Dicas para evitar atrasos na contabilidade

atrasos-na-contabilidade

Manter uma contabilidade organizada e eficiente é essencial para qualquer empresa que pretenda ser bem-sucedida no mercado.

Enquanto o controle financeiro bem executado, não apenas ajuda a tomar as melhores decisões, mas também garante a conformidade com obrigações legais.

No entanto, muitos empreendedores que não contam com essa contabilidade organizada e eficiente, se deparam com o desafio dos atrasos na contabilidade, o que pode resultar em problemas enormes.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas valiosas para evitar esses atrasos na contabilidade e manter suas finanças sempre em ordem.

Confira!

  1. Quais as principais causas de atraso na contabilidade?
  2. Quais penalidades a empresa pode sofrer por atrasos na contabilidade?
  3. Principais recomendações para aplicar na sua gestão financeira

Quais as principais causas de atraso na contabilidade?

atrasos-na-contabilidade

Antes de conhecer as estratégias para evitar os atrasos na contabilidade, é importante entender o motivo deles acontecerem.

A partir do momento em que entendemos as razões, podemos traçar melhor as estratégias para evitar os problemas que são os atrasos na contabilidade.

E agora confira os pontos que mais geram atrasos na contabilidade.

Falta de organização

Muitas empresas não têm um sistema adequado de organização financeira, o que torna difícil acompanhar todas as transações.

Essa falta de organização somada a ausência de uma acompanhamento contábil eficiente, pode trazer sérios problemas.

Registro manual de dados

A contabilidade manual é suscetível a erros, atrasos e perdas, especialmente quando há um grande volume de transações.

Essa manualização, além dos problemas citados, faz com que a contabilidade não seja confiável o suficiente para servir como base para a tomada de decisão.

Desconhecimento das obrigações fiscais

Não entender as obrigações fiscais e os prazos de entrega de documentos pode levar a atrasos significativos.

O sistema regulatório brasileiro é altamente complexo, e novidades surgem todos os dias. Porém, ainda assim, as empresas têm por obrigação conhecer e atender a cada regra ou determinação aplicável ao seu negócio.

Deixar de atender às regulamentações aplicáveis, pode trazer graves problemas financeiros à empresa, pelas possíveis multas e punições, e afetar diretamente a sua continuidade.

Complexidade financeira

Empresas com estruturas financeiras mais complexas, como diversas fontes de receita e despesas, podem enfrentar desafios ainda maiores.

Essa complexidade, além de erros e retrabalho, pode levar a atrasos na conciliação de dados financeiros e contábeis.

Tecnologia desatualizada

A falta de investimento em tecnologia e sistemas contábeis atualizados pode tornar o processo contábil ainda mais demorado e sujeito a erros.

A automação e a digitalização podem agilizar as tarefas contábeis, torná-las mais confiáveis e menos sujeitas aos atrasos e falhas.

Erros humanos

Mesmo com sistemas e tecnologias avançadas, os erros humanos ainda podem ocorrer, como os lançamentos incorretos de dados, por exemplo, que precisam ser corrigidos, o que pode levar a atrasos na contabilidade.

Falta de priorização

Em meio a várias tarefas empresariais, a contabilidade pode ser facilmente negligenciada, o que acaba resultando nos atrasos.

Os empresários e gestores possuem inúmeras atribuições, desde o atendimento a clientes, em algumas situações, até o planejamento das estratégias de crescimento e expansão do negócio.

Nesse oceano de responsabilidades e atribuições, a contabilidade pode acabar sendo colocada em segundo plano e se transformar em uma fonte silenciosa de problemas.

Assim como esse conteúdo sobre atrasos na contabilidade, o nosso blog é recheado de artigos que vão te atentar às tendências e ajudar a tornar a sua rotina empresarial mais produtiva e simples. Receba as nossas novidades diretamente no seu e-mail se inscrevendo no formulário abaixo

Quais penalidades a empresa pode sofrer por atrasos na contabilidade?

