O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?

assessoria-contabil-o-que-precisa-fazer

Você sabe que a contabilidade é parte fundamental de qualquer empresa e muito importante para a sua saúde financeira e conformidade com a lei, certo? No entanto, nem todo empresário gosta ou tem tempo de resolver esse tipo de demanda na correria do dia a dia. Daí que entra a questão da assessoria contábil.

Afinal, empreender não é fácil e as atividades contábeis demandam tempo e atenção, ainda que você tenha uma contabilidade de confiança.

Ter uma assessoria contábil é a solução ideal para esses empresários que, por qualquer motivo, preferem não dedicar o seu tempo a esse tipo de atividade. Com esse serviço, o contador cuida de tudo para que a empresa cumpra todas as suas obrigações e o empresário tenha todos os recursos necessários para uma boa gestão.

Quer entender melhor como isso funciona? Então continue lendo o artigo!

  1. O que é assessoria contábil?
  2. Quais são as vantagens de contratar uma assessoria contábil?
  3. Serviços de uma assessoria contábil
  4. Qual a diferença entre consultoria e assessoria contábil?
  5. Como escolher uma assessoria contábil?
  6. Otimize a sua contabilidade com o Agilize Unique!

O que é assessoria contábil?

A assessoria contábil é um serviço oferecido por escritórios de contabilidade que tem o objetivo de auxiliar as empresas tanto no cumprimento de suas obrigações fiscais e contábeis como na gestão de suas finanças.

Ou seja, ele vai além do serviço tradicional, no qual os contadores ficam responsáveis pela apuração dos impostos e envio das declarações obrigatórias para as autoridades na consultoria, além disso tudo, o time de contabilidade também oferece todo o suporte necessário para que o empresário consiga fazer uma boa gestão financeira.

Isso inclui, por exemplo, a elaboração de relatórios, o processamento da folha de pagamento, consultorias, entre outras coisas, sobre as quais vamos falar com mais detalhes ainda neste artigo.

Antes de continuar, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo que é mais importante no mercado empreendedor.

Quais são as vantagens de contratar uma assessoria contábil?

Contar com uma assessoria contábil garante que a sua empresa funcione sempre conforme a lei. E traz ainda muitos outros benefícios para o negócio. Saiba quais são!

Maior controle financeiro

A gestão financeira é um dos pontos mais críticos de um negócio. Sem isso, dificilmente a empresa conseguirá manter as suas equilibradas e dar lucro. E, no longo prazo, a falta de controle pode prejudicar inclusive a viabilidade do negócio.

Menos burocracia

O Brasil tem um sistema tributário complexo, que envolve uma grande quantidade de obrigações e tem regras diferentes para cada tipo de empresa. Isso resulta em uma quantidade grande de burocracia com a qual os empresários precisam lidar no dia a dia, o que acaba tomando bastante tempo.

Com a assessoria contábil, essas atividades são realizadas pelo time de contadores, o que elimina as rotinas burocráticas da rotina do empreendedor.

Menos erros

A complexidade da legislação tributária brasileira também faz com que muitos empresários se confundam sobre suas obrigações e acabam cometendo erros na hora de entregá-las. 

Esses erros, ainda que não sejam intencionais, podem trazer consequências negativas, que vão desde a aplicação de multas até o encerramento do CNPJ.

Atendimento personalizado

Outra grande vantagem da assessoria contábil é o atendimento mais próximo. Normalmente, os clientes desse tipo de serviço têm um consultor que está sempre disponível para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos.

Serviços de uma assessoria contábil

servicos-assessoria-contabil

Viu como contar com uma assessoria contábil pode facilitar o seu dia a dia? E agora, que tal partirmos para a prática e falarmos sobre os serviços que estão inclusos na assessoria e que vão além da apuração de impostos e envio de declarações?

Expediente e repartições

A assessoria contábil pode ajudar a sua empresa com os trâmites junto a repartições públicas, como aberturas, alterações em contratos, parcelamento de impostos, regularizações, fusões, incorporações, entre outras coisas — o que não costuma fazer parte do serviço tradicional de contabilidade.

Esse serviço também inclui não só a execução da parte burocrática como também as orientações necessárias para que você consiga tomar as melhores decisões sobre os próximos passos do seu negócio.

Escrituração contábil

Muitas atividades fazem parte da escrituração contábil de uma empresa:

  • Organização de documentos que servem para embasar esse processo;
  • Seleção de dados necessários;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de balancetes de conferência.

Depois, tudo isso é registrado no Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED. É por meio desse sistema que as informações são enviadas diretamente para as autoridades.

Serviços fiscais e tributários

Como você já sabe, a contabilidade é responsável pela apuração mensal de todos os impostos que a empresa deve pagar. Mas no serviço de assessoria contábil, o time de profissionais também ajuda na parte de planejamento tributário.

Ou seja, orientam o empresário sobre formas legítimas de pagar uma carga tributária menor. Essa prática se chama elisão fiscal e permite que a empresa se adeque a formatos mais vantajosos de tributação sem infringir nenhuma lei.

Atividade do Departamento Pessoal

Também faz parte do trabalho da assessoria contábil o auxílio com o registro de colaboradores e outras atividades do departamento pessoal. Sempre que uma empresa contrata ou desliga um funcionário, deve comunicar às autoridades sobre isso e garantir que o trabalhador receba todos os seus direitos.

