Como escolher a melhor contabilidade online para sua empresa

Saber qual é a melhor contabilidade online é uma dúvida que muitos empreendedores têm antes de fazer a contratação, afinal, todos buscam o melhor para suas empresas. E nós estamos aqui para ajudar!

Preparamos este artigo completo com todas as vantagens de contratar uma contabilidade online e explicando direitinho como esse modelo funciona, além de trazer as melhores dicas para que você saiba como escolher a melhor contabilidade online para o seu tipo de empresa.

Continue lendo!

  1. Como funciona a contabilidade online
  2. Vantagens da contabilidade online
  3. Diferenças entre a contabilidade tradicional e a contabilidade online
  4. Como escolher a melhor contabilidade online para o seu negócio

Como funciona a contabilidade online?

A contabilidade online é o gerenciamento contábil de uma empresa por meio de uma plataforma digital. Assim, em vez de ir a um escritório físico, como na contabilidade tradicional, você faz tudo via internet – desde o envio de documentos até a confecção de declarações.

Depois de acessar a plataforma, tudo o que você precisa fazer é cadastrar ali todos os documentos e informações necessárias para que os contadores da empresa contratada gerem suas declarações e guias de pagamento. Depois, recebe esses documentos também pela plataforma e faz os pagamentos devidos.

Ou seja, você controla a contabilidade da sua empresa na palma da mão, economizando tempo e evitando erros!

Quais são as vantagens da contabilidade online?

A principal vantagem da contabilidade online é a praticidade. Você pode acompanhar tudo o que acontece em tempo real, não precisa se deslocar até o contador e economiza muito tempo. Além disso, a plataforma centraliza todas as informações, facilitando o seu acesso e o trabalho do contador, além de deixar os processos contábeis mais organizados.

Com todos esses dados à sua disposição, você também terá o seu processo de tomada de decisão facilitado dentro da empresa, já que ficará muito mais fácil fazer análises completas sobre a situação no negócio.

A segurança também é uma grande vantagem da contabilidade online. Isso porque as empresas que oferecem esse serviço investem bastante em segurança da informação, protegendo os seus dados. Além disso, todos os documentos e informações cadastrais ali são armazenados na nuvem, evitando a perda de informações importantes para o seu negócio.

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o suporte oferecido pelas melhores contas online. Normalmente, por meio das plataformas você tem acesso a contadores experientes para tirar suas dúvidas e receber orientações relacionadas não só à parte contábil, mas na abertura da empresa e em questões de enquadramento nos regimes disponíveis no Brasil.

Existe diferença entre a contabilidade tradicional e a contabilidade online?

Tanto a contabilidade tradicional como a online vão garantir o cumprimento das suas obrigações contábeis. A principal diferença entre os dois métodos é a utilização da plataforma, que agiliza os processos e permite o acompanhamento do trabalho em tempo real, além de todos os benefícios que listamos acima.

Podemos dizer, portanto, que a contabilidade online traz muito mais independência para a sua empresa, pois você tem muito mais tempo livre para usar como quiser dentro do negócio – planejando novas estratégias e o crescimento da empresa, por exemplo!

Como escolher a melhor contabilidade online para o seu negócio?

Agora que você já conhece todas as vantagens que a contabilidade online traz para a empresa, deve estar se perguntando como escolher a melhor empresa para prestar esses serviços.

Confira algumas dicas!

Faça um levantamento das suas opções

O primeiro passo é conhecer as empresas que oferecem esse serviço. Nessa etapa, é muito importante que você se certifique de que todas as empresas que está considerando atendam o seu tipo de negócio, conferindo nos sites a possibilidade de atendimento para a sua natureza jurídica, regime tributário e mercado de atuação.

Solicite um orçamento

Depois, é hora de entrar em contato com cada uma delas. Solicite uma proposta para avaliar se os valores correspondem às suas expectativas e cabem dentro do orçamento da sua empresa. 

Nesse primeiro contato, você também vai entender quais empresas oferecem um atendimento de excelência estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas – e esse é um ponto muito importante para a sua decisão sobre a melhor contabilidade online para seu negócio!

Entenda como funcionam os processos

Enquanto estiver em contato com as empresas, você também deve procurar saber como funcionam as plataformas de cada uma delas e como os processos acontecem. É muito importante que você tenha à sua disposição uma plataforma com boa usabilidade, que seja fácil de mexer e disponibilize todas as informações que você precisa.

É importante que a empresa de contabilidade online faça você entender os processos contábeis mesmo que não tenha muito conhecimento sobre contabilidade, sem palavras difíceis e com uma comunicação clara.

Procure saber sobre suporte e segurança

Por fim, é muito importante que você considere esses pontos antes de escolher a melhor contabilidade online. O suporte é fundamental para que você esteja sempre por dentro do que acontece na contabilidade da sua empresa e possa tirar todas as suas dúvidas sobre os processos contábeis.

Já a segurança vai garantir a privacidade dos seus dados e o correto armazenamento de informações e documentos da sua empresa. Essas informações podem ser necessárias no futuro, caso haja necessidade de prestar esclarecimentos à Receita Federal e, por isso, devem estar bem armazenadas e à disposição.



Conheça a Agilize Contabilidade Online, a primeira do Brasil!

A Agilize é pioneira em contabilidade online no Brasil e foi a primeira a começar a operar nesse modelo aqui no país, em 2013. Desde então, já atendemos mais de 10 mil clientes e temos um excelente índice de satisfação.

O nosso time conta com profissionais experientes, que estão sempre disponíveis para tirar as suas dúvidas e te orientar sobre as melhores escolhas contábeis para a sua empresa. 

E a nossa plataforma permite que você tenha acesso fácil a tudo o que precisa, além de centralizar todas as informações sobre a empresa e oferecer a possibilidade de acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece no seu negócio — sempre com muita transparência e sem palavras difíceis.

Além disso, temos um time de tecnologia focado na segurança da informação, garantindo a segurança dos seus dados e seguindo todas as normas da LGPD.

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento para a sua empresa! Você vai receber o contato do nosso time de atendimento, que vai explicar para você o passo a passo da contratação e migração e todo o funcionamento do nosso sistema!

';