[Passo a passo] Como começar a empreender do zero?

como-comecar-a-empreender

Você sonha em ter o seu próprio negócio e quer saber como começar a empreender? Pois então chegou ao lugar certo! Aqui neste artigo, você vai descobrir tudo o que precisa para tirar o seu projeto do papel e conferir as nossas dicas para ter sucesso desde o início da jornada.

E você sabia que esse sonho não é só seu? Ter o próprio negócio é o segundo maior sonho dos brasileiros, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), atrás apenas da vontade de viajar pelo Brasil.

Esse anseio empreendedor vem crescendo. Na última edição da pesquisa, empreender foi o sonho apontado por 60% dos entrevistados, um valor 14 pontos maior do que o resultado do ano anterior. Na comparação com cinco anos atrás, o aumento foi de 42 pontos.

Mas como tirar esse sonho do papel? Continue lendo para descobrir quais são os primeiros passos a serem dados na hora de começar a empreender!

  1. Empreender no Brasil é uma boa ideia?
  2. O que é preciso para entender como começar a empreender?
  3. Quais são os principais desafios de quem quer começar uma empresa?
  4. 7 dicas para começar a empreender

Empreender no Brasil é uma boa ideia?

Com tanta gente querendo entender como começar a empreender, será que essa é uma boa ideia? Bom, a verdade é que empreender pode ser mesmo muito desafiador, e lidar com a concorrência faz parte desses desafios. 

Por outro lado, o cenário é favorável para quem quer lançar novos projetos, especialmente em áreas que estão em alta e têm cada vez mais demanda, como a tecnologia, saúde e bem-estar, alimentação, entre outros.

A pandemia, apesar de ter trazido uma crise econômica grave para o país, impulsionou significativamente alguns negócios, especialmente aqueles que começaram a se expandir digitalmente ou que começaram a atuar nesse ramo. 

E os avanços tecnológicos dessa época se refletem agora, pois a nova mentalidade e as novas ferramentas podem continuar impulsionando negócios de todas as áreas a atingir uma audiência cada vez maior, inclusive global.

Então sim, vale a pena empreender no Brasil, desde que você esteja preparado para lidar com os riscos e disposto a abraçar as mudanças naturais pelas quais o mercado vem passando!

Hoje, o país é o 8º do mundo com mais empresas cadastradas — são 42 milhões de empreendedores, segundo uma pesquisa do Sebrae. E com o cenário favorável, a expectativa é que esse número mais que dobre nos próximos 3 anos devido ao número de pessoas que, assim como você, querem começar a empreender em breve.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

O que é preciso para entender como começar a empreender?

Agora que você já conhece o contexto do cenário econômico brasileiro, vamos partir para a prática e falar sobre o que é preciso para começar a empreender?

Planejar

Em primeiro lugar, naturalmente, é preciso ter uma boa ideia de negócio. Quanto mais relevante a sua ideia for, melhor — seja para o desenvolvimento de um produto ou para oferecer um serviço diferenciado.

E para ter certeza de que você vai ter sucesso nesse objetivo, é preciso planejar. Elaborar um plano de negócios é essencial neste primeiro momento, pois isso vai te ajudar a saber se o seu produto vai ser bem recebido pelo mercado, quais são os seus concorrentes, quanto você vai precisar investir e como vai funcionar a operação.

Se qualificar

Outra coisa muito importante é a busca pelo conhecimento necessário para abrir e gerenciar uma empresa, além da qualificação para oferecer bons produtos e prestar serviços de qualidade.

Para isso, você pode fazer cursos, treinamentos e participar de eventos, o que também vai ajudar a criar uma boa rede de contatos.

Investir

Os recursos financeiros são fundamentais para qualquer negócio, desde o momento da sua abertura. No começo, você vai precisar investir em equipamentos, matéria-prima, estrutura, divulgação e no capital de giro que vai manter a empresa funcionando até que consiga dar lucro.

como-comecar-a-empreender

Quais são os principais desafios de quem quer começar a empreender?

E já que estamos falando de finanças, saiba que gerenciá-las é um dos principais desafios de quem quer saber como começar a empreender. Calcular quanto é necessário para abrir um negócio pode ser bastante desafiador, principalmente se esse é o seu primeiro empreendimento.

Além disso, a gestão de finanças é importante durante toda a vida da empresa, afinal, sempre haverá contas para pagar. No começo é normal que a empresa precise de um tempo para ter uma boa quantidade de clientes e consiga se manter sem que os sócios precisem fazer novos aportes financeiros.

E assim chegamos a mais um desafio, que é o de conseguir os primeiros clientes. Esse é um processo que precisa de uma atenção especial, afinal, você vai precisar ganhar a confiança do público e convencê-lo a comprar com uma empresa até então desconhecida. 

Além das finanças e da captação de clientes, o novo empresário também precisa conhecer todas as suas obrigações fiscais e tributárias, o que é um desafio aqui no Brasil, já que a legislação é bastante complexa. Cada tipo de empresa tem as suas próprias obrigações e formas de tributação, e é preciso tomar cuidado para não cometer erros que podem trazer penalidades.

