Como organizar as finanças da empresa e sair do vermelho?

como-organizar-as-financas-da-empresa

Saber como organizar as finanças da empresa é essencial para evitar que ela fique no vermelho e adquira dívidas que possam prejudicar a sua saúde financeira. Em alguns casos, essas dívidas podem até mesmo tornar o negócio inviável.

Por isso é tão importante estar sempre de olho nas finanças, controlar bem o fluxo de caixa e sempre tomar decisões com base em dados, especialmente quando elas envolvem gastos.

Mas se a sua empresa já está endividada, não se desespere. Isso não quer dizer que a situação é irreversível. Com algumas medidas, é possível organizar as finanças da empresa e sair do vermelho. Continue lendo para saber o que fazer!

Principais causas de uma empresa endividada

O endividamento de uma empresa é a relação entre o total de dívidas e o seu patrimônio líquido. Ou seja, é uma medida de quanto dinheiro a empresa deve para terceiros em comparação com o dinheiro que ela possui.

Isso quer dizer que o endividamento pode ser um sinal de que a empresa está crescendo e investindo em seu futuro! Já tinha pensando nisso?

Porém, o mais comum é que o endividamento seja mesmo um sinal de que o negócio está passando por dificuldades financeiras. E isso pode ter várias causas — conheça as principais!

Má gestão financeira 

Uma das causas mais comuns do endividamento empresarial é a má gestão financeira, tanto das empresas como dos empreendedores.

Isso pode incluir gastos descontrolados, confusão entre o patrimônio da pessoa jurídica e da pessoa física, falta de planejamento orçamentário e despesas excessivas.

Para evitar que isso aconteça, confira aqui embaixo neste vídeo algumas dicas de como organizar as finanças da empresa!

Crises econômicas

Períodos de instabilidade econômica podem afetar negativamente as empresas, reduzindo suas receitas e levando ao endividamento.

Isso acontece principalmente quando a crise econômica impacta diretamente na receita de uma empresa que não possui uma reserva de caixa para emergência ou possui uma estrutura de custos fixos muito elevados.

Ou seja, a perda de receita somada a falta de planejamento e organização, obriga a empresa a recorrer a capital de terceiros, o que a mergulha no endividamento.

Taxas de juros altas

Quando recorre a capital de terceiros sem o devido planejamento ou de forma emergencial, a empresa acaba assumindo dívidas com juros extremamente maiores.

Os financiamentos e empréstimos com taxas de juros elevadas sobrecarregam as finanças da empresa, que se não se reorganizar o quanto antes, pode acabar transformando essas dívidas em uma verdadeira bola de neve.

3 sinais de que a sua empresa está no vermelho

Mas e aí, como saber como organizar as finanças da empresa? O primeiro passo é estar atento aos sinais para reconhecer o endividamento o mais rápido possível.

Assim, você consegue definir rapidamente os planos de como organizar as finanças da empresas e recuperar a sua saúde financeira.

Conheça os principais sinais!

Atraso no pagamento de contas

É importante estar atento ao controle de contas a pagar e garantir que as obrigações da empresa estão sendo cumpridas dentro do prazo — conseguir manter os pagamentos em dia é um bom sinal!

Caso não esteja conseguindo fazer os pagamentos em dia, esse é um sinal de alerta, pois a empresa pode estar começando a se endividar.

Agora, se as obrigações não estiverem sendo cumpridas, mesmo que fora do prazo, é um sinal do início ou agravamento do endividamento. A necessidade de entender o que levou a isso e de implementar planos de reorganização se torna urgente.

Redução da margem de lucro

Se mesmo com um fluxo constante de vendas e entrada de receita você estiver percebendo uma diminuição na margem de lucro, este é um sinal de que a empresa está com uma estrutura de custos e despesas além do necessário ou do que pode suportar.

É muito importante realizar um “raio-x” nessa estrutura de custos e despesas e entender onde será possível realizar ajustes.

Necessidade constante de fazer empréstimos

Um instrumento que deve ser utilizado e acompanhado frequentemente é o fluxo de caixa, pois ele mostra quando a empresa possui ou perde a capacidade de continuar arcando com suas obrigações de forma consistente.

A instabilidade no fluxo de caixa, obriga a empresa a buscar por empréstimos para conseguir continuar pagando as contas, seja pela diminuição da receita, pela elevação da despesa operacional ou ainda pela inadimplência dos clientes.

Como organizar as finanças da empresa? Veja nossas dicas

Organizar as finanças de uma empresa endividada é sempre um desafio. A complexidade do plano vai estar diretamente relacionada ao tamanho da dívida e ao tempo que você demorou para diagnosticar a situação, como já falamos antes.

Veja agora algumas dicas de como organizar as finanças da empresa e quitar as suas dívidas!

Avaliação financeira

O primeiro passo de como organizar as finanças da empresa é fazer uma avaliação minuciosa e realista sobre a atual situação, entendendo a fundo quais são as dívidas em aberto e os seus valores.

Faça uma planilha com cada dívida, o seu valor inicial e o valor atualizado com os juros.

Corte de despesas

O corte de despesas é uma ação emergencial que vai ajudar você a juntar os recursos necessários para pagar as dívidas. Identifique as áreas em que as despesas podem ser reduzidas, envolvendo a eliminação de gastos não essenciais ou a otimização de processos.

Negociação com credores

Após realizar os primeiros ajustes internos, é hora de ir para o externo da empresa e complementar o plano.

Entre em contato com os credores e negocie condições de pagamento melhores, como descontos, prazos mais longos ou taxas de juros reduzidas.

como-organizar-as-financas-da-empresa

Baixe o checklist com dicas para ter uma empresa financeiramente saudável

Outra forma de organizar as finanças da empresa é contar com ajuda profissional. E a contabilidade desempenha um papel fundamental na gestão financeira de todas as empresas, especialmente para aquelas que enfrentam problemas de endividamento.

Afinal, com ela é possível:

  • Manter o acompanhamento financeiro;
  • Planejar a estrutura financeira de uma empresa, focando em sua sustentabilidade;
  • Tomar decisões baseadas em informações e histórico do negócio;
  • Garantir a legalidade das operações.

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao seu lado neste desafio! Os nossos especialistas prepararam um checklist com dicas para ter uma empresa financeiramente saudável e livre de riscos.

Clique abaixo e acesse gratuitamente o passo a passo que você precisa seguir para organizar as finanças da empresa e fazer uma gestão adequada, que garante a saúde do seu caixa e diminui as chances de impactos negativos causados por imprevistos;

como-organizar-as-financas-da-empresa

Conte conosco! 

A Agilize é uma empresa de contabilidade que oferece suporte a empreendedores e prestadores de serviços na gestão financeira de seus negócios.

Com uma equipe preparada e pronta para ajudar a sua empresa a desenvolver os melhores caminhos de crescimento, aqui você encontra o suporte necessário para desenvolver o seu negócio.

Veja outros conteúdos selecionados para você:

  1. Aprenda como consultar dívidas no CNPJ
  2. Saiba como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial eficiente!
  3. Controle Financeiro Empresarial: saiba como zelar pela saúde do seu negócio em 2023
';