Razão Social: tudo o que o empreendedor precisa saber

razao-social-o-que-e

Ao abrir uma empresa, você vai encontrar algumas informações de registro que são obrigatórias. Dentre elas está a Razão Social, que costuma causar bastante dúvida na hora da escolha, além de ser frequentemente confundida com o Nome Fantasia.

A gente já adianta que ambos serão nomes da sua futura empresa, porém, cada um tem uma função diferente. 

Quer saber mais sobre a Razão Social? Então continue lendo que a gente vai mostrar o que é, qual a diferença entre ela e Razão Social e ainda trazer dicas para você escolher o melhor nome para a sua empresa!

  1. O que é Razão Social?
  2. Para que serve a Razão Social?
  3. Saiba como escolher a Razão Social da empresa
  4. Podem existir duas empresas com a mesma Razão Social?
  5. Como e onde registrar a Razão Social da empresa
  6. Qual a diferença entre Razão Social, Nome Fantasia e Marca?
  7. Posso trocar a Razão Social da empresa?

O que é Razão Social?

Razão Social é o nome registrado de uma empresa no Cartório ou na Junta Comercial do estado. Em outras palavras, é como se a razão social fosse o nome legal da sua empresa, aquele utilizado nos documentos oficiais.

Pois é, assim como você tem o seu nome completo registrado quando nasce, o mesmo acontece com uma empresa!

A Razão Social é registrada no momento da abertura da empresa, juntamente com o CNPJ, e também pode ser chamada de Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial. 

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Para que serve a Razão Social?

A Razão Social é a principal forma de identificação da sua empresa, junto com o número do CNPJ. Como já falamos aqui, ela é o nome oficial do negócio — o que deve ser informado em situações formais e burocráticas, como em contratos e contas de banco, por exemplo.

Registrar a Razão Social também é uma forma de proteger a propriedade intelectual da empresa, já que esse registro garante que ninguém mais vai poder utilizar a mesma nomenclatura que você criou e se beneficiar da reputação que a sua empresa construiu.

Saiba como escolher a Razão Social da empresa

Antes de saber como escolher a Razão Social, é importante que você entenda como ela é formada. O nome deve ter três partes, nessa ordem:

  • Identificação própria
  • Ramo principal de atuação da empresa
  • Natureza Jurídica ( LTDA, S/A etc.)

Lembre-se que, antes de tudo, é fundamental fazer uma pesquisa para checar se não há alguma empresa registrada com o mesmo nome que você tem em mente. 

Nesse sentido, um time de contabilidade experiente pode te ajudar com facilidade nesse processo e ainda tirar do seu caminho possíveis obstáculos que possam aparecer. 

Algumas dicas que vão ajudar bastante na hora de escolher a Razão Social da empresa:

  • Prefira um nome que tenha alguma ligação com a atividade principal da empresa;
  • Simplicidade e fácil compreensão são pontos importantes;
  • Em caso de dúvidas, use uma sigla que representa o nome do dono ou dos sócios do negócio;
  • Nomes curtos e objetivos costumam ser eficazes. Em certos momentos, é bom ir direto ao ponto;
  • Você também pode escolher um nome que, em seguida, dará nascimento ao “Nome Fantasia” da sua empresa (veremos essa diferença nos tópicos mais abaixo).

Exemplos de Razão Social

Quer ver um exemplo para se inspirar?

Então vamos falar sobre uma microempresa enquadrada como Empresa Individual. Nesse caso, a sigla EI não precisa constar na Razão Social e a identificação própria deve ser o nome completo ou abreviado do microempresário (com exceção do último sobrenome), seguido do ramo de atuação e natureza jurídica (ME).

Tomando como exemplo um personagem fictício, Mariano, que abriu uma Microempresa EI no ramo de promoção e organização de eventos infantis, ao registrar a sua ME na Junta Comercial, ele poderia ter escolhido umas das seguintes Razões Sociais:

  • Mariano Silva Sauro Organização de Eventos – ME
  • M S Sauro Organização de Eventos – ME
  • M Silva Sauro Organização de Eventos – ME
  • Mariano S Sauro Organização de Eventos – ME

Quando a empresa não for individual, a Razão Social não precisa ser o nome extenso do proprietário.

Para ilustrar, veja os exemplos de Razão Social da Agilize e de outras empresas conhecidas nacionalmente:

  • Agilize Tecnologia S.A.
  • Natura Cosméticos S.A.
  • Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A.
  • Coca-Cola Indústrias Ltda.

Podem existir duas empresas com a mesma Razão Social?

Dentro de um mesmo estado não pode haver duas empresas com o mesmo nome comercial e atuando no mesmo ramo de atividade, pois poderia gerar confusão e até concorrência desleal.

Imagine se na Bahia, por exemplo, existissem duas empresas com a mesma Razão Social do nosso personagem: Mariano Silva Sauro Organização de Festas – ME. Imagine, ainda, se uma dessas empresas de mesmo nome estivesse com o CNPJ inapto

Além de confundir os clientes, a empresa em situação irregular poderia manchar a reputação da empresa que estivesse com tudo em dia, prejudicando o empreendedor.

Mas se, ainda na Bahia, além da Mariano Silva Sauro Organização de Festas – ME existisse também outra empresa com a Razão Social Mariano Silva Sauro Software – ME, então não haveria problema, pois cada uma atuaria em um ramo diferente.

