Posso ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

posso-ser-clt-e-pj-ao-mesmo-tempo

O mercado de trabalho está sempre mudando e, com isso, surgem novas tendências em relação à prestação de serviços para empresas. Uma delas é o trabalho freelancer — em 2023, o número de profissionais atuantes nesse modelo cresceu 35%, de acordo com o levantamento do site Freelancer.com.

Para trabalhar como freelancer, o profissional precisa se tornar uma pessoa jurídica (PJ). Isso permite que ele se formalize, emita notas fiscais e consiga trabalhar seguindo todas as regras estabelecidas pela legislação.

Acontece que muitos profissionais que já trabalham como CLT também atuam ou têm vontade de atuar como freelancers, para complementar a renda e ter novas experiências. E muitos têm a dúvida: dá para ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

É essa pergunta que vamos responder neste artigo, além de explicar as diferenças entre os dois tipos de contratação. Boa leitura!

O que é CLT?

A CLT é a Consolidação das Leis Trabalhistas — que regulamenta a relação de trabalho entre empregado e empregador, estipulando regras, direitos e deveres de cada um.

Quando dizemos que uma pessoa trabalha CLT, estamos nos referindo ao modelo de contrato de trabalho. Isso quer dizer que a pessoa contratada tem a sua Carteira de Trabalho assinada e a sua relação com o seu empregador está sujeita a tudo o que foi estipulado pelas leis trabalhistas.

Ou seja, além do seu salário, a pessoa também vai receber os benefícios previstos na legislação, como férias remuneradas, jornada de trabalho de até 44 horas semanais, décimo terceiro, FGTS, entre outras coisas.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

O que é ser PJ?

Como você já sabe, a CLT não é a única forma legal de contratação de mão de obra no Brasil. Outra modalidade é a contratação PJ, que é quando uma empresa contrata outra. 

PJ quer dizer Pessoa Jurídica e, para atuar dessa forma, o profissional precisa abrir uma empresa e ter um CNPJ. A contratante então, chama a pessoa jurídica para prestar serviços, e não a pessoa física.

O profissional contratado como PJ não tem os mesmos direitos que aquele contratado como CLT — afinal, ele está ali representando uma empresa, e não uma pessoa física.

O PJ deve emitir notas fiscais todo mês e receber o valor acordado pelo serviço. Ele não tem direito a outros benefícios como acontece com o trabalhador CLT, como férias, décimo terceiro, entre outras coisas.

Qual a diferença entre CLT e PJ?

Quando o assunto é saber se “posso ser CLT e PJ ao mesmo tempo”, é importante entender as diferenças entre o contrato CLT e o PJ, não é? Basicamente, o profissional CLT tem direito a tudo o que está previsto nas leis trabalhistas, enquanto o PJ não tem esses direitos.

A seguir, destacamos os principais pontos que diferem um modelo de trabalho do outro:

  • Carga horária: o trabalhador CLT tem carga horária de trabalho definida, enquanto o trabalhador PJ se compromete somente com as entregas, podendo trabalhar no horário que quiser;
  • Subordinação: quem trabalha CLT está subordinado à hierarquia da empresa, ou seja, deve responder a um chefe. Já o prestador de serviço PJ tem a empresa como cliente, e não como chefe;
  • Pessoalidade: na CLT, a própria pessoa contratada deve prestar os serviços contratados. No contrato PJ, a empresa pode designar qualquer pessoa para isso, seja ela a titular do CNPJ ou não;
  • Férias: as férias são um direito do trabalhador CLT, mas não do PJ. O que não quer dizer que quem é PJ não pode tirar férias — pode sim, mas isso precisa ser acordado com o cliente, que não é obrigado a remunerar o prestador de serviço pelo período;
  • INSS: é obrigação do empregador recolher mensalmente a contribuição do funcionário com o INSS. Já o trabalhador PJ é o responsável pela sua própria contribuição, que não é obrigatória;
  • Aviso prévio: o trabalhador CLT tem direito ao aviso prévio de 30 dias em caso de demissão sem justa causa, o que não acontece com o PJ, a não ser que isso esteja previsto em contrato.

Posso ser CLT e PJ ao mesmo tempo?

Sim, você pode ser CLT e PJ ao mesmo tempo. Na legislação brasileiro não existe nada que proíba que uma pessoa que trabalha de carteira assinada tenha uma empresa, e nem o contrário.

Isso não impede, no entanto, que a empresa em que o trabalhador atua como CLT o demita. É comum isso acontecer quando o profissional atua como PJ no mesmo setor de atividade que a empresa contratante CLT, que pode se sentir prejudicada e encerrar o contrato de trabalho — em alguns casos, até mesmo por justa causa.

