Como fazer um bom planejamento estratégico empresarial

gestores fazendo um planejamento estratégico empresarial

O planejamento estratégico empresarial funciona como um guia para tudo o que será feito na empresa em um determinado período. É ele que estipula metas e ações para atingi-las, além de trazer dados e estudos sobre o mercado  sobre o próprio negócio, que justificam as ações a serem aplicadas.

O planejamento é uma ferramenta de extrema importância dentro da empresa, pois, como falamos, ele guia todos os funcionários ao longo de suas atividades em um determinado período – normalmente um ano, mas é possível fazer planejamentos para períodos maiores ou menores, a depender das particularidades de cada negócio.

Hoje, neste conteúdo, você vai saber mais sobre o planejamento estratégico empresarial. Aqui vamos explicar o que é esse documento e qual a sua importância, além de mostrar o passo a passo de como criar o seu e trazer algumas dicas de ferramentas que vão facilitar a sua elaboração.

Boa leitura!

  1. Entenda o que é o planejamento estratégico empresarial
  2. Conheça o objetivo do planejamento estratégico empresarial
  3. Importância e vantanges do planejamento estratégico empresarial
  4. Veja o passo a passo de como fazer um planejamento estratégico para empresa
  5. Descubra algumas ferramentas que vão te ajudar a montar um planejamento estratégico empresarial

O que é o planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico empresarial é uma metodologia usada para definir objetivos e metas para uma empresa. Além disso, ele também deve listar quais são as ações necessárias para que esses pontos sejam atingidos.

Nós podemos compará-lo a um mapa, já que ele quem vai dizer ao time onde a empresa quer chegar e qual o melhor caminho a ser seguido.

Para a elaboração do planejamento estratégico empresarial, é preciso considerar pontos como o mercado no qual o negócio está inserido, os concorrentes, o comportamento do seu consumidor, os valores da empresa, os recursos disponíveis, entre outras coisas, sobre as quais falaremos com mais detalhes ainda neste conteúdo. 

Conheça o objetivo do planejamento estratégico empresarial

Com tudo o que você leu até aqui, já deve saber qual é oprincipal objetivo do planejamento estratégico empresarial, não é mesmo? Ele ajuda a empresa a criar estratégias para atingir os resultados almejados.

Mas, além disso, a sua elaboração tem ainda alguns outros objetivos:

  • aumentar da produtividade dos colaboradores;
  • direcionar a alocação de recursos;
  • ajudar a empresa a se adaptar às mudanças do mercado;
  • integrar a equipe;
  • ajudar os gestores a projetarem possíveis desafios;
  • prever riscos e permitir o planejamento de ações emergenciais;
  • facilitar o lançamento de novos produtos;
  • posicionar a marca no mercado;
  • aumentar faturamento e lucro.

Entenda a importância e as vantagens do planejamento estratégico empresarial

O planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa, que, quando usada corretamente, pode indicar ao empreendedor o que é preciso ser feito para que a empresa cresça e traga os resultados esperados.

A empresa que planeja as suas ações de acordo com as suas especificidades e com o mercado, tem muito mais chances de obter bons resultados, fazer uso mais inteligente dos seus recursos – especialmente os financeiros – e saber como lidar com situações de risco e imprevistos.

Já a empresa que não se planeja e toma decisões de forma intuitiva corre risco de não conseguir lidar com desafios e não ter, por exemplo, os recursos necessários para as ações que decidir tomar em cima da hora.

É por isso que o planejamento estratégico empresarial é tão importante e deve ser adotado desde os primeiros passos do negócio, ainda antes do seu nascimento. O primeiro plano deve ser feito ainda na criação da empresa! Dessa forma, o novo empresário já começa o trabalho sabendo o que fazer, como fazer e por que.

O negócio que se planeja pode usufruir de muitos benefícios e, a seguir, vamos listar os principais!

Gestão organizada

O planejamento determina qual o papel a ser cumprido por cada agente da empresa. E aqui estamos falando tanto da empresa em si, que tem determinado o seu papel perante o mercado, como de cada um dos colaboradores, que passa a saber exatamente o que ele pode fazer para contribuir com o crescimento do negócio.

