O que é inovação: a chave do sucesso no século 21

A cada dia que passa, falar sobre o que é inovação e seus impactos se torna algo mais frequente. Você já viu alguma discussão sobre o conceito de inovação?

Nesse sentido, esse assunto não mais se restringe a um pequeno grupo de pessoas, nem às grandes empresas, muito menos somente pessoas que têm dinheiro.

A inovação está presente no dia-a-dia de todos, principalmente dos micro e pequenos empreendedores que buscam apresentar uma nova ideia para o mercado e, assim, consolidar o próprio negócio em um caminho promissor e inovador.

Portanto, além de descobrir o que é inovação, conheça nesse artigo os principais pontos sobre esse tema que está movimentando o cenário empreendedor:

Entenda o que é Inovação

O que é inovação: o conceito de inovação é fazer algo novo (uma nova ideia, um novo produto, serviço, etc), ou algo já conhecido, mas de uma maneira diferente (inovadora). Inovação requer criatividade e coragem para traçar um caminho que ninguém traçou antes. 

Aqui vale ressaltar que o conceito de sucesso é subjetivo.

O que é inovação: uma peça importante para vencer a concorrência.

Por exemplo, existe um serviço tradicional de uma empresa tradicional que apresenta vários problemas na vida das pessoas, mas só existe esse serviço no mercado. Isso é muito comum dentre as empresas telefônicas ou provedoras de internet, por exemplo.

Um tempo depois, uma pessoa pode pensar em uma forma de resolver todos esses problemas mudando a maneira como o serviço é prestado, é justamente assim que ela estará inovando!

A inovação significa melhorar algo, seja trazendo uma ideia completamente nova, ou melhorando processos, metodologias e jeitos de se fazer alguma coisa. Essa é a definição de inovação.

Seja um novo serviço a ser prestado, um produto novo a ser vendido, um jeito diferente de atender os clientes, de fazer promoções, uma maneira nova de treinar os funcionários… tudo está apto a ser inovado, e assim, será melhorado!

E nas empresas, o que significa inovação?

Na perspectiva das empresas, a explicação sobre “o que é inovação” está associada ao sucesso da ideia. 

Ou seja, não adianta descobrir ou criar algo novo, se não avaliar a sua aceitação para a captação de clientes e focar no sucesso dessa inovação.

Ou seja, não adianta ter a melhor ideia do mundo, se ela não for aceita e abraçada por quem realmente importa: quem vai usá-la, consumi-la. Isso é inerente ao conceito de inovação.

Pessoas pesquisando o que é inovação em mercados e produtos.

Indo mais além, saiba que muitas pessoas costumam confundir os conceitos de descoberta, invenção e inovação. 

Assim, saiba que, muitas vezes, são coisas que se complementam, mas os conceitos são diferentes entre si.

Por isso, diferenciá-los é necessário para que o seu entendimento fique ainda mais claro no momento em que for pensar para colocar a inovação em prática.

  • Descoberta: está ligada à atividade científica e possui como objetivo ampliar a fronteira do conhecimento, é o ato de descobrir algo novo. Um novo conceito com base em dados, uma nova fórmula nunca antes encontrada, uma resposta para alguma questão levantada há tempos… Exemplo: descoberta de um novo elemento da natureza, descoberta da vacina para uma doença etc.
  • Invenção: possui como proposta a criação de algo novo, que ainda não existe no mundo. Exemplo: a invenção da internet, do relógio de pulso etc.
  • Inovação: está ligada à melhoria de um serviço, produto ou processo existente, e está ligada também a criação de algo completamente novo, mas que pode ser comercializado, que gere negócio. Exemplo: a Contabilidade Online inovou ao oferecer um modelo de serviço de contabilidade/contador diferente de tudo o que já conhecíamos até então.

Está conseguindo acompanhar o que é inovação? Perceba que a descoberta e a invenção também podem fazer parte dela, mas não necessariamente!

Vantagens da inovação no empreendedorismo

Após descobrir o que é inovação e a sua relação com a empresa, devo dizer que todo produto e/ou serviço, que possui uma proposta inovadora, aumentará as chances de trazer um bom resultado para o negócio.

E é natural que isso ocorra, pois a inovação parte do princípio da preocupação com a satisfação do cliente e da busca por melhorar algo.

Entender o que é inovação é a chave do sucesso.

Por isso, conheça as principais vantagens que a inovação poderá trazer para o seu empreendimento:

Valor agregado

Investir em inovação fará com que o seu cliente perceba o seu negócio como algo atualizado, que busca melhorar a cada dia e que se importa em oferecer processos cada vez mais eficientes.

Inclusive, eficiência e eficácia são dois conceitos distintos e que merecem a sua atenção. Clique aqui para saber mais sobre eles!

Nesse sentido, demonstrar que busca a melhora constante do seu negócio, aumentará as suas chances de se tornar referência na área, criará tendência no seu mercado e agregará valor ao  seu negócio (tanto na imagem, quanto na própria eficiência, que tende a trazer mais faturamento).

Sobrevivência

Reinventar-se será necessário, caso queira ser um profissional que se consolidará no mercado dinâmico que vivemos não somente hoje, mas daqui para frente.

A pandemia do Coronavírus, por exemplo, é a prova viva de que estamos realmente sujeitos a inúmeras situações às quais não podemos prever. 

É justamente por isso que precisamos estar com o olhar sempre atento, e ter a mentalidade voltada para a inovação é ótima no sentido de buscarmos soluções para os problemas que surgem.

Portanto, se você busca o que é inovação, aconselhamos que você invista nisso, para que assim possa ter mais segurança frente às adversidades.

Motivação

Promover a cultura da inovação na sua empresa, caso já tenha uma, lhe permitirá ouvir não só os seus clientes, mas também os seus colaboradores.

