Presença Digital: o que é e como construir uma marca forte no mercado online

presença digital

Hoje em dia, uma boa presença digital pode fazer toda diferença nos resultados de um negócio. Apostando no meio digital, a empresa pode aumentar a sua visibilidade, ser vista como referência na sua área e estreitar as relações com o seu público – e quem empreende sabe como isso pode contribuir com o aumento das vendas!

Neste artigo, nós vamos mostrar por que a presença digital se tornou tão importante e ensinar passo a passo como você pode começar a sua estratégia de posicionamento na internet.

Boa leitura!

  1. O que é presença digital
  2. Quais são os pilares da presença digital
  3. Por que ter presença digital é importante para o seu negócio
  4. Como construir uma boa presença digital
  5. Bônus: ferramentas para aumentar a sua presença digital

O que é presença digital?

Presença digital é a forma com a qual uma empresa se firma no meio digital. Essa presença pode ter diferentes objetivos, como aumentar o brand awareness, estreitar o relacionamento com os clientes, vender mais e trazer mais visitantes para o site, por exemplo.

Ter uma forte presença digital pode trazer diversas vantagens para uma marca (e nós vamos falar sobre as principais mais adiante), mas, para usufruir dos benefícios, é preciso fazer alguns investimentos.

Isso porque a presença digital é muito mais do que ter um perfil nas redes sociais e um site institucional. Para que a empresa colha os frutos do digital, é preciso trabalhar estrategicamente, criar conteúdos relevantes e oferecer experiências positivas para o público.

Quais são os pilares da presença digital?

Antes de mostrarmos o passo a passo para uma boa presença digital, é preciso que você conheça os pilares do posicionamento na internet.

Conteúdo

O conteúdo é tudo o que você cria e divulga pelos meios digitais. Um conteúdo pode ser um post numa rede social, uma live, um material rico, um vídeo gravado, um blogpost, etc. É por meio dos conteúdos que você vai mostrar para o cliente quem é a empresa e quais são os seus valores.

A produção de conteúdo é o centro da maioria das estratégias de presença digital, pois ele faz com que as pessoas tenham interesse pela empresa. Para isso, é preciso criar conteúdos que sejam úteis para a sua audiência e ajudem as pessoas a resolver problemas.

Ou seja, a criação de conteúdo é muito mais do que fazer posts institucionais!

Relacionamento

O segundo pilar diz respeito à forma como a sua empresa se relaciona com as pessoas no meio digital. Afinal, não adianta criar conteúdos excelentes e não interagir com as pessoas que os consomem, não é?

Empresas que estão abertas ao diálogo e disponíveis para tirar dúvidas do público têm uma presença digital muito mais forte do que aquelas que ignoram esse pilar tão importante.

Comunicação omnichannel

A comunicação omnichannel é aquela que acontece em diversos canais ao mesmo tempo – e isso é fundamental para uma presença digital forte hoje em dia.

Para uma comunicação omnichannel, você deve investir em diferentes formatos de conteúdo e meios de contato com o público. Você pode ter um site, um perfil nas redes sociais, telefone para contato, chat na página e um bom serviço de atendimento por e-mail, por exemplo.

A ideia é facilitar ao máximo a vida do cliente, eliminando qualquer obstáculo que exista na comunicação entre vocês. Dessa forma, o consumidor se sente acolhido, tem experiências melhores e mais chances de se fidelizar.

Tecnologia

A comunicação digital depende da tecnologia e, por isso, é muito importante que você ou a pessoa responsável pelas estratégias de presença digital da sua empresa estejam atualizados sobre as tendências, ferramentas e inovações.

Por que ter presença digital é importante para o seu negócio?

Independentemente do tamanho do seu negócio, uma presença digital bem construída pode trazer muitas vantagens. Conheça as principais!

Mais visibilidade

O conteúdo divulgado na internet consegue alcançar muito mais pessoas do que aquele divulgado somente no offline. Assim, mais pessoas passam a conhecer a sua marca, saber o que ela vende e entender quais são os seus valores.

Empresas que têm uma boa estratégia de presença digital estão sempre mostrando seu trabalho nas mídias digitais, têm páginas nas primeiras colocações do Google é um site completo, com todas as informações que o cliente precisa.

Dessa forma, o negócio se torna mais conhecido e ganha visibilidade, passando a ser vista por milhares de pessoas que não conheceriam a empresa se ela não tivesse boa presença digital.

Mais autoridade

A produção de conteúdo, que é um dos pilares da presença digital, faz com que a marca passe a ser vista pelo público como uma autoridade no assunto sobre o qual fala. Quando a empresa compartilha conteúdos relevantes sobre a sua área, passa a ser encontrada sempre que o usuário busca resposta.

No longo prazo, a empresa passa a ser encarada como referência naquilo, o que traz ainda mais credibilidade para a marca e a possibilidade de influenciar pessoas.

Melhor relacionamento com os clientes

A internet permite que você fale com uma grande quantidade de pessoas de forma segmentada. Isso pode ser feito com o auxílio de ferramentas de automação e segmentação de público, fazendo com que as pessoas sejam impactadas por conteúdos que realmente são do seu interesse.

E a coisa fica ainda melhor se a empresa usa a linguagem adequada para o seu público e está disponível para interações. Quando isso acontece, o público se sente muito mais conectado com a marca. 

E você sabe como isso é importante hoje em dia, não é? Com a concorrência cada vez maior, os clientes vêm valorizando ainda mais a experiência com a empresa, o bom atendimento e um bom relacionamento.

Redução de custos

Ter uma boa presença digital exige muito menos investimentos do que a divulgação offline. Isso porque muitas ferramentas de divulgação são gratuitas, como o e-mail, as redes sociais, o YouTube, WhatsApp, Linkedin, entre outros.

Dessa forma, você consegue ter resultados melhores com menos gastos, reduzindo significativamente os custos com marketing e propaganda.

Aumento da conversão

É natural que empresas que têm maior alcance, sejam vistas como autoridade e se relacionam bem com seus clientes vendam mais. E essa é uma das principais vantagens do alinhamento entre marketing e vendas e do desenvolvimento de uma presença digital bem estruturada!

O aumento nas taxas de conversão vai tornar o seu negócio mais rentável e trazer melhores resultados, possibilitando o crescimento da empresa.

Como construir uma boa presença digital?

Preparamos um passo a passo para ajudar você a se firmar no meio digital!

1.Conheça o seu público

Antes de mais nada, é preciso saber com quem você vai falar nos meios digitais. O conhecimento sobre o público é importante para diversas definições,como tom de voz, linguagem, identidade visual, canais, formatos de conteúdo, etc.

Quando você sabe exatamente para quem está falando, fica muito mais fácil planejar conteúdos que sejam relevantes. Também é importante saber quais são as principais dores da sua audiência – assim, você consegue planejar conteúdos que ajudem as pessoas a resolvê-las.

2.Defina canais

Ainda antes de colocar a mão na massa, também é importante definir em quais canais você vai trabalhar a presença digital da empresa. O ideal é que você não escolha somente um, mas também não é preciso trabalhar com todos.

Escolha uma quantidade que esteja de acordo com os seus recursos (financeiros, humanos e de tempo). É mais importante manter a qualidade na comunicação do que a quantidade de formatos e canais.

Essa definição deve ser feita também com base nas preferências do seu público. A empresa deve estar presente naqueles com os quais o público tem mais familiaridade.

3.Tenha objetivos

Toda ação deve ter um objetivo. Ou seja, todo conteúdo que você criar deve ter uma intenção por trás – se conectar com o público, aumentar a visibilidade, criar autoridade, etc.

Antes de montar o seu plano de conteúdo, é importante que você faça um levantamento sobre os principais objetivos da empresa no digital. Assim fica mais fácil definir linhas editoriais e começar a criação de conteúdo!

4.Planeje o seu conteúdo

Agora é hora de colocar as ideias no papel. Você deve definir linhas editoriais, que são os temas sobre os quais a empresa vai falar em seus canais de comunicação. 

Depois, faça um brainstorming para definir alguns conteúdos para cada linha editorial. Cada tema escolhido pode ser abordado de diferentes formas, em diferentes canais. Quer um exemplo?

Você está lendo aqui no blog da Agilize este conteúdo sobre presença digital, mas nós também podemos falar sobre isso de outras formas, em outras plataformas. 

Podemos criar um post nas redes sociais resumindo todas as informações que estão aqui, gravar um vídeo completo sobre o tema para o nosso canal no YouTube e depois dividi-los em pequenos vídeos para o TikTok, convidar um especialista para fazer uma live sobre o tema, compartilhar um modelo de planilha para planejamento de conteúdo e muitas outras coisas.

Tenha isso em mente na hora de planejar os seus conteúdos e você vai ver como cada ideia pode se multiplicar!

5.Tenha um site

Independentemente de quais canais você escolher para divulgar seus conteúdos, é importante que tenha um site com todas as informações que alguém pode precisar sobre a empresa.

Lá você vai falar mais sobre o negócio, compartilhar valores e a história da empresa, listar os serviços ou produtos ofertados, oferecer um formulário de contato ou chat em tempo real e criar uma página com as respostas para as dúvidas mais frequentes.

Isso, além de facilitar a comunicação, vai ajudar a sua empresa a aparecer nas páginas de resultado de buscas do Google e trazer mais credibilidade para o negócio.

6.Invista em tráfego pago

Se você quiser potencializar o alcance dos seus conteúdos, pode investir em anúncios na internet. Dessa forma, garante que a sua empresa apareça nas primeiras posições do Google e que o seu conteúdo seja entregue para as pessoas certas.

Isso porque os anúncios digitais permitem uma segmentação minuciosa de público, que pode considerar desde dados demográficos até interesses pessoais.

7.Mensure resultados

Se você não mensurar os resultados das ações, todos os seus esforços podem ser desperdiçados. o acompanhamento dos resultados é fundamental para que você entenda se as ações planejadas estão mesmo dando certo.

E, se não estiverem, você pode tomar as devidas providências para contornar essa situação – como mudar a estratégia, investir mais dinheiro ou pensar em novos formatos de conteúdo, por exemplo.

A mensuração e análise de resultados é um hábito saudável, que só traz benefícios para a empresa e ajuda a otimizar o seu orçamento.

Bônus: ferramentas para aumentar a sua presença digital

Além de um bom planejamento, usar algumas técnicas e ferramentas pode potencializar os resultados obtidos com a sua estratégia de presença digital.

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, e é um conjunto de técnicas para fazer com que um conteúdo apareça nas primeiras posições nas páginas de resultados de pesquisas do Google e outros buscadores.

Essas técnicas são aplicadas tanto no seu site como em textos, principalmente naqueles publicados em um blog (criar um blog, inclusive, é uma excelente forma de criar autoridade e melhorar a sua presença digital).

Com SEO, você aumenta as visitas do seu site de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar para ter o seu site em uma posição de destaque. Isso, além de aumentar o brand awareness, também aumenta as chances de conversão.

SEM

Já o SEM, ou Search Engine Marketing, é um conjunto de estratégias que têm o objetivo de aumentar o tráfego na sua página por meio de anúncios nas páginas de resultados de pesquisas de buscadores.

Junto com o SEO, o SEM ajuda a sua empresa a ter mais visibilidade, mais visitas no site e mais vendas. 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o marketing de atração. A ideia aqui é atrair pessoas que podem se tornar clientes da sua empresa por meio da divulgação de conteúdos gratuitos que podem ajudá-las a resolver problemas.

Esses conteúdos são chamados de materiais ricos e podem ser e-books, planilhas, palestras, lives, eventos, etc. Para ter acesso ao conteúdo, a pessoa precisa trocá-lo por algumas informações – normalmente as empresas solicitam nome e e-mail.

A partir daí, a pessoa se torna um lead da empresa e entrará em alguns fluxos de comunicação, recebendo outros conteúdos para que estreite o seu relacionamento com a marca. 

O objetivo do Inbound Marketing é construir a imagem da empresa perante o público de uma forma mais leve, sem que as pessoas percebam que estão envolvidas em uma estratégia de marketing.

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Além de ter uma boa presença digital, para ter sucesso no mercado a sua empresa precisa cumprir com todas as suas obrigações fiscais e contábeis. Isso garante o seu funcionamento dentro da legalidade, evita penalidades e prejuízos na imagem do negócio perante o público.


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