Assim, a gestão fica mais organizada e pode tomar decisões com base nos valores da empresa e nos seus objetivos.

Comunicação clara

O compartilhamento do planejamento estratégico empresarial com todo o time também contribui muito para a boa comunicação interna. Isso porque o conhecimento sobre os pontos elencados no documento deixa todo o time mais alinhado, além de reforçar os objetivos a serem perseguidos.

O planejamento também permite que a gestão da empresa passe para a equipe, de forma clara, quais são as diretrizes que devem nortear o trabalho no período, sem deixar dúvidas sobre o que é esperado para cada área ou de cada pessoa.

Identificação de oportunidades

Faz parte da elaboração do planejamento estratégico o levantamento de informações sobre o mercado, a concorrência e as tendências para o período. Dessa forma, os gestores conseguem prever, além de situações de risco, como já falamos aqui, algumas oportunidades de crescimento.

Isso permite que a empresa explore os seus potenciais e aumente as suas chances de crescer e se posicionar no mercado, otimizando os seus pontos fortes e aplicando melhorias sempre que necessário.

A identificação dessas oportunidades também permite que todo o time se planeje para explorá-las, aprimorando habilidades já presentes, desenvolvendo novas e alocando corretamente os recursos disponíveis.

Melhoria contínua

Outro grande benefício de planejar estrategicamente o futuro da empresa é o compromisso com o crescimento e com o amadurecimento do negócio. Seguindo tudo o que foi planejado, é natural que a empresa esteja constantemente melhorando os seus processos atingindo melhores resultados – afinal, ninguém planeja a diminuição da empresa e a perda de clientes, não é mesmo?

Além disso, o estudo sobre o próprio negócio e sobre o mercado traz conhecimentos e aprendizados que podem ser aplicados no planejamento de novas ações, otimizando os pontos fortes e corrigindo aqueles que ainda precisam ser melhorados.

Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico empresarial

Agora vamos para a parte prática? Nós preparamos um passo a passo para ajudar você a criar o planejamento estratégico empresarial para o seu negócio, esteja ele dando os primeiros passos ou buscando a expansão. Confira!

Passo 1: analise cenários

O primeiro passo para a elaboração do planejamento estratégico empresarial é o estudo de cenários. Você precisa analisar o mercado, os concorrentes e o seu próprio negócio.

Qual é o papel da empresa dentro do mercado? Como ela se posiciona em relação à concorrência? Quais são as tendências do mercado? O que os consumidores estão buscando?

Esses são alguns exemplos de pontos que devem ser levantados e que permitem identificar possíveis desafios e vantagens da empresa, ajudando a pensar em estratégias para contornar obstáculos e potencializar oportunidades.

Passo 2: defina missão, visão e valores

Ainda antes de definir objetivos e metas, é importante definir a missão, a visão e os valores da empresa, já que os objetivos devem estar alinhados a esses pontos.

Saiba mais sobre cada um deles:

  • missão: é a razão pela qual a empresa existe;
  • visão: é onde a empresa quer chegar;
  • valores: são os princípios que baseiam as ações e os comportamentos da empresa e dos colaboradores.

Passo 3: estabeleça objetivos e metas

Agora sim podemos falar sobre objetivos e metas, que são fundamentais para a elaboração dos próximos pontos do nosso planejamento. Uma coisa que você precisa ter em mente é que os objetivos são realizações maiores, enquanto as metas envolvem ações a curto prazo.

Ou seja, você pode dividir um só objetivo em algumas metas, que funcionam como pontos no caminho para os objetivos maiores.

Passo 4: liste os seus recursos

Para saber quais ações você pode planejar, é importante olhar para dentro da empresa. Quais recursos você tem para usar nessas ações? 

Aqui, além dos recursos financeiros, estamos falando sobre equipe, instalações, equipamentos, etc. 

Além de levantar aqueles que já estão disponíveis, liste os que serão necessários. Assim, você consegue se planejar para providenciá-los!

analise o publico alvo para fazer o seu planejamento estratégico empresarial

Passo 5: analise o público-alvo

Outro ponto muito importante para o planejamento estratégico empresarial é o público consumidor. Afinal, sem ele não há venda!

