Como escolher nome de empresa: 5 dicas infalíveis!

Saber como escolher nome de empresa é uma das principais dúvidas de quem está começando um negócio. É ele que vai chamar atenção do público, por isso precisa ser atrativo. 

Outro ponto que preocupa alguns empreendedores é que não é permitido que existam empresas do mesmo segmento com nomes repetidos. 

Assim, antes de bater o martelo, é preciso fazer uma consulta para ver se o escolhido não já está sendo usado.

Neste post, você vai conferir regras e dicas de como escolher o nome da sua empresa de forma segura. 

Confira!

  1. Entenda a importância de escolher um bom nome de empresa
  2. Conheça a diferença entre razão social e nome fantasia
  3. Veja as 5 dicas infalíveis para escolher nome de empresa
  4. Cuidados que você deve ter ao escolher o nome de empresa
  5. Saiba se vale a pena usar um gerador de nomes

Entenda a importância de escolher um bom nome de empresa

Ao iniciar um negócio, uma das primeiras decisões cruciais a serem tomadas é a escolha do nome da empresa. 

O nome tem um papel fundamental na identidade e posicionamento da marca, além de impactar a percepção dos clientes e a comunicação com o mercado. 

Por isso, é essencial dedicar tempo e esforço para encontrar um nome que represente adequadamente o negócio.

Assim, escolhendo um bom nome, é possível:

  • Criar uma identidade forte e memorável;
  • Facilitar o reconhecimento de marca;
  • Definir um posicionamento;
  • Gerar interesse e curiosidade do público.

Qual a diferença entre nome fantasia e razão social?

Essa é uma dúvida comum de pessoas que querem saber como escolher nome de empresa. Os dois, na verdade, são usados para identificar a empresa, mas a razão social, ou nome comercial, é o nome de registro.

A razão social é o nome oficial da empresa, registrado nos órgãos competentes e utilizado em documentos legais e fiscais.

Já o nome fantasia, também conhecido como nome comercial, é o nome pelo qual a empresa é conhecida no mercado, podendo ser diferente da razão social.

Resumindo:

  • A razão social é o nome oficial da empresa, registrado no momento da abertura e formalização do negócio, podendo ser comparado ao “nome de batismo”;
  • O nome fantasia é o nome fictício e pelo qual a empresa ficará conhecida no mercado, sendo comparada ao “nome artístico”.

Exemplo de razão social e nome fantasia

Para deixar ainda mais prático, vamos trazer um exemplo de uma empresa renomada no mercado e pioneira no mercado de contabilidade online: a Agilize!

A razão social da Agilize é “AGILIZE TECNOLOGIA S.A.”  – esta informação você pode consultar por meio da pesquisa do CNPJ de qualquer empresa –, e o nosso nome fantasia é apenas “Agilize Contabilidade Online”.

As empresas utilizam razões e nomes diferentes para facilitar os processos de mercado e legais. 

Como você pode ver, a nossa razão social descreve o nosso tipo de empresa. Já o nome fantasia é o que divulgamos e somos conhecidos no mercado.

Além disso, essas duas informações estão disponíveis no cartão CNPJ de todas as empresas.

5 dicas infalíveis de como escolher nome de empresa

Veja as 5 dicas infalíveis para escolher nome de empresa

Existem alguns pontos que devem ser observados no processo de como escolher o nome da empresa. E para te ajudar, separamos algumas dicas fundamentais. 

Confira!

1. Explique o conceito do seu negócio

Antes de iniciar a busca por um nome, é essencial ter clareza sobre o conceito e propósito do seu negócio. 

Pergunte-se: qual é a mensagem que desejo transmitir com o nome da empresa? 

Ele deve refletir os valores, a missão e a identidade da marca. 

Além disso, não deixe de analisar estes pontos:

  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Perfil do público-alvo;
  • Diferenciais do novo negócio;
  • Posicionamento de mercado;
  • Nomes dos concorrentes.

Um nome que transmita de forma clara e objetiva o que seu negócio faz pode ajudar a atrair os clientes certos desde o início.