Por fim, não podemos deixar de falar sobre gestão empresarial, que vai além das finanças e da contabilidade. O empreendedor precisa entender sobre muitos assuntos para fazer uma boa gestão, pois também é preciso fazer compras, lidar com fornecedores, montar e gerenciar um time, entre outras coisas.

7 dicas sobre como começar a empreender

Viu como começar a empreender pode ser desafiador? Mas você não precisa se preocupar, porque, com as nossas dicas, será mais fácil contorná-los e mandar bem nos negócios desde o início!

1. Saiba identificar oportunidades

Como a gente falou no começo do artigo, ter uma ideia inovadora é um dos primeiros passos para começar a empreender. E, para isso, você precisa manter a sua mente aberta!

Pesquise sobre o mercado e descubra as lacunas existentes. A nossa dica é que você vá além do segmento em que pretende atuar, sempre aberto para oportunidades que possam aparecer. 

Você pode ter sonhado em abrir uma empresa no ramo de alimentos, por exemplo, mas acaba encontrando uma super oportunidade de investimento no ramo da tecnologia. Por que não aproveitá-la?

  1. Não desista do plano de negócios

O plano de negócios funciona como um mapa, indicando os caminhos que a nova empresa deve seguir para ter sucesso. Elaborar esse documento é trabalhoso, pois requer muita pesquisa e dedicação e, por isso, muita gente acaba pulando essa etapa.

Não faça isso! A criação desse plano é também um momento de reflexão sobre os seus objetivos e estudo sobre o mercado, duas coisas essenciais para que você tenha sucesso quando começar a empreender.

Aqui no nosso blog você encontra um artigo completo, com todos os passos de como elaborar o plano de negócio perfeito!

3. Construa uma marca forte

A marca é a representação da sua empresa para o público e deve refletir os seus valores e diferenciais. Por isso, você deve ser estratégico na hora de escolher o nome da empresa e criar a sua identidade visual.

Preste atenção a pontos como sonoridade, facilidade de compreensão, memorização e credibilidade, além de garantir que a sua marca é facilmente associada ao tipo de negócio que você está abrindo.

Depois, não deixe de fazer o registro de marca para garantir a exclusividade do uso!

4. Nunca deixe de estudar

É comum que as pessoas estudem bastante na hora de saber como começar a empreender e deixem esse hábito de lado depois que o negócio já se consolidou. Mas saiba que a busca por conhecimento deve fazer parte de toda a sua jornada empreendedora!

Afinal, o mercado está sempre evoluindo e acompanhar essas mudanças é essencial para que a sua empresa se mantenha competitiva e continue oferecendo soluções inovadoras (e o que é inovador hoje nem sempre é inovador amanhã, certo?).

5. Tenha uma equipe competente

Se você vai ter outras pessoas atuando no negócio, precisa tomar muito cuidado na hora de montar a sua equipe. Escolha pessoas dispostas, dedicadas e que estejam abertas a novas ideias. Se precisar, ofereça os treinamentos necessários e não deixe de investir nisso — afinal, você não é a única pessoa que precisa se manter atualizada para que o negócio prospere.

6. Entenda que empreender vai além de executar a sua atividade principal

O bom empreendedor precisa se dedicar a muitas coisas além da prestação de um bom serviço para o público ou a venda de um produto de qualidade. Para que a empresa tenha sucesso, isso não é suficiente.

Você também vai precisar fazer uma boa gestão financeira, liderar o seu time, fazer compras, pagar impostos, tomar decisões difíceis, entre outras coisas. E, muitas vezes, essa parte vai precisar de mais dedicação do que a execução da sua atividade principal. Esteja preparado para isso!

7. Conte com uma contabilidade de confiança

A contabilidade deve ser uma parceira do seu novo negócio em todos os momentos, desde a abertura da empresa até o cumprimento das obrigações mensais. Então, contar com uma contabilidade de confiança é a melhor dica que a gente pode dar para quem quer saber como começar a empreender!

Com isso, além de ter ajuda com toda a burocracia inicial, você consegue fazer um bom planejamento tributário para a empresa, o que vai te ajudar a tomar decisões mais inteligentes sobre as formas de tributação e economizar no pagamento de impostos sem deixar de cumprir nenhuma lei.

A contabilidade ainda vai ajudar a sua empresa a se manter em dia com o pagamento de impostos e envio de declarações, o que evita muitas dores de cabeças e penalidades aplicadas pela Receita Federal.

Conte com a Agilize para tornar o seu sonho realidade!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil e a parceira ideal para você que quer saber como começar a empreender. O nosso time está disponível para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar no processo de abertura da empresa, além de garantir o funcionamento do seu novo negócio conforme as leis.

A gente cuida de toda essa parte burocrática para que você possa se dedicar à parte mais estratégica da empresa, o que é essencial para que ela se estabeleça no mercado e cresça de forma saudável. Você só precisa acompanhar tudo o que acontece com a sua conta por meio da nossa plataforma, que é fácil de acessar e navegar!

Para receber uma proposta personalizada para o seu projeto, é só clicar abaixo e preencher o formulário!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Tipos de empreendedorismo: conheças algumas opções para seu negócio
  2. Como ser um empreendedor de sucesso? Confira o passo a passo!
  3. Qual a diferença entre MEI e ME? Saiba escolher!
';