Conheça a importância da contabilidade para MEI

O MEI, ou Microeempreendedor Individual, é um modelo simplificado de empresa, voltado para pequenos empreendedores e profissionais autônomos. Quem atua com esse tipo de empresa tem menos obrigações contábeis e paga menos impostos, mas não pode deixar de dar uma atenção especial à contabilidade para MEI.

Afinal, esse tipo de prática é essencial para que o negócio se mantenha em dia com a legislação, e não tenha problemas com autoridades. Além disso, cuidar da contabilidade é um passo importante para a boa gestão financeira!

Quer saber mais sobre isso e entender melhor como funciona a contabilidade para MEI? É só continuar lendo que a gente conta tudo!

  1. Saiba se o MEI precisa de contador
  2. Entenda porque é importante ter uma contabilidade sendo MEI
  3. Veja como funcionam os serviços de contabilidade para MEI
  4. Decubra as vantagens do serviço de contabilidade para MEI
  5. Saiba quanto custa um contador para MEI

Saiba se o MEI precisa de contador

Pela lei, o MEI não é obrigado a contratar um contador, diferentemente do que acontece com todos os outros tipos de empresa. Isso porque o MEI tem poucas obrigações e elas dispensam a assinatura de um contador credenciado.

Todo mês, o MEI deve fazer o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI) e, anualmente, deve enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI), prestando conta de tudo o que aconteceu com a empresa nesse período.

Apesar de simples, essas obrigações precisam ser cumpridas com cuidado, para evitar erros e atrasos, que podem trazer sérias penalidades para o microempreendedor.

Entenda porque é importante ter uma contabilidade sendo MEI

Ainda que não seja obrigatória, a contabilidade para MEI é importante para a empresa pois garante ao empreendedor o acesso a especialistas com amplo conhecimento sobre a lei. Assim, pode tirar todas as suas dúvidas, evitar erros e atrasos e garantir que todo o funcionamento do negócio aconteça conforme a lei.

Além disso, o serviço de contabilidade pode trazer ainda mais praticidade para a rotina do empreendedor, que nem sempre tem tempo ou o conhecimento necessário para fazer as suas declarações e emitir guias de pagamento.

Ou seja, a contabilidade para MEI, além de garantir a conformidade com a lei, ainda ajuda o empresário a ter mais tempo para se dedicar à parte estratégica do negócio, sem precisar se preocupar com essas outras obrigações.

Veja como funcionam os serviços de contabilidade para MEI

mas se o MEI tem poucas obrigações, quais serviços a contabilidade pode oferecer? Bom, na verdade, existem muitos serviços que são relevantes para esse tipo de empresa e podem fazer toda a diferença no dia a dia do negócio!

Abertura do MEI

Abrir um MEI é grátis — você não precisa de alguém para acessar o Portal do Empreendedor e solicitar o seu CNPJ. Entretanto, apesar de simples, o processo exige que você tome algumas decisões que vão impactar diretamente no seu negócio, como a escolha do CNAE, por exemplo, um código que indica as atividades que podem ser desempenhadas por cada empresa.

A contabilidade para MEI pode ajudar desde esse primeiro passo, auxiliando na escolha dos melhores CNAEs e na junção de todos os documentos necessários para a abertura da empresa.

Preenchimento de relatórios mensais

Todo MEI deve preencher mensalmente o Relatório de Receitas Brutas da empresa, que funciona como um controle de faturamento. Esse preenchimento exige que o microempreendedor anexe ao documento as notas fiscais emitidas no período, para facilitar a fiscalização.

A emissão do relatório também é um processo simples, mas que pode levar bastante tempo e precisa ser feito com cuidado, já que erros e atrasos podem trazer problemas com as autoridades fiscais e acarretar, inclusive, no fechamento da empresa.

