Comprar com CNPJ: veja como funciona para garantir maiores descontos

comprar-com-cnpj-como-funciona

Você sabia que comprar com CNPJ da empresa pode trazer diversos benefícios? Alguns exemplos são descontos e facilidades de pagamento, que ajudam a manter as contas mais equilibradas. 

Mas nem tudo são flores – para conseguir usufruir desses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, sem eles, você pode acabar misturando as suas contas pessoais e profissionais ou acabar desorganizando as finanças do negócio.

Se você quer saber como comprar com CNPJ aproveitando as vantagens e garantindo a saúde financeira da sua empresa, continue lendo este conteúdo! Aqui você vai entender como esse tipo de compra funciona e conferir as nossas dicas para tomar todos os cuidados necessários.

Boa leitura!

  1. Como comprar com o CNPJ?
  2. Quando fazer compras com o CNPJ vale a pena?
  3. O que não pode comprar com CNPJ?
  4. Como conseguir os melhores descontos comprando com CNPJ?
  5. Cuidados ao comprar com CNPJ

Como comprar com o CNPJ?

O primeiro passo para comprar com o CNPJ é fazer o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É ele que garante que a sua empresa está legalizada e permite que você faça compras nessa modalidade.

Se você já tem um CNPJ, o próximo passo é pesquisar lojas e fornecedores que ofereçam os produtos que você gostaria de comprar – e aqui estamos falando tanto de equipamentos que você pode usar no seu negócio como de produtos que você compra para revender ou para consumo interno.

Nessa etapa, você deve analisar preços, qualidade, condições de pagamento, prazo e outras coisas que possam influenciar na sua decisão.

Também é preciso se certificar de que o fornecedor em questão faz vendas para pessoas jurídicas, pois algumas lojas trabalham somente com pessoas físicas.

Se for possível comprar com CNPJ, é hora de partir para a negociação. Procure saber quais benefícios você consegue comprar como pessoa jurídica — em geral, os fornecedores oferecem descontos e condições diferenciadas de pagamento.

Depois é só informar o número do seu CNPJ para o fornecedor, que vai cuidar de todos os trâmites até a entrega dos produtos adquiridos!

Não deixe de ficar por dentro de todas as outras normas da legislação e regimes tributários em nosso conteúdos. Inscreva-se em nossa newsletter e receba os principais diretamente por e-mail.

Quando fazer compras com o CNPJ vale a pena?

De modo geral, comprar com CNPJ é sempre vantajoso. Isso porque, como falamos aqui, nessa modalidade é possível adquirir produtos no atacado, com preços menores, além de conseguir vantagens na hora do pagamento.

Comprar com o CNPJ só não vale a pena quando se trata de uma compra pessoal. Afinal, isso pode confundir a contabilidade da sua empresa e desorganizar as finanças da empresa, o que pode ter sérias consequências para a saúde e manutenção do negócio.

comprar-com-cnpj-como-funciona

O que não pode comprar com CNPJ?

Na verdade, não existe uma lista oficial com produtos que não podem ser comprados com CNPJ. O que acontece é que essa modalidade de compra é oferecida para que as empresas adquiram aqueles produto que precisam para o seu funcionamento – matérias-primas, equipamentos, produtos para revenda, materiais de escritório, alimentos, entre outras coisas.

Ou seja, cada empresa deve comprar somente aquilo que corresponde às atividades cadastradas no momento de abertura do CNPJ. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, não faz sentido comprar rações com o CNPJ, já que esse tipo de produto não é vendido pela loja e nem é utilizado em atividades produtivas ou administrativas.

Essas compras que não são justificáveis de acordo com o CNAE da empresa podem ser vistas pelas autoridades como fraude ou evasão fiscal.

Como conseguir os melhores descontos comprando com CNPJ?

As políticas de desconto variam de acordo com cada fornecedor. Mas, de modo geral, você pode conseguir melhores preços e condições na hora de comprar com CNPJ seguindo essas dicas!

Compre com frequência

Os fornecedores costumam oferecer benefícios e facilidades para clientes frequentes, que estão sempre fazendo pedidos. Por isso, pode ser bastante vantajoso se fidelizar a um fornecedor e manter uma boa relação.

Compre em grandes quantidades

Quanto mais você compra, mais fácil é conseguir bons descontos. Afinal, em compras grandes, o fornecedor acaba ganhando no volume da venda e pode conseguir um abatimento maior para você.

Pague em dia

Honrar os seus compromissos financeiros também é uma forma de estar sempre conseguindo boas condições de compra. Por isso, não atrase os pagamentos e, se não for conseguir cumprir os prazos, avise e negocie – nunca deixe o fornecedor esperando!

Tenha uma boa relação com seus fornecedores

Uma boa relação também pode ajudar você a conseguir descontos melhores, assim como condições de pagamento mais interessantes. Para isso, seja sempre gentil e cordial com as pessoas, pague os seus boletos em dia e cumpra tudo o que for acertado durante as negociações.

Cuidados ao comprar com CNPJ

comprar-com-cnpj-como-funciona

Como falamos no início do texto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar com o CNPJ, para evitar desorganização financeira e para garantir que tudo seja feito em conformidade com a lei.

Não faça compras pessoais

Misturar as despesas pessoais com as da empresa é o primeiro passo para um colapso nas contas do seu negócio. Esse é um grande erro, que costuma ser cometido por muita gente, principalmente empresários iniciantes.

Fazer compras pessoais com o CNPJ do negócio, além de dificultar a organização das finanças, faz com que a sua empresa precise declarar tudo o que foi comprado e pague impostos (caso seja necessário), além de atrapalhar a análise de dados para tomadas de decisão.

Fique atento ao limite de compras do MEI

Se você é MEI, deve ficar atento ao limite de compras, que corresponde a 80% do valor bruto de suas receitas. Ou seja, se você fatura R$ 1000, só pode gastar até R$ 800 em compras com o CNPJ.

Tome cuidado com o estoque

O estoque é um ativo muito importante em qualquer empresa e deve ser muito bem administrado. Ter produtos a menos pode prejudicar as vendas, ao mesmo tempo em que ter produtos em excesso pode prejudicar o seu caixa. Afinal, produto parado é dinheiro parado.

Por isso, antes de fazer as compras com o seu CNPJ, entenda exatamente o que precisa ser comprado ou reposto, de modo a manter o seu estoque sempre equilibrado.

Muitas vezes os fornecedores oferecem descontos maiores para compras grandes, mas é preciso colocar tudo na ponta do lápis para entender se essa compra, ainda que mais barata, será realmente benéfica para o negócio.

Conheça a Agilize!

Além de saber como comprar com CNPJ, também é importante que você entenda como essas transações precisam ser registradas e declaradas às autoridades. Parece muita coisa? A gente ajuda!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil e estamos aqui para que a contabilidade não seja um problema para você. A gente cuida de tudo para que você foque naquilo que realmente importa, que é o crescimento da sua empresa.

Os nossos especialistas fazem apuração de impostos, elaboram declarações e garantem o cumprimento de todas as suas obrigações contábeis – você só precisa garantir que os pagamentos de impostos e tributos sejam feitos nas datas corretas (e a gente ainda ajuda a não esquecer)! 

Para receber um orçamento personalizado para o seu negócio, é só clicar no botão abaixo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Aprenda como consultar dívidas no CNPJ
  2. É possível reativar CNPJ baixado? Descubra as possibilidades
  3. Entenda o que é um CNPJ Inapto e como reverter essa situação cadastral