Outro ponto de atenção sobre saber se ser CLT e PJ ao mesmo tempo é o horário de trabalho. Se você trabalha, por exemplo, de 9h às 17h como CLT, não pode exercer atividades como PJ para outras empresas nesse período.

Então, não é crime?

Não, não é crime ser CLT e PJ ao mesmo tempo. Você só precisa se atentar às regras estabelecidas pelas leis trabalhistas para não infringir nenhuma delas.

Para que essa atuação aconteça dentro da lei também é preciso seguir algumas condições:

  • O profissional não pode prestar serviço como PJ para a mesma empresa em que atua como CLT;
  • O trabalhador deve cumprir todas as suas obrigações fiscais e tributárias referentes a ambas as atividades.

E, como já falamos, também é importante conhecer as regras da empresa que você trabalha como CLT, pois algumas não permitem que os funcionários atuem como freelancer na mesma área de atuação.

Vantagens e desvantagens de ser CLT e PJ ao mesmo tempo

Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, você deve estar aí refletindo sobre os pontos positivos e negativos de ser CLT e PJ ao mesmo tempo, não é mesmo? E a gente ajuda você a fazer essa reflexão trazendo alguns pontos importantes.

Essas são algumas vantagens de ser CLT e PJ ao mesmo tempo:

  • Mais ganhos financeiros: além do salário como CLT, você também vai ter o seu faturamento como PJ;
  • Mais experiência: a diversificação da atuação pode trazer experiências valiosas para a evolução como profissional;
  • Mais networking: quem atua como CLT e PJ também tem mais oportunidades para ampliar a sua rede de contatos.

E essas são as desvantagens de trabalhar como CLT e PJ ao mesmo tempo:

  • Maior carga de trabalho: afinal, além das 44h semanais como CLT, você também vai precisar se dedicar aos clientes da sua empresa;
  • Mais responsabilidades: não só com as entregas dos trabalhos, mas também com obrigações fiscais e tributárias.

Como abrir uma PJ?

Se você quer atuar como PJ, sendo ou não um trabalhador CLT, o primeiro passo deve ser formalizar o seu negócio. Isso permite que você preste os seus serviços respeitando todas as leis, ou seja, emitindo notas fiscais e recolhendo impostos.

Você pode até prestar serviços como pessoa física e emitir notas avulsas, mas siga o nosso conselho: abrir um CNPJ é mais vantajoso porque a tributação para empresas é menor do que a tributação para pessoas físicas que emitem esse tipo de nota fiscal.

Ou seja, apesar de ter alguns custos para abrir a sua empresa, no longo prazo você vai economizar com o pagamento de impostos. Além disso, ter um CNPJ passa mais credibilidade e segurança para os seus clientes!

Para começar, você deve decidir o tipo de empresa que pretende abrir. Um caminho muito comum é o MEI, que é um modelo simplificado, com baixa carga tributária e abertura grátis. Mas para ser MEI é preciso se encaixar em alguns critérios, como faturar até R$ 81 mil por ano e prestar serviços de natureza comum.

Leia mais: Quem pode ser MEI?

Se você não pode ser MEI, a opção mais vantajosa é abrir uma microempresa (ME). E aí o primeiro passo é contratar um contador, já que é necessário ter esse tipo de profissional te auxiliando na hora de abrir qualquer empresa que não seja MEI.

O contador, além de assinar os documentos e ajudar você com a burocracia para a abertura do CNPJ, vai te orientar sobre as melhores escolhas em relação à natureza jurídica e regime tributário — indicando as opções mais vantajosas financeiramente, para que você não pague impostos a mais do que o necessário.

Depois de contratar o contador, esses são os passos você vão seguir:

Aqui no nosso blog você encontra um guia completo com o passo a passo para abrir uma empresa!

Conheça a Agilize

Somos a primeira contabilidade online do Brasil e estamos ao lado dos empreendedores desde os seus primeiros passos. Isso quer dizer que, sabendo que pode ser CLT e PJ ao mesmo tempo, a gente pode te ajudar a abrir a sua empresa — o nosso time está preparado e tem muita experiência em abertura de CNPJ, e cuida de tudo para que você passe por esse período sem dores de cabeça.

Depois, você também pode contar com a gente para garantir que o seu negócio esteja sempre funcionando conforme a lei. A gente faz a apuração mensal dos impostos e elabora todas as suas obrigações acessórias, para que você não tenha nenhum problema com as autoridades.

Assim você fica livre para focar no que mais importa, que é o crescimento do seu negócio!

E pode acompanhar tudo pela nossa plataforma, onde a gente cadastra tudo com muita transparência e clareza.

Para receber uma proposta personalizada, é só clicar no botão abaixo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Vínculo empregatício: entenda o que é, a lei e os tipos!
  2. Será que MEI pode ter funcionário? Descubra!
  3. Como montar um contrato de prestação de serviço
';