Quais os benefícios de contar com uma plataforma de contabilidade online?

plataforma-de-contabilidade-online

A gente nem precisa explicar como a contabilidade é importante para uma empresa, não é? É ela que garante que o negócio funcione conforme a lei, evitando problemas com as autoridades, além de ajudar na gestão.

Afinal, a contabilidade supervisiona todas as transações financeiras de uma empresa e gera dados valiosos para uma tomada de decisão mais estratégica. Ou seja, ela é uma grande parceira do empresário!

E, assim como o empreendedorismo, a contabilidade também vem evoluindo ao longo dos anos. Ela se moderniza a cada dia e hoje a contabilidade online pode oferecer muito mais benefícios para os empresários — praticidade, atendimento ágil e preços mais justos, entre outras coisas.

É sobre isso que vamos falar aqui neste artigo! Você vai entender quais são os benefícios de contar com uma plataforma de contabilidade online e conhecer melhor a ferramenta que desenvolvemos aqui na Agilize.

Continue lendo!

  1. O que é uma contabilidade online?
  2. O que diferencia da tradicional?
  3. Quais os benefícios de contar com uma plataforma de contabilidade online?
  4. Como é a plataforma de contabilidade online da Agilize?
  5. Por que você deveria migrar a contabilidade para a agilize?

O que é uma contabilidade online?

A contabilidade online é o ramo da contabilidade que realiza todos os seus processos de forma digital, via internet. Ou seja, você não precisa ir até o escritório do seu contador e nem enviar documentos importantes pelos Correios

Cada empresa tem a sua plataforma de contabilidade digital, e é por meio dela que todos os documentos e informações são enviados. De um lado, você envia os seus dados e comprovantes; do outro, o contador recebe essas informações e as utiliza para fazer a apuração dos seus impostos e elaborar todas as demonstrações necessárias para que a sua empresa mantenha as suas obrigações em dia.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

O que a diferencia da tradicional?

Na prática, a contabilidade online é bem parecida com a contabilidade tradicional. Você envia dados e comprovantes e o contador apura seus impostos, elabora as demonstrações e orienta você sobre tudo o que é preciso fazer para manter a sua empresa funcionando conforme a lei.

Isso quer dizer que, em qualquer um dos dois modelos, o seu negócio vai se manter em dia com a legislação.

A diferença é que com uma plataforma de contabilidade online, tudo isso é feito de forma digital. Você não precisa ir presencialmente até o contador para levar ou assinar documentos, por exemplo. 

Isso, além de economizar tempo, permite que você contrate empresas de contabilidade em qualquer lugar do país — o que aumenta as possibilidades e as chances de encontrar uma prestadora de serviço que tenha tudo a ver com a sua empresa!

Quais os benefícios de contar com uma plataforma de contabilidade online?

Uma plataforma de contabilidade traz tudo aquilo que um contador tradicional oferece e muito mais. Saiba quais são os benefícios de contar com esse tipo de ferramenta no dia a dia da sua empresa!

plataforma-de-contabilidade-online

Menos burocracia

Vamos combinar que ninguém gosta de lidar com burocracia, não é mesmo? Por isso que a contabilidade online é tão vantajosa! Ela permite que você resolva esse tipo de trâmite de forma muito mais prática, resolvendo tudo pelo seu computador ou celular.

Assim, você tem muito mais tempo para dedicar ao que realmente importa, que é fazer o seu negócio crescer!

Mais segurança 

As plataformas de contabilidade online conseguem oferecer um alto nível de segurança para os seus dados e informações contábeis. Isso porque as empresas contam com especialistas na área, que desenvolvem tecnologias específicas para garantir essa proteção e o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil.

E tem mais: com uma plataforma de contabilidade online, os seus documentos também ficam mais seguros, pois estão armazenados na nuvem. Assim, não tem como perdê-los nem por descuido e nem por acidentes!

Melhor gestão de documentos

Ainda falando sobre documentos, além da segurança, a plataforma de contabilidade online também facilita a gestão deles. Como todos ficam armazenados digitalmente, você ocupa menos espaço e economiza dinheiro com o arquivamento físico.

Sem contar que fica muito mais fácil localizar aquele documento específico na hora que você precisa dele!

A Receita Federal exige que documentos fiscais e contábeis sejam armazenados por, pelo menos, 5 anos. Já pensou o tanto de papel que você ia juntar na sua empresa para guardar tudo isso e o trabalho que daria organizar todos eles?

Com uma plataforma de contabilidade online, tudo isso é muito simples. Os documentos são digitalizados e você pode encontrá-los com uma busca simples dentro da ferramenta.

Acesso fácil às informações

A plataforma de contabilidade online pode ser acessada em qualquer dispositivo conectado à internet. Isso facilita bastante o seu acesso a documentos e informações importantes. Você nunca vai precisar se deslocar até o escritório para conferir um documento ou buscar uma informação.

Onde quer que você esteja, basta acessar a plataforma e fazer uma busca para encontrar o que procura. As informações mais valiosas sobre a sua empresa estarão sempre com você!

Automatização de tarefas

A tecnologia já permite a automatização de algumas tarefas contábeis, o que faz com que você economize bastante tempo no seu dia a dia. Assim, além de mais praticidade, você também ganha mais tempo para dedicar a outras tarefas que podem trazer resultados ainda melhores para o seu negócio.

Lembretes de pagamentos

As plataformas de contabilidade online são programadas para lembrar você sobre o pagamento de impostos. Assim, você não precisa se preocupar em decorar tudo e nem anotar todos os prazos.

Um pouco antes do vencimento, você receberá uma notificação e poderá se planejar para fazer o pagamento sem atrasos, evitando multas e os altos juros cobrados pelas autoridades.

Atualização constante

O Brasil tem um sistema tributário que está frequentemente sofrendo mudanças. Acompanhá-las é um grande desafio para os empresários, especialmente aqueles que não têm tanto conhecimento sobre contabilidade.

Uma plataforma de contabilidade online oferece atualizações automáticas que refletem essas mudanças na legislação, inclusive as mais recentes. Isso permite uma adaptação mal rápida da sua empresa e garante que ela se mantenha em conformidade.

plataforma-de-contabilidade-online

Como é a plataforma de contabilidade online da Agilize?

A Agilize foi fundada por dois sócios que conhecem bem a importância da contabilidade para as empresas e são especialistas em tecnologia. Por isso, eles desenvolveram a plataforma perfeita para os empresários!

Para começar, ela é muito intuitiva e pode ser facilmente entendida até porque não tem tanta intimidade com tecnologia. Em poucos minutos você consegue entender seu funcionamento e se adaptar à sua utilização.

Ela funciona muito bem tanto em computadores como em smartphones. Você pode escolher a sua opção preferida ou combinar o uso dos dois dispositivos de acordo com o que for mais conveniente a cada momento. A plataforma sempre vai trazer informações atualizadas, independentemente do dispositivo utilizado — basta que ele esteja conectado à internet!

Na nossa plataforma, tudo o que acontece com a contabilidade da sua empresa é registrado pelos nosso especialistas de forma transparente e com muita clareza. por lá, você vai ter acesso aos boletos para o pagamento de impostos, demonstrações que foram enviadas às autoridades e relatórios completos sobre as movimentações financeiras da empresa, que servem também como base para decisões gerenciais estratégicas.

Essas são algumas outras funções disponíveis na nossa plataforma de contabilidade digital: 

  • Controle financeiro: ajuda você a manter a sua gestão financeira em dia, por meio da emissão de notas fiscais, guias de impostos e organização de comprovantes/
  • Previsão de impostos: saiba quanto você vai pagar de impostos no final de cada mês ou trimestre para se planejar melhor;
  • Detalhamento de impostos: entenda exatamente como cada valor é calculado baseado na atividade da nota, do CNAE e do faturamento;
  • Gestão de notas fiscais: emita, importe e cancele notas de maneira muito mais prática do que nos sistemas das prefeituras;
  • Notificações: receba lembretes sobre tudo relacionado à sua empresa para que não se esqueça de nada importante;
  • Conciliação bancária: categorize as transações bancárias da empresa e se prepare de forma mais adequada para o Imposto de Renda.

Com todas essas funções, fica fácil manter o controle da empresa na palma da sua mão, não é mesmo?

Por que você deveria migrar a contabilidade da sua empresa para a Agilize?

A Agilize é pioneira em contabilidade online no Brasil e, além da mais completa plataforma, oferece muitas vantagens para você e sua empresa:

  • Contadores especialistas: o nosso time conta com profissionais especialistas em diferentes áreas, garantindo que você seja atendido por alguém que realmente entende sobre o seu ramo de atuação;
  • Transparência contábil: o nosso time não medo nem vergonha de mostrar o que está fazendo e nem de indicar os melhores caminhos para você – tudo é transparente, desde os trâmites da sua empresa até as informações sobre o nosso negócio;
  • Agilidade: o nome já diz que agilidade é com a gente mesmo, não é? A gente sabe como isso é importante na obtenção de informações no dia a dia e responde tudo o mais rápido possível;
  • Atendimento diferenciado: nosso time está sempre disponível para tirar suas dúvidas;
  • Consultoria personalizada: se você precisar, pode contar conosco para consultorias personalizadas, para garantir que está fazendo tudo da maneira mais adequada;
  • Redução de custos: cobramos valores justos e que cabem no seu bolso, com planos personalizados de acordo com a sua necessidade.

Quer receber uma proposta personalizada para a sua empresa? É só clicar abaixo e preencher o formulário!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. 7 motivos para ter um contador ajudando a sua empresa
  2. Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa?
  3. O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?
';