Aprenda como consultar dívidas no CNPJ

Saber como consultar dívida no CNPJ é muito importante para o empresário. É dessa forma que é possível se certificar de que a empresa não tem nenhum débito junto à Receita Federal ou outras autoridades – e evitar penalidades que podem ir de multas ao fechamento do negócio.

Além disso, esse tipo de consulta também ajuda o empresário a não se envolver com clientes ou fornecedores cujas empresas têm pendências financeiras. Isso pode evitar muitos transtornos, como o envolvimento do seu negócio em ações fraudulentas.

Mas como consultar as dívidas no CNPJ? É isso o que você vai descobrir lendo este artigo!

  1. Conheça os principais meios de consultar dívidas no CNPJ
  2. Saiba quais são as consequências de ter pendências no CNPJ
  3. Veja quem pode consultar dívidas no CNPJ
  4. Descubra se dívidas no CNPJ prescrevem
  5. Veja dicas para quitar dívidas no CNPJ

Quais são os principais meios de consultar dívidas no CNPJ?

A forma mais comum de consultar dívida no CNPJ é acessar o site da Receita Federal e fazer uma busca. Mas, além disso, há outros meios para saber se um CNPJ tem pendências com as autoridades ou não.

A seguir, você conhece os principais!

Receita Federal

Para saber se um CNPJ tem dívidas com a Receita Federal, você deve acessar o site do órgão e abrir o menu de serviços. Depois, selecione as seguintes opções, nessa ordem:

  1. Certidões e outros serviços/Emitir certidão de regularidade fiscal
  2. Emitir certidão de regularidade fiscal
  3. Etapas para realização deste serviço
  4. Emitir certidão de regularidade fiscal
  5. Web: certidão de pessoa jurídica

Depois de seguir todos esses passos, você chegará à tela da “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”. É nessa página que você deve informar o CNPJ para fazer a consulta!

Dívida Ativa da União

Outra forma de consultar dívidas no CNPJ é fazendo a busca no portal REGULARIZE, que indica CNPJs que estão inscritos na Dívida Ativa da União (DAU).

É muito comum que CNPJs com pendências sejam colocados nessa lista, que coloca a empresa em uma posição de inadimplência perante a Fazenda Pública Federal.

Para fazer a consulta, é só clicar na opção “Consultar Dívida Ativa” no portal e escolher a opção de Pessoa Jurídica.

CADIN

O CADIN é um banco de dados que registra todas as dívidas com a Receita Federal, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas.

Para fazer a consulta, basta acessar o site do órgão e fazer o login da sua conta GovBR.

Serasa Experian

No portal do Serasa, você consegue fazer a busca tanto com o CNPJ da empresa como pelo CPF dos sócios. Para isso, é preciso ser cadastrado no site.

Débitos Trabalhistas

Você também pode consultar se uma empresa tem pendências com a Justiça do Trabalho pelo site do Tribunal Superior do Trabalho. É só procurar por “Certidões” no menu e clicar em “Emitir Certidão”.

Dívida do FGTS

Por fim, você também pode consultar o site da Caixa Econômica Federal para saber se a sua empresa tem dívidas de FGTS. No site, é só informar o número do CNPJ para ter acesso ao Certificado de Regularidade do FGTS.

Quais são as consequências de ter pendências no CNPJ?

Se você descobriu que o seu CNPJ tem dívidas, é hora de tomar uma providência para quitá-las. Isso porque a empresa inadimplente pode sofrer duras penalidades, como por exemplo:

  • impossibilidade de emitir notas fiscais;
  • suspensão de licenças ou alvarás;
  • incapacidade de contratar novos funcionários;
  • apontamento em órgãos de proteção ao crédito;
  • ações judiciais;
  • penhora de bens da empresa;
  • entre outras coisas.

Quem pode consultar as dívidas do CNPJ?

Qualquer pessoa pode consultar as dívidas de CNPJ no site da Receita Federal. No entanto, em caso de pendências indevidas, a solicitação de liberação só pode ser feita pelo contribuinte ou por um representante legal.

Dívidas no CNPJ prescrevem?

Depois de 5 anos, as informações sobre a dívida são excluídas dos bancos de dados de inadimplência, mas isso não quer dizer que ela prescreveu.

Muito pelo contrário — ela continua existindo, assim como os juros e demais encargos continuam correndo, e ela pode ser cobrada a qualquer momento pelo credor.

A dívida também pode ser cobrada por meio de ações judiciais, que podem ter consequências como o bloqueio das contas da empresa e penhora de bens.

Como se planejar para quitar as dívidas do CNPJ? Veja dicas!

Viu como é importante ter um CNPJ livre de dívidas? Para ajudar você a regularizar a situação do seu negócio, deixamos aqui algumas dicas!

Entenda as causas do endividamento

Esse é o primeiro passo para planejar as suas próximas ações! A situação financeira da empresa pode ter se complicado por queda nas vendas, inadimplência dos clientes, etc. Solucionar esse problema pode ajudar você a ter mais dinheiro para começar a pagar as dívidas.

Descubra quanto pode pagar por mês

Se você não conseguir pagar a dívida toda de vez, separe mensalmente uma quantia para esse fim. Mas, para isso, é preciso que sobre dinheiro no caixa depois que você cumprir com todas as suas obrigações – afinal, não adianta pagar uma dívida e adquirir outra!

Faça dinheiro extra

Se precisar de mais receitas, você pode lançar mão de algumas estratégias, como fazer promoções, diminuir o estoque, negociar contas como o aluguel ou até mesmo vender algum bem.

Negocie com os credores

Muitas vezes os credores estão dispostos a negociar – tanto diminuindo o montante devido como aceitando receber o pagamento em parcelas!

Conheça a Agilize

Ainda melhor do que se planejar para pagar dívidas, é se planejar para não tê-las. E para isso você pode contar conosco!

Nós somos a Agilize, a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, que tem a missão de descomplicar a contabilidade para você e ajudar a manter organizada a vida financeira do seu negócio.

Com um contador tomando conta do seu negócio, você consegue fazer um planejamento tributário acertado, sabendo quanto vai gastar com impostos no longo prazo. Além disso, o contador envia mensalmente as guias a serem pagas, evitando que você se esqueça de cumprir com algum compromisso.

Gostou? Então preencha o formulário abaixo para receber uma proposta personalizada para a sua empresa!