2. Registre todas as ideias

Quando se trata de gerar ideias para o nome da empresa, a criatividade é fundamental. Comece fazendo um brainstorming e anote todas as ideias que surgirem, mesmo que pareçam irrelevantes no momento. 

Assim, nessa fase, não se preocupe com filtros, apenas deixe as ideias fluírem. 

Lembre-se de incluir palavras-chave relacionadas ao seu negócio, mas também permita-se explorar diferentes conceitos e abordagens.

3. Selecione as melhores

Após ter uma lista considerável de possíveis nomes para a empresa, é hora de começar a filtrar e selecionar as melhores opções. 

Aqui você deve levar em conta critérios como originalidade, facilidade de pronúncia e adequação ao mercado em que vai atuar – se você vai comercializar produtos no Brasil, pode ser difícil definir um posicionamento usando um nome em norueguês, por exemplo. 

Descarte os nomes que sejam difíceis de entender, pronunciar ou que possam gerar confusão com outras marcas já existentes.

E se você ficar em dúvida, teste com as pessoas! Fale suas ideias e analise as percepções.

4. Analise as opções

Com a lista reduzida, é importante analisar cada uma das opções restantes. 

E para isso, responda às seguintes perguntas sobre cada uma das opções:

  • Está disponível?
  • É fácil de escrever e de pronunciar?
  • Ajuda o público a identificar do que se trata a empresa?
  • Pode ter dupla interpretação?
  • Significa coisas estranhas em outras línguas?
  • Cria identificação com o público?
  • Diferencia a empresa dos concorrentes?

Assim, pesquisar na internet e redes sociais vai ajudar nesta etapa!

Além disso, leve em consideração as aplicações em cada cultura e região. Nem sempre um termo utilizado no nordeste pode ser bem recebido por pessoas do sul do país.

5. Pesquise no INPI

Antes de tomar a decisão final, é imprescindível consultar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para verificar se o nome escolhido já não está registrado como marca por outra empresa. 

Essa etapa é essencial para evitar problemas jurídicos no futuro e garantir que a empresa possa usar o nome livremente.

Como saber se o nome da empresa já existe INPI?

Para saber se o nome ainda está disponível, você deve acessar o site do INPI e utilizar a ferramenta de busca de marcas e patentes, inserindo o nome que deseja pesquisar. 

Além disso, para que a pesquisa seja mais completa e segura, você pode utilizar os dois filtros de pesquisa: “exata” e “radical”.

Alguns cuidados que você deve ter antes de escolher o nome da empresa

Lendo este post sobre como escolher nome de empresa, você certamente entendeu alguns cuidados que devem ser tomados antes da escolha do nome. Para ajudar a memorizar, nós vamos fazer aqui um pequeno resumo:

  • Escolha um nome com fácil pronúncia e grafia;
  • Garanta que não há dupla interpretação;
  • Prefira nomes que ajudem o público a identificar o ramo do negócio;
  • Seja criativo;
  • Certifique-se de que o nome está disponível para registro.

[Dica extra] Não esqueça de fazer o registro de marca!

E já que você descobriu que o nome ainda não está registrado, adiante e realize o registro da marca!

Esse registro garante a exclusividade do uso do nome, protegendo a empresa de possíveis cópias e imitações por parte de concorrentes. 

Além disso, o registro de marca fortalece a imagem da empresa, conferindo credibilidade e segurança aos clientes.

Vale a pena usar um gerador de nomes?

Existem diversas ferramentas e geradores de nomes disponíveis na internet que prometem ajudar na escolha do nome da empresa. 

Embora possam ser úteis para gerar ideias e explorar diferentes combinações, é importante lembrar que essas ferramentas não substituem o processo criativo e estratégico. 

O nome da empresa deve ser único e alinhado com os objetivos e valores do negócio, algo que um gerador automático nem sempre consegue capturar.

Conheça a Agilize!

Saber como escolher o nome da empresa é um processo estratégico e importante para o sucesso do negócio. E para que a formalização da sua empresa seja feita de forma correta e sem dores de cabeça, o melhor é sempre contar com os especialistas!

Aqui na Agilize, nós temos contadores muito experientes e clientes de diversos segmentos. O nosso objetivo é ajudar você a tirar o seu negócio do papel.

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