Tipos de empreendedorismo: conheças algumas opções para seu negócio

tipos-de-empreendedorismo-qual-escolher

Ter um negócio e ser o seu próprio chefe é o segundo maior sonho dos brasileiros. Você sabia disso? Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 60% dos brasileiros têm vontade de empreender.

Mas para ser um empreendedor de sucesso, não basta ter vontade, não é mesmo? É preciso ter atitude e desenvolver as habilidades necessárias para criar e gerenciar uma empresa.

O primeiro passo para ter sucesso nessa jornada é conhecer os tipos de empreendedorismo e entender em qual deles você se encaixa. Assim vai ficar muito mais fácil planejar o seu negócio!

Aqui neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de empreendedorismo e saber como descobrir qual é o seu. E também vai descobrir quais são as habilidades mais valorizadas pelo mercado hoje e no futuro. Vamos lá?

  1. O que é ter uma atitude empreendedora?
  2. Quais são os principais tipos de empreendedorismo?
  3. Como identificar o seu tipo empreendedor?
  4. Quais as características de um empreendedor do futuro?
  5. Como se tornar empreendedor?

O que é ter uma atitude empreendedora?

Antes de falarmos sobre os tipos de empreendedorismo, é importante que você entenda bem esse conceito.

A verdade é que nem todos nascem empreendedores. Algumas pessoas já têm naturalmente a facilidade de ter novas ideias e o talento para desenvolvê-las, enquanto outras podem ter mais dificuldade.

A notícia boa é que dá, sim, para desenvolver uma atitude empreendedora e aumentar as suas chances de ter sucesso no mundo dos negócios.

Ter uma atitude empreendedora é estar sempre buscando soluções diferentes para os problemas das pessoas, usando a criatividade e a inovação. E, como já falamos aqui, não basta encontrar essas soluções, mas fazer o que for necessário para colocar essas ideias em prática.

Se você tem vontade de desenvolver o seu perfil empreendedor, essas são algumas habilidades que você pode (e deve!) desenvolver:

  • Iniciativa;
  • Resiliência;
  • Liderança;
  • Curiosidade;
  • Vontade de estar sempre aprendendo;
  • Ousadia;
  • Entre outras.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

Ainda antes de trabalhar na sua atitude empreendedora, é importante que você conheça os tipos de empreendedorismo e saiba em qual deles se encaixa. A partir daí, você pode desenvolver suas habilidades de acordo com o seu perfil, para que possa aproveitar todo o seu potencial. 

Empreendedorismo individual

O empreendedor individual é aquele que trabalha sozinho na criação e desenvolvimento do seu próprio negócio. O que não quer dizer que ele não possa ter parceiros nessa jornada, afinal, dificilmente alguém consegue criar e operar uma empresa sem fazer parcerias.

Mas as principais decisões e a maioria das atividades operacionais, neste tipo de empreendedorismo, são realizadas pelo próprio empreendedor.

Hoje em dia, esse é um dos tipos de empreendedorismo mais comuns, principalmente por causa da criação do MEI (Microempreendedor Individual), que é um tipo de empresa muito vantajoso, voltado para autônomos e pequenos empreendedores.

Empreendedorismo feminino

No empreendedorismo feminino as empresas são criadas e lideradas por mulheres, que mostram a sua capacidade de liderança e tomada de decisão e inspiram outras a fazer o mesmo.

Este tipo de empreendedorismo está muito ligado à luta por igualdade de gênero e inclusão social, pois traz visibilidade para o tema e mostra que as mulheres têm a mesma capacidade que os homens de estar à frente de negócios e ser bem-sucedidas em suas áreas de atuação.

Empreendedorismo verde

Este tipo de empreendedorismo se refere à busca por soluções para os problemas ambientais e ao desenvolvimento de negócios sustentáveis, que são aqueles que conseguem diminuir os impactos causados ao meio ambiente por suas atividades.

As empresas criadas por esses empreendedores buscam harmonizar a lucratividade com o compromisso de proteger o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma mais eficiente.

O empreendedorismo verde está em alta, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões ambientais.

tipos-de-empreendedorismo-opcoes

Empreendedorismo social

Já o empreendedorismo social é aquele que proporciona vantagens a um determinado grupo da sociedade. O foco aqui não é o lucro, apesar de ele ser possível, mas a melhoria das condições de vida desse grupo.

E aqui estamos falando sobre inclusão social, assistência médica, capacitação profissional, entre outras possibilidades.

Empreendedorismo cooperativo

Este tipo de empreendedorismo é caracterizado pela união de empreendedores para a colaboração entre si. A ideia é formar uma rede de apoio em que cada um contribui com seus produtos ou serviços, para que seus empreendimentos cresçam juntos.

A gestão da cooperativa deve ser democrática, com todos os envolvidos participando ativamente da tomada de decisões.

Empreendedorismo cultural

O empreendedorismo cultural é aquele focado no desenvolvimento e promoção de atividades culturais e artísticas, podendo englobar ainda atividades voltadas ao design e tecnologia.

A ideia é criar projetos culturais que tragam também impactos positivos para a sociedade e para a economia.

Empreendedorismo digital

Se você tem vontade de criar um negócio online, pode ser que empreender no digital seja o mais adequado para você. Neste tipo, o empreendedor busca soluções digitais, utilizando a internet para desenvolver, divulgar e vender suas ideias.