Envio da declaração anual

Outra obrigação que a contabilidade para MEI pode ajudar a cumprir é o envio da DASN-SIMEI. Essa declaração anual tem o objetivo de informar às autoridades sobre o faturamento do negócio no ano anterior e se houve alguma contratação no período.

Assim como acontece com os relatórios mensais, atrasos e erros na elaboração do documento podem gerar multas e outras penalidades para o microempreendedor.

Imposto de Renda

O valor mensal de impostos a ser pago pelo MEI é fixo, por isso o empreendedor não precisa do contador para a apuração. Entretanto, é comum ver quem é MEI se atrapalhando na hora de fazer o seu Imposto de Renda e pagando mais impostos do que deveria.

Isso acontece porque, sendo MEI, boa parte do seu lucro é direcionada para a pessoa física.

A contabilidade para MEI pode ser muito útil na hora de elaborar essa declaração, fazendo com que o empreendedor pague somente aquilo que deve.

Migração para ME

Como você já deve saber, o MEI tem um limite de faturamento de R$ 81 mil por ano. Quem fatura mais do que isso sofre o desenquadramento e precisa optar por outro tipo de empresa, como é o caso das MEs (Microempresas). 

Com isso, a contratação de uma contabilidade passa a ser obrigatória. E, em um momento tão importante como esse, de crescimento da sua empresa, nada melhor do que contar com uma profissional que já conhece o seu negócio, não é mesmo?

vantagens dos serviços de contabilidade para mei

Descubra as vantagens do serviços de contabilidade online para MEI 

Agora que você já sabe como a contabilidade para MEI é importante, vamos falar sobre contabilidade online? Esse é o tipo de serviço oferecido pela Agilize, a primeira empresa de contabilidade online do Brasil.

A diferença entre a contabilidade online e a tradicional é que, na primeira, tudo é feito digitalmente. Você nunca precisa ir até o escritório e resolve tudo na palma da sua mão, por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para isso.

Além disso, a contabilidade online para MEI traz muitas outras vantagens para a sua rotina empreendedora:

  • menos barreiras entre contador e empresa;
  • melhor experiência;
  • otimização no tempo de entrega de serviços;
  • comunicação em tempo real;
  • acesso a especialistas para tirar todas as suas dúvidas;
  • diminuição das chances de erros e atrasos no envio das suas obrigações às autoridades;
  • maior segurança de dados;
  • melhor custo-benefício.

Conheça o nosso Aplicativo para MEI

Para facilitar a sua rotina, desenvolvemos um aplicativo que vai ajudar a sua contabilidade para MEI trazendo todos os dados da sua empresa.

Nele você vai ter acesso a todos os DAS, tantos os ainda vão vencer como os que já venceram, aos seus benefícios previdenciários e pode realizar a emissão de notas fiscais de forma completamente gratuita!

Basta clicar no banner abaixo e realizar o download para o seu dispositivo:

aplicativo Agilize MEI

Saiba quanto custa um contador para MEI

Falando em custo-benefício, você deve estar se perguntando quanto custa contar com uma contabilidade para MEI. E a notícia que nós temos é ótima: muito menos do que você imagina!

Aqui na Agilize, você o nosso plano para MEIs custa R$ 60 por mês, sem fidelidade. Nesse plano, você tem acesso a todos os serviços que precisa para manter o seu negócio em dia com a legislação e a nossa plataforma, por onde pode acompanhar tudo na palma da mão.

Conheça a Agilize!

Pioneira em contabilidade online no Brasil e entusiasta do empreendedorismo, a Agilize nasceu em 2013 e desde então, já ajudou mais de 20.000 empresas a descomplicar a contabilidade.

Nós cuidamos de tudo para que você tenha tempo de se dedicar ao que realmente importa, que é o crescimento do seu negócio. E, além de acompanhar tudo o que acontece pela nossa plataforma, você tem acesso aos nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas – com o apoio de uma equipe de atendimento que é famosa pela sua agilidade e gentileza.