Saiba como conseguir investimento para empresa!

investimento para empresa

Para que uma empresa cresça, muitas vezes é necessário fazer investimentos. Eles podem ser aplicados em novos equipamentos, contratação de pessoas, abertura de novas sedes e muitas outras coisas. Mas como conseguir investimento para a empresa expandir as suas atividades?

Existem muitas possibilidades para isso e, aqui neste artigo, você vai conhecer as principais. Vamos começar falando sobre os principais tipos de investimentos para empresas e, depois, vamos trazer algumas dicas para ajudar você a captar esses recursos.

Boa leitura!

  1. Conheça os tipos de investimento para empresa
  2. Saiba como conseguir investimento para empresa

Conheça os tipos de investimento para empresa

Os investimentos podem chegar na sua empresa de diferentes formas. Para começar, eles podem ser feitos por você mesmo, enquanto sócio, por terceiros ou até mesmo por outras empresas. Cada uma dessas possibilidades têm as suas vantagens e desvantagens.

A seguir, falamos mais sobre as principais!

Investimento anjo

O investimento é feito, normalmente, por pessoas físicas que resolvem apostar em um negócio e colocam dinheiro para que ele cresça. Em troca, essa pessoa receberá uma parte dos lucros no futuro.

O termo anjo é usado para caracterizar esse tipo de investimento porque, na maioria dos casos, o investidor é alguém que tem experiência no mercado e acaba atuando como mentor dos sócios da empresa. Ou seja, quanto mais experiente for o seu investidor anjo, melhor para o seu negócio.

O investimento anjo não tem valores pré-definidos. Podem variar desde quantias pequenas, como alguns milhares, até R$ 500 mil.

Sociedade

Nessa forma de investimento, o investidor, que é uma pessoa física, se torna sócio da empresa. A ideia aqui, portanto, é encontrar alguém que tenha o capital necessário para a empresa crescer e, se possível, também possa contribuir de alguma outra forma com o seu crescimento – apesar deste último ponto não ser uma regra.

E como o investidor se torna sócio do negócio, ele também vai receber a sua parte dos lucros, de acordo com a sua participação na sociedade empresária

Incubadoras

As incubadoras de negócios normalmente estão vinculadas a grandes empresas, órgãos governamentais ou instituições de ensino. Elas são espaços prontos para receber empresas, de modo que elas tenham significativa redução de custos com estrutura e contratação de mão de obra.

Assim, o dinheiro que sobra pode ser investido no negócio.

As incubadoras abrigam empresas por tempo limitado e têm o objetivo de fomentar o empreendedorismo, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação. Em alguns casos, elas também oferecem mentorias.

Fundos de investimento 

Também chamados de venture capital, os fundos de investimento são fundos que têm o objetivo de contribuir com o crescimento de empresas. Normalmente, os valores investidos são altos – acima de R$ 500 mil.

Neste modelo, os investidores também recebem uma participação nos lucros do negócio.

Empréstimo

O empréstimo é um crédito concedido por instituições bancárias para empreendedores, que deve ser devolvido com juros em um determinado período. Nesse caso, os juros servem para a remuneração da instituição, que não recebe nenhum percentual do lucro que a empresa teve com o investimento.

Entretanto, essa não costuma ser a opção mais vantajosa, já que os juros podem ser muito altos.

saiba como conseguir investimento para empresa

Saiba como conseguir investimento para empresa

Agora vamos partir para a prática? Você certamente está se perguntando como conseguir um investimento para a sua empresa, por isso, trazemos algumas dicas a seguir!

Tenha um plano de negócio estruturado

O plano de negócios é um documento completo com todas as informações sobre a empresa e o que você planejou para o seu crescimento nos próximos anos. Toda empresa deve ter um plano de negócio para a sua abertura, mas a nossa dica aqui é que você faça uma versão resumida desse documento para apresentar aos investidores, somente com as informações que realmente importam.

Esses são alguns pontos que devem estar presentes no documento:

  • avaliação do mercado;
  • descrição das atividades exercidas;
  • plano financeiro;
  • plano de marketing;
  • projeção financeira.

Assim, você garante que o investidor tenha todas as informações que precisa sobre a empresa de forma concisa, sem que precise perder muito tempo fazendo avaliações.

Tenha um bom pitch

O pitch é um discurso rápido e objetivo que você precisa fazer ao apresentar o seu negócio para os investidores. Ele deve ser rápido e, ao mesmo tempo, completo. Por isso, não tenha vergonha de treinar em frente ao espelho e, se for preciso, escreva o texto para decorar.

Um bom pitch deve ser rápido, objetivo, compreensível e convincente.

Participe de eventos

Depois que você tiver um plano de negócio bem estruturado e um pitch matador, o próximo passo é começar a participar de eventos voltados para empreendedores ou para sua área de atuação. Essa é a melhor forma de fazer networking, conhecer pessoas influentes e, quem sabe, ter a oportunidade de apresentar a sua empresa para um investidor.

Ao frequentar esses eventos, deixe a timidez de lado e troque ideias com todo mundo. Mesmo que a pessoa não seja uma investidora, ela pode indicar ou apresentar você para alguém com esse potencial.

Faça captação ativa

Se você quiser ser mais assertivo na sua captação de investimentos, pode tomar a iniciativa e enviar o seu projeto diretamente para investidores. Nesse caso, não deixe de escrever uma mensagem convincente e disponibilizar todas as informações necessárias para a análise do negócio.

Outra opção é participar de concursos que permitam a apresentação do seu negócio a investidores do setor.

Seja persistente

Mesmo que você siga todos esses passos de como conseguir investimento para empresa, essa não é uma tarefa fácil e nem rápida. A grande maioria dos empreendedores não consegue o investimento nas suas primeiras tentativas, por isso é importante não desistir.

Aproveite cada ocasião para extrair aprendizados, refine a sua ideia e reveja o seu discurso. Assim, você se prepara cada vez melhor para conseguir os recursos que deseja.

Conheça a Agilize!

Um ponto muito importante na hora de conseguir investimento para a empresa são as finanças. naturalmente, o investidor vai querer ter um panorama completo sobre a situação do negócio, entender se ele é rentável, lucrativo e como anda o caixa.

Disponibilizar todas essas informações de maneira clara e organizada é essencial para que o investidor possa fazer uma boa análise e entenda que você é um empreendedor que tem total controle sobre as finanças da empresa.


Nós somos a Agilize, a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, entusiastas do empreendedorismo e podemos ajudar você neste ponto. Nosso time de especialistas elabora todas as demonstrações contábeis da sua empresa, documentos que servem para manter o negócio em dia com a legislação e podem ser apresentados a investidores.

Além disso, nós cuidamos de tudo para que você não tenha pendências com as autoridades, sem que você precise dedicar muito tempo à contabilidade. A nossa missão é descomplicar essa parte do negócio, para que você possa focar na parte estratégica e na busca por investimento.s

Preencha o formulário abaixo para saber como nós podemos ajudar e receber uma proposta personalizada para a sua empresa!