Guia de como abrir uma empresa de desenvolvimento de software.
Como abrir uma empresa de desenvolvimento de software? Se você está pensando nisso, certamente quer aproveitar o bom momento que o mercado que o mercado de tecnologia vive nos últimos anos – e está mais do que certo em pensar assim!
Ao abrir a sua empresa de desenvolvimento de software, você formaliza o seu negócio, transmite mais seriedade e credibilidade para os seus clientes e garante que toda a sua atividade profissional funciona dentro da legalidade.
Com um CNPJ, você pode prestar serviço para outras empresas, emitir notas fiscais, participar de licitações para atender órgãos públicos e até conseguir melhores taxas quando precisar de crédito.
Ou seja, saber como abrir uma empresa de desenvolvimento de software é fundamental para que você dê os próximos passos em direção a uma carreira de sucesso! O processo não é difícil. Apesar de ter muitos passos, a abertura de empresa não é um bicho de sete cabeças.
E, como sempre, nós estamos aqui para te ajudar e mostrar o passo a passo!
Entenda como está o mercado para desenvolvedor de software
A pandemia forçou a aceleração da transformação digital, um processo que já vinha acontecendo. Por isso, o mercado de desenvolvimento de software, que já estava em alta, cresceu ainda mais. Em 2020, primeiro ano da pandemia, o crescimento foi de 29% e impulsionou também outros segmentos correlatos, como os serviços, a segurança da informação e o mercado de hardware.
Quem está no mercado sente o crescimento no dia a dia: salários valorizados, muitas oportunidades de vagas e até a possibilidade de prestar serviço para empresas estrangeiras e ganhar em moedas mais caras que o real.
Como você pode ver, o momento é propício para a abertura de empresa de desenvolvimento de software!
Como abrir uma empresa de desenvolvimento de software? Confira o passo a passo!
Se você quer saber como abrir uma empresa de desenvolvimento de software, chegou ao lugar certo. A seguir, você confere o passo a passo detalhado para ter o seu CNPJ e todas as licenças necessárias para colocar o seu negócio para funcionar!
1-Conte com o suporte de uma contabilidade eficiente
Toda empresa que não é MEI precisa de um contador. O desenvolvedor de software não pode ser MEI porque essa atividade não consta entre as permitidas para o Microempreendedor Individual e, portanto, é necessário escolher outro tipo de natureza jurídica para a sua empresa. Mais adiante vamos falar sobre as principais opções, mas vamos começar do começo!
O primeiro passo para abrir uma empresa de desenvolvimento de software é contratar uma empresa de contabilidade experiente. Esse profissional, além de te orientar na hora de escolher a melhor natureza jurídica e regime tributário, vai garantir que todos os passos sejam executados de maneira correta, o que vai te poupar muita dor de cabeça!
2-Consulte a viabilidade do negócio na sua cidade
O pedido de viabilidade é um passo importante para quem quer saber como abrir empresa de desenvolvimento de software. É por meio desse processo que você vai descobrir se é possível abrir, na sua cidade, uma empresa com o nome escolhido.
A consulta da viabilidade também tem o objetivo de centralizar todas as informações sobre o novo negócio na Junta Comercial, na Receita Federal e na Prefeitura.
O pedido de análise é feito online, no site da Junta Comercial do seu estado!
3-Escolha a natureza jurídica da sua empresa de desenvolvimento de software
Já que o desenvolvedor não pode ser MEI, é necessário escolher outra natureza jurídica para a sua nova empresa. Existem três possibilidades e nós vamos falar mais sobre cada uma delas para você, juntamente com o seu contador, possa escolher a que mais se adequa ao seu caso!
Empresa Individual (EI)
O empresário individual é aquele que exerce uma atividade em seu próprio nome, ou seja, sem sócios. Nesse modelo, o nome da empresa deve ser o mesmo do seu dono, mas também é possível escolher um nome fantasia – vamos trazer algumas dicas sobre isso ainda neste conteúdo!
A principal característica da Empresa Individual é a responsabilidade ilimitada do empresário. Isso quer dizer que, em casos de dívidas, você pode ter o seu patrimônio pessoal tomado para cumprir com os compromissos financeiros da empresa.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Desde 2019, empresários sem sócios já podem abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal, chamada de SLU. Neste caso, o patrimônio pessoal do empresário está protegido e nunca vai se misturar com as contas do negócio. Também não há exigência de investimento inicial para a abertura do CNPJ.
Desde então, a SLU vem sendo uma das opções mais interessantes para quem quer abrir empresa de desenvolvimento de software sozinho!
Sociedade Limitada
Esse é o tipo de empresa mais comum entre os empreendedores brasileiros que têm sócios. Se esse é o seu caso, abrir uma LTDA é uma excelente alternativa!
A principal vantagem aqui é que a responsabilidade dos sócios é limitada ao capital social da empresa, ou seja, não é possível que bens pessoais sejam tomados em casos de dívidas, a não ser em casos de fraude, má-fé e sonegação fiscal.
4-Atividade do CNAE
O CNAE é um código de 7 números que tem o objetivo de identificar quais são as atividades exercidas por cada empresa. A sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
A lista de códigos CNAE é muito extensa, já que são muitas as atividades econômicas que podem ser exercidas no país. Para facilitar a sua vida, vamos deixar aqui os CNAEs referentes ao desenvolvimento de software. Existem duas opções principais:
- 62.02-3/00: desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- 62.03-1/00: desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis.
