interesses também, assim como o formato dos anúncios. Logo, é preciso definir quais mídias são mais condizentes com a proposta.

Faça um cronograma de publicações na sua divulgação digital

O compartilhamento de informações nas mídias sociais é massivo.
A cada minuto, o usuário é bombardeado com novas publicações, anúncios e mais uma infinidade de conteúdos.
Por isso, é indispensável estabelecer um cronograma de publicações na sua ação de divulgação digital, do contrário elas poderão se perder em meio às demais ou mesmo irritar o público, caso tenha uma frequência muito elevada.
Nesse sentido, o ideal é estabelecer um cronograma de postagens, oferecendo o conteúdo em momentos estratégicos e em um volume moderado, tudo isso baseado no perfil do público-alvo da empresa.
Vale lembrar que as publicações precisam não apenas chegar até o seu público, mas também serem consumidas, nutrindo o possível cliente em sua relação com o negócio — convertendo-o em vendas, por exemplo.

Invista forte no marketing de conteúdo para a divulgação digital

O marketing de conteúdo é, sem dúvida, um dos principais aliados das empresas quando o assunto é utilização de meios digitais em ações de divulgação e marketing.
A partir da produção de conteúdos relevantes, alinhados com as dores e necessidades da persona e disponibilizados nos canais certos, é possível atingir um grande número de pessoas, gerando um retorno bastante positivo.
A grande vantagem do marketing de conteúdo é a possibilidade de conduzir o consumidor durante toda a sua jornada de decisão, desde o momento em que ele conhece o negócio, até a hora em que decide fazer uma compra, por exemplo.
Investir em marketing de conteúdo, hoje, além de mais econômico, é mais efetivo, dada a segmentação que essa ferramenta possibilita às propostas, podendo utilizar diferentes canais, como sites institucionais, blogs e mídias sociais para atingir o público certo.

Elabore relatórios de performance para ver o que melhorar na sua divulgação digital

Por fim, além dos pontos citados, divulgar uma empresa em mídias sociais também depende de avaliação de resultados. Assim, mais do que planejar e executar as ações, é indispensável mensurar a performance, avaliando o que é ou não efetivo, e o que pode ser otimizado.
A maioria das mídias sociais já disponibiliza ferramentas para o monitoramento das ações, como estatísticas de alcance, envolvimento, entre outros dados importantes, os quais ajudam a empresa a entender melhor o desempenho e o retorno das suas ações.
Então, gostou de aprender mais sobre divulgação digital? Acha que este artigo pode ser útil a outras pessoas? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta