Como fazer uma promoção que realmente vende!

Quem não gosta de uma promoção, não é mesmo?

Basta ouvir essa palavra que bate aquela curiosidade: quanto será?! Será que vale a pena?! Será imperdível?!

Entretanto, para despertar esse nível de interesse na em alguma ação que você faça para seus clientes, aprender como fazer uma promoção será essencial. Afinal, não basta apenas dar o desconto, existem várias outras coisas por trás!

como fazer uma promoção que realmente vende

Desse modo, só com o conhecimento na medida certa é que você conseguirá fazer uma promoção com potencial de dar certo de verdade!

Sem sombra de dúvidas, conhecer o comportamento do consumidor é o primeiro passo para aprender o jeito certo de “como fazer uma promoção” utilizando técnicas de persuasão. 

O resultado desejado em uma promoção é aquele que você já conhece: a venda dos seus produtos e/ou serviços em maior quantidade! O marketing e as vendas são conceitos importantes nesse sentido.

Ou seja, com uma ação promocional feita da maneira correta você conseguirá mais dinheiro, além do mais isso te deixará cada vez mais experiente para tentar ações cada vez mais ambiciosas. 

Existem coisas que a cada erro ou acerto você está mais preparado para o próximo passo, buscar como fazer uma promoção é um importante passo para a sua pequena ou média empresa nesse sentido.

Portanto, se deseja criar uma promoção irresistível e, além disso, descobrir o jeito certo de manter constância nos resultados positivos do seu negócio, fique atento aos tópicos que trouxemos para você a seguir:

  1. O que é e como fazer uma promoção?
  2. Como surgiu a Promoção?
  3. Como fazer uma promoção: passo a passo sem medo de errar!
  4. Como fazer uma promoção utilizando a internet
  5. Para ir além das promoções

O que é e como fazer uma promoção?

Para saber como fazer uma promoção, é preciso ter em mente que essa ação tem o objetivo de aumentar o faturamento em determinado período e necessita da análise de algumas questões para ter grande sucesso, como o comportamento do seu público.

A promoção de vendas, como o próprio nome sugere, é um conjunto de métodos e recursos que favorecem o aumento do faturamento do seu negócio devido a algum desconto ou condição especial, como brindes ou vouchers com descontos futuros.

Devemos frisar: essa estratégia deve ser muito bem elaborada, pois o objetivo é trazer um ganho real para o seu cliente, de contrário o tiro pode sair pela culatra e o seu negócio ser taxado como quem faz propagandas enganosas ou irrelevantes, tirando a sua credibilidade.

Afinal, é somente oferecendo uma proposta considerável para o seu cliente que você irá sensibilizá-lo ao ponto de estimulá-lo a adquirir o seu produto!

Entretanto, para que isso ocorra você deverá ter muita atenção, mas se você está aqui buscando como fazer uma promoção, certamente significa que você é uma pessoa inteligente e estratégica, então nos acompanhe.

Como fazer uma promoção: tudo tem limite!

Perceba que se você mantiver uma promoção durante muito tempo, correrá o risco de mal acostumar o seu consumidor, que jamais comprará pelo preço normal se sabe que a promoção é muito frequente. 

Da mesma forma que isso poderá prejudicar até mesmo a percepção de valor e preço real do seu produto/serviço, uma vez que muitos pensam que “o barato sai caro”. 

Ou seja, é preciso parcimônia e equilíbrio para aproveitar as oportunidades sem colocar em risco a credibilidade e o valor que o seu negócio passa ao apostar em promoções excessivas.

Para elaborar uma promoção você não precisa ter muito dinheiro em caixa!

Queremos que você saiba que buscar como fazer uma promoção é algo que todos os tipos e portes de negócio deveriam fazer, porque não é exclusividade de quem tem dinheiro para investir, muito pelo contrário.

Nesse sentido, sabemos que existem promoções espetaculares que custam caro, mas também existem promoções incríveis que não necessitam de investimento algum, e sim de inteligência e criatividade!

Por isso, reitero: o que fará toda diferença na hora de promover o seu serviço e/ou produto será o como fazer uma promoção que realmente seja atrativa para o seu público. 

Não adianta fazer uma promoção pensando em atingir quem você sonha ser o seu cliente. Você precisa focar no perfil de quem realmente já compra com você ou contrata o seu serviço.

Se quiser ir além nesse planejamento focado na pessoa certa, leia um pouco mais sobre personas e domine o assunto.

Pensando como atingir as pessoas certas, você conseguirá entender o que as pessoas precisam e o que você pode oferecer que irá verdadeiramente brilhar os olhos dela. Para isso você não precisa de dinheiro, apenas de criatividade!

Então, antes de partirmos para o tópico onde você aprenderá técnicas para usar de base para fazer uma promoção irresistível, quero compartilhar contigo um pouco de história e curiosidade.

Por isso, atente-se ao próximo tópico!

Como surgiu a promoção?

Você consegue imaginar que a busca de como fazer uma promoção acompanha a humanidade há milênios, passando por diferentes civilizações?

Consideramos esse ponto um fato curioso e que serve de exemplo para te mostrar que o empreendedorismo não é de hoje. 

Confira dois marcos importantíssimos na história do comércio, da prestação de serviços e das promoções em si:

Escambo

Desde que o ser humano passou a cultivar o próprio alimento, ele passou a se estabelecer e viver em um lugar específico, se organizando com outras pessoas e iniciando práticas como a agricultura, o artesanato e a produção têxtil.

Foi assim que surgiu o excedente, que por sua vez era o que restava além do que a pessoa precisava para o próprio consumo ou uso. Desde então os serviços e produtos passaram a ser vistos como algo de valor, uma moeda de troca por outros produtos e serviços.

A essa troca se dava o nome de escambo, e muito provavelmente foi aí que se iniciou o pensamento de como fazer uma promoção para atrair mais clientes e melhores propostas.

Aumento na escala dos meios de produção

A revolução industrial foi uma divisora de águas na história da produção dos bens materiais, desde então as coisas podem ser feita em grande quantidade e de maneira rápida.

Foi justamente com o crescimento na produção de diversos produtos que surgiu a necessidade de buscar como fazer uma promoção e assim escoar a grande produção para os consumidores.

E agora vamos para o “vamos ver”…

Como fazer uma promoção: passo a passo sem medo de errar!

Antes de você, empresário, pensar que é só buscar como fazer uma promoção e como num passe de mágica você terá uma ideia sensacional imediatamente, queremos que você coloque os pés no chão.

Isso não significa que você de fato não poderá ter alguma ideia sensacional e rápida, porém, queremos frisar a importância de um planejamento para que essas oportunidades sejam realmente estratégicas e com potencial de dar certo.

Fazer um planejamento não é nenhum bicho de 7 cabeças, e além do mais, é um esforcinho inicial que nem se compara a tantos bons frutos que você colherá mais à frente!

Por isso, prepare-se, pois compartilharei contigo o passo-a-passo para você realizar um planejamento que você poderá utilizar como base antes de partir para como fazer uma promoção, seja ela qual for.

Veja a seguir:

  1. Faça uma análise do cenário no qual o seu negócio está inserido: avalie o que a sua concorrência anda fazendo, o preço das coisas, o modo como o seu concorrente fala, o que ele diz, quais são os descontos oferecidos, quais são os períodos em que as promoções são feitas etc.
  2. Determine os públicos que você pode atingir em diferentes promoções: por exemplo, no dia das mães você pode atingir filhos mais jovens ou mais velhos? No natal qual é o perfil de quem geralmente compra com você? O que essas pessoas buscam? Do que elas gostam? O que você pode oferecer para o seu público em diferentes oportunidades e quem são essas diferentes pessoas.
  3. Defina quais técnicas promocionais você poderá utilizar para atingir os seus públicos em diferentes promoções: vales-brindes, descontos no preço, frete grátis, vouchers para descontos futuros, consultorias gratuitas, sorteios etc.
  4. Defina em quais períodos você pode aproveitar para fazer promoções: além das tradicionais datas do varejo (promoção de dia das mães etc), procure também datas que sejam especiais para o seu público (ex: dia do desenvolvedor, dia do advogado, dia do abraço, dia mundial da natureza etc) ou para a sua própria área de atuação (por exemplo, para a gente faz muito sentido fazermos uma promoção no dia da contabilidade!).
  5. Avalie meios de divulgar a sua promoção: panfletos, banners, e-mails, ligações por telefone etc. Importante frisar que com a internet, você consegue fazer divulgações mesmo sem investimento financeiro. Uma dica é pedir para amigos, funcionários e parentes compartilharem e te ajudarem, se for o caso!
  6. Se achar que faz sentido para o seu modelo, deixe registrado também os locais em que você pode fazer as promoções: áreas específicas da cidade, negócios parceiros etc.
  7. Caso você tenha funcionários, tenha em mente que você poderá fazer treinamentos específicos em cada promoção, por exemplo: qual abordagem utilizar no dia das mães, quais frases usar para convencer os clientes no natal, como se posicionar e qual postura ter, quais tipos de dúvida podem surgir e como tirá-las etc.
  8. Por fim, planeje meios de medir se a promoção realmente valeu a pena. Não basta fazer, é preciso saber onde errou e onde acertou, para consertar o que for necessário das próximas vezes e continuar replicando tudo o que deu certo até então!

Analise cada passo acima com muita atenção e carinho, entenda que cada uma dessas etapas tem uma função e que com isso em mãos você terá um material precioso para pensar em promoções incríveis!

Após essas informações, se você deseja saber mais especificamente sobre como fazer uma promoção no meio digital, veja o tópico abaixo. A internet é uma excelente ferramenta nos dias de hoje!

Como fazer uma promoção utilizando a internet

Trabalhar bem a sua presença no meio digital será fundamental para que o seu negócio faça promoções sem muito custo e obtenha o resultado desejado alcançando muita gente.

Quero deixar bem claro: sem esse tipo de presença, a sua empresa estará perdendo a chance de atingir o público sem gastar nada com isso, visto que hoje quase todas as pessoas utilizam a internet como forma de buscar por produtos e/ou serviços e que você pode fazer um perfil para o seu negócio gratuitamente.

Mas já avisamos, depois que as suas promoções na internet começam a dar resultado é um caminho sem volta. Quando você menos perceber, estará pensando além do como fazer uma promoção no facebook e como fazer uma promoção no Instagram, e passará a ter ambições de como fazer uma promoção no Ifood, no Waze e por aí vai…

Realmente, há muitos aplicativos, redes sociais e a recomendação é que você esteja presente em todas elas. Mas, um passo de cada vez! Primeiro se torne um empreendedor digital, depois aumente a sua atuação.

Entretanto, não adianta apenas estar presente se você não buscar se aprofundar e conhecer como elas funcionam. Só assim você poderá usufruir ao máximo das mesmas.

Portanto, para o primeiro e mais importante passo rumo a utilização das ferramentas digitais para saber como fazer uma promoção, siga as dicas a seguir:

  • Estude as ferramentas disponíveis nas redes sociais. Muitas disponibilizam cursos gratuitos sobre como utilizá-las e neles você aprende a ir além de simplesmente postar uma foto. Use as hashtags a seu favor, crie uma bio atrativa e estratégica, saiba quais perfis ficar de olho, crie enquetes e interatividade com o seu público nos stories e por aí vai…
  • Seja constante, utilize sempre a mesma linguagem, as mesmas cores etc. Isso traz profissionalismo. 
  • Poste com regularidade e interaja com os seus seguidores, não há nada melhor do que ouvir a opinião de quem está do outro lado da tela. Assim não tem como errar!

Agora, se deseja obter constância nesses resultados veja o próximo tópico!

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Como você pôde perceber, o “como fazer uma promoção” que resulte em sucesso realmente está sempre alinhado ao comportamento do consumidor.

Por outro lado, não há como negar que o comportamento de consumo se modifica e adapta a depender do meio em que está inserido. Em resumo: os hábitos, os valores, as tecnologias, as tendências e tudo mais.

Logo, se fizermos uma análise do meio atual, veremos o quanto a tecnologia faz parte das nossas vidas e como ela tem proporcionado mudanças que trazem agilidade, praticidade e tantos outros benefícios.

Portanto, não será surpresa para você se eu te disser que fazer o uso estratégico das ferramentas tecnológicas trará inúmeras vantagens para o seu negócio, correto?

Por isso, peço licença para lhe perguntar: você já ouviu falar das vantagens que um serviço de contabilidade online lhe trará?

Veja abaixo nesse vídeo super rápido e prático como o nosso serviço funciona:

Dito isso, após ter acesso às dicas incríveis de como fazer uma promoção, encontre na gente uma contabilidade parceira que irá ajudar com a tão sonhada constância nos resultados positivos do seu negócio.

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