Contabilidade para desenvolvedores: vantagens e como contratar

contabilidade para desenvolvedores

Se você está pesquisando sobre contabilidade para desenvolvedores, provavelmente precisa formalizar e organizar o seu negócio. E chegou ao lugar certo para isso! Hoje nós vamos mostrar exatamente como funciona a contabilidade para profissionais de TI, explicar quais são os primeiros passos e ainda dar dicas de como encontrar o melhor contador para você.

Vamos lá?

  1. Saiba como funciona a contabilidade para desenvolvedores
  2. Entenda a importância da contabilidade para desenvolvedores
  3. Veja quais são as vantagens da contabilidade para devs
  4. Aprenda como escolher a melhor contabilidade para desenvolvedores
  5. Descubra o perfil ideal da contabilidade para devs

Como funciona a contabilidade para desenvolvedores?

Quem atua no mercado de tecnologia sabe que as contratações PJ são cada vez mais comuns. Para isso, o profissional precisa ter um CNPJ – somente dessa forma é possível prestar serviços legalmente para outras empresas.

O trabalho de desenvolvimento não consta na lista de atividades do MEI — o Microempreendedor Individual, que é um modelo simplificado de empresa e que dispensa a necessidade de um contador. 

Ou seja, o CNPJ precisa ser enquadrado em outra natureza jurídica, o que obriga o profissional a contratar um contador para apurar os seus impostos, elaborar declarações obrigatórias e, inclusive, ajudar na abertura da empresa.

Entenda a importância da contabilidade para desenvolvedores

O Brasil tem um sistema tributário complexo. São muitas regras e exceções, além de uma grande quantidade de impostos diferentes e obrigações a serem entregues às autoridades fiscais. 

Algumas dessas declarações devem ser assinadas por um contador credenciado e, por isso, é obrigatório que todas as empresas que não sejam MEI tenham um contador responsável. Ou seja, contratar um contador não é uma opção para o desenvolvedor, e sim uma obrigação.

E não pense que é uma obrigação desnecessária – qualquer erro no pagamento de impostos e na entrega de declarações pode resultar em penalidades impostas pela Receita Federal, que vão desde multas até a prisão do sócio da empresa por crimes tributários.

Quais são as vantagens da contabilidade para devs?

Contar com o auxílio de um contador só vai trazer vantagens para o programador em sua rotina de trabalho. Conheça as principais!

Garante o funcionamento da empresa conforme a legislação

A legislação tributária brasileira, além de exigir a existência de um contador responsável por qualquer empresa que não seja MEI, traz algumas outras obrigações para os empresários, como a entrega de declarações que