A importância das redes sociais para o empreendedor

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As redes sociais são ambientes virtuais que permitem conexões entre pessoas. Você certamente não precisa de muitas explicações sobre isso, certo? Afinal, 85% dos brasileiros estão presentes nas redes sociais, o que corresponde a 181 milhões de pessoas — um número muito significativo!

E se a gente tivesse que apostar, diria que você está presente em, pelo menos, uma rede social. Acertamos?

Mas e a sua empresa? Ela já tem uma boa presença digital? Você usa as redes sociais para se conectar com o seu público e transformar essa conexão em oportunidades de vendas e fidelização?

Hoje, essa é uma estratégia muito importante não só para as vendas, mas também para a imagem dos negócios. E é sobre a importância das redes sociais para empresas que vamos falar hoje! Aqui, você vai entender por que essa estratégia é cada vez mais valiosa e conferir as nossas dicas para mandar bem nas redes sociais da sua empresa.

Acompanhe!

  1. Qual a importância das redes sociais para os negócios?
  2. Quais as vantagens das redes sociais para empresas?
  3. Como utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios?
  4. Como construir um relacionamento duradouro com os clientes via redes sociais?

Qual a importância das redes sociais para os negócios?

O Brasil é o terceiro país do mundo em que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais. Por aqui, a média diária de uso é de 3 horas e 46 minutos. Durante esse tempo, as pessoas consomem conteúdos variados — postados por amigos, pessoas desconhecidas e também por marcas.

Segundo um estudo da MarketingSherpa, 95% dos adultos de até 34 anos seguem marcas nas redes sociais. E 64% das pessoas já compraram um produto ou contrataram um serviço após serem impactados por conteúdos nas redes sociais.

Isso quer dizer que o seu público está nas redes sociais, disposto a interagir com o seu conteúdo e até mesmo a fazer negócio com a sua empresa por causa desses conteúdos. E você, como empreendedor, não pode deixar passar essa oportunidade!

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Quais as vantagens das redes sociais para empresas?

Começou a entender a importância das redes sociais para as empresas? Então, fica aqui porque agora vamos listar as principais vantagens que elas podem trazer para o seu negócio!

Consolidação da marca

A presença nas redes sociais, além de aumentar as oportunidades de negócio, também é uma forma de trabalhar a imagem da empresa no mercado. Por meio da produção de conteúdo, a empresa pode se posicionar como uma autoridade na área de atuação, além de usar o espaço para mostrar quais são os seus valores, conquistas e objetivos.

Conexão com o público

As redes sociais nasceram com o objetivo de conectar pessoas. E por que não usá-las para conectar a sua empresa com pessoas? Nas redes isso acontece não só por meio da produção de conteúdo, mas também com a troca de mensagens — que pode acontecer nos comentários ou nas mensagens privadas.

É natural que as pessoas enviem dúvidas sobre os seus produtos e serviços ou que venham fazer comentários após receberem uma compra, por exemplo. Responder esses comentários é uma forma de se aproximar do público e obter informações valiosas sobre as expectativas e experiências das pessoas.

A interação nas redes sociais também mostra para o público que a empresa está disponível para oferecer suporte e que se importa com a opinião das pessoas.

Fidelização

Essa conexão criada nas redes sociais contribui muito com a fidelização dos clientes, que passam a gostar cada vez mais da marca e até mesmo a divulgá-la entre seus conhecidos.

Prospecção de novos clientes

A internet é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas da atualidade para prospectar novos clientes. E essa é uma das principais vantagens das redes sociais para empresas! 

Com a produção de conteúdo, é possível atingir públicos diferentes, em qualquer lugar do mundo. Até alguns anos atrás, isso era impossível ou exigia grandes investimentos. Hoje é possível fazer isso somente com um post — o que pode trazer clientes de todos os lugares para a sua empresa e aumentar o alcance da sua marca!

Mais tráfego para o seu site

Se você tem um e-commerce ou vende seus serviços pela internet, não pode deixar de estar presente nas redes sociais, já que elas são um grande catalisador de tráfego. 

Os posts têm capacidade de direcionar pessoas para a sua página, o que aumenta também os indicadores que são importantes para que ela seja encontrada nos buscadores, como o número de visitantes, tempo de permanência na página e autoridade do domínio.

Mais conhecimento sobre o público

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a oportunidade que as redes sociais oferecem para que os empresários aprendam sobre o seu público. E isso pode ser feito de diversas formas.

Uma delas é por meio da análise das métricas oferecidas pelas próprias plataformas. Normalmente, elas indicam onde estão as pessoas que consomem seu conteúdo, qual o gênero, idade, dispositivos mais utilizados, entre outras coisas. 

Somente isso já é importante e pode ser usado como base para a criação de novas estratégias.

Mas você pode adquirir conhecimento sobre o seu público ao interagir com eles. Você pode deixar perguntas nos posts para que as pessoas respondam nos comentários, por exemplo. Ou aproveitar que um cliente veio tirar uma dúvida via mensagem privada para perguntar sobre suas experiências e preferências.

Dessa forma, pode obter informações valiosas para a implementação de melhorias na sua empresa!

Como utilizar as redes sociais para promover pequenos negócios? 

Agora que já falamos bastante sobre a importância das redes sociais para a sua empresa, o que acha que passamos para a parte prática e falamos sobre como usá-las para promover o seu negócio?

Confira nossas dicas!

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Escolha as redes que o seu público usa

São muitas as opções de redes sociais e cada uma precisa de uma estratégia específica, isso porque o que funciona bem no Instagram, por exemplo, pode não ter a mesma performance no Tik Tok.

A notícia boa é que você não precisa estar em todas elas para conseguir usufruir dos benefícios que falamos acima. 

A nossa dica é que você escolha uma ou duas para começar. O mais importante é começar com qualidade, então não adianta escolher muitas redes se não conseguir entregar uma boa estratégia em cada uma delas.

E qual rede escolher? Aquela que o seu público mais usa! Faça pesquisas e converse com clientes antes de decidir. 

Estruture os seus perfis

Antes de começar a produzir conteúdos, você precisa dar uma atenção especial para a estrutura dos seus perfis. Eles devem ter uma foto que represente a sua empresa, um nome de usuário fácil de escrever e lembrar e uma descrição breve, mas que indique exatamente quais são os produtos ou serviços que você vende.

Se você presta um serviço local, não deixe de indicar em que cidade se encontra. Um salão de beleza, por exemplo, não consegue atender clientes de todo o Brasil. Nesse caso, é muito importante deixar claro em qual cidade ele está!

Produza conteúdo de valor

O conteúdo de valor é aquele que ajuda o cliente a resolver um problema. É claro que você pode (e deve) usar as suas redes sociais para falar dos seus produtos, mas também é muito importante trazer outros tipos de conteúdo.

Ficando com o exemplo do salão de beleza, as dicas de cuidados com os cabelos são uma ótima ideia de conteúdo, assim como o passo a passo para um penteado, por exemplo.

Esse tipo de conteúdo ajuda a atrair novos seguidores e faz com que eles continuem interagindo com os seus posts mesmo que não tenham intenção de fazer uma compra no momento — e essa interação é muito importante para que os seus conteúdos sejam entregues para mais pessoas!

Analise as métricas

As redes sociais costumam oferecer relatórios sobre os resultados de cada post. Ao analisar esses dados é uma forma de entender quais conteúdos são bem-aceitos pelo público e quais não trazem resultados tão bons assim.

Dessa forma, você consegue adequar os seus posts às expectativas do público, o que melhora os seus resultados e, consequentemente, o alcance dos conteúdos.

Como construir um relacionamento duradouro com os clientes via redes sociais?

Como você sabe, a importância das redes sociais para as empresas vai além das vendas. Essas ferramentas são excelentes aliadas na hora de criar um bom relacionamento com o cliente e fidelizá-lo. Saiba como fazer isso!

Interaja com os seguidores

O objetivo das redes sociais é gerar conexões e não tem como fazer isso sem interação, certo? Então não deixe de responder os comentários e mensagens privadas, especialmente quando são de clientes com dúvidas sobre os seus produtos ou serviços.

Quanto mais interações um conteúdo tiver, melhor para o seu alcance. Por isso, uma boa ideia é responder um comentário fazendo uma nova pergunta para o cliente. Assim ele recebe um estímulo para comentar novamente, respondendo a sua pergunta. E, dessa forma, você também demonstra interesse pela opinião do seu cliente.

Fique de olho nas suas mensagens privadas

Muitos clientes têm vergonha de deixar perguntas nos comentários e preferem fazer isso via mensagens privadas, por isso é muito importante que você fique de olho na sua caixa de entrada!

Por lá, você pode oferecer um atendimento ainda mais próximo, fazendo perguntas, chamando o cliente pelo nome e até mesmo enviando fotos ou vídeos que facilitem a comunicação.

Seja ágil

Ninguém gosta de enviar uma mensagem e só receber a resposta dias depois, não é mesmo? Então procure responder todas as mensagens com o máximo de agilidade possível.

Isso pode ser definitivo para a decisão de compra do cliente. Se ele enviou perguntas para duas marcas, por exemplo, são grandes as chances de ele fechar negócio com quem responder primeiro!

Ofereça um atendimento personalizado

Outra coisa que nenhum cliente gosta é ser atendido por um robô. A gente sabe que as automações são práticas e ajudam a economizar tempo, mas é preciso saber dosar.

A nossa sugestão é que você configure algumas mensagens automáticas para o início do atendimento e, depois, parta para o contato humano. E mesmo depois de estar pessoalmente atendendo os clientes, é importante deixar claro que ele está sendo atendido por uma pessoa.

Treine o seu time para se apresentar logo no início do atendimento, chamar o cliente sempre pelo nome e mostrar que está realmente prestando atenção ao que está sendo dito. Se não for a primeira vez que o cliente interage, dar uma olhada nas mensagens antigas pode ser uma boa!

Poste com frequência

E não é só com as mensagens que você consegue criar conexão com o seu público — também dá para fazer isso por meio dos seus conteúdos! Uma dica valiosa é postar com frequência — afinal, quem não é visto, não é lembrado.

É muito mais fácil o cliente se sentir próximo de uma marca quando ela está constantemente no seu feed, trazendo conteúdos interessantes e que realmente ajudam com as questões do dia a dia!

Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, primeira contabilidade online do Brasil, e de conexão com os clientes a gente entende muito bem. Afinal, temos mais de 20 mil clientes satisfeitos e acabamos de ganhar selo RA 1000 no Reclame Aqui, que premia empresas que oferecem um atendimento de excelência.

Aqui no nosso blog, você encontra diversos conteúdos que vão ajudar a abrir a sua empresa e a gerenciá-la da melhor maneira possível. E, além disso, você também pode contar com os nossos serviços de contabilidade!

Nós temos um time de especialistas que está sempre pronto para tirar todas as suas dúvidas — porque a gente sabe que nem todo empreendedor entende muito sobre contabilidade.

Nós estamos ao seu lado a todo momento, desde a abertura da empresa até o envio de obrigações acessórias, passando, claro, pela apuração mensal dos seus impostos, para que a sua empresa esteja sempre em dia com a receita Federal.

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