Contabilidade consultiva: o que é e quais são as vantagens?

o que é contabilidade consultiva

Você já ouviu falar da contabilidade consultiva? Ela é um ramo da contabilidade no qual o contador tem uma atuação muito mais próxima do cliente, atuando também de forma estratégica.

Isso, claro, traz reflexos positivos em toda a rotina da empresa, que passa a ser mais ágil e produtiva, além de precisar lidar com menos erros.

Aqui neste artigo, você vai conhecer melhor a contabilidade consultiva. Nós vamos mostrar como ela funciona e quais são as suas vantagens — e, no final do conteúdo, você vai conhecer o Agilize Unique, que é o nosso serviço consultivo.

Boa leitura!

  1. Entenda o que é contabilidade consultiva
  2. Veja como funciona a contabilidade consultiva
  3. Conheça as diferenças entre contabilidade consultiva e contabilidade tradicional
  4. Descubra as vantagens da contabilidade consultiva
  5. Conheça o serviço de contabilidade consultiva entusiasta do empreendedorismo nacional

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma área da contabilidade na qual o contador vai além do cumprimento de obrigações tributárias rotineiras e passa a atuar como um parceiro estratégico do negócio.

Ou seja, além de manter o cliente em dia com a sua contabilidade, o contador vai pensar no que pode ser feito com todas as informações fiscais e contábeis geradas nesses processos — e, a partir daí, propor melhorias e ajudar o empresário na tomada de decisão.

Quer um exemplo?

Um balancete pode ser visto somente como um documento por um empresário que não tem um contador consultivo como aliado. Mas, na contabilidade consultiva, esse documento serve como base para análises mais aprofundadas sobre o negócio e sua saúde financeira, pois traz informações valiosas sobre as movimentações empresariais.

O profissional, então, usa os seus conhecimentos de forma muito mais efetiva, ajudando o seu cliente a entender de verdade o seu negócio e os seus números.

Veja como funciona a contabilidade consultiva

O principal objetivo da contabilidade consultiva é traduzir documentos e informações em aplicações práticas.

Muitas vezes o empresário não consegue entender ou interpretar as informações contidas nos documentos contábeis, que são vistos somente como obrigações a serem cumpridas para manter a empresa em conformidade com a legislação.

Mas a verdade é que esse tipo de documento pode trazer muitas informações úteis, que servem de base para a identificação de erros e fraudes e também para o planejamento de melhorias, que fazem com que o trabalho se torne mais ágil e lucrativo.

Um ponto importante sobre a contabilidade consultiva é que ela é um serviço personalizado. Isso quer dizer que tudo o que for feito pelo profissional estará de acordo com as necessidades e especificidades de cada empresa.

Na prática, depois de emitir os documentos necessários, o contador consultivo vai analisar todos os dados, registros e movimentações do negócio para oferecer soluções exclusivas, sempre pensando no desenvolvimento da empresa.

Entenda as diferenças entre a contabilidade consultiva e a contabilidade tradicional

Entenda as diferenças entre a contabilidade consultiva e a contabilidade tradicional

A contabilidade consultiva é bem diferente da contabilidade tradicional, que é focada somente no cumprimento das obrigações fiscais e contábeis de uma empresa.

A contabilidade tradicional garante que a empresa cumpra as suas obrigações legais. Para isso, confere saldos, apura impostos e envia os documentos para recolhimento, mas sem se preocupar em fornecer orientações estratégicas para os seus clientes.

Já a contabilidade consultiva faz tudo o que a contabilidade tradicional faz, garantindo o cumprimento de todas as obrigações e o funcionamento da empresa conforme a lei para que não haja problemas com as autoridades.

Mas, além disso, o contador consultivo analisa esses documentos gerados de forma minuciosa, buscando entender tudo o que acontece com a empresa para, a partir daí, propor soluções e melhorias.

De forma geral, podemos dizer que o contador tradicional atua só na parte técnica, enquanto o contador consultivo atua também na parte estratégica, atuando como um parceiro do negócio.

Descubra as vantagens da contabilidade consultiva

Se você está pensando em contratar uma contabilidade consultiva para a sua empresa, veja tudo o que você tem a ganhar com esse tipo de serviço!

Informações confiáveis para a tomada de decisão

Quem cuida da parte estratégica de uma empresa sabe como a tomada de decisão é uma tarefa que exige muita responsabilidade, pois ela pode ser um marco tanto para o sucesso como para o fracasso.

É por isso que decisões importantes precisam ser tomadas com base em dados confiáveis, e não de forma intuitiva. 

A melhor forma de ter acesso a esses dados é analisando documentos — e com isso a contabilidade consultiva pode ajudar!

Além de entregar os documentos, o contador consultivo vai ajudar você a extrair deles as informações mais importantes. Afinal, nem todo empresário tem conhecimento aprofundado sobre contabilidade e pode ter dificuldade para entender as informações trazidas nesse tipo de documentos.

Apoio no planejamento de ações

A contabilidade consultiva também ajuda a empresa a se planejar — tanto financeira como tributária e estrategicamente.

Isso é essencial para o desenvolvimento de ações realmente eficazes, que tragam os resultados esperados e ajudem a empresa atingir as suas metas.

Redução de gastos

Toda empresa precisa ter uma operação lucrativa para se manter funcionando, por isso o faturamento e as despesas devem ser um dos principais pontos de foco dos empresários.

Com a contabilidade consultiva, o empresário consegue criar estratégias mais acertadas para gerar receita, além de ter um controle muito maior sobre os seus custos internos.

Dessa forma fica mais fácil saber quais gastos podem ser cortados sem trazer prejuízos para a operação e quais investimentos podem ser feitos de forma segura.