Ou seja, no mesmo estado, a Razão Social (o nome) da pessoa jurídica deve ser EXCLUSIVA.

Pode existir o mesmo nome fantasia, mas a Razão Social deverá ser sempre exclusiva.

Por isso, antes de registrar a sua empresa, é importante que você ou seu contador verifique na Junta Comercial ou cartório de registro do seu estado se a Razão Social que deseja já existe. 

Normalmente é cobrada uma taxa para esse tipo de levantamento.

E talvez agora você esteja se perguntando: “Mas então, em estados diferentes pode haver empresas com o mesmo nome?”

Exatamente, pois tanto a Razão Social como o Nome Fantasia são registrados em órgãos estaduais, e não nacionais. Assim, pode existir uma Mariano Silva Sauro Software- ME na Bahia e outra no Rio de Janeiro, por exemplo.

Dessa forma, para garantir a diferenciação do seu negócio, é importante registrar a sua marca, pois ela deve ser única em todo o país. Adiante, falaremos mais sobre isso.

Como e onde registrar a Razão Social da empresa?

Uma vez que você já entendeu o que é Razão Social da empresa e tem definido o nome, é hora de ir ao Cartório ou Junta Comercial da sua região para realizar o procedimento de abertura de empresa. 

É no processo de abertura de empresa que a Razão Social é registrada. A partir disso, esse nome vai constar em todas as etapas desse percurso, incluindo documentos do município, estado, entre outros.

Você sempre pode contar conosco para fazer todos esses passos do início ao fim, afinal, a Agilize Contabilidade Online surgiu para facilitar a sua vida com essa e muitas outras questões. 

Leia mais: Como abrir empresa?

Qual a diferença entre Razão Social, Nome Fantasia e Marca?

razao-social-o-que-e

Como você já sabe, Razão Social é o nome de registro da sua empresa que deve atender a determinados padrões para que seja aceito: tem que ter identificação própria, informar o ramo principal de atuação da empresa e o enquadramento jurídico.

Mas, além disso, a empresa também pode ter um Nome Fantasia, e isso acaba confundindo muita gente.

O que é Nome Fantasia?

O Nome fantasia funciona como um apelido da empresa e é por ele que o público vai conhecer o seu negócio. Esse nome será usado na faixa da empresa, em materiais gráficos, site, redes sociais, etc.

O Nome fantasia pode ser igual à Razão Social, mas também pode ser completamente diferente.

Nesse sentido, apesar do Nome Fantasia poder ser igual à Razão Social, o ideal é escolher um nome diferente, criativo, que chame a atenção e inspire a curiosidade das pessoas. 

E o que é marca?

A marca é o símbolo pelo qual a sua empresa será lembrada pelo público. Tanto a Razão Social, como o Nome Fantasia ou qualquer outro nome ou símbolo que queira criar, podem ser registrados como marca. Desse modo, ela pode ser formada por:

  • Apenas por palavras ou combinação de letras;
  • Palavras e figuras (logos);
  • Ou apenas por figuras, isto é, formada por desenho, imagem ou qualquer forma.

A marca da Agilize, por exemplo, é formada por palavras e imagens.

logo-agilize-razao-social

Aí você pergunta: “Pode haver duas empresas com marcas iguais?”

Pode, se nenhuma das marcas for registrada. 

Você não é obrigado a registrar a sua marca, mas saiba que, se não o fizer, também não terá exclusividade sobre ela, havendo o risco do concorrente imitar ou reproduzir a sua marca e até mesmo registrá-la antes de você, te obrigando a ter que pensar em outra marca. 

Já imaginou a dor de cabeça e frustração? Por isso, é muito importante registrá-la junto ao INPI, pois isso vai garantir que a identidade visual do seu negócio seja única.

Leia mais: Como criar uma marca de sucesso!

Posso trocar a Razão Social da empresa?

Indo direto ao ponto, você pode, sim, alterar a Razão Social da empresa. Mas saiba que isso vai dar algum trabalho, já que a mudança precisa ser feita em todos os documentos registrados com a Razão Social antiga que ainda estejam válidos.

Para fazer essa mudança, basta fazer a solicitação na Junta Comercial do seu estado.

Antes disso, claro, é importante que você tenha certeza sobre a mudança, já que ela demanda tempo, recursos e algum esforço.

Abra a sua empresa com a Agilize!

Se você está começando um negócio, conte com a gente! Nós somos especialistas em ajudar empreendedores desde o início da jornada e já atendemos mais de 20 mil clientes.

A gente ajuda você a abrir o seu negócio de forma rápida e você pode acompanhar todo o processo com a nossa equipe de contadores experts

Aqui nós trabalhamos com transparência, agilidade e compromisso com o seu sucesso, além do melhor: preços justos, que cabem no bolso — afinal, democratizar o acesso a uma contabilidade de qualidade para micro e pequenos empreendedores é a nossa maior meta!

E tem mais: o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece. Para solicitar um orçamento personalizado, é só clicar no banner abaixo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Tudo que é preciso para ser dono de empresa
  2. Como abrir uma empresa em 2024?
  3. Quais os custos para manter uma empresa aberta?