Essa é a porta de entrada de muitos empreendedores no mercado e uma área que está em constante evolução, já que a internet faz parte da vida de quase todo mundo e tem o poder de influenciar o mercado.

Empreendedorismo corporativo

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o empreendedorismo corporativo, que é um pouco diferente dos demais tipos. Isso porque ele não diz respeito à criação de um negócio, mas à adoção de uma mentalidade empreendedora por parte dos funcionários de uma empresa que já existe.

O empreendedor corporativo busca soluções criativas dentro do ambiente em que já atua, ajudando a organização a superar os seus desafios.

Como identificar o seu tipo empreendedor?

E aí, você já tem alguma ideia de qual seja o seu tipo empreendedor? Lendo até aqui, certamente você se identificou mais com uns do que com outros, mas refletir sobre alguns pontos vai ajudar você a identificar o seu perfil com mais facilidade!

Aposte no autoconhecimento

O primeiro passo para identificar o seu tipo empreendedor é saber quais são as suas forças e fraquezas. Mas aqui também é importante considerar os seus desejos, sonhos e objetivos de vida!

Identifique as suas habilidades

Depois é hora de refletir sobre as habilidades que você já tem, ou seja, no que você é bom. Analise a sua bagagem e as suas experiências de vida (não só profissionais), liste as suas principais habilidades e veja com qual tipo de empreendedorismo elas combinam melhor!

Peça feedbacks

Conversar com pessoas que já trabalharam contigo em projetos pessoais e profissionais também pode ser muito interessante para esse processo. Essas pessoas podem trazer perspectivas diferentes e muito valiosas para que você identifique seus pontos positivos e pontos de melhoria!

Inspire-se em outros empreendedores

Busque histórias de empreendedores de sucesso para se inspirar e tente perceber com quais delas você se identifica mais. Quais tipos de solução você mais admira? Entender isso vai te ajudar a saber mais sobre si mesmo!

Dica extra: seja flexível

Assim como o mercado, o seu perfil também pode mudar ao longo do tempo, afinal você está vivo e constantemente evoluindo. Então não deixe de prestar atenção às mudanças que podem acontecer com os seus sonhos, habilidades e objetivos.

Assim você consegue se desenvolver melhor e adaptar o empreendedorismo aos seus diferentes momentos de vida!

Quais as características do empreendedor do futuro?

Aqui neste artigo a gente falou bastante sobre ter e desenvolver habilidades, não é mesmo? Isso é fundamental para ter sucesso no mercado e saber gerenciar bem a operação do seu negócio, seja ele qual for.

O empreendedor deve estar sempre buscando evoluir e aprender, desenvolvendo novas habilidades e aprimorando aquelas que já tem.

Essas são as habilidades mais valorizadas pelo mercado hoje em dia e consideradas as características do empreendedor do futuro:

  • Lifelong learning: o empreendedor do futuro sabe que é preciso estar sempre se capacitando e se atualizando sobre o mercado, tendências e metodologias de gestão;
  • Criatividade: a criatividade e inovação são duas habilidades muito valorizadas no mercado, essenciais para que um negócio se destaque;
  • Pensamento crítico: é a capacidade de analisar fatos e formar a sua própria opinião;
  • Bom relacionamento: isso é muito importante para que o empreendedor tenha uma rede de contatos e possa usufruir de todas as vantagens que ela oferece;
  • Orientação por dados: o bom empreendedor coleta e analisa dados sobre os seus empreendimentos para aprender com eles e tomar decisões cada vez melhores.

Como se tornar empreendedor?

Se você tem vontade de empreender e abrir o seu próprio negócio, está no caminho certo. Afinal, o primeiro passo é identificar o seu perfil e as suas habilidades que podem ser exploradas nessa jornada.

O próximo passo é a capacitação. Você precisa entender quais habilidades faltam e trabalhar para desenvolvê-las, seja fazendo cursos ou buscando experiências práticas.

Depois é hora de começar a estruturar o seu negócio, fazendo um bom plano e estudando tanto o mercado como a concorrência. Isso vai ajudar a identificar lacunas que podem ser preenchidas com as suas soluções!

Ter uma boa rede de contatos também é importante. Para isso, participe de eventos, escute opiniões diferentes e converse com outras pessoas que também empreendem.

E não desista! Empreender nem sempre é fácil, mas é recompensador. Você provavelmente vai cometer erros e passar por algumas frustrações, mas tudo isso vai ser essencial para que você aprenda e se fortaleça para os próximos passos.

Conte com a Agilize para realizar esse sonho!

Nós somos a Agilize, empresa pioneira na contabilidade online no Brasil. Somos empreendedores e estamos ao seu lado para ajudar você a desenvolver todo seu potencial, cuidando de tudo para que você não precise se preocupar com a parte burocrática.

A gente te ajuda desde os primeiros passos, no momento da abertura da empresa, até o cumprimento de suas obrigações fiscais, tributárias e financeiras como empresário.

Quer saber como podemos ajudar na prática? Clique abaixo e preencha o formulário para receber uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. 15 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para investir em 2024
  2. Tendências do empreendedorismo 2024: o que você precisa saber?
  3. Quem pode ser microempreendedor individual (MEI)?
';