9 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas para você ganhar dinheiro ainda este ano!

Apesar de a maioria da população brasileira morar em grandes cidades, é possível criar negócios que dão lucro em cidades pequenas. Na verdade, o fato de muita preferir cidades grandes pode ser uma oportunidade, afinal muitas cidades carecem de serviços de qualidade.

Neste artigo, você vai entender como montar um negócio lucrativo em cidade pequena e conferir algumas ideias para se inspirar e tirar o seu plano de empreender do papel!

Vamos lá?

  1. Como montar um negócio lucrativo em cidade pequena?
  2. Conheça 9 tipos de negócios que dão lucro em cidades pequenas

Como montar um negócio lucrativo em cidade pequena?

Antes de investir em um comércio para cidade pequena, é preciso estudar o mercado local e levantar algumas informações estratégicas para o seu plano de negócio. Afinal, como sempre falamos aqui no blog, conhecer o seu público é fundamental para decidir o que vender, como vender e como divulgar os seus produtos.

Confira nossas dicas!

Descubra o que falta na cidade

Em cidades menores, é comum que a população precise se deslocar para municípios vizinhos em busca de serviços ou até mesmo para fazer compras. Isso acontece porque nem sempre a cidade em questão tem variedade de opções ou produtos e serviços na qualidade esperada pelos consumidores.

O primeiro passo a dar antes de abrir um negócio em cidade pequena, portanto, é observar a oferta de produtos e serviços na região. Se atente aos seguintes pontos para descobrir por que as pessoas se deslocam em busca deles:

  • A diversidade de oferta é maior em outra cidade?
  • Os preços são melhores?
  • A sua cidade oferece esses produtos e serviços ou as pessoas se deslocam porque não encontram o que procuram onde moram?
  • A cidade vizinha tem opções mais diversificadas?

Respondendo essas perguntas você vai entender quais necessidades a população da sua cidade tem e não consegue resolver sem se deslocar. E, assim, você vai encontrar algumas oportunidades de negócios que dão lucro em cidades pequenas.

Entenda o comportamento de consumo na cidade

O segundo passo, ainda antes de tirar o seu projeto do papel, é entender o comportamento de consumo da cidade. Que tipo de produto ou serviço as pessoas mais consomem? Quanto costumam gastar com as compras desse setor?

Não adianta você abrir um negócio de alto padrão em uma cidade em que as pessoas não têm renda alta, por exemplo. Por isso, é muito importante entender o que a população espera dos negócios locais.

negócios que dão lucro em cidades pequenas

Conheça 9 tipos de negócio que dão lucro em cidades pequenas

E aí, se animou para montar negócios que dão lucro em cidades pequenas? A seguir, trazemos algumas ideias de empreendimentos que costumam trazer bons resultados nesses lugares!

Academia

A preocupação com a saúde vem aumentando entre os brasileiros, principalmente depois da pandemia do coronavírus. E além da saúde, as pessoas também se preocupam com a estética, por isso, investir em uma academia pode ser um bom negócio para abrir em cidades pequenas, principalmente se a sua cidade ainda não tem nenhuma ou tem poucas.

Se essa for a sua opção de empreendimento, não deixe de investir em bons profissionais, aparelhos de qualidade e planos que se adequem à realidade da cidade.

Suporte técnico de informática

Existem muitos serviços relacionados à informática que podem ser oferecidos em cidades pequenas:

  • venda de máquinas e peças;
  • limpeza de computadores;
  • formatação de sistemas;
  • venda de acessórios.

Além de computadores, você também pode apostar em suporte técnico para celulares. Hoje em dia, todo mundo tem um computador e um celular em casa, ou seja, sempre haverá demanda para serviços de manutenção e venda de acessórios.

Lava-jato

O lava-jato é uma opção de pequeno negócio que dá lucro em cidades pequenas. O principal fator para isso é o baixo investimento inicial, já que não é preciso providenciar uma grande infraestrutura para começar a atender o público.

Se essa for a sua opção, não deixe de verificar os preços praticados pelos concorrentes e garantir que a empresa funcione nos finais de semana, quando a procura por esse tipo de serviço é maior.

Restaurante à quilo e bares

Restaurantes e bares são negócios que dão lucro em cidades pequenas, principalmente quando os alimentos servidos são saborosos, o preço é razoável e o serviço é diferenciado. Antes de abrir esse tipo de negócio, verifique se o mercado não está saturado e se certifique de que há demanda para mais um estabelecimento na cidade!

Também é importante entender que tipo de bebidas e alimentos as pessoas da região gostam ou gostariam de consumir.

Serviços de beleza e estética

Em cidades pequenas, é possível formar uma clientela fiel para barbearias e salões de beleza. Serviços como corte de cabelo, manicure e pedicure costumam ter boa procura em todas as épocas do ano.

Um ponto positivo desse tipo de negócio é que é possível expandir e oferecer ainda serviços de massagem, depilação, limpeza de pele, entre outros.

Loja de roupas

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o comércio de roupas e acessórios foi o segmento que mais abriu negócios durante a pandemia. Isso mostra como a área tem potencial para trazer bons resultados.

Você pode comprar roupas e acessórios em cidades grandes e revendê-las na sua cidade — isso traz lucro para quem vende e comodidade para quem compra!

Delicatessen e mercadinho

Delicatessens e mercados vendem produtos que são essenciais para toda a população — e, por isso, sempre haverá demanda por esse tipo de comércio. Por isso, costumam ser negócios lucrativos em cidades pequenas.

Se você pretende abrir uma delicatessen ou mercadinho, prefira áreas residenciais e procure saber se não há outros negócios do mesmo tipo no local!

Comércio de produtos orgânicos

Muitas cidades do interior têm grande produção de produtos agrícolas de alta qualidade. E, como a preocupação com a saúde é cada vez maior entre a população, investir em uma pequena venda de produtos orgânicos pode ser um bom negócio em cidades pequenas!

Serviços para pets

Se você é louco por bicho, investir em serviços para animais pode ser uma ótima chance de juntar paixão e negócios. E são várias as opções voltadas para os pets:

  • passeador: ofereça o serviço para pessoas que não têm tempo ou disposição para passear com os seus pets, além de dificuldades de locomoção;
  • creche canina: você pode montar uma creche na sua própria casa, com um pequeno investimento;
  • banho e tosa: os serviços podem ser realizados em sua casa, à domicílio ou em um pet shop;
  • pet shop: o comércio de alimentos, remédios e acessórios para pets pode ser uma boa oportunidade de negócio que dá lucro em cidades pequenas;
  • adestramento: para prestar o serviço não é necessário fazer grandes investimentos e você pode criar uma clientela fiel!

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira contabilidade online do Brasil e está ao lado do empreendedor, descomplicando a contabilidade e cuidando da parte burocrática. O nosso time de especialistas atende clientes de todos os lugares do Brasil, ajudando a criar e gerenciar negócios que dão lucro em cidades pequenas e grandes.

Solicite um orçamento para a sua empresa e receba uma proposta personalizada!