Sociedade Ltda Unipessoal, um marco no mundo dos Negócios

Sociedade Ltda Unipessoal

Você já ouviu falar sobre a revolução proposta por essa nova classificação empresarial?Você está cansado da burocracia que há para abrir uma empresa?Diversos empreendimentos fecham as portas, por conta dos entraves impostos pelas medidas vigentes. No entanto, esse cenário dá sinais de mudança.
Se o empreendedorismo é uma das principais ferramentas de transformação de uma nação, não estimular a mentalidade empreendedora é o mesmo que não ter como objetivo o seu desenvolvimento, concorda?
Você já ouviu falar da Medida Provisória 881, mais conhecida como a MP da Liberdade Econômica?
Pois saiba que essa Medida Provisória foi responsável pela criação da Sociedade Limitada (Ltda) Unipessoal.
A MP 881 trouxe mais liberdade econômica e estímulo para o empreendedorismo no Brasil, ao estimular a desburocratização, em algumas áreas responsáveis por gerar entraves significativos, para conceber e consolidar um empreendimento.
Foi a partir daí que a nova classificação empresarial, Sociedade Ltda Unipessoal, surgiu para revolucionar a forma de se concretizar um negócio.
Ficou curioso para saber quais os benefícios que isso trará para você?
Então fique ligado nos tópicos que a 1°Startup de Contabilidade Online do Brasil deixará a seguir, para agregar valor para a sua jornada:

A Importância da Sociedade Ltda Unipessoal (SLU)

Se a proposta é estimular uma maior liberdade econômica, faz todo sentido contribuir para o desenvolvimento da jornada empreendedora, certo?
Como costumo dizer: empreender é viver para resolver problemas. É buscar soluções inovadoras e agregar valor para o cliente, sempre. Por isso, o estímulo do Estado é importante, ao aprovar a Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881), pois promoverá uma transformação social e, consequentemente, econômica, no país.
A Sociedade Ltda Unipessoal (SLU) surge com a proposta de desenvolvimento para você, empreendedor, que entende a sua importância na cadeia de serviços, montar o seu negócio, enquanto Ltda, sem a necessidade de um sócio.
Curioso para saber as principais características da Sociedade Ltda Unipessoal (SLU)?
Fique ligado nos pontos, a seguir:

  • Patrimônio Particular Protegido (Responsabilidade Limitada)
  • Não há a necessidade de 100 salários mínimos, para constituir o Capital Social, na abertura da empresa.
  • Abrir a empresa, sem Sócio.

A instrução normativa que possibilitou esse Impacto absurdo na economia foi a DREI 63/2019, responsável pela regulamentação do novo formato de empresa, frente às Juntas Comerciais.
Você já ouviu falar da EIRELI?
Você sabia que as diferenças entre a SLU e a EIRELI lhe trarão um impacto absurdo, quando você for decidir qual o melhor tipo de classificação de empresa, para o seu negócio?
Consegue imaginar a importância disso na sua jornada?
Está curioso?
Então, não vacile, atente-se ao próximo tópico!

A diferença entre SLU e os principais tipos de Empresa

Para que você entenda a importância da Sociedade Ltda Unipessoal necessitará antes de tudo entender previamente os outros tipos de empresa, para assim perceber a sua aplicabilidade e, consequentemente, a sua funcionalidade, no seu empreendimento.
Vamos nos ater aos principais tipos:

  • Empresa Individual (EI)
  • EIRELI
  • Sociedade Limitada (Ldta)
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

Empresa Individual (EI)
Basicamente, o que define essa tipologia são os seguintes pontos:

  • Investimento inicial baixo (valor mínimo de R$ 1.000,00).
  • Patrimônio do proprietário se confunde com o da empresa.

