Motivos para abrir empresas em São Paulo

abrir-empresas-em-sao-paulo

São Paulo é a maior cidade do país e conhecida por suas oportunidades de trabalho e de negócios. E não é para menos: ela tem uma vida cultural super agitada, a maior população do Brasil e muita circulação de capital.

Se você pretende abrir uma empresa lá, chegou ao lugar certo. Aqui você vai entender por que ela é a melhor cidade do país para empreender e conferir o passo a passo para abrir empresas em São Paulo.

Boa leitura!

  1. Por que empreender em São Paulo?
  2. Negócios em alta em São Paulo
  3. Como ter sucesso nas empresas em São Paulo?
  4. Como abrir uma empresa em São Paulo?
  5. Fuja da burocracia ao abrir sua empresa em São Paulo

Por que empreender em São Paulo?

Você sabia que São Paulo foi eleita a melhor cidade para empreender no Brasil? O dado foi levantado no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor que analisou o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do país.

O resultado não é nenhuma surpresa, já que empreender em São Paulo tem muitas vantagens. Conheça as principais!

Localização privilegiada

A cidade fica próxima aos maiores polos industriais e econômicos do país, o que facilita o acesso a fornecedores e também o escoamento de mercadorias pelas principais rodovias.

Facilidade de acesso a crédito

A cidade de São Paulo facilita o acesso a crédito para empreendedores de diversos setores, como forma de estimular a abertura de novas empresas na cidade e também a expansão dos empreendimentos já existentes.

Outras vantagens

Além disso, abrir empresas em São Paulo tem outras vantagens. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) fez um estudo com empreendedores da cidade e esses foram os principais pontos citados por eles ao serem perguntados sobre os benefícios de empreender na capital paulista:

  • Facilidade no processo de emissão de nota fiscal;
  • Leis de incentivo ao empreendedorismo;
  • Acesso fácil aos procedimentos necessários para abertura, funcionamento e fechamento de empresas;
  • Boa capacitação da mão de obra.

Negócios em alta em São Paulo

Ainda que seja muito vantajoso abrir empresas em São Paulo, é preciso observar diversos fatores onde decidir que tipo de negócio abrir e em qual região — afinal, você vai investir o seu tempo e o seu dinheiro nesse projeto e é preciso planejamento para que tudo saia conforme esperado.

Para ajudar você a decidir que tipo de negócio abrir, trouxemos aqui o resultado de um estudo que analisou os perfis de empresas em São Paulo.

De acordo com o levantamento, empresas de saúde, tecnologia, manutenção domiciliar, beleza, pet shops e de educação vêm ganhando cada vez mais espaço — ao contrário do que vem acontecendo com comércios mais tradicionais, com papelarias, armarinhos e livrarias.

O e-commerce também está em alta, já que as compras online vêm crescendo nos últimos anos e foram ainda mais impulsionadas durante a pandemia da COVID-19.

Como ter sucesso nas empresas em São Paulo?

Para ter sucesso empreendendo em São Paulo, não basta escolher um negócio em alta e planejar a abertura da empresa. É preciso colocar em prática uma série de ações que vão contribuir com a manutenção do negócio. Veja alguns exemplos:

  • Oferecer produtos e serviços de qualidade;
  • Ter um atendimento gentil e resolutivo;
  • Divulgar o negócio usando linguagem e canais adequados para o público;
  • Controlar cuidadosamente o fluxo de caixa;
  • Negociar com fornecedores;
  • Manter a contabilidade em dia para evitar problemas com as autoridades;
  • Entre outras coisas.

Como abrir uma empresa em São Paulo?

Abrir empresas em São Paulo é um processo relativamente simples, já que a Prefeitura disponibiliza um sistema que comporta todo o processo. É o site Empreenda Fácil, integrado à REDESIM, que diminui o tempo de abertura do CNPJ em São Paulo em até 4 dias.

Veja o passo a passo!

Consulta prévia

O primeiro passo para abrir empresa em São Paulo é verificar se há algum impedimento para o exercício de determinada atividade em determinada região.

Essa consulta é feita online, pelo site da REDESIM.

Isso é necessário porque nem sempre é permitido, por exemplo, manipular determinados produtos em áreas residenciais, ou abrir empresa com o mesmo nome de um outro negócio que já esteja em funcionamento.

Coleta de Dados, Registro e Inscrições em São Paulo

Depois de se certificar sobre a viabilidade da sua nova empresa, você deve cadastrá-la na REDESIM. Esse passo engloba vários processos, como o cadastro, o registro junto aos órgãos competentes e o recebimento das inscrições na Receita Federal e nas Secretarias de Fazenda Estadual e Municipal.

Registro na Receita Federal

Assim você faz o cadastro na REDESIM, a Receita Federal já é notificada sobre a nova empresa. É a partir desse registro que o órgão vai emitir o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Registro Estadual

Depois de registrar devidamente a empresa na Receita Federal, você deve fazer o registro perante a Junta Comercial de São Paulo, o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica ou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a depender do tipo de empresa.

Registro Municipal

Por fim, a nova empresa em São Paulo deve ser registrada junto à Prefeitura para o desbloqueio do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), que é o documento no qual constam os dados cadastrais de todos os contribuintes do município.

Licenciamento

O último passo do processo de abertura de empresas em São Paulo é a obtenção das licenças necessárias para o funcionamento do negócio. Para isso, a empresa deve seguir as regras de vigilância sanitária, controle ambiental, prevenção contra incêndios e demais exigências previstas na legislação.

Fuja da burocracia ao abrir sua empresa em São Paulo

Assim como todo local, o processo de abertura de empresa pode ser um pouco confuso, já que é preciso levantar uma série de documentos e registrar o novo negócio em diferentes órgãos.

Por isso, o mais indicado é contar com ajuda profissional nesse momento. E o contador é o profissional ideal para isso. Além de ajudar em todos esses passos, ele também pode orientar você na hora de escolher a natureza jurídica e o regime tributário da sua empresa, garantindo que você pague somente os impostos realmente necessários.

Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e estamos ao lado do empreendedor em todos os momentos, desde a abertura da empresa — em São Paulo e em todas as outras regiões do país!

A gente cuida de toda a parte burocrática para que você possa focar os seus esforços na estratégia e fazer o seu novo negócio se estabelecer e crescer.

Para saber como podemos ajudar, é só preencher clicar no botão abaixo para receber uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Dicas de como abrir um comércio de forma rápida e prática
  2. Conheça os documentos necessários para abrir uma empresa
  3. Como se preparar para realizar uma abertura de empresa!
';