Por isso é tão importante adquirir conhecimentos sobre o seu público. Esses são alguns pontos que você pode levantar:

  • características demográficas, geográficas e sociais;
  • desejos;
  • influências;
  • dificuldades;
  • sonhos.

Dessa forma, fica mais fácil tanto desenvolver novos produtos como planejar a divulgação daqueles que você já vende!

Passo 6: defina estratégias

Agora é hora de definir as estratégias que a empresa vai seguir para alcançar as metas e objetivos estipulados, considerando o público-alvo, mercado e os recursos disponíveis. A ideia aqui é fazer o máximo com o que se tem!

Para ajudar você, trazemos aqui alguns exemplos de estratégias que podem ser seguidas:

foco: estratégia voltado para o domínio de um determinado segmento;

diferenciação: foco na qualidade dos produtos ou serviços;

baixo custo: foco na competitividade dos preços.

Passo 7: defina indicadores

Essa é uma dica que você sempre vai achar aqui no nosso blog. Definir indicadores é essencial para que você acompanhe resultados e, assim, saiba quais estratégias estão trazendo os resultados esperados e quais precisam ser revistas.

Essa é uma forma de tomar decisões de forma mais estratégica, sempre com base em dados, além de facilitar a implementação de melhorias em qualquer processo da empresa.

Os indicadores a serem definidos, naturalmente, dependem das estratégias traçadas e dos objetivos, mas aqui vão alguns exemplos de indicadores que podem ser usados: ROI, taxa de churn, NPS, número de vendas, CPC, entre outros.

Passo 8: plano de ação

Depois de definir estratégias e indicadores, é hora de partir para ação. nesta etapa, você deve indicar quais ações devem ser tomadas por cada área da empresa para que a estratégia seja colocada em prática, sempre considerando os objetivos maiores e os valores do negócio.

Descubra algumas ferramentas que vão te ajudar a montar um planejamento estratégico empresarial

Agora que você já sabe como criar um planejamento estratégico empresarial, que tal conhecer algumas ferramentas que podem facilitar esse trabalho?

Análise SWOT

SWOT é a junção das iniciais de Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Essa é uma metodologia que ajuda você a levantar esses pontos sobre o negócio, o que contribui para a análise do contexto atual da empresa.

As forças e fraquezas estão ligadas ao ambiente interno, ou seja, aos pontos fortes e fracos do time e da empresa com um todo. Já as oportunidades e ameaças são pontos que estão relacionados ao mercado, público e concorrência.

SMART

O SMART é uma metodologia para a definição de metas. Segundo ela, cada meta deve ter as seguintes características:

  • Específica: a meta deve ser específica sobre aquilo que de deseja alcançar;
  • Mensurável:  ou seja, possível de medir com indicadores;
  • Atribuível: cada meta deve ser atribuída a uma pessoa ou equipe;
  • Realista: metas inalcançáveis desestimulam e frustram a equipe;
  • Temporal: cada meta deve ter um prazo para que seja cumprida.

5W2H

Essa ferramenta de gestão é uma excelente aliada para criação de planos de ação. Para cada um dos 5 Ws e 2 Hs, você deve responder a uma pergunta:

  • What: o que será feito?
  • Why: por que será feito?
  • Where: onde será feito?
  • When: quando será feito?
  • Who: por quem?
  • How: como será feito?
  • How much: quanto vai custar?

Conheça a Agilize!

O planejamento estratégico empresarial é um documento que pode contribuir significativamente com o crescimento da empresa e, por isso, precisa ser feito com cuidado. Você, como dono da empresa, precisa se envolver no planejamento, afinal, como o nome diz, ele envolve decisões estratégicas.

Já a contabilidade você pode deixar com a gente! A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e está ao lado do empreendedor desde os seus primeiros passos. A gente cuida de tudo para que você não precise se preocupar com a gestão contábil do negócio. Assim, sobra mais tempo para se dedicar à parte estratégica do negócio!

Mas isso não quer dizer que você não vai ficar por dentro de tudo o que acontece na sua contabilidade. Nós criamos um painel especialmente para isso, no qual todas as informações são registradas de forma clara e transparente, e você pode acessá-las pelo computador ou pelo seu celular, quando e onde quiser!

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