Além de recorrer à Junta Comercial quando precisa regularizar uma empresa, você já parou para refletir sobre a relevância dela?

Geralmente todo empreendedor se debruça sobre esse assunto quando busca a formalização do seu empreendimento, mas esquece de entender os porquês por trás dessa exigência legal.

Nesse sentido, creio que se todos conhecessem a sua real importância, muitos iriam buscar a formalização do seu negócio com antecedência e planejamento.

Afinal, a Junta Comercial visa registrar as atividades empresariais. E assim, serve também como um grande banco de dados onde as informações do negócio ficarão armazenadas para gerar ainda mais segurança para o mesmo.

Uma curiosidade: você sabia que a junta comercial também é conhecida por realizar o “casamento das empresas”?

Essa expressão é popularmente utilizada, pois também é na Junta Comercial que ocorre a formalização e regularização das sociedades empresárias, tal como um casamento no cartório e toda burocracia envolvida nesse processo.

Assim como em um casamento, encerrar uma sociedade também é um assunto que precisa ser tratado com muita atenção e cuidado. Portanto, esteja de olho também nisso!

Assinatura na Junta Comercial.

Agora, me responda o seguinte: você não quer esquentar a sua cabeça com a burocracia presente na abertura de um negócio, não é?

Isso sem contar com o dinheiro perdido que uma má decisão a respeito de algumas decisões como a natureza jurídica poderá lhe trazer. Tudo isso diz respeito aos processos relacionados à Junta Comercial.

Convenhamos: abrir uma empresa e consolidá-la já dá trabalho demais, para ainda ter que se estressar com obrigações e burocracias que muitas vezes são confusas é um pouco demais, certo?

Por isso, se você deseja obter o conhecimento necessário para evitar problemas a respeito da formalização, regularização e otimização do tempo gasto em processos burocráticos na Junta Comercial, atente-se às informações compartilhadas a seguir:

  • Junta Comercial: Conceito e Funções
  • Função Armazenamento na Junta Comercial: Mais Segurança, Menos Stress
  • Função Autenticação na Junta Comercial: Atente-se aos Livros Contábeis!
  • Função Matrícula na junta comercial: Profissionais Registrados
  • Agilize o Seu Registro na Junta Comercial 

Junta Comercial: Conceito e Funções

A Junta Comercial é o órgão responsável pela formalização e regularização de empresas no Brasil. De um modo geral, está mais ligado ao governo estadual do que à União. Em alguns casos, no entanto, ela responde tecnicamente à esfera federal e, administrativamente, à estadual.

Portanto, se você deseja consolidar a sua empresa ao longo da sua jornada empreendedora, não perca tempo, nem corra o risco de sofrer com os prejuízos gerados pelas más escolhas na hora de formalizá-la.

É preciso pesquisar um pouco sobre o tema, por isso estamos trazendo este conteúdo para você. Mas não pare por aqui, busque ainda mais informações e pergunte a pessoas que entendem do assunto até ter a certeza de uma boa decisão.

Assim, saiba que ao abrir a sua empresa ou necessitar de um documento específico, haverão três áreas da junta comercial que poderão atuar sobre a sua necessidade. Conheça a seguir quais são elas e saiba a quem recorrer quando precisar:

Arquivamento

O processo de arquivamento diz respeito criar arquivos, neste caso registros e averbações de Sociedades Empresárias. 

Ele se dá a partir da assinatura da documentação inicial solicitada pela junta comercial ao representante da empresa, que entrega estes documentos e possui até 30 dias para registrar qualquer outro documento necessário.

Além disso, tanto a averbação (alterações em documentos ou inclusões de arquivos novos) quanto o registro na junta comercial  (constituição inicial da sociedade) estão diretamente relacionados à sociedade empresária.

Autentificação

É basicamente a abertura e encerramento dos livros empresariais/contábeis necessários para um negócio. Assim, a finalidade desses livros é servir de prova registrada – seja a favor ou contra o empreendedor.

São livros empresariais referentes às empresas individuais, grupos de sociedade, sociedades empresárias, microempresas e até mesmo empresas estrangeiras.

Matrícula

Este ponto da Junta Comercial refere-se apenas a funcionários de atividades que deverão estar cadastrados na junta comercial. São o caso de leiloeiros, administradores de armazéns, interpretes e algumas outras atividades específicas.

Dito isso, você ficou curioso para saber mais sobre o impacto dessas três funções no seu negócio?

Saiba que, quanto mais você tiver conhecimento sobre esses assuntos, poderá otimizar o seu tempo no processo de tomada de decisão.

Logo, fique atento aos tópicos a seguir, pois tratarei de cada uma dessas funções com mais profundidade!

Dica: Função Arquivamento na Junta Comercial – Mais Segurança, Menos Stress 

Segurança de dados com o arquivamento na Junta Comercial.

Imagine que, devido uma situação extraordinária, você perca alguns documentos imprescindíveis sobre a sua empresa. 

E agora, você saberia como proceder nesse caso? Será que a junta comercial poderá te ajudar nessa situação?

Cá entre nós: só de cogitar esse problema, dá para sentir o tamanho do stress que isso geraria, né?

Nesse sentido, saiba que a Junta Comercial tem a função de armazenamento, que além de guardar a documentação, possui também o objetivo de garantir a segurança dos dados para ambas as partes envolvidas (órgão e empresa) nessa questão.

Então, fique ligado! Já falamos um pouco sobre isso acima, mas agora vamos detalhar melhor para você.

Vou compartilhar contigo os principais pontos sobre a função armazenamento na junta comercial, para que assim você conte com isso quando precisar. É uma dica de ouro!

Saiba que essa função está relacionada tanto ao registro, quanto à averbação de documentos. Ou seja, ambas as situações podem utilizar essa função de armazenamento.

Observação: após a assinatura da documentação solicitada no arquivamento, haverá um prazo de 30 dias para realizar qualquer tipo de alteração nisso, lá na junta comercial mesmo.

Portanto, saiba que o arquivamento poderá ocorrer de três formas conforme a situação da documentação que o empreendedor vai entregar na junta comercial:

  • Quando a Junta Comercial entender que a documentação está perfeita. Assim, haverá a determinação do arquivamento;
  • Quando a Junta Comercial identificar um documento faltante, o mesmo deverá ser entregue dentro deste prazo de 30 dias;
  • Quando a Junta Comercial identificar algo que infrinja as normas, haverá o indeferimento, portanto, o arquivamento não ocorrerá.

Atente-se!

Função Autenticação na Junta Comercial: Atente-se aos Livros Contábeis!

Caso você precise acionar a junta comercial por algum motivo, me diga: você possui todos os livros empresariais do seu negócio em mãos? 

Se você respondeu “não,” fique esperto!

Afinal, você e o seu negócio estarão em apuros. E não é isso que você deseja, certo?

Portanto, saiba que a função autenticação decorre basicamente de uma consulta na junta comercial da sua região, que se refere aos livros contábeis do seu empreendimento. 

Além disso, a mesma é responsável pela abertura e encerramento desses livros.

Ou seja, os mesmos servirão para apuração, constatação e validação das informações apresentadas.

Observação: esses livros só servirão de provas para a sua empresa se estiverem autenticados pela junta comercial. A autenticação é fundamental!

Dessa forma, conheça a seguir os tipos de livros empresariais/contábeis existentes:

  • Livro Diário: para escriturá-lo, deverá antes de tudo registrar seus lançamentos em ordem cronológica, constando os dados pré-determinados (data, local, conta a ser creditada, histórico e valor), sem linhas em branco e com todos os dados pautados na moeda nacional, no caso o Real. Além disso, há a necessidade dos termos de abertura, de fechamento e registro em órgão competente.
  • Livro Razão: obrigatório. Controla todos os saldos das contas patrimoniais.
  • Livro Caixa: nesses registros constam todos os bens numerários, ou seja, as movimentações oriundas da sua atividade.
  • Livro de Registro de Inventário: o Regulamento do Imposto de Renda (RIR) informa que esse livro é obrigatório para todas as empresas. Assim, o seu objetivo é informar a quantidade dos Disponíveis do Balanço Patrimonial.
  • Livro de Registro de Prestação de Serviço: também obrigatório, visa o registro dos documentos fiscais relativos às empresas que exercem atividades onde incide Imposto Sobre Serviço (ISS).

Interessante, né? Muita coisa para ter em mente e não se perder. Fica mais do que evidente a importância do registro na junta comercial após isso!

Portanto, não deixe de ver o próximo tópico!

Função Matrícula na Junta Comercial: Profissionais Registrados 

Sociedades empresárias são firmadas na Junta Comercial.

Há alguns profissionais que precisam estar matriculados na junta comercial para exercer suas atividades. Você sabe o porquê?

Caso não saiba, o leiloeiro, administrador de armazém geral e intérprete são alguns dos agentes auxiliares imprescindíveis do comércio. Esses profissionais são indispensáveis para o bom funcionamento de comércios e também para a regularização dos mesmos e das suas atividades.

Vale ressaltar que a junta comercial deverá analisar a matrícula desses profissionais. Assim como controlar as atividades do tradutor público/intérprete.

Observação: a matrícula dos agentes auxiliares é uma tradição que tende a desaparecer com o passar do tempo.

Assim, após frisarmos essas questões, há um ponto importantíssimo que merece uma atenção especial da sua parte. Logo, não desgrude os olhos da tela, pois, no tópico seguinte, preciso compartilhá-lo contigo!

Veja a seguir!

Agilize o Seu Registro na Junta Comercial

Muitos dos antigos procedimentos burocráticos realizados, hoje, através da internet, ocorrem de forma rápida e prática. 

A digitalização dos processos da Junta Comercial ocorre a passos lentos, mas está acontecendo! Os próprios sites das juntas comerciais já estão ficando cada dia mais fáceis de usar.

Nesse sentido, preciso lhe perguntar algo extremamente importante: você desejaria simplificar procedimentos que roubam tempo, aumentam os gastos do seu negócio e geram um stress absurdo?

Você consegue imaginar as vantagens de reduzir ainda mais o seu tempo gasto com burocracia em uma junta comercial?

Cá entre nós: todo empreendedor adoraria ter a oportunidade de simplificar ainda mais as suas obrigações, principalmente quando são confusas e cheias de trâmites.

Além disso, qual o empreendedor que não desejaria ter mais tempo para focar na principal atividade do seu negócio, ao invés de perdê-lo nas obrigações secundárias, não é mesmo?

Aposto que você deseja tomar cada vez mais decisões assertivas e consolidar o seu negócio. 

Por isso, se você não vê a hora de transformar tudo isso em realidade, valorize o seu tempo e descubra ainda hoje como otimizar o tempo de abertura da sua empresa na junta comercial! Inclusive, realizamos a abertura de empresas gratuitamente mediante a contratação do nosso serviço. Converse com a gente e saiba mais clicando aqui.

Gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão diretamente no seu e-mail.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Quem leu esse artigo, não deixa de ver:

Marcos André

Marcos André

Contador e Product Owner na Agilize Contabilidade Online. Acredito nas pessoas como principais agentes de transformação para melhoria contínua de processos. O mundo exige constante inovação, e eu adoro me desafiar todos os dias!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.