Tendências do empreendedorismo 2024: o que você precisa saber?

empreendedorismo-2024

O mercado está sempre em movimento e faz parte do empreendedorismo 2024 ter atenção a essas movimentações e as tendências — isso é essencial para saber onde e quando investir e ter sucesso com o novo projeto!

Quer saber quais são as tendências do empreendedorismo para 2024? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje! Aqui, além de descobrir quais são as melhores áreas para investir atualmente, você também vai entender como esse conhecimento pode te ajudar a ser bem-sucedido nessa jornada.

Acompanhe!

  1. Quais as principais tendências de mercado para o empreendedorismo 2024?
  2. Em quais áreas vale a pena investir em 2024?
  3. Como as tendências ajudam o novo empreendedor e as empresas?

Quais as principais tendências de mercado para o empreendedorismo 2024?

As principais tendências do empreendedorismo 2024 estão relacionadas aos avanços tecnológicos e às preocupações crescentes do público com questões de sustentabilidade — tanto ambientais quanto sociais.

Saiba quais são!

Negócios digitais

A transformação digital já vem acontecendo há bastante tempo, mas ganhou ainda mais destaque com a pandemia. Hoje em dia, é essencial que os negócios estejam presentes nos meios digitais.

Além de permitir que a empresa atinja um público maior, a digitalização também ajuda a oferecer um atendimento mais atencioso e personalizado e reduz significativamente os custos operacionais.

Sustentabilidade

Assim como a digitalização, a sustentabilidade não é uma tendência nova, mas é algo cada vez mais valorizado pelos consumidores e buscado pelas empresas. Adotar práticas sustentáveis é fundamental para conquistar essas pessoas e para melhorar ou manter a imagem do negócio perante o mercado.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Responsabilidade social

E assim como acontece com as questões ambientais, as pessoas também se preocupam e valorizam cada vez mais a responsabilidade social — e cobram que as empresas contribuam para um mundo mais justo.

Por isso, além de adotar práticas menos prejudiciais ao meio ambiente, os negócios também devem abraçar causas sociais e comunitárias e promover a diversidade e a inclusão.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma tendência do empreendedorismo 2024 que está fortemente ligada à sustentabilidade. A ideia aqui é compartilhar bens e recursos em vez de possuí-los individualmente.

Alguns exemplos de serviços nesse sentido são o compartilhamento de carros, casas de praia, barcos, entre outras coisas.

Esses serviços, além de trazerem economia para o público, diminuem os impactos causados ao meio ambiente e são cada vez mais bem-recebidos pelo público.

Inteligência artificial

Se você quer ficar por dentro das tendências do empreendedorismo 2024, não pode deixar de prestar atenção à evolução da inteligência artificial. Hoje, essa tecnologia já é usada até mesmo em pequenos negócios, ajudando a aumentar a eficiência, otimizar processos e reduzir custos.

A automação também está em alta. Ela permite a realização automática de tarefas repetitivas, ajudando as empresas na economia de tempo e diminuindo as chances de erros.

Personalização

A personalização de produtos e serviços também é uma grande tendência de mercado para os próximos anos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, com isso, valorizam experiências e exclusividade.

Por isso, se você está pensando em investir em um negócio em 2024, não deixe de considerar o desenvolvimento de produtos e serviços sob medida e o atendimento personalizado, que pode ser oferecido com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Educação online

Os cursos de capacitação online tiveram um boom em 2020, no início da pandemia — e ainda hoje são considerados uma tendência de empreendedorismo 2024. As plataformas de educação à distância foram bem aceitas pelo público e estão se tornando cada vez mais populares, pois oferecem praticidade e comodidade.

Em quais áreas vale a pena investir em 2024?

Diante dessas tendências, você já deve imaginar que tudo o que tem a ver com tecnologia e inovação vai fazer parte da lista de áreas nas quais vale a pena investir neste ano, não é mesmo?

E para deixar a lista ainda mais interessante, deixamos aqui as áreas que, além de estarem em alta, requerem baixo investimento inicial:

  • Marketing digital: com a digitalização, a demanda por esses serviços é crescente;
  • Desenvolvimento de sites: muitas empresas, especialmente as menores, ainda não têm sites ou não vendem pela internet;
  • Delivery: o delivery de produtos já é muito bem-aceito pelo público, e o de serviços está começando a ganhar espaço (como o delivery de serviços de beleza, por exemplo);
  • Alimentação saudável: o fornecimento de marmitas e alimentos fitness e saudáveis é uma excelente opção de negócio — está de acordo com as tendências de empreendedorismo para 2024 e requer baixo investimento inicial.

Como as tendências ajudam o novo empreendedor e as empresas?

As chances de ter sucesso empreendedor são muito maiores quando você vende um produto ou serviço com boa demanda no mercado, certo? Afinal, não adianta montar uma empresa grande, bonita e com grande capital inicial se ela não satisfaz as necessidades e expectativas do público.

É por isso que conhecer as tendências de empreendedorismo 2024 é tão importante se você pretende abrir uma empresa em 2024. Dessa forma, você consegue alinhar as suas habilidades com as expectativas do mercado, criando uma empresa que seja, ao mesmo tempo, lucrativa e bem recebida pelo público.

Abra a sua empresa com a Agilize!

Somos a primeira contabilidade online do Brasil e estamos ao lado do empreendedor em todas as etapas da sua jornada, desde a abertura da empresa até a manutenção do negócio, garantindo o funcionamento do negócio de acordo com a lei.

O nosso time de experts cuida de tudo para que você não precise se preocupar com burocracias e possa focar os seus esforços na parte mais estratégica. E, claro, oferecemos todo o suporte que você precisar para entender o que acontece com a sua contabilidade — com transparência e sem usar termos difíceis!

Para receber uma proposta personalizada, é só clicar no botão abaixo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como superar os desafios de empreender com inovação e tecnologia?
  2. Tecnologia na contabilidade: tendências e como usar
  3. Quem pode ser microempreendedor individual (MEI)?
';