Como fazer uma boa gestão de empresa?

gestão de empresa

Uma boa gestão de empresa é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Sem isso, dificilmente a empresa conseguirá se manter sustentável, o que pode fazer com que traga prejuízos para o empreendedor ou precise encerrar as suas atividades.

Começar um negócio sem estudar gestão de empresas é uma falha que muitos empreendedores cometem, acreditando que as coisas podem se resolver sozinhas e que, ao longo do tempo, vai ganhar experiência suficiente para uma gestão eficiente.

Entretanto, a empresa precisa ser bem gerida desde os seus primeiros passos, para que cresça de forma sustentável e traga os resultados esperados.

Por isso, neste artigo, vamos falar mais sobre o tema para ajudar você a ser um bom gestor para o seu negócio. Além de saber o que está envolvido em uma gestão de empresas, você vai entender a importância de adotar essas práticas e conferir as nossas dicas.

Boa leitura!

  1. Primeiro, entenda o que é gestão de empresa
  2. Conheça a importância da gestão empresarial
  3. Quais são as vantagens de realizar uma boa gestão de empresas?
  4. Conheça os tipos de gestão de empresa
  5. Veja algumas dicas para gerenciar uma empresa com excelência
  6. Descubra algumas ferramentas que vão te ajudar na gestão empresarial

Primeiro, entenda o que é gestão de empresa

A gestão de empresas é um conjunto de ações voltadas para a condução do negócio aos melhores resultados possíveis. Isso envolve a organização de processos de todas as áreas da empresa, uma boa gestão dos recursos financeiros e materiais, das pessoas e de tudo aquilo o que é necessário para a sua manutenção.

Ou seja, a gestão de empresa é um conceito amplo, que abrange estratégias, atividades e análise de dados. Para dominá-lo, é preciso conhecer técnicas e desenvolver algumas habilidades interpessoais, como boa comunicação, trabalho em equipe e liderança.

É muito importante que a gestão empresarial seja feita por alguém com essas competências. Ser sócio de uma empresa não torna alguém automaticamente um gestor. Portanto, se você ainda não se sente preparado para gerir o seu negócio da forma como ele precisa, boas opções podem ser a contratação de um especialista e a dedicação aos estudos para se capacitar.

Conheça a importância da gestão empresarial

A boa gestão de uma empresa é imprescindível para que ela se mantenha funcionando e traga resultados positivos. A empresa que não dá lucro dificilmente se manterá ativa por muito tempo, afinal, o lucro é o objetivo da grande maioria dos negócios.

No Brasil, 48% das empresas encerram suas atividades em até três anos após a abertura por conta da má gestão.

Sem esse tipo de estratégia, o empresário corre o risco de aplicar mal os seus recursos, gastar mais do que ganha, não conseguir motivar o seu time, não conquistar a quantidade adequada de clientes ou não conseguir mantê-los, se confundir com o pagamento de impostos, entre outras coisas.

Quais são as vantagens de realizar uma boa gestão de empresa?

Quando a empresa tem uma boa gestão, por outro lado, pode usufruir de diversos benefícios.

Redução de gastos

A redução de gastos colabora para que a balança econômica do negócio esteja sempre equilibrada. Como falamos aqui, o lucro é o principal objetivo do empresário e, quanto menos a empresa gasta para a realização das suas atividades, mais lucrativa ela é.

O gestor que tem capacidade de otimizar os gastos e cortar aqueles que são desnecessários ou trazem poucos resultados, consegue manter em dia a saúde financeira do seu negócio, evitando crises e garantindo a sua lucratividade.

Aumento da produtividade

O bom gestor conhece bem os processos realizados pela empresa e, por isso, consegue definir estratégias para utilizá-los. O resultado é um trabalho mais produtivo e mais rentável, feito com mais agilidade, menos custos e menos incidência de erros.