O primeiro CNAE está relacionado a softwares que podem ser customizados pelos clientes e, o segundo, é para programas que são entregues no mesmo padrão para todos os clientes. Se for necessário, você pode optar pelos dois códigos CNAE.
Além disso, também é possível selecionar CNAEs referentes a algumas atividades complementares:
62.01-5/01: desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (produto)
62.04-0/00: consultoria em tecnologia da informação
62.09-1/00: suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
63.11-9/00: tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
5-Nome Fantasia e Razão Social
A Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Se você escolher ser um Empresário Individual, por exemplo, a Razão Social, obrigatoriamente, precisa ser o seu nome. É a Razão Social que vai aparecer em, contratos, notas fiscais, etc.
Já o Nome Fantasia está mais ligado às questões comerciais, como a logomarca e a fachada da empresa. É ele que você vai usar para divulgar a sua empresa de desenvolvimento de software e fazer o registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Confira algumas dicas para a escolha do nome fantasia:
- escolha algo que reflita o propósito do seu empreendimento;
- tome cuidado com nome que podem gerar interpretações variadas;
- pesquise se o nome escolhido já foi registrado por outra pessoa.
6-Quadro Societário
Para definir o quadro societário da empresa, é preciso estabelecer qual a parcela de direitos e obrigações de cada sócio. Essa definição vai afetar diretamente todas as questões relacionadas à natureza jurídica, administração da empresa e salários dos sócios.
É muito importante deixar tudo claro logo neste primeiro momento, para evitar transtornos e desentendimentos no futuro!
Se você está empreendendo sozinho, pode pular este passo!
7-Escolha da sede
Toda empresa precisa ter uma sede. Mas calma, isso não quer dizer que você precisa alugar um imóvel para abrir uma empresa de desenvolvimento de software. Se você é um empresário individual, a sede da empresa pode ser, por exemplo, o seu endereço domiciliar.
Mas, se a sua empresa for ter uma sede física, não se esqueça de ter toda a documentação sobre ela: contrato de compra ou aluguel e comprovantes de pagamento do IPTU.
8-Escolha do regime tributário
O regime tributário é o que define a forma de tributação da sua empresa. Hoje, no Brasil, existem três opções!
Simples Nacional
Sem dúvidas, o Simples Nacional é o regime mais vantajoso para empresas de desenvolvimento de software que faturam até R$ 4,8 milhões – empresas com faturamento acima disso devem, obrigatoriamente, optar pelo Lucro Real ou Lucro Presumido.
A sua principal característica é a cobrança de impostos simplificada. Em uma só guia, você paga todos os impostos devidos, o que facilita a sua vida e evita muitos erros.
Lucro Presumido
Neste regime, é feita uma apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica para que haja uma presunção do lucro da empresa. Ou seja, em vez de recolher os tributos com base no lucro que realmente existe, ele é pago sobre o valor presumido.
Lucro Real
Neste regime, as empresas recolhem impostos de acordo com o lucro líquido auferido em um determinado período.
9-Elabore o Contrato Social
O Contrato Social é como se fosse a certidão de nascimento da empresa. É nesse documento que estarão registradas todas as informações sobre o seu negócio, como os nomes dos sócios, os deveres de cada um, o ramo de atuação da empresa, regime tributário, entre outras coisas.
Toda empresa precisa de um Contrato Social, portanto, este passo é um dos mais importantes para a abertura de uma empresa de desenvolvimento de software.
Existem modelos de contrato para cada tipo de empresa e o seu contador é a pessoa ideal para preenchê-lo com você!
10-Registre o negócio na Junta Comercial
Com o Contrato Social pronto, o próximo passo é fazer o registro na Junta Comercial do seu estado. Depois deste processo, você receberá o seu CNPJ e estará pronto para dar o último passo, que é o registro na Prefeitura.
É importante lembrar que empresas de desenvolvimento de software, por realizarem atividades de baixo risco, não precisam de nenhuma licença ou alvará para iniciar suas atividades.
11 – Credencie a empresa junto à Prefeitura
Esse credenciamento é fundamental para que você consiga emitir notas fiscais. Mais uma vez, você pode contar com a ajuda do seu contador para o registro! O processo pode variar de acordo com o município e esse profissional vai saber exatamente oque fazer para garantir que não haja nenhum erro no credenciamento.
Rotinas contábeis após abrir uma empresa de desenvolvimento de software
E depois de abrir uma empresa de desenvolvimento de software, quais são os próximos passos? Bom, a contabilidade faz parte do dia a dia de todas as empresas, por isso, você precisa conhecer as suas obrigações e cumpri-las.
Todos mês, é necessário emitir as notas fiscais referentes aos serviços prestados. Também é necessário pagar uma guia referente ao INSS e outra guia referente aos impostos. Se você escolher o Simples Nacional como regime tributário, todos os impostos e tributos devidos serão pagos em apenas uma guia, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Saiba como a Agilize pode te ajudar na abertura da empresa de desenvolvimento de software
A Agilize é a primeira contabilidade online do Brasil e nós temos uma equipe com especialistas em diversas áreas que vão te ajudar em todos os passos da abertura da sua empresa de desenvolvimento de software.
E ainda melhora: se você fechar conosco o acompanhamento mensal das suas obrigações contábeis, a gente não cobra nada pelo serviço de abertura de empresa!
Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado para o seu negócio!