Conquiste sucesso ao empreender: o caminho dos erros e acrertos!

e-book-abertura
Você deve concordar comigo que esse título, em um primeiro momento, gera uma certa estranheza, se você busca sucesso ao empreender.
Calma!
É natural que pense assim, pois, culturalmente, não fomos preparados para perceber que, de uma forma geral, o erros nos levam ao acerto. No entanto, isso é lógico.
Conquistar sucesso ao Empreender não é diferente.
Essa aventura, como costumo dizer, é para poucos. Só quem possui um negócio consolidado sabe os perrengues que já enfrentou. Muitos já quebraram e pensaram em desistir diversas vezes. O problema é que as histórias sobre os fracassos edificantes não são compartilhadas, apenas as de sucesso.
Há um risco absurdo nisso. Pois a ideia que se vende é que abrir um negócio é um caminho sem pedras. Muitos acham que tudo se resume a pensar positivo e que mensurar riscos, planejar, ter métrica, é algo complementar, opcional. Não é.
Logo, você precisa entender a influência do viés de sobrevivência, sobre a sua jornada, e como se precaver disso, para que não perca seu tão precioso tempo, ao planejar um “castelo de areia.”
Foi por pensar nisso que a Agilize, como sempre, decidiu agregar valor para você. Por isso deixarei a seguir 5 pontos imprescindíveis para se alcançar o tão desejado sucesso ao empreender:

Empreendedor, há um segredo no erro do sucesso ao empreender

Como disse na introdução: você precisa urgentemente atentar-se ao “viés de sobrevivência!”
Já ouviu falar dessa expressão?
Pois bem, esse viés mostra que é muito mais impactante e atraente compartilhar os sucessos. Isso chama mais atenção, em um primeiro momento. Porém, o real ensinamento consiste em aprender com os erros e/ou fracassos.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae, em 2018, 1 a cada 4 empresas abertas fecham em 2 anos de existência.
Em contrapartida, só ouvimos falar de casos de sucesso ao empreender, quase nunca dos bastidores que foram imprescindíveis para se obtê-lo.
Reitero: o caminho do empreendedor é um caminho desafiador, cheio de pedras. É para os fortes.
“Tudo que vem fácil, vai fácil.” Assim como essa frase faz todo sentido, seu revés também.
A grande maioria dos empreendedores, já amargaram alguns dissabores, ao longo da caminhada. Aqueles que desenvolveram uma mentalidade de crescimento, passaram a utilizar isso como propulsor para conquistar seus objetivos.
Algo interessante a se fazer é buscar conhecer a fundo não só as dores daqueles que deram certo, mas as daqueles que deram errado, e o porquê disso.
Você quer saber algumas formas de se fazer isso?
O site da Endeavor dispõe de inúmeras palestras de empreendedores que ajudarão você a conhecer os bastidores das suas empresas e algumas das dores que os mesmos passaram para consolidar os seus negócios.
A plataforma do MeuSucesso.com dispõe de estudos de casos de sucesso ao empreender, mas sem esconder os desafios enfrentados por cada empreendedor.
Ler biografias é fundamental. Conheça a história de homens e mulheres que revolucionaram o meio em que viviam, com as suas ideias. Preste atenção nos desafios que superaram, ao longo das suas jornadas, para alcançar os sonhos desejados.
Converse com pequenos empreendedores, ao visitar os seus empreendimentos e usufruir dos seus serviços. Troque informações. Busque entender sobre como eles venceram as suas adversidades e as estratégias adotadas para tal.
Interessante, né?
Curioso para saber como criar a consistência que possibilitará a realização dos seus sonhos?
Vem comigo!
Atente-se aos próximos tópicos!

Seja Empresário, também!

Seja Empresário, também! - empreender
Você sabia que há diferença entre ser Empreendedor e Empresário?
Muitos consideram ambas as palavras sinônimas, mas a verdade é que não são.
Basicamente, Empreendedor é aquele que concebe ideias incríveis. Pessoa que dispõe daquilo que será o start para promover uma revolução no seu negócio ou no de outra pessoa, para qual trabalhe, por exemplo. Daí vem a expressão “mentalidade empreendedora”.
Empresário é aquele que faz com que a idéia torne-se realidade. Ele possibilita que seu intento aconteça de forma prática. Dispõe de métricas, mensura as conquistas e analisa os dados.
Segundo Fernando Trias de Bes, autor do Livro Negro do Empreendedorismo, um dos principais fatores que fazem o seu negócio não dar certo é a praticidade da ideia do mesmo. O autor cita que o motivo de muitas startups darem errado é que muitas vezes, por conta da idéia proposta não possuir mercado, não há como manter o modelo de negócio, logo, tudo acaba por descer ladeira abaixo. Por isso a importância do empresário, suas métricas e análises práticas, acerca da viabilidade do empreendimento.
Acho que já deve ter se dado conta de que, em termos ideais, você deverá ser Empreendedor e Empresário ou encontrar um sócio que lhe complemente as habilidades essenciais para o sucesso da empresa.
Sua função é descobrir o limiar entre essas duas formas de se fazer negócio. Assim caminhará rumo à conquista dos seus objetivos.

Uma dica para formalizar-se rapidamente

Um dos maiores desafios para o empreendedor é resistir aos limites burocráticos brasileiros.
São inúmeras taxas e impostos pagos para possibilitar a abertura de um negócio, no país. Isso sem falar nos trâmites morosos ligados às liberações documentais.
A situação melhorou um pouco, mas ainda carece de mudanças que possibilitem aos agentes do empreendedorismo promoverem transformações relevantes para a sociedade.
Muitos empreendedores desistem nessa etapa da formalização, justamente por conta dos entraves burocráticos e gastos envolvidos.
Você deseja realizar tudo isso, hoje, de forma ágil e prática?
Quer otimizar o tempo de abertura da sua empresa e economizar absurdamente com todo o processo?
Pois saiba que para fazer isso precisará de planejamento.
E por pensar em você é que a Agilize criou um artigo para lhe ajudar no passo-a-passo para abrir a sua empresa: Aprenda como abrir uma empresa em 11 passos INDISPENSÁVEIS
Tem receio de abrir uma empresa? Não sabe como lidar com um planejamento financeiro e tributário? Tudo isso lhe parece trabalhoso?
Pois imagine ter a sua disposição o suporte para resolução desses problemas em apenas um clique, na palma da sua mão.
Seria maravilhoso, não?
Conheça agora os serviços da Agilize!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Como otimizar seu empreendimento

Geralmente, ao começar uma empresa, você acabará sobrecarregado com as mais diversas atividades. Ainda que tenha um ou mais sócios, a necessidade de delegar tarefas e separar aquelas que compõem a atividade-meio daquela considerada como atividade-fim é imprescindível.
Você imagina o porquê disso?
Vamos lá!
Core Business é um termo que se refere a otimização da sua empresa, ao focar na atividade-fim.
Conforme o Sebrae, quando um negócio terceiriza sua atividade-meio, consequentemente, ela ganha em qualidade na sua atividade-fim.
Isso ajuda e muito na consolidação do seu negócio, pois você foca naquilo que, realmente, importa e acaba por gerar valor para seus clientes.
Outro ponto importantíssimo é respeitar o princípio contábil da entidade.
Já ouviu falar sobre isso?
Esse princípio enfatiza que o seu patrimônio não deve se misturar ao da empresa e vice-versa.
É um dos principais problemas que fazem com que as empresas venham a falir.
Será difícil dar continuidade ao seu negócio, sem isso, pois esse cuidado é imprescindível para formação do seu fundo de emergência, capital de giro, dividendos, pró-labore, etc.
Percebe o quanto uma boa gestão financeira, agregará para sua tomada de decisão?
Você sabia que montar um planejamento de marketing e vendas pode lhe ajudar a impulsionar a sua empresa, promover economia e maximizar os seus lucros?
Poucos ainda acordaram para a relevância de se montar uma estratégia sólida, nesse sentido.
O marketing orgânico é a bola da vez, principalmente, para o empreendedor iniciante, que tem recursos mais limitados.
Através desse planejamento você poderá aumentar consideravelmente sua taxa de convergência, em vendas, e acelerar o crescimento do seu negócio.
Tudo isso é interessante, não é?
Não desgrude os olhos do próximo tópico, pois a Agilize quer compartilhar uma dica matadora com você!

Sucesso ao empreender é estar atento ao novo

O conceito de mentalidade empreendedora está atrelado a pessoa que busca criar novas soluções para um mesmo problema ou propor algo extremamente diferenciado, que até então não existia, e despertar outras pessoas para uma nova demanda.
Basta estar ciente do conceito para notar que essa tarefa não é algo fácil.
Você, ao longo do artigo, deve ter percebido o quão importante é superar os obstáculos da jornada do empreendedor.
Nós da Agilize compreendemos bem você. Somos os responsáveis pela criação do modelo de contabilidade online, no Brasil.
Pode apostar, vencemos diversos desafios e ainda há outros tantos por vir.
Aliamos o que há de mais novo e seguro na tecnologia à contabilidade, para que você possa focar naquilo que realmente importa: prestar o serviço que você ama com o máximo de qualidade.
Sabemos como é dolorosa a caminhada do empreendedorismo e por isso gostaríamos de compartilhar o que há de mais novo em otimização do serviço contábil com você.
Empresas que possuem a mesma mentalidade agregam valor ao manterem laços.
Por isso, pode contar com a ajuda da nossa equipe especializada, sempre pronta para atendê-lo da melhor forma.
Esteja atento ao novo, vem para a Agilize!
Gostou do nosso artigo?
Deixe-nos um comentário, logo abaixo, assine a nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Leia também: