Dicas sobre como criar uma marca de sucesso

como-criar-uma-marca

Você provavelmente sabe o que é uma marca e conhece várias. Certamente, tem as suas preferidas, as que não gosta muito e aquelas com as quais não está disposto a fazer nenhum tipo de negócio.

Mas você já parou para pensar profundamente no conceito e no trabalho de como criar uma marca de sucesso

É sobre isso que vamos falar aqui neste artigo. E a nossa ideia aqui é falar com você como empreendedor, e não como consumidor. Você vai entender o que é uma marca e conferir o passo a passo sobre como criar uma marca, além de saber o que fazer para manter a sua boa imagem no mercado.

Vamos lá?

  1. O que é uma marca?
  2. Qual a diferença entre marca, nome fantasia e razão social?
  3. Como criar uma marca?
  4. O que fazer depois de criar a marca?

O que é uma marca?

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços”.

Em outras palavras, ela é a representação de um produto ou serviço.

Mas o conceito de marca vai além da representação visual. Afinal, a história, os valores e o propósito de cada empresa também fazem parte da marca.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Qual a diferença entre marca, nome fantasia e razão social?

A marca, então, envolve uma série de elementos visuais, como logotipo e paleta de cores, tom de voz, personalidade, valores e história.

O nome fantasia, por sua vez, é um conceito que está associado à marca, já que é por ele que o público conhece o negócio. Normalmente ele é um nome curto, fácil de gravar e que representa os valores que a empresa quer passar para o seu público.

Já a razão social é o nome oficial da Pessoa jurídica, aquele que consta em todos os documentos e nas notas fiscais emitidas pela empresa. Quer um exemplo?

Nós somos a Agilize Contabilidade Online — esse é o nosso nome fantasia. A nossa razão social é Agilize Tecnologia S.A. É esse nome maior que consta no nosso contrato social e em todos os demais documentos.

Como criar uma marca?

Agora que você já está familiarizado com o conceito de marca, confira o passo a passo sobre como criar uma marca de sucesso!

Conheça o seu público

Essa é uma dica que você encontra em vários conteúdos aqui do nosso blog. Ela é importantíssima para que você consiga atingir diversos objetivos como empreendedor, sendo a criação da marca o primeiro deles.

Conhecer o seu público quer dizer entender as suas expectativas, sonhos, desejos e obstáculos. Dessa forma, você pode criar uma marca que atenda às necessidades do público — e aqui estamos falando sobre diversos pontos, desde a criação de produtos e serviços até a comunicação, passando, claro, pela construção da marca (nome, cores, valores, etc).

Conheça a concorrência

Ao entender como criar uma marca, além de conhecer o público, também é interessante saber mais sobre os seus concorrentes. Faça um levantamentos sobre os pontos fortes e fracos dos principais, entenda quais são os seus diferenciais, produtos que oferecem, preços que praticam, entre outras coisas.

Isso vai ajudar você a entender o que funciona bem no mercado e como você pode se destacar. O que eles ainda não oferecem que você pode oferecer? O que eles fazem que você pode fazer melhor?

como-criar-uma-marca-de-sucesso-para-voce

Defina a personalidade da marca

Marcas de sucesso têm uma personalidade bem definida. Como você quer que o seu negócio seja visto? Responder essa pergunta é o primeiro passo para definir uma personalidade na hora de como criar uma marca.

A nossa dica é que você faça uma lista com os adjetivos que descrevem o negócio, como se estivesse falando sobre uma pessoa. A empresa é descontraída ou mais séria? É ousada ou mais conservadora?

Escolha um nome

Depois de pensar sobre a personalidade da marca, é hora de escolher um nome. E a gente não trouxe esse passo só agora à toa: o nome fantasia escolhido deve combinar com a personalidade da sua marca e refletir o propósito do empreendimento.

Também é importante escolher um nome fácil de gravar e de escrever. E tome cuidado para não escolher nomes que tenham interpretação dupla!

Depois de definir algumas opções, faça uma pesquisa para saber se eles já não estão sendo usados. Isso porque duas empresas não podem ter o nome e, se alguém já tiver feito o registro, você não conseguirá utilizar o nome escolhido.

Leia mais: Como escolher nome de empresa? Veja 5 dicas

Elabore uma declaração de posicionamento

Agora é hora de pensar na missão, visão e nos valores da sua marca. Saiba mais sobre cada um desses pontos:

  • Missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • Visão: é onde a empresa quer chegar;
  • Valores: são os princípios que baseiam as ações e os comportamentos da empresa e dos colaboradores.

Crie as buyer personas

A buyer persona é um perfil semi fictício que representa o seu cliente ideal. Uma marca pode ter somente uma ou várias buyer personas, a depender do seu público.

Essa descrição é mais profunda do que a de público-alvo, que se limita a apontar gênero, idade, renda e outros dados demográficos. O perfil da persona traz informações relevantes sobre sonhos, expectativas, influências, problemas, hábitos, crenças, entre outras coisas.

A partir dessas informações, você vai definir toda a estratégia de comunicação da sua marca!

Crie a identidade visual

Por fim, é hora de pensar nos elementos gráficos que representam a sua marca. Com a ajuda de um profissional, você vai precisar desenvolver uma logomarca, escolher tipografia, definir cores, criar a iconografia e definir os demais elementos visuais que fazem parte da marca.

O que fazer depois de criar a marca?

Agora sua marca está pronta e você está pronto para dar os próximos passos para divulgá-la no mercado. Saiba o que fazer para garantir a segurança da sua marca e aumentar as chances de ter sucesso!

Registre a sua marca no INPI

Para garantir o seu direito de uso da marca, é imprescindível fazer o seu registro no INPI. O pedido de registro pode ser feito pela internet pelo próprio empresário — mas muitos contratam especialistas para ajudar nesse processo.

O registro de marca garante a sua propriedade e o seu uso exclusivo em todo o país por dez anos.

Tenha presença online

Com a marca criada e devidamente registrada, é hora de começar a divulgá-la. E hoje em dia, a melhor forma de fazer isso é investindo em canais digitais, como é o caso das redes sociais.

Isso não quer dizer que você precisa marcar presença em todas. Escolha aquelas que mais são utilizadas pelo seu público e comece a criar conteúdos. Você deve usar esses espaços para deixar claro quais são os valores da marca, quais produtos ou serviços são oferecidos e como é possível comprá-los.

Mas, além disso, você pode trazer outros formatos de conteúdo para agregar valor para a marca. Alguns exemplos são os depoimentos de clientes, que ajudam a trazer mais credibilidade para a empresa e mais confiança para os clientes em potencial.

E para atrair o público, a nossa dica é que você aposte em conteúdos úteis, que ajudem as pessoas a resolverem problemas relacionados ao tipo de produto ou serviço que você oferece.

Uma forte presença digital é ainda uma forma de atender o público com mais proximidade e criar conexão com as pessoas que se interessam pela marca, o que facilita a fidelização de clientes.

Cuide da reputação da marca

Muitas empresas deixam para cuidar da reputação de suas marcas somente em momentos de crise ou após receber críticas, mas isso não é o indicado. O ideal é que você invista nisso desde o primeiro momento, criando autoridade na área de atuação e mostrando a credibilidade da empresa. 

As redes sociais podem ajudar nisso, mas você pode usar outros meios para cuidar da reputação da sua marca. Uma ideia é publicar os depoimentos de clientes satisfeitos em seu site. 

Outra coisa importante é responder todas as críticas e reclamações, tanto nas redes sociais como em sites como o Reclame Aqui — e claro quem, além de responder, você também deve se esforçar para resolver todas as questões.

A reputação de uma marca é um bem valioso e o cuidado com ela deve fazer parte da rotina da empresa!

Conheça a Agilize!

Agora que você viu como criar uma marca e cuidar para que ela tenha uma boa reputação no mercado, deve estar imaginando o trabalho que dá montar e cuidar de uma empresa, não é mesmo?

São muitas coisas para definir, criar e gerenciar, o que toma bastante tempo. Por isso, é natural que você precise de ajuda em alguns setores! Um deles é a contabilidade, que é essencial para que a sua empresa tenha uma boa saúde financeira e funcione seguindo todas as regras estabelecidas pela legislação.

E com isso nós podemos ajudar! Somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil. Nós estamos ao lado do empreendedor em todas as fases, desde a abertura do CNPJ até a apuração mensal de impostos. E os nossos especialistas estão sempre disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!

A gente cuida de tudo para que você possa focar naquelas atividades mais estratégicas, onde as suas ideias vão fazer toda a diferença.

Para receber uma proposta personalizada para o seu negócio, é só clicar abaixo que o nosso time prepara e envia para você! 

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Documentos comprobatórios: o que são e qual a importância?
  2. Core business: o que é e como identificar na sua empresa?
  3. Marketing e Vendas: como reerguer a sua empresa em 4 passos
';