E, nesse sentido, saiba que escutar os colaboradores é imprescindível para além de colher opiniões importantes de quem está na linha de frente, também ser um jeito de motivar e mostrar o seu poder de escuta. 

Afinal, demonstrará o quanto a opinião deles é importante, e isso colabora com o aumento da produtividade.

Percebeu como entender o que é inovação envolve tantas outras questões ao redor?

Relações duradouras

Inovar reforça o interesse dos consumidores pelo seu serviço e/ou produto, gerando um público mais engajado e curioso pelo seu negócio.

Veja o que é inovação na prática com esses exemplos

Para não restar dúvidas sobre o que é inovação, compartilharei contigo alguns exemplos reais de negócios que optaram por esse caminho da inovação e tiveram resultados incríveis!

Veja a seguir:

Insana

É uma cervejaria artesanal do Paraná. 

Foi a responsável pela criação da primeira cerveja feita à base de pinhão no mundo.

A ideia surgiu do desejo de contribuição para a conservação ambiental, através da preservação das araucárias, sendo a criação da cerveja de pinhão a forma que encontraram para chamar a atenção para o tema.

Livre

É uma startup responsável pela criação de kits motorizados acopláveis a qualquer tipo de cadeira de rodas. Tecnologia do bem!

Isso agrega valor para o cadeirante ao permitir mais autonomia e mobilidade para o seu dia-a-dia.

É o exemplo claro do que é inovação movida para o bem, com impacto social positivo, ajudando a vida das pessoas.

Raio-X

O Raio-X surgiu com o propósito de que os clientes possam entender o que acontece por trás das suas vendas, otimizando a gestão financeira de todos.

Na prática, eles facilitam a gestão das vendas com cartão e vouchers.

É o tipo de startup que se baseia em melhorar processos que por si só já são avanços tecnológicos, como o próprio cartão de crédito e as maquininhas.

Por isso os processos estão cada vez mais otimizados: melhoria em cima de melhoria.

Quem ganha é o empresário, que conta com ferramentas cada vez mais produtivas e acessíveis.

Sicoob Coopercredi

É uma Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São Paulo, Ribeirão Pires e Mauá.

Após um mapeamento interno, identificaram a necessidade de ferramentas de automação. Então, depois dessa implementação, perceberam uma redução de até 72% no tempo gasto para solicitação de serviços!

Além disso, obtiveram também uma economia de 50% na impressão dos documentos e uma melhora considerável no processo de gestão.

Ou seja: o que é inovação? R: o caminho para o sucesso!

Agilize

Somos a primeira contabilidade online do Brasil, portanto, levamos o conceito de inovar ao pé da letra.

Somos a startup responsável por automatizar diversos processos da contabilidade, organizando e centralizando informações, agilizando o processo e trazendo um modelo no qual os clientes podem acompanhar tudo 100% online.

Ou seja, inovamos no tradicional jeito com o qual as empresas estavam acostumadas a ter o seu tradicional contador

Isso sem contar com as funcionalidades extras que oferecemos aos clientes, que não estão diretamente relacionadas à inovação em relação à contabilidade, mas são uma verdadeira mão na roda, como um sistema financeiro gratuito, um software de RH super eficiente, calculadoras que calculam os tributos automaticamente etc.

Ou seja, perceba que a inovação é algo quase que viciante: uma vez que você inova e colhe os bons frutos disso, passa a querer inovar em tudo o que puder ser melhorado. Afinal, toda melhoria é sempre bem vinda!

Paradigmas da inovação

Creio que agora você já desmistificou o que é inovação e sabe que, hoje, ela está ao alcance de todos, basta querer e se interessar sobre o tema.

Isso é importante, pois a Singularity University, no começo de 2021, divulgou um relatório falando sobre o impacto e a importância da inovação nos próximos anos. 

Ou seja, isso está tão em evidência que já está chegando ao patamar dos estudos acadêmicos e científicos!

A inteligência ao redor de o que é inovação.

Portanto, para te ajudar e ficar ainda mais por dentro do tema, a inovar e transformar o seu negócio, compartilho os três principais paradigmas da inovação a seguir:

Inovação que gera mercado

Produtos e serviços inovadores que geram mercado. Tornam-se acessíveis e transformam a economia (ex: Globoplay, Amazon Prime etc).

Inovação de sustentação 

É o tipo mais comum. Todo negócio que aperfeiçoa um serviço ou produto (novos modelos de carro, smartphone, etc) está associado a esse tipo de inovação. (ex: o iPhone 8 é uma inovação do iPhone 7)

Inovação de eficiência

Retrata bem o conceito de inovar. Aqui, fica mais restrita ao ambiente interno. 

Surge de resultados de pesquisas e aperfeiçoamento. Geralmente, adotada em estratégias de marketing e vendas, gestão, etc.

Gostou do conteúdo? A inovação está em nosso DNA, amamos falar sobre isso!

Se quiser entender como funciona a Contabilidade Online, veja a mágica da nossa inovação, na prática, esse vídeo curtinho abaixo e entenda melhor:

Por fim, te convido a solicitar o nosso contato para receber uma proposta personalizada para a realidade do seu negócio. Você receberá tudo bem explicadinho, com prazos, valores, benefícios incluídos e tudo mais. 

Somos a primeira contabilidade online do Brasil, uma contabilidade feita por contadores, fiscalizada e regulamentada, que facilita as coisas através do uso da tecnologia, centralizando e organizando as informações em um sistema próprio para você nunca mais ter que mexer em papelada.

Além do mais, o nosso time de atendimento é treinado e motivado a ajudar. 

Fazemos questão de ter um papo diferenciado, com muita prestatividade para atender você da maneira que você merece.

Solicite uma proposta logo abaixo e conheça o nosso serviço: