Veja 11 dicas de como aumentar o faturamento da empresa!

Veja como aumentar o faturamento da empresa

Saber como aumentar o faturamento da empresa é muito importante para qualquer empreendedor, já que é a partir do capital gerado que o negócio conseguirá investir em projetos e expansões, atrair investidores e melhorar as condições de trabalho.

Além disso, quanto mais a empresa faturar, maior pode ser o lucro!

Mas, para aumentar o faturamento da empresa, não basta subir os preços — os empreendedores devem lançar mão de algumas técnicas específicas, que melhoram diferentes aspectos do negócio, incluindo conhecimento de mercado, mudanças no processo de produção, relacionamento com o cliente etc.

Muitas vezes, pequenas ações já podem trazer impactos positivos para o faturamento, mas também é preciso que o empreendedor esteja pronto para dar passos maiores, como a adoção de tendências de mercado e alguns investimentos.

Quer conferir as nossas dicas de como aumentar o faturamento da empresa e melhorar os seus resultados ao final de cada mês? Continue lendo este artigo!

  1. Entenda de uma vez por todas o que é o faturamento de uma empresa
  2. Veja as 11 dicas de como aumentar o faturamento da empresa

O que é o faturamento de uma empresa?

Antes de saber como aumentar o faturamento da empresa, que tal esclarecermos o que é exatamente o faturamento? Isso é importante porque muita gente ainda confunde faturamento com lucro.

Mas há diferença entre esses dois conceitos. O faturamento é a soma dos valores de todas as vendas feitas por uma empresa em um determinado período.
Com esses valores, o empresário vai cobrir todos os custos da sua empresa, como a compra de materiais, impostos, folha de pagamento, entre outras coisas. O que sobrar depois de cumprir todos esses compromissos financeiros é o lucro.

Veja 11 dicas de como aumentar faturamento da empresa

Conceitos explicados, agora é hora de conhecer 11 formas de como aumentar o faturamento da empresa!

1. Precifique o seu produto ou serviço adequadamente

A precificação é um dos pontos mais importantes para o faturamento da empresa. Para uma precificação adequada, você deve conhecer não só os custos de produção ou compra do produto, mas os demais custos envolvidos na venda, como estoque, logística, operação comercial, entre outras coisas.

Uma boa dica para precificar seus produtos corretamente é observar o mercado e o posicionamento da sua marca. Se ela se propõe a ser mais acessível, deve ter preços abaixo ou na média do mercado.

Se a proposta é vender produtos mais exclusivos, você pode praticar preços acima da média do mercado.

2. Fidelize clientes

Quem empreende sabe que fidelizar clientes custa menos do que conquistar novos. Por isso, é muito importante que você proporcione boas experiências para todos eles e invista em ações de retenção.

Os clientes que já conhecem e estão satisfeitos com sua empresa tendem a fazer novas compras e, além disso, indicar a sua marca para outras pessoas. Assim, você aumenta as suas vendas e também o seu faturamento.

3. Oferte produtos ou serviços complementares ao que você já oferece

Quando você faz isso, consegue aumentar o ticket médio das suas vendas. Se você tem uma loja de roupas, além das peças que já vende, pode oferecer também roupas íntimas e acessórios. Assim como um pet shop, além dos serviços de banho e tosa, pode vender rações, brinquedos e outros itens para pet.

Dessa forma você estimula o cliente a levar itens que complementam e melhoram a sua experiência com os produtos. No fim, todos ganham. Os clientes têm acesso a um serviço mais completo e você aumenta o faturamento da empresa.

4. Reduza custos e despesas

Reduzir os custos e despesas da empresa é uma das principais táticas para aumentar o faturamento. Primeiro, para você que busca dicas de faturamento, é importante entender a diferença entre esses dois termos:

custos: são os gastos relacionados à atividade produtiva em si, ou seja, necessários para entregar o produto ou serviço ao cliente, como materiais, aquisições para revenda etc.;

despesas: são os gastos administrativos e que não se ligam diretamente à produção, como aluguéis, materiais de escritório, salários etc.

Coloque todas as contas da empresa em uma planilha e identifique aqueles que podem ser cortados ou reduzidos. 
Um exemplo de redução possível é a contratação de uma empresa de contabilidade online. Além do preço mais baixo, esse tipo de serviço tem muitas outras vantagens,  pois os contadores têm experiência em trabalhar para diversas empresas, são modernizados e se mantém sempre atualizados quanto às novidades legislativas e ferramentas de gestão, sendo uma peça-chave para o desenvolvimento saudável da empresa e diminuição dos gastos com impostos.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada de quem quer saber como aumentar o faturamento da empresa. No mundo dos negócios, há uma série de soluções tecnológicas que automatizam diversas atividades empresariais, como realização de contas, elaboração de planilhas, lembretes, entre outras coisas.

Com a automação, você pode usufruir de benefícios como: 

  • diminuição de erros: processadores não cometem erros como falhas matemáticas, de digitação etc.;
  • redução de custos: você diminui gastos com impressões, papéis, canetas e outros materiais, como também há economia em mão de obra, transferências e viagens (já que vários documentos são enviados pela internet);
  • aumento da produtividade: os colaboradores podem se concentrar em suas atividades mais relevantes, como venda, fechamento de contratos etc.;
  • segurança digital: a tecnologia garante uma melhor segurança dos arquivos, já que os documentos são digitais e é possível realizar backups (cópias de segurança) para recuperação em caso de perda;
  • melhor tomada de decisão: a tecnologia permite a elaboração mais rápida de relatórios, planilhas e documentos que trazem dados sobre o negócio;
  • melhoria da comunicação: tanto a comunicação interna (entre os colaboradores) quanto a externa (em relação aos clientes) são aprimoradas com a expansão dos canais de comunicação.

6. Tenha um bom pós-venda

Aqui vai uma das maiores dicas de como aumentar o faturamento da empresa: fazer um pós-venda de excelência. Essa é uma das formas de fidelizar os seus clientes.

Para isso, você pode adotar ações como:

  • criação de programas de indicação e fidelidade;
  • envio de brindes;
  • enviar conteúdos direcionados aos seus interesses;
  • prestar bom atendimento técnico;
  • oferecer descontos em compras futuras.

7. Faça prospecção de novos clientes

Além de fidelizar os clientes que você já tem, prospectar novos é uma boa forma de aumentar o faturamento da empresa. Quando você investe na aquisição de novos consumidores, naturalmente aumenta o seu volume de vendas.

E assim, ainda tem a chance de fidelizar mais pessoas e conseguir mais indicações.

8. Analise sua concorrência sempre que possível

Conhecer o mercado e os seus concorrentes pode ser decisivo para aumentar as vendas, fazer o negócio se desenvolver e tomar as decisões corretas.

O primeiro estudo a ser realizado para você que procura dicas de como aumentar o faturamento da empresa é o do mercado de clientes, que consiste em conhecer o público-alvo a ser atingido, definindo suas características pessoais, geográficas, poder de compra, comportamento, ideologias etc.

Com essas informações, será possível adequar os produtos e serviços oferecidos para torná-los mais atrativos, bem como elaborar melhores estratégias de marketing.

Quanto à análise da concorrência, o recomendado é que você estude os seus diferenciais, forma de atendimento, preços, campanhas de marketing e aspectos afins.

Dessa forma, você saberá o nível de qualidade dos serviços oferecidos e terá um parâmetro a ser alcançado ou superado. Identifique também quais foram as decisões benéficas tomadas, assim como aquelas que causaram danos ao negócio. Assim, você poderá tanto se inspirar nos acertos como aprender com os erros alheios.

9. Faça controle de estoque

Um controle eficiente de estoque ajuda a otimizar os gastos da empresa. Afinal, ter produtos parados é o mesmo que deixar dinheiro parado, o que é prejudicial para as contas da empresa.

Para investir de forma mais inteligente, entenda quais produtos têm maior saída em cada época e se planeje para adquiri-los de acordo com a demanda do mercado. Um estoque enxuto só traz benefícios para a empresa!

10. Realize promoções

As promoções são uma forma de estimular as vendas, principalmente daqueles produtos que estão parados no seu estoque. Assim, além de aumentar o faturamento, você ainda enxuga o estoque – e, como falamos aqui, essa é uma das formas de manter equilibradas as contas da empresa.

Para saber quais produtos colocar em oferta, uma boa estratégia é desenhar e analisar a Curva ABC da empresa.

11. Treine seus funcionários, mesmo que sejam poucos

Os colaboradores da empresa são um dos mais importantes componentes do desenvolvimento do negócio, já que são os responsáveis por atender os clientes, produzir as mercadorias ou realizar os serviços.

Por isso, é importante ter atenção nos processos seletivos, já que é assim que você seleciona os melhores talentos.

Mas, além disso, é muito importante qualificá-los. Dessa forma, os colaboradores serão retidos na empresa, direcionarão seus esforços em busca dos mesmos objetivos, terão mais sinergia na execução de tarefas e melhor convivência entre si e desejarão o bem do negócio.

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