15 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para investir em 2024

Ter um negócio e ser o seu próprio chefe é o sonho de muitos brasileiros. Se esse é o seu caso, chegou ao lugar certo! Aqui, nós vamos trazer algumas ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para você que quer começar a empreender mas ainda não sabe muito bem em que tipo de empresa investir.

E, além dessas ideias, também vamos trazer dicas valiosas para quem empreende com pouco dinheiro e para quem quer saber o que vender em cidades pequenas.

Vamos lá?

Ideias de pequenos negócios que dão lucro

Um dos maiores desafios de quem está começando a empreender é saber que tipo empresa abrir. Afinal, todo mundo quer ter um negócio lucrativo, mas que tenha a ver com os seus gostos e habilidades pessoais, não é mesmo? O ideal, portanto, é combinar tudo isso na hora de abrir a sua empresa.

Para ajudar você a pensar em possibilidades, trouxemos aqui uma lista com 15 ideias de negócios lucrativos para quem está começando. Com certeza você vai se identificar com um deles!

ideias-de-negocios-lucrativos

1. Academia

A preocupação com a saúde vem aumentando entre os brasileiros, principalmente depois da pandemia da covid-19. E além da saúde, as pessoas também se preocupam com a estética! 

Por isso, investir em uma academia pode ser um bom negócio, principalmente em cidades pequenas e bairros que ainda não têm esse serviço ou têm poucas opções.

Se essa for a sua linha de empreendimento, não deixe de investir em bons profissionais, aparelhos de qualidade e planos que se adequem à realidade da cidade.

Antes de continuar, já se inscreve em nossa newsletter e receba as principais informações sobre o mercado empreendedor.

2. Suporte técnico de informática

Hoje em dia, quase todo mundo tem pelo menos um computador em casa. Ou seja, a demanda por esse tipo de serviço é consistente e dificilmente vai diminuir. Existem muitos serviços relacionados à informática que podem ser oferecidos:

  • Venda de máquinas e peças;
  • Limpeza de computadores;
  • Formatação de sistemas;
  • Venda de acessórios.

Além de computadores, você também pode apostar em suporte técnico para celulares!

3. Lava-jato

O lava-jato é uma ótima opção de pequeno negócio lucrativo, principalmente pelo seu baixo investimento inicial, já que não é preciso providenciar uma grande infraestrutura para começar a atender o público.

Se essa for a sua opção, não deixe de verificar os preços praticados pelos concorrentes e garantir que a empresa funcione nos finais de semana, quando a procura por esse tipo de serviço é maior.

4. Restaurante à quilo

É comum ver restaurantes em listas de negócios lucrativos. Esse tipo de empreendimento tem tudo para dar certo em cidades grandes e pequenas, especialmente quando os pratos servidos são saborosos, o serviço é gentil e o preço, razoável.

Antes de abrir esse tipo de negócio, verifique se a região não está saturada e se certifique de que há demanda para mais um estabelecimento!

Também é importante entender que tipo de prato as pessoas gostam de consumir no local onde você pretende abrir o restaurante.

5. Bar

Assim como os restaurantes, os bares também têm tudo para dar certo! E as dicas aqui são as mesmas: antes de abrir a empresa, certifique-se de que há demanda na região e pesquise sobre que tipo de estabelecimento o público local gostaria de frequentar, para adequar os seus produtos à expectativa das pessoas.

6. Serviços de beleza e estética

Em cidades pequenas e bairros, é possível formar uma clientela fiel para barbearias e salões de beleza. Serviços como corte de cabelo, manicure e pedicure costumam ter boa procura em todas as épocas do ano.

Um ponto positivo desse tipo de negócio é que é possível expandir e oferecer ainda serviços de massagem, depilação, limpeza de pele, entre outros.

7. Loja de roupas

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o comércio de roupas e acessórios foi o segmento que mais abriu negócios nos últimos anos. Isso mostra como a área tem potencial para trazer bons resultados!

Você pode comprar roupas e acessórios em outras cidades (como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, que são famosas pela grande quantidade de confecções) e revendê-las na sua cidade — isso traz lucro para quem vende e comodidade para quem compra!

8. Delicatessen e mercadinho

Delicatessens e mercados vendem produtos que são essenciais para toda a população — e, por isso, sempre haverá demanda por esse tipo de comércio. 

Se você pretende abrir uma delicatessen ou mercadinho, prefira áreas residenciais e procure saber se não há outros negócios do mesmo tipo no local!

9. Comércio de produtos orgânicos

Muitas cidades, especialmente as do interior, têm grande produção de produtos agrícolas de alta qualidade. E, como a preocupação com a saúde é cada vez maior entre a população, investir em uma pequena venda de produtos orgânicos pode ser um bom negócio!

Isso funciona tanto em cidades pequenas, onde você pode vender a produção local, quanto em cidades grandes, onde você facilita o acesso da população a produtos de melhor qualidade.

10. Serviços para pets

Se você é louco por bicho, investir em serviços para animais pode ser uma ótima chance de juntar paixão e negócios. E são várias as opções voltadas para os pets:

  • Passeador: ofereça o serviço para pessoas que não têm tempo ou disposição para passear com os seus pets, além de dificuldades de locomoção;
  • Creche canina: você pode montar uma creche na sua própria casa, com um pequeno investimento;
  • Banho e tosa: os serviços podem ser realizados em sua casa, à domicílio ou em um pet shop;
  • Pet shop: o comércio de alimentos, remédios e acessórios para pets pode ser uma boa oportunidade de negócio que dá lucro em cidades pequenas;
  • Adestramento: para prestar o serviço não é necessário fazer grandes investimentos e você pode criar uma clientela fiel!
ideias-de-negocios-lucrativos-2024

11. Loja online

Montar uma loja virtual não exige tanto investimento quanto montar uma loja física e tem a vantagem de que você pode vender para pessoas de todo o mundo.

Se você tem vontade de atuar nesse segmento, saiba que esse é um tipo de negócio que costuma ser lucrativo, já que, além do baixo investimento inicial, também é possível trabalhar sozinho ou com poucos funcionários.

12. Loja de material de construção

O setor de construção pode ser muito lucrativo e sempre haverá demanda para esse tipo de produto. Afinal, mesmo que as pessoas não estejam construindo, podem precisar reformar ou dar manutenção em suas casas e empresas.

Por isso, se você está procurando um negócio lucrativo para investir em 2024 e se identifica com essa área, não deixe de considerar essa possibilidade!

13. Marketing digital

O ramo de marketing digital é outro que pode ser bastante lucrativo, já que também não exige muito investimento inicial. Você pode trabalhar de casa e sem funcionários, prestando serviços para pessoas de todo o mundo.

Só não deixe de se capacitar! A nossa dica é que, se você ainda não tem formação na área, invista em um bom curso para poder oferecer serviços de qualidade e trazer bons resultados para seus clientes.

14. Camisetas personalizadas

Vender camisetas estampadas também é uma ideia de negócio lucrativo, pois é fácil de começar — você só precisa investir em uma máquina de estampar!

Você pode ter algumas estampas no seu catálogo e também oferecer a possibilidade de personalização. Assim, além de vender para pessoas físicas, você também cria oportunidade de fornecer camisetas para eventos e empresas.

15. Marmitas

A gente já falou de bares, restaurantes e lojas de produtos por aqui, como exemplos de negócios que dão lucro. Ou seja, o segmento de alimentação tem mesmo muito potencial!

E dentro dele também está a venda de marmitas! Com a correria do dia a dia, muita gente acaba deixando de se alimentar bem porque não tem tempo de preparar as suas refeições. Por isso, quem vende marmitas saudáveis têm tudo para se destacar no mercado.

Como começar um negócio com pouco dinheiro?

Com tantas ideias de negócios lucrativos, a gente tem certeza que você se inspirou e já está pensando nos próximos passos para tirar os seus planos do papel. Acertamos?

E se dinheiro é uma preocupação, não deixe de conferir as nossas dicas para quem quer abrir um negócio mas não pode fazer grandes investimentos!

Comece com o que você tem

Não existe momento perfeito para começar. Então não adianta ficar esperando juntar aquela grana para tirar o seu negócio do papel, já que o mais importante é saber gerenciar os recursos disponíveis — sejam eles muitos ou poucos.

E aqui não estamos falando somente de grana, ok? O conselho também vale para habilidades, conhecimento e contatos!

Crie um planejamento

Se planejar é sempre muito importante no mundo dos negócios. E se você tem pouco dinheiro, isso é mais importante ainda! Afinal, você vai precisar entender exatamente o valor de cada coisa e quanto pode destinar para cada área da empresa.

Entenda o público-alvo

Para fazer um investimento certeiro, não deixe de entender o seu público. Saber o que eles querem consumir, quais são as suas expectativas, dores, influências, entre outras coisas, vai ajudar a definir tudo — o que vender, quanto cobrar, como divulgar, etc.

Aposte no marketing digital

O meio digital permite que você divulgue a sua empresa sem fazer grandes investimentos. Então, crie um perfil para a sua empresa nas redes sociais e produza conteúdos de valor para o seu público.

Com estratégias bem planejadas, é possível potencializar muito o alcance da sua empresa e trazer ótimos resultados com pouco ou até mesmo nenhum investimento (além do seu tempo, claro).

Negócios que dão lucro em cidades pequenas em 2024

Apesar de a maioria da população brasileira morar em grandes cidades, é possível criar negócios que dão lucro em cidades pequenas. Na verdade, o fato de muita preferir cidades grandes pode ser uma oportunidade, afinal muitas cidades carecem de serviços de qualidade.

Esses são alguns exemplos de negócios que dão lucro em cidades pequenas:

  • Academia;
  • Suporte e venda de celulares;
  • Serviços de informática;
  • Lava-jato;
  • Restaurante à quilo;
  • Bar;
  • Padaria;
  • Salão de beleza;
  • Loja de materiais de construção.
ideias-de-negocios-lucrativos

Como montar um negócio lucrativo em cidade pequena?

Antes de investir em um comércio para cidade pequena, é preciso estudar o mercado local e levantar algumas informações estratégicas para o seu plano de negócio. Afinal, como sempre falamos aqui no blog, conhecer o seu público é fundamental para decidir o que vender, como vender e como divulgar os seus produtos.

Confira nossas dicas!

Descubra o que falta na cidade

Em cidades menores, é comum que a população precise se deslocar para municípios vizinhos em busca de serviços ou até mesmo para fazer compras. Isso acontece porque nem sempre a cidade em questão tem variedade de opções ou produtos e serviços na qualidade esperada pelos consumidores.

O primeiro passo a dar antes de abrir um negócio em cidade pequena, portanto, é observar a oferta de produtos e serviços na região. Se atente aos seguintes pontos para descobrir por que as pessoas se deslocam em busca deles:

  • A diversidade de oferta é maior em outra cidade?
  • Os preços são melhores?
  • A sua cidade oferece esses produtos e serviços ou as pessoas se deslocam porque não encontram o que procuram onde moram?
  • A cidade vizinha tem opções mais diversificadas?

Respondendo essas perguntas você vai entender quais necessidades a população da sua cidade tem e não consegue resolver sem se deslocar. E, assim, você vai encontrar algumas oportunidades de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Entenda o comportamento de consumo na cidade

O segundo passo, ainda antes de tirar o seu projeto do papel, é entender o comportamento de consumo da cidade. Que tipo de produto ou serviço as pessoas mais consomem? Quanto costumam gastar com as compras desse setor?

Não adianta você abrir um negócio de alto padrão em uma cidade em que as pessoas não têm renda alta, por exemplo. Por isso, é muito importante entender o que a população espera dos negócios locais.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira contabilidade online do Brasil e está ao lado do empreendedor, descomplicando a contabilidade e cuidando da parte burocrática. O nosso time de especialistas atende clientes de todos os lugares do Brasil, ajudando a criar e gerenciar negócios que dão lucro em cidades pequenas e grandes.

Solicite um orçamento para a sua empresa e receba uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Ideias de negócios para empreender após a faculdade
  2. Confira as principais tendências de negócios para 2024
  3. 3 em cada 5 empresários consideram a tributação empecilho ao crescimento dos negócios
';