O que é dropshipping e quais as vantagens desse modelo?

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A digitalização do mercado causou o surgimento de diversas formas diferentes de empreender e vender pela internet. Uma delas é o dropshipping, um modelo que se popularizou nos últimos anos e vem conquistando cada vez mais espaço.

O principal atrativo do dropshipping é que o empresário não precisa se preocupar com estoque. E se você entende um pouco sobre comércio, sabe como um estoque mal gerenciado pode prejudicar o negócio, não é?

E aí, se interessou e quer conhecer melhor o dropshipping? Continue lendo este artigo!

  1. O que é dropshipping?
  2. Quais as vantagens de fazer dropshipping?
  3. Qual a diferença entre dropshipping, marketplace e e-commerce?
  4. Dicas de como fazer dropshipping
  5. Dropshipping é legal?

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de vendas online em que o lojista não precisa se preocupar com o estoque, pois usa o estoque de terceiros para fazer a venda.

Na verdade, a empresa de dropshipping funciona mais como um intermediário no processo de venda. O lojista divulga os produtos e faz a venda em seu site, mas, depois que o negócio é fechado, ele repassa o pedido para o fornecedor do produto, que será o responsável pelo envio ao consumidor.

Quer entender melhor? Veja como o dropshipping funciona em três passos:

  1. O cliente faz o pedido em uma loja virtual;
  2. O lojista envia as ordens de compra para o fornecedor, que vai faturar os pedidos;
  3. O fornecedor fica responsável por fazer as entregas diretamente ao cliente, sem que o produto precise passar pelo estoque da loja.

Quais são as vantagens de fazer dropshipping?

Saiba quais são os benefícios de investir nesse tipo de negócio digital!

Redução de custos

Como a empresa de dropshipping não tem estoque, não existem gastos com compra de produtos, embalagens, matéria-prima e com um espaço para armazenar tudo isso.

Em muitos casos, a mão-de-obra necessária para o trabalho também é reduzida, o que contribui para a redução de custos do negócio.

Trabalho remoto

Para quem prefere trabalhar de forma remota, o dropshipping é o negócio ideal. Como não há loja física e os fornecedores podem estar em qualquer lugar do mundo, o empreendedor tem a liberdade de trabalhar onde quiser — basta ter acesso à internet!

Variedade de produtos

A possibilidade de trabalhar com qualquer fornecedor também é uma grande vantagem do dropshipping, pois permite que o catálogo da loja seja muito variado.

Como o empreendedor não precisa se preocupar com estoque, pode disponibilizar qualquer tipo de produto em sua loja sem se preocupar com o armazenamento.

Foco no marketing

Como toda a parte de logística é terceirizada, o empreendedor tem mais tempo para se dedicar à parte estratégica do negócio, como a aquisição e fidelização de clientes.

Esse é o modelo ideal para quem gosta de marketing e vendas, mas não é tão bom na parte administrativa.

O suporte é por conta do fornecedor

Outra vantagem é que todo o processo de pós-venda, como suporte e devolução de produtos, por exemplo, fica sob responsabilidade do fornecedor. Ou seja, é ele que vai arcar com os custos da logística reversa em casos de troca ou devolução.

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Qual a diferença entre dropshipping, marketplace e e-commerce?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o dropshipping, vamos falar um pouco sobre outros modelos de negócios digitais de vendas para que você não confunda os conceitos.

O marketplace funciona como um shopping virtual. Diferentes vendedores podem anunciar os seus produtos em uma mesma plataforma, que faz a intermediação da venda e repassa o pagamento para o vendedor depois que a mercadoria é enviada para o cliente. 

O Mercado Livre é um exemplo de marketplace — se você tem uma loja, além de vender os produtos no seu site e no seu espaço físico, você também pode anunciar por lá para aumentar o seu alcance.

Já o e-commerce é uma loja virtual completa, que se assemelha a uma loja física. O empreendedor, nesse caso, é responsável por desenvolver o site, controlar o estoque, cuidar da logística, etc.

Dicas de como fazer dropshipping

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Quer começar a trabalhar com dropshipping e ainda não sabe como? Confira as nossas dicas!

Encontre um nicho

Um dos principais erros de quem está começando a trabalhar com dropshipping é apostar em um catálogo muito abrangente. A nossa dica é que você comece com um nicho específico de mercado!

Encontre bons fornecedores

Esse é um dos pontos mais importantes para quem trabalha com dropshipping, afinal, se o fornecedor não cumprir o prometido o cliente vai ter uma experiência de compra negativa. 

O fornecedor deve ser confiável tanto em relação à qualidade dos produtos como em relação à logística.

Teste os produtos

Antes de começar a vender, compre algumas unidades antecipadamente e teste. Dessa forma você garante que os produtos funcionam, são de boa qualidade e que o fornecedor consegue entregá-los dentro do prazo prometido.

Invista em marketing

Sem se preocupar com estoque e logística, você vai conseguir se dedicar melhor às estratégias de divulgação. Promova sua loja em diferentes meios, como blogs, redes sociais, buscadores, YouTube, etc.

Cuide das finanças

E não é porque você não vai cuidar do estoque que não precisa estar sempre de olho nas finanças. Elas são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e uma das suas responsabilidades é ter um fluxo de caixa saudável, que esteja preparado para arcar com custos inesperados.

Sim, o dropshipping é uma estratégia de vendas totalmente legal, desde que o empreendedor pague todos os tributos que incidem sobre as transações e cumpra todas as regras estabelecidas.

Para isso, é preciso conhecer bem a legislação brasileira e se atentar na hora de fazer contratos com os fornecedores.

Contar com o apoio de um contador nesse momento é essencial para garantir que tudo seja feito de maneira correta!

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Assim, além de fazer tudo conforme a lei, você consegue trabalhar com a menor carga tributária possível, tornando o seu negócio ainda mais lucrativo.

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