Conheça as vantagens de fazer uma boa gestão de empresa

Melhor comunicação

A comunicação falha pode prejudicar todos os setores da empresa, por isso a boa gestão é tão importante nesse sentido – o bom gestor entende a importância de uma comunicação clara e objetiva, feita para todos os colaboradores.

Assim, todos entendem quais são as condutas e cuidados necessários para a realização de suas atividades, quais são os objetivos da empresa e tudo o que precisa ser feito para que eles sejam atingidos.

Mais conhecimento sobre o negócio e seus clientes

O bom gestor está sempre envolvido nos processos do negócio, o que traz conhecimento sobre as áreas da empresa e as particularidades de cada uma delas. Dessa forma, é mais fácil tomar decisões, encontrar gargalos e pontos fracos a serem melhorados e pontos fortes a serem potencializados.

A gestão de empresas também traz mais conhecimento sobre os clientes, seu comportamento e suas preferências. Assim, fica mais fácil planejar o desenvolvimento de produtos, marketing e vendas, fidelização de clientes, comunicação, entre outras coisas.

Conheça os tipos de gestão de empresa

Existem várias formas de aplicar estratégias de gestão empresarial em um negócio. A seguir, falamos mais sobre as principais!

Ciclo de Inovação

Neste tipo de gestão, o foco é na competitividade, com o objetivo de manter o negócio sempre um passo à frente da concorrência. Por isso, a maioria dos esforços do gestor é voltada para processos e produtos inovadores.

Este é um método muito utilizado por empresas de tecnologia, por exemplo, que estão sempre buscando novas ideias e funcionalidades para seus produtos.

Ciclo de Deming

O Ciclo de Deming também é chamado de PDCA, e é um ciclo que envolve planejamento, execução, análise de resultados e ação.

Em resumo, o gestor planeja ações necessárias para que a empresa atinja seus objetivos, executa o que foi planejado, analisa os resultados e planeja novas ações para melhorar aqueles pontos que não saíram conforme esperado.

Este tipo de gestão de empresas é muito aplicado em indústrias e na gestão de recursos humanos.

Cadeia de Valor

Já a cadeia de valor é um tipo de gestão de empresa voltada para metas específicas. O objetivo aqui é gerar valor para todos os processos desenvolvidos pela organização, com foco no público-alvo e na sua satisfação.

Ou seja, todas as ações da gestão devem ser pautadas nas expectativas, desejos e necessidades dos clientes. Portanto, é fundamental realizar um estudo sobre o comportamento dos consumidores.

Este tipo de gestão é mais utilizado por empresas de varejo.

Veja algumas dicas para gerenciar uma empresa com excelência

Agora vamos partir para a prática? Separamos aqui algumas dicas que vão ajudar a fazer uma gestão de empresa eficiente, valorizando os seus pontos fortes e contornando os pontos fracos. Acompanhe!

Conheça bem o seu negócio

Esse é um ponto básico, porém fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de gestão. o gestor que não conhece bem a sua empresa dificilmente conseguirá tomar decisões acertadas, já que elas precisam considerar as particularidades do negócio e os dados sobre ele.

Para ter esse conhecimento, além de analisar indicadores com frequência e atenção, você também pode conversar com colaboradores, observar o mercado,  a concorrência, pedir feedbacks a fornecedores, entre outras coisas.

Todas essas ações vão ajudar a conhecer melhor a empresa e o contexto na qual está inserida, incluindo as sazonalidades do mercado. Assim, aos poucos, você cria inteligência sobre o negócio!

Valorize feedbacks

Pedir feedbacks é uma excelente forma de mapear pontos fortes e fracos do negócio. Os feedbacks dos clientes são essenciais para que você planeje melhorias e entenda como está a aceitação dos seus produtos ou serviços perante o mercado. Além disso, estar aberto a receber esse tipo de retorno mostra para o público que a empresa valoriza a sua opinião.

Também é importante colher feedbacks internos, vindos de funcionários das mais diversas áreas. Dessa forma, é possível planejar melhorias nos processos para fazer entregas com mais qualidade e manter todo o time engajado.

