Como superar os desafios de empreender com inovação e tecnologia?

papo-de-quem-empreende-como-saber-momento-abrir-sua-empresa-desafios-de-empreender

Empreender é mesmo um desafio. O primeiro deles já vem logo no começo, na hora de encontrar um nicho. E eles não param de chegar — a gente precisa desenvolver ferramentas, obter recursos, montar um time, conseguir clientes… 

E é sobre eles que vamos falar hoje, aqui no segundo artigo que escrevo para o “Papo de Quem Empreende”. 

Eu sempre quis empreender e desde a época da faculdade tinha ideias sobre negócios. Alguns consegui tirar do papel, outros não. E já adianto que nem todas as ideias deram certo, mas o aprendizado foi muito valioso para chegar onde estou hoje, sendo um dos sócios da Agilize, uma empresa de sucesso que me orgulho de ter construído.

Estou aqui hoje para falar sobre as principais barreiras de empreender e mostrar o que fiz para superá-las. Como sou um profissional de tecnologia, vou trazer a minha experiência e conhecimento sobre essa área, combinado? E também vou deixar algumas dicas para você que quer começar a empreender, seja nessa área ou em outra.

Vamos lá?

  1. Principais desafios de empreender no ramo da tecnologia
  2. Quais estratégias foram eficazes para superar as limitações financeiras iniciais?
  3. O que fazer para posicionar e destacar uma empresa nova?
  4. Conselhos para quem está começando a empreender

Principais desafios de empreender no ramo da tecnologia

Para começar, acho muito importante dizer que quando comecei a empreender em inovação e tecnologia o Brasil vivia um momento diferente.

A verdade é que eu vivi uma era muito boa para a tecnologia. Teve de tudo: edital de inovação feito pelo governo, investimentos, VC, private equity, boom de startups, amadurecimento do ecossistema nacional com o surgimento dos primeiros unicórnios e muito desenvolvimento em Salvador, cidade em que eu morava na época e ainda moro.

Ainda assim, precisei vencer alguns obstáculos para chegar onde estou.

Minha primeira empresa faliu, como acontece com muita gente. Essa experiência, sem dúvidas, me trouxe muitos aprendizados. Na época, conseguimos aprovar mais de R$ 400 mil em um projeto de inovação chamado FazDelivery (sim, exatamente como o iFood) e acreditamos que somente desenvolver o software seria suficiente. 

Falhamos neste negócio pois não conseguimos superar o desafio de encarar a empresa como um todo, e focamos somente no desenvolvimento. Demoramos a entender que um negócio é muito mais do que uma solução — é preciso focar em vendas, marketing, gestão de pessoas, contabilidade e tantas outras coisas!

E agora quero fazer uma pausa para deixar um conselho para você que está começando a empreender: não é porque a sua primeira tentativa deu errado que as outras também vão dar. Não desista! Use toda a sua experiência como fonte de aprendizado e aplique as mudanças necessárias na próxima oportunidade.

Agora, voltando a falar sobre o tema central deste artigo, vou contar quais foram os meus principais obstáculos ao empreender com inovação e tecnologia, inclusive com a Agilize:

  • Encontrar um bom problema para resolver: eu acredito que empresa boa é aquela que resolve problemas reais;
  • Desenvolver a solução: depois de achar a dor, veio a hora de botar a cabeça para funcionar e desenvolver uma solução que atendesse a todas as necessidades do mercado;
  • Montar um time: a minha tendência inicial foi procurar somente pessoas da área de tecnologia, como eu, o que foi uma receita para o desastre. Demorei a perceber que uma empresa precisa de pessoas com habilidades técnicas e emocionais variadas — um bom time tem membros que se complementam;
  • Tomar decisões baseadas em dados: no primeiro momento, eu agia muito pela emoção, mesmo quando precisava tomar decisões determinantes para o futuro da empresa. Mas gerenciar um negócio exige também que a tomada de decisão seja feita de forma racional, com base em dados;
  • Levantar recursos: como qualquer empreendedor, precisei levantar e gerenciar recursos para fazer a empresa se manter e crescer — o que nem sempre foi fácil!

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

O que foi necessário para superar as limitações financeiras iniciais?

Bom, resolvi falar com mais detalhes sobre o desafio financeiro porque vejo que esse é um problema que muita gente enfrenta na hora de empreender, especialmente quem está dando os primeiros passos. E apesar de hoje termos as nossas contas equilibradas, teve um momento, lá no começo, em que o dinheiro simplesmente acabou e alguns sócios saíram do negócio.

E aí teve de tudo para fazer a empresa continuar funcionando: empréstimo pessoal, patrocínio (ou paitrocínio) e muita resiliência. Não podíamos desistir e não desistimos. 

Quando você tem um bom plano de negócios, você tem que confiar nele, mesmo que ele demore para apresentar os resultados. No nosso caso, essa persistência foi muito importante, até porque temos um modelo de assinatura de serviços. Começamos com poucos assinantes pagando mensalmente e só depois começamos a crescer.

Quando eu assumi como CEO da Agilize, a minha cabeça mudou da água para o vinho. Minha obsessão era vender cada dia mais. Melhoramos processos, contratamos vendedores, começamos a investir em marketing. A North Star Metric da empresa era, definitivamente, crescer em direção às estrelas, infinitamente. 

Foi a melhor decisão que tomamos! Mas levamos de 2013 até 2016 para entender isso e ter coragem de executar.

O que fazer para posicionar e destacar uma nova empresa?

Como falei, para ter sucesso empreendendo em tecnologia e inovação não basta ter uma boa solução. A empresa é muito mais do que a ferramenta que desenvolve. É preciso vender, conquistar e encantar clientes, cuidar da contabilidade, gerenciar finanças, montar e motivar um time. isso foi algo que aprendi na prática, depois de perder uma empresa, então já estou trazendo a dica aqui para você que está começando.

E de todas essas coisas, eu acho que o investimento em marketing e vendas foi o que fez toda a diferença no crescimento da Agilize. 

Nós não éramos líderes em contabilidade, então criamos um novo setor, a contabilidade online — e nos posicionamos como a primeira contabilidade online do Brasil, o que realmente fomos e somos. 

Não tínhamos muito dinheiro para investir em marketing, e colocamos o nome da empresa com a letra A. Por causa disso, aparecemos em primeiro lugar e muitas listas! Uma ideia simples, mas que trouxe resultados com pouco esforço.

Também usamos muitas provas sociais. No começo, tínhamos poucos clientes, mas atendíamos bem e oferecíamos um serviço de qualidade. Isso foi suficiente para receber novos clientes por indicação e feedbacks maravilhosos, que publicamos em nosso site e redes sociais.

Conselhos para quem está começando a empreender

Se você quer empreender em inovação e tecnologia, meu principal conselho é que pense grande, sem medo. Descubra uma dor real de um grupo enorme de pessoas ou empresas

Para isso, você precisa ter experiências, afinal, não dá para descobrir uma dor grande só olhando para dentro da própria cabeça. Então se jogue no mercado, converse, troque ideias, trabalhe em diferentes empresas. Construa um currículo sólido primeiro! 

É claro que existem os autodidatas que montam uma mega empresas a partir de um sonho, mas a maioria dos empreendedores que conheço montou suas boas empresas já com uma boa vivência. Não tenha pressa, pois os problemas sempre existirão. 

Outro conselho importante é sobre a escolha de sócios. Faça isso com muito cuidado e não passe de três. Eu, na verdade, manteria o número ideal de dois sócios. Crie um bom acordo societário! Se você é tech, ache alguém que goste de vendas e vice versa. Assim como a equipe, acredito que os sócios também precisam se completar.

Também é muito importante definir quem é o dono da parada. Para mim, a melhor regra de governança é a do 51/49. Quem tem 51, manda. Se for você, estude, se dedique e dê o seu máximo. Se não for, faça o mesmo e apoie o seu sócio. 

E tenha resiliência. Depois de toda a minha experiência, posso dizer que considero essa uma das soft skills mais importantes para o empreendedor. Se você não for resiliente, é melhor cair fora desse caminho, porque não vai dar certo! Como falei aqui, nem sempre a sua primeira tentativa vai ser bem-sucedida e você precisa se manter firme para usar os aprendizados em novas oportunidades sem deixar a peteca cair.

Conheça a Agilize!

Por fim, mas não menos importante, deixo o conselho de ter uma boa empresa de contabilidade ao seu lado. Um dos negócios que tive falhou nesse setor e tivemos grandes prejuízos, mesmo pagando caro ao contador que nos atendia. E foi justamente daí que veio a ideia de criar a Agilize — queríamos oferecer um serviço de qualidade e com um atendimento diferenciado.

É isso o que fazemos aqui! Estamos ao lado dos empreendedores em todos os momentos, desde a abertura da empresa até o cumprimento das obrigações de rotina. E a nossa plataforma foi criada de um empreendedor para os outros. Ou seja, ela tem tudo o que você precisa para saber tudo o que acontece com a sua contabilidade, mas sem precisar se preocupar com a parte burocrática, porque a gente cuida de tudo!

Para saber como eu e meu time podemos ajudar você e o seu time, é só clicar no botão abaixo para receber uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como saber que está na hora de abrir sua empresa?
  2. Tudo que é preciso para ser dono de empresa
  3. Quais os custos para manter uma empresa aberta?
';