O serviço da assessoria contábil também inclui outros trâmites trabalhistas, como:

  • Processamento da folha de pagamento;
  • Emissão de contracheques;
  • Pró-labore dos sócios;
  • Emissão de guias de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Cálculo do Imposto de Renda retido na fonte;
  • Livro de registro do empregado;
  • entre outras coisas.

Apoio em auditorias

Outro serviço oferecido pela assessoria contábil é o auxílio na preparação da empresa antes de auditorias, tanto internas como externas. Os consultores fazem a separação e preparação de todos os documentos necessários.

Assessoria de gestão financeira

Cuidando de tantas atividades, é natural que a contabilidade tenha em mãos dados que são valiosos para a tomada de decisão na empresa. Por isso, faz parte do trabalho a organização desses dados em relatórios que são apresentados aos empresários, para que eles possam identificar padrões e traçar estratégias para fazer o negócio crescer.

Qual a diferença entre consultoria e assessoria contábil?

Muita gente confunde esses dois tipos de serviços que são oferecidos por escritórios de contabilidade. E, apesar de serem parecidos, eles não são a mesma coisa.

Assim como na assessoria, o consultor contábil vai identificar as necessidades da empresa, analisa dados e dá ao empresário um diagnóstico sobre a situação, indicando o que precisa ser feito e quais são os pontos de melhoria. 

E o trabalho termina por aí. A partir disso, é tarefa do empresário traçar estratégias para colocar em prática tudo o que foi definido na consultoria.

Já com a assessoria contábil é mais completo, pois também faz parte do trabalho do contador executar tudo o que for necessário para que a empresa funcione conforme a lei e tenha a melhor gestão possível.

Ou seja, o trabalho da consultoria é orientar o empresário em assuntos financeiros, fiscais e tributários, enquanto o trabalho da assessoria, além disso, inclui ainda a execução das atividades necessárias.

Como escolher uma assessoria contábil?

E agora que você já conhece melhor a assessoria contábil, é hora de saber quais critérios deve considerar na hora de escolher uma empresa para ser a sua parceira em atividades tão importantes!

Procure uma empresa especializada

Existem muitos segmentos de negócios no mercado e, como já falamos aqui, as leis podem mudar de uma área para a outra. Por isso, a primeira coisa que deve observar é se a empresa que você pensa em contratar já está acostumada a atender clientes do seu setor.

Isso garante que os assessores tenham experiência e todo o conhecimento necessário para oferecer um serviço de alta qualidade.

Analise a reputação da empresa

Além de especializada, a contabilidade também deve ter credibilidade e boa reputação no mercado. Afinal, ela vai lidar com dados sensíveis sobre o seu negócio, não é mesmo?

Pesquise sobre o escritório em sites como o Reclame Aqui e, se possível, converse com outros clientes que já foram atendidos pela equipe para ouvir a sua opinião sobre o serviço!

Avalie o atendimento

A assessoria contábil é um serviço personalizado, o que quer dizer que você vai estar em contato constante com os profissionais do escritório de contabilidade. 

Por isso, é muito importante que você esteja satisfeito com o atendimento e que seja atendido por pessoas gentis, disponíveis e que estejam preparadas para lidar com as suas demandas.

Analise o custo-benefício

Como estamos falando sobre finanças, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os custos desse tipo de serviço. Esse não deve ser o seu único critério, mas se você tem o objetivo de manter a saúde financeira do seu negócio, não pode deixar de colocar esse valor na ponta do lápis.

Depois de selecionar as empresas cujos serviços cabem no seu orçamento, escolha aquela que oferece o pacote mais completo, com todos os serviços que você precisa e aquele atendimento especial que você sabe que merece.

Otimize a sua contabilidade com o Agilize Unique!

O Agilize Unique é um programa especial da Agilize, primeira empresa de contabilidade online do Brasil. O nosso objetivo é auxiliar empresários que não querem ou não têm tempo para se dedicar às rotinas contábeis, para que fiquem livres para se dedicar à parte mais estratégica do negócio.

Os clientes Agilize Unique têm um gerente de contas que cuida de tudo, desde a emissão de notas até a declaração de Imposto de Renda, passando pela emissão de documentos e conciliação financeira.

Esses são os nossos principais diferenciais:

  • Gerente de contas exclusivo e acessível: você tem um único gerente, que vai saber tudo sobre a sua empresa e garantir que você seja atendido com muito mais exclusividade;
  • Atendimento por WhatsApp: o seu gerente fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para responder todas as suas demandas por WhatsApp;
  • Emissão de notas fiscais: se você desejar, nós fazemos a emissão de todas as notas fiscais para os seus clientes;
  • Conciliação financeira: apesar de ser uma tarefa simples, toma bastante tempo e demanda atenção — mas a gente cuida disso para você;
  • Consultoria contábil: a depender do plano que você escolher, poderá ter uma hora de consultoria por mês com o seu gerente de contas, para tirar dúvidas e pedir a opinião de quem conhece muito bem a sua empresa e entende muito de contabilidade.

Além disso, o Agilize Unique oferece diversos outros serviços, como a importação automática de notas fiscais em qualquer município, emissão de certidões negativas periódicas, certificado digital gratuito, consultoria em departamento pessoal, relatórios de análises de desempenho financeiro e declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Para saber como podemos ajudar o seu negócio, clique no banner abaixo e receba uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como a contabilidade pode auxiliar na gestão de uma empresa?
  2. Conheça o Agilize Unique, o seu novo facilitador de demandas contábeis
  3. Voz Comunica e Agilize: parceria que trouxe prosperidade e redução de custos
';