EIRELI
Empresa de Responsabilidade Individual Limitada (EIRELI) é a principal tipologia a despertar o interesse do empreendedor, por conta da separação entre patrimônio particular e jurídico. Além disso, outra questão importante é que, nesse tipo, não há sócio.
Uma ressalva importantíssima para esse tipo de empresa: necessidade de 100 salários mínimos, para abertura da EIRELI.
Sociedade Limitada (Ldta)
Principais pontos que classificam esse tipo de empresa:

  • 2 ou mais Sócios.
  • Patrimônio Particular protegido.
  • Patrimônio Jurídico responde pelas obrigações da empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Uma grande inovação e estímulo para o empreendedor brasileiro, a Sociedade Limitada Unipessoal tem como principais características a responsabilidade limitada, abertura de empresa sem Sócio e a não obrigatoriedade de Capital Social de 100 salários mínimos.
Esse tipo de empresa é uma opção incrível para você que deseja dar o próximo passo no crescimento do seu negócio. Por isso, não deixe de ver o próximo tópico. Fique por dentro do impacto gerado pela SLU.

Efeitos Causados pela Sociedade Ltda Unipessoal

Enquanto uma das principais ferramentas de transformação de um país, o empreendedorismo ganha cada vez mais atenção. É através da MP 881 que a Sociedade Ltda Unipessoal continuará a promover mudanças significativas tanto para o empreendedor quanto para o meio no qual esse mesmo agente vive.
Através dessa classificação de empresa, muitos empreendedores que encontravam diversos entraves, na burocracia, para poder implementar a sua ideia e, assim, ser mais um grande agente agregador de valor na sua cadeia de serviços, conseguirão promover mudanças sociais e econômicas, com a prestação dos seus serviços.
Profissionais como contadores, advogados, médicos e dentistas, por exemplo, se quisessem optar por abrir um negócio, sem sócio e sem responsabilidade ilimitada (perfil muitas vezes do empreendedor em fase inicial) encontrariam entraves em uma classificação como a EIRELI, visto que para escolher tal classificação iriam necessitar de um Capital Social de, no mínimo, 100 salários mínimos.
Não poderiam optar pela classificação de Empresário Individual (EI), pois o Regulamento do Imposto de Renda impede que atividades regulamentadas sejam exercidas com tal classificação.
Então, como saída para tal situação, muitos empreendedores buscam um sócio. No entanto essa opção deve ser muito bem pensada, pois pode ser um tiro no pé, a depender dos critérios que sejam utilizados para tal escolha
Uma curiosidade: sabe o que é necessário para escolher um sócio?
Se deseja saber o que deverá ser necessário para escolher um, não deixe de ler este artigo: Como escolher um sócio para sua empresa
Atente-se para o próximo tópico, quero lhe contar um segredo que maximizará sua evolução!

Coloque isto em prática e potencialize seu crescimento!

Você já percebeu o quanto é importante ter o máximo de informações de qualidade, que farão toda a diferença no seu planejamento e tomada de decisão, certo?
Além de toda burocracia que o brasileiro já está acostumado, ter todo o conhecimento necessário para empreender de forma assertiva, sem correr riscos e desperdiçar tempo e dinheiro, não é algo fácil, concorda?
Escolher o melhor tipo de empresa que atenderá a sua demanda e dispor de todo aparato, para não sofrer com ações que poderão comprometer a consolidação do seu negócio, é o tipo de medida que deve ser analisada por você, de forma inteligente.
No entanto, você deve concordar comigo: empreender é uma tarefa árdua e para poucos; que exige muita dedicação, vontade de aperfeiçoamento constante e conhecimento horizontal (conhecimento relativo à áreas que seu negócio precisará para se consolidar, aquém da sua atividade principal). Por isso, a melhor forma de otimizar o seu tempo e melhorar cada vez mais o seu serviço é confiando em quem pensa parecido com você, que compartilha uma visão de mundo e mentalidade em constante crescimento, certo?
Eu acredito que você não está aqui, a toa.
Se você deseja potencializar seu negócio, ao dispor de toda a informação contábil necessária para uma tomada de posição assertiva, em apenas um clique, na palma da sua mão, está no lugar certo.
Se você já percebeu que seu ativo mais precioso é o seu tempo, não vacile, conheça agora o serviço inteligente de contabilidade online da Agilize.
Gostou do nosso artigo?
Então deixe um comentário, logo abaixo!
Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!