Atendimento personalizado

Como já falamos aqui, a contabilidade consultiva é um serviço customizado. O contador que trabalha dessa forma vai conhecer muito bem a sua empresa e estará sempre disponível para tirar dúvidas.

Assim, você consegue fazer consultas com quem realmente sabe do que está falando, pois já acompanha a sua empresa há mais tempo, sem precisar que você envie relatórios e passe informações complexas antes de fazer uma pergunta.

Relatórios completos

Os relatórios gerados pelo contador consultivo servem como base para uma tomada de decisão orientada por dados, como já falamos aqui. Mas, além disso, esses documentos podem ser muito valiosos para a empresa que está buscando investidores, por exemplo.

Conhecimento de mercado

Outra grande vantagem da contabilidade consultiva é que a empresa passa a ter como aliada uma pessoa com profundo conhecimentos sobre o mercado no qual o negócio está inserido.

Isso porque o contador consultivo, para atender todas as demandas do cliente, estuda muito mais do que ciências contábeis. Ele também tem conhecimento sobre negócios, tendências de mercado e ambientes regulatórios.

Conheça o Agilize Unique, o seu novo facilitador de demandas contábeis

Saiba como escolher a melhor contabilidade consultiva para a sua empresa

Agora que você já sabe como a contabilidade consultiva funciona e que ela pode ser uma grande aliada dos seus negócios, veja as nossas dicas para escolher a melhor empresa para prestar esse tipo de serviço para você!

Pesquise as opções do mercado

O primeiro passo para escolher uma boa contabilidade consultiva é conhecer as principais opções do mercado. Nesse momento, você deve se certificar de que cada prestadora de serviço está disponível para atender o tipo de negócio que você tem, tanto em relação às atividades realizadas como em relação ao regime tributário da sua empresa.

Depois, procure saber sobre os serviços oferecidos por cada uma dessas opções.

Solicite orçamentos

O principal objetivo desse passo é conhecer os pacotes oferecidos por cada empresa e  saber qual melhor se encaixa no seu orçamento.

Mas, além disso, essa solicitação será o seu primeiro contato com a empresa e, a partir dele, você vai conseguir analisar outros pontos, como a agilidade e a qualidade do atendimento — o que sem dúvidas é muito importante para que essa parceria seja bem-sucedida!

Avalie o conhecimento de mercado dos profissionais

É importante também que os contadores consultivos de cada empresa tenham um amplo conhecimento sobre o mercado no qual o seu negócio atua. Dessa forma, o trabalho poderá ser muito mais eficiente!

Entenda como funcionam os processos

Cada contador tem a sua forma de trabalhar e você deve procurar conhecê-la antes de assinar o contrato. A melhor contabilidade consultiva é aquela que combina com a sua forma de trabalhar e atende às suas necessidades.

Além disso, o contador deve conseguir ajudar você a entender os processos contábeis, mesmo que você não tenha um conhecimento aprofundado sobre contabilidade.

Pergunte sobre suporte e segurança

Além de todo o conhecimento necessário sobre a parte técnica, o contador consultivo deve estar sempre disponível para tirar as suas dúvidas, por isso, antes de fechar negócio  pergunte sobre o suporte e os canais de atendimento.

Outro ponto muito importante aqui é a segurança, que vai garantir a privacidade dos seus dados e o correto armazenamento dos documentos — que podem ser solicitados pelas autoridades físicas por até 5 anos após a sua emissão e, por isso, devem ser muito bem armazenados!

Conheça o Agilize Unique: o serviço de contabilidade consultiva entusiasta do empreendedorismo nacional

O Agilize Unique é o serviço de contabilidade consultiva da Agilize, primeira empresa de contabilidade online do país.

Conheça o Agilize Unique: o serviço de contabilidade consultiva entusiasta do empreendedorismo nacional

Esse programa foi especialmente criado para clientes que não querem ou não podem dedicar tanto tempo às rotinas contábeis da empresa e precisam ficar livres para focar na parte mais estratégica e fazer o negócio crescer.

Enquanto isso, o contador consultivo cuida de tudo: emissão de notas, pagamento de impostos, emissão de certidões e certificados, conciliação financeira e até a declaração de Imposto de Renda.

Nos planos tradicionais, os especialistas da Agilize cuidam de algumas atividades contábeis da empresa, mas você ainda precisa participar enviando documentos, pagando os seus impostos e emitindo as suas notas fiscais, entre outras coisas.

Já no Agilize Unique, a gente cuida de tudo e você não precisa se preocupar com nenhuma dessas tarefas.

Essas são algumas vantagens do Agilize Unique:

  • gerente de conta exclusivo e acessível: é um especialista que sabe tudo sobre a sua empresa e está disponível por WhatsApp em horário comercial para tirar todas as suas dúvidas;
  • emissão de notas fiscais: se você não gosta ou não tem tempo de fazer isso, o gerente de contas cuida de tudo para você;
  • conciliação financeira: o seu gerente cuida para que não haja nenhum dado em discordância;
  • pagamento de impostos: para que você evite atrasos por esquecimento, o Agilize Unique permite o agendamento do pagamento de impostos para que você nunca mais precise se preocupar com datas de vencimento.

Além desses, os clientes da Agilize Unique têm acesso a outros serviços, como a importação automática de notas fiscais em qualquer município, emissão de certidões negativas periódicas, certificado digital gratuito, consultoria em departamento pessoal, relatórios de análises de desempenho financeiro e declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Para conhecer os planos do Agilize Unique e receber uma proposta personalizada para a sua empresa, é só preencher o formulário abaixo!