Capital Social: tudo o que você precisa saber

Saiba o que é o capital social de uma empresa e conheça os pontos de atenção necessários ao definir o valor no seu negócio!

Você que veio aqui para saber o que é Capital Social, me responda uma coisa antes de tudo: concorda que um bom planejamento serve para minimizar os riscos de um negócio?

No começo de uma empresa, alguns pontos são imprescindíveis para definir a sua consistência e longevidade.

Por isso, você deve se atentar à composição da base da sua empresa, pois quanto mais planejada for a sua estrutura, maior será a probabilidade de alcançar o sucesso desejado.

Então, você está curioso para descobrir a relação de tudo isso com o valor do capital social necessário para a abertura do seu empreendimento?

Desde já, saiba que esse capital deverá ser fruto de um bom planejamento para que o seu negócio não seja mais um a correr o risco de quebrar lá na frente.

Nesse sentido, aposto que você não deseja correr o risco de investir os seus recursos em algo mal planejado e que lhe traga dor de cabeça como resultado, certo?

Assim, se você visa se posicionar no mercado de um jeito inteligente e, consequentemente, estratégico, fique ligado em tudo o que trouxemos sobre o capital social de uma empresa:

O que é Capital Social? 

O capital social é a quantia investida pelo dono ou pelos sócios de uma nova empresa ao realizarem a sua abertura. Esse dinheiro poderá ser representado por cotas ou ações e será fundamental principalmente no período inicial, quando o lucro tende a ser menor e a empresa ainda não se mantém.

Assim, a relação entre o valor do capital social e um bom planejamento financeiro empresarial realmente poderão definir o sucesso do seu negócio, através de uma base estruturada para alicerçar os seus avanços na jornada empreendedora.

Por isso, empreendedores e empreendedoras, conhecer o seu empreendimento a fundo, seu nicho e também os gastos envolvidos será imprescindível.

Só para você ter uma ideia: em 2015, uma consultoria realizada pelo Sebrae mostrou que cerca de 60% das empresas costumam fechar por não realizar planejamento.

Você consegue imaginar o impacto de um capital social bem planejado e destinado às coisas certas?

Se o plano de negócios detalha como será o seu empreendimento e lhe permite identificar possíveis falhas antes mesmo da execução do projeto, quando você deixar de fazê-lo, correrá um risco absurdo de jogar tempo e dinheiro fora.

Percebe agora a importância do planejamento associado à formação do capital social?

É aí que são definidos os parâmetros para definir o capital social, pois o mesmo precisará de toda essa informação para que você tenha o máximo de confiança no momento de decidir o valor correto com base no seu planejamento, e, consequentemente, possa dispor de uma margem de segurança que firme o seu empreendimento.

Interessante, né?

Se deseja criar uma empresa que deixará a sua marca no mundo, comece do jeito certo: faça um plano de negócios!

Então, atente-se ao próximo tópico!

Tenha cuidado ao definir o seu Capital Social

O planejamento é o primeiro grande passo para consolidar a sua empresa regular. No entanto, para isso, alguns pontos precisam de uma atenção especial para uma boa gestão empresarial.

De antemão, diante de toda informação obtida com o plano de negócios, você deverá definir o valor que irá compor o seu capital social.

Esse montante será a quantia bruta que a sua empresa necessitará para iniciar as suas atividades e manter-se até conseguir dispor de uma receita que possibilite o seu próprio sustento, depois de certo tempo. 

É com o valor do capital social da empresa que você poderá, no início das atividades, quando o fluxo de caixa ainda é inconsistente, ter dinheiro para investir na manutenção da empresa, na compra do estoque inicial com fornecedores, na compra de algum ativo imobilizado como máquinas, equipamentos, computadores etc. 

Diríamos que é o dinheiro necessário para a empresa começar a andar. Com inteligência financeira tudo dará certo!

Inclusive, caso a mesma possua sócios, esse valor será repartido entre vocês.

Porém, no processo de definição do valor do capital social, dois pontos serão fundamentais para que você, de uma forma geral, evite problemas financeiros futuros:

Porcentagem dos Sócios no Capital Social

Com o passar do tempo, muitos conflitos podem aparecer frente aos processos decisórios da empresa. 

Por isso, é extremamente importante definir desde o começo – através da porcentagem de cada sócio no capital social – o seu limite de responsabilidade e acima de tudo, quem vai ser o Administrador da empresa.
Assim, isso evitará conflitos e imprevistos quando uma possível dissolução de sociedade ocorrer em um momento importante para a consolidação do negócio.

Alteração do Capital Social

Ao definir o seu capital social, é necessário que você tenha em mente que há a possibilidade de fazer a alteração contratual nesse sentido.

No entanto, você deverá se atentar para o processo de modificação do mesmo, principalmente se precisar reduzi-lo – visto que o processo burocrático é muito maior, então o ideal é já acertar de primeira, mesmo.

Observação: o valor do capital social, obrigatoriamente constará no seu contrato social. Assim, é necessário que você possua uma assessoria que entenda muito bem a sua demanda para poder lhe auxiliar de forma inteligente, inclusive na execução de balanços patrimoniais e no auxílio com a emissão de documentos de arrecadação.

Inclusive, podemos lhe ajudar com isso!

No próximo tópico, você verá exemplos específicos a respeito da definição do capital social nas diferentes naturezas jurídicas das empresas. Fique ligado, seja você um empresário individual ou um sócio.

Como definir o valor do Capital Social para cada tipo de empresa

Um outro ponto que fará toda diferença no momento em que você for definir o valor do capital social, será a classificação da sua empresa.

Portanto, veja algumas informações que trouxemos com relação às principais naturezas jurídicas:

Capital Social do Microempreendedor Individual (MEI)

O empreendedor desse tipo jurídico não poderá ter um sócio e o capital social do MEI não é previamente estipulado. Assim, o mesmo não será obrigado a começar o seu empreendimento com um montante financeiro definido!

Entretanto, ainda assim é válido definir um montante financeiro para o início das atividades do empreendimento, pois servirá como margem de segurança para o próprio negócio, portanto avalie esse investimento!

Então, o MEI de fato só precisará se preocupar com o capital social enquanto uma obrigação, quando for mudar de MEI para ME.

Capital Social de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Muita atenção caso você opte por esse tipo de pessoa jurídica, porque com ele você deverá dispor de no mínimo 100 salários mínimos para compor o capital social da sua empresa EIRELI.

Apesar de não precisar comprovar esse montante no momento de abertura do seu negócio, você necessitará comprová-lo caso haja inconsistência em relação aos tributos na sua declaração do imposto de renda de pessoa física (IRPF).

Além disso, qualquer alteração que você fizer no seu contrato social deverá ser atualizada no seu capital social.

Capital Social de uma Sociedade Limitada

Nesse caso, não há uma previsão legal para a integralização (entenda como adição) do montante que compõe o capital social da sociedade limitada. 

Porém, da mesma forma que o MEI, por uma questão de segurança, é importante que você adicione um valor mínimo para compor parte do capital social da empresa!

Observação: uma boa prática para compor o capital social, quando não houver um valor mínimo estipulado, será fazer um levantamento de todos os gastos iniciais necessários para manter a empresa funcionando, até começar a ter faturamento. 

Conheça a Agilize Contabilidade Online: somos a primeira do Brasil!

Sabia que você não precisa mais perder o seu precioso tempo com dúvidas, incertezas, ou esperando dias por uma resposta – que impactará positivamente o seu processo de tomada de decisão na hora de definir o valor do capital social da sua empresa?

Também é muito comum, quando não tem dinheiro, mas tem uma bela ideia na cabeça, abrir uma empresa com o Capital de terceiros. Aqui falamos de Startups, Investidor Anjo, Contrato de Mútuo Conversível, termos contábeis etc, mas esses assuntos tratamos em outros artigos.

Fique ligado aqui. Somos uma Startup, nascemos com o Capital Social bem pequeno, mas ainda assim prosperamos e muito! 

O segredo é um só: muito sangue no olho. A gente sabe do que estamos falando e adoramos ajudar o pequeno empresário a se tornar grande!

Em um mundo globalizado, onde as demandas empresariais necessitam muitas vezes de uma resposta simples e ágil, dispor de um serviço inteligente, que agregue valor para as diversas atividades, é uma forte motivação para empreendedores

Assim, recomendo que assista o vídeo a seguir, para entender na prática como funciona a nossa Contabilidade Online:

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo!

';