Empreendedores sabem: atrasos na contabilidade geram multas e penalidades que pesam no bolso da empresa.

E dentre as principais, estão:

  • Multas;
  • Juros e atualizações monetárias;
  • Perda de benefícios fiscais;
  • Responsabilizações legais;
  • Problemas com a legislação.

Por isso, para evitar que a empresa sofra com penalidades, é preciso que o empreendedor e a contabilidade trabalhem em equipe.

Principais recomendações para aplicar na sua gestão financeira

Pois bem, agora que compreendemos as causas que levam aos atrasos na contabilidade, é hora de entender as possíveis estratégias para evitá-los.

Dentre as principais estratégias que podem ser utilizadas, temos:

1. Utilize um software de contabilidade eficiente

Investir em um software de contabilidade eficiente e confiável é fundamental para simplificar o processo contábil da sua empresa.

Afinal, essas ferramentas de software automatizam muitas tarefas, reduzindo o risco de erros, retrabalhos e economizando tempo.

Além disso, a maioria dos softwares de contabilidade online emite lembretes automáticos para datas de vencimento importantes, o que ajuda a evitar os atrasos.

2. Estabeleça um sistema de organização

Organização é o processo chave para evitar as falhas, o retrabalho e os atrasos na contabilidade.

Assim, crie um sistema de arquivamento eficiente para documentos financeiros, como:

  • Notas;
  • Recibos;
  • Faturas;
  • Comprovantes.

Além disso, organize para que todos os documentos sejam registrados de maneira adequada e armazenados de forma organizada e estejam sempre disponíveis quando necessário.

3. Mantenha registros financeiros atualizados

É essencial registrar todas as transações financeiras regularmente.

Por isso, não espere acumular um grande volume de informações antes de atualizar seus registros, este pode ser um grande erro.

Mantenha um cronograma e uma rotina consistente para inserir dados financeiros, o que facilitará o acompanhamento das finanças da sua empresa.

4. Conheça suas obrigações fiscais

Entender as obrigações fiscais às quais sua empresa está sujeita é crucial para evitar atrasos na contabilidade.

Fique atento aos prazos de pagamento de impostos e à entrega de documentos fiscais. Se necessário, consulte um contador para garantir que você esteja cumprindo todas as obrigações legais.

Esse passo é fundamental para evitar não apenas os atrasos na contabilidade, mas também muitos outros problemas, como multas e punições.

5. Priorize a contabilidade

A contabilidade da sua empresa não deve ser vista como uma tarefa secundária. Afinal, ela é a responsável por apresentar as suas informações para o governo e garantir a regularidade dos processos.

Assim, priorize essa demanda, designando tempo e recursos adequados para a manutenção adequada dos registros financeiros da sua empresa.

Uma contabilidade bem gerenciada, organizada e confiável, é essencial para o sucesso financeiro de qualquer negócio.

Como a Agilize pode ajudar!

atrasos-na-contabilidade

Uma contabilidade eficiente não ajuda apenas a evitar problemas legais, mas também a impulsionar o crescimento e a sustentabilidade do negócio. 

Por isso, se você quer resultados no longo prazo e ter processos ainda mais seguros, é preciso contar com quem sabe do assunto, e a Agilize pode ser a sua nova parceira!

Somos uma empresa de contabilidade que vai além do “feijão com arroz”. Aqui, você vai encontrar não só um time de especialistas, mas serviços que realmente agregam valor no seu negócio.

Para isso, desde 2013 oferecemos soluções que facilitam a contabilidade para nossos clientes, atuando nas mais diversas áreas:

  • Abertura de empresas;
  • Departamento pessoal;
  • Contábil;
  • Fiscal.

Veja outros conteúdos selecionados para você:

  1. Aprenda como consultar dívidas no CNPJ
  2. Saiba como e quando você deve trocar de contador
  3. Contabilidade consultiva: o que é e quais são as vantagens?