Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa?

Como-a-contabilidade-pode-auxiliar-na-gestão-de-uma-empresa

Você sabe o quanto e como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa? Elas estão mais próximas do que muita gente imagina, pois a contabilidade, além de ser essencial para o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis de um negócio, também pode contribuir com a organização de um negócio e trazer diversos benefícios.

Quer um spoiler? A contabilidade pode ajudar o gestor na tomada de decisão, entregando dados valiosos sobre as finanças da empresa.

Aqui neste artigo, você vai entender como a contabilidade pode auxiliar a gestão de uma empresa, conferindo exemplos práticos do dia a dia de um negócio. 

Vamos lá?

  1. Afinal, o que é contabilidade?
  2. Qual a importância da contabilidade para a empresa?
  3. Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa?
  4. Como unir contabilidade e gestão?
  5. Otimize a sua contabilidade com a Agilize!

Afinal, o que é contabilidade?

A contabilidade é o registro sistemático e detalhado das transações financeiras de uma empresa. Ela controla e interpreta todos os fatos ocorridos no patrimônio da entidade — e o patrimônio, por sua vez, é a soma de todos os bens, direitos e obrigações da instituição.

Em uma empresa, a contabilidade é fundamental para a administração, tendo um papel fundamental para a tomada de decisão, como já adiantamos lá na introdução do artigo.

Essas são as principais funções da contabilidade:

  • Fazer o planejamento tributário;
  • Apurar os impostos devidos pela empresa;
  • Registrar tudo o que ocorre na empresa e pode ser registrado por valores monetários;
  • Demonstrar periodicamente a situação econômica, patrimonial e financeira do negócio;
  • Analisar demonstrativos para apurar os resultados da empresa;
  • Acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo quantias a pagar e a receber;
  • Entre outras coisas.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Qual a importância da contabilidade para a empresa?

Lendo as funções da contabilidade na empresa, você já deve ter uma noção de como ela é importante, não é mesmo? Afinal, todas essas atividades estão diretamente relacionadas à saúde financeira e à tomada de decisões, duas coisas fundamentais para que um negócio seja bem-sucedido.

Ou seja, sem a contabilidade, é difícil que uma empresa consiga se manter no mercado e atuar cumprindo todas as exigências feitas pelas autoridades.

O Brasil tem um sistema tributário complexo, com muitas regras e exceções, o que aumenta as chances de a empresa cometer erros na hora de pagar seus impostos ou entregar declarações. 

Quando esses erros acontecem, ainda que não de forma proposital, a empresa está sujeita a penalidades impostas pela Receita Federal — que podem variar de multas ao encerramento do negócio.

Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa?

Além de garantir o funcionamento da empresa conforme a lei, a contabilidade também traz outras contribuições para a empresa, especialmente para a sua gestão. 

Conheça os principais exemplos!

Otimiza o pagamento de impostos

A contabilidade é muito mais do que a apuração de impostos que devem ser pagos todos os meses. Ela também auxilia no planejamento tributário, encontrando caminhos legais para que a empresa tenha a menor carga tributária possível.

Assim, o pagamento dos impostos e tributos é otimizado, o que gera economia para o negócio. E esses recursos economizados podem ser aplicados em outros setores, como no crescimento da empresa, por exemplo!

Auxilia no controle financeiro

Os relatórios gerados pela contabilidade também contribuem com a gestão financeira da empresa, pois trazem informações valiosas sobre todas as transações realizadas.

Dessa forma, os gestores conseguem ter maior previsibilidade e controle sobre os gastos e recebimentos, além de entender quais são os setores que trazem mais receitas e despesas.

Ajuda a identificar oportunidades

Esse conhecimento sobre as áreas da empresa que trazem mais receitas e despesas também é muito valioso para a identificação de novas oportunidades de crescimento. Afinal, sabendo quais setores trazem mais dinheiro, é possível planejar a expansão ou a otimização de algumas atividades.

E o mesmo acontece com os setores que trazem muitos gastos e poucas receitas — a partir do entendimento da situação, é possível planejar melhorias para mudar esse cenário!

Como-a-contabilidade-pode-auxiliar-na-gestão-de-uma-empresa

Como unir contabilidade e gestão?

Você viu que a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa fornecendo e analisando dados, certo? Mas como explorar ao máximo essa capacidade?

O primeiro passo é garantir a troca de informações entre as pessoas responsáveis pela contabilidade e as pessoas que trabalham na gestão. Isso quer dizer que os dois times precisam entender a importância dessa interação e se manter atualizados.

Além disso, é preciso contar com profissionais confiáveis, que tenham amplo conhecimento sobre suas áreas e a legislação.

E a tecnologia pode ajudar fornecendo sistemas que facilitam a troca de informações e a organização de dados, o que torna todo o trabalho mais ágil e confiável!

Otimize a sua contabilidade com a Agilize!

Nós somos a Agilize, primeira contabilidade online do Brasil, e já ajudamos mais de 20 mil empresas a otimizarem a sua gestão por meio da contabilidade.

A gente desenvolveu uma plataforma exclusiva, onde todas as informações sobre a empresa são cadastrados e estão sempre atualizadas. Assim, os gestores têm acesso ininterrupto a todos os dados que precisam para tomar decisões de forma inteligente — basta ter um dispositivo com acesso à internet!

A nossa plataforma é fácil de mexer, intuitiva e confiável. Lá, todos os dados são registrados com transparência e sem palavras difíceis. Ainda assim, se o seu time tiver qualquer dúvida, os nossos especialistas estão sempre disponíveis para ajudar!

Quer receber um orçamento personalizado para sua empresa? É só clicar no banner aqui embaixo e fornecer algumas informações sobre o negócio que a gente te manda uma proposta detalhada, sem compromisso, por e-mail!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Entenda se a contabilidade online é confiável e se vale contratar
  2. Saiba como e quando você deve trocar de contador
  3. Voz Comunica e Agilize: parceria que trouxe prosperidade e redução de custos