Controle muito bem as finanças

As finanças são um ponto crucial para a empresa, já que, sem lucro, dificilmente o negócio conseguirá se manter. Nunca misture as suas finanças pessoais com as da empresa e não deixe de controlar o seu fluxo de caixa.

Manter as finanças organizadas e controladas é o primeiro passo para uma vida financeira saudável. Além disso, tenha todos os seus custos e despesas listados, corte aqueles que são desnecessários e defina uma política de precificação e descontos.

veja dicas de como fazer uma gestão de empresa eficiente

Saiba negociar

Quem faz gestão de empresa precisa ser um bom negociador. Afinal, a negociação faz parte de muitos aspectos do trabalho! Você vai precisar negociar condições de trabalho e salários com seus colaboradores, preços e condições de pagamento com fornecedores, valores e descontos com os clientes, etc.

Por isso, não deixe de investir no desenvolvimento dessa habilidade! Você pode aprender técnicas de discussão e argumentação, estudar sobre gatilhos mentais e praticar a sua oratória.

Tudo isso também vai contribuir para que você tenha um discurso claro e seguro, o que passa mais confiança tanto para o seu time como para fornecedores e clientes.

Não tenha medo de inovar

Hoje em dia, os modismos são cada vez mais intensos e analisar as tendências de mercado faz você se adiantar e aproveitá-las antes da concorrência. Lançar produtos e serviços inovadores é uma forma de se destacar no mercado e  atrair a atenção de clientes novos e antigos.

Tudo isso, é claro, deve ser feito com muito cuidado, para que a empresa não invista mais recursos do que deveria em inovação. A nossa dica é que a empresa separe um percentual da verba para inovação! 

Além disso, é preciso fazer estudos de viabilidade antes de lançar novos produtos. Tudo isso de forma rápida, para não perder o timing!

Ferramentas que vão te ajudar na gestão empresarial

Além de seguir essas dicas, você também pode adotar na gestão de empresa algumas ferramentas que vão facilitar o trabalho, ajudar a definir ações e organizar processos:

  • Análise SWOT: é uma metodologia que permite identificar fraquezas, forças, oportunidades e ameaças;
  • 5W2H: excelente ferramenta para a criação de planos de ação e organização de funções, além de ter fácil aplicação;
  • Planejamento estratégico empresarial: é o documento que define tudo o que será feito por uma empresa em determinado período, estabelecendo objetivos, metas, indicadores e ações, além de trazer informações sobre o mercado, público e concorrentes;
  • Project Model Canvas: versão simplificada do planejamento estratégico, ele foca nas fontes de receita, relacionamento com clientes, atividades-chave, estrutura de custos e canais de comunicação;
  • Ciclo PDCA: é uma ferramenta que permite a implementação de mudanças, por meio do planejamento, execução, análise de resultados e implementação de melhorias.

Conheça a Agilize!

Também faz parte das atividades de gestão da empresa garantir que o negócio esteja funcionando de acordo com a legislação. O Brasil tem um sistema tributário complexo e os negócios têm uma série de obrigações que, se não forem cumpridas, podem trazer sérios problemas com as autoridades.

Para isso, você pode contar com a gente! A Agilize é entusiasta do empreendedorismo e a primeira contabilidade online do Brasil. A nossa missão é descomplicar a contabilidade para você. Nós cuidamos de tudo e garantimos que seu negócio está funcionando dentro da legalidade para que você tenha tempo de se dedicar a decisões estratégicas e às atividades de gestão.


E como um bom gestor precisa entender tudo o que se passa na empresa, nós desenvolvemos uma plataforma simples e intuitiva para que você acompanhe tudo na palma da sua mão, usando o seu celular ou computador. É lá que nossos especialistas cadastram todos os dados sobre a empresa de forma clara e transparente, sem palavras difíceis, para que você entenda tudo!

Para saber como podemos ajudar na gestão da sua empresa, é só preencher o formulário abaixo e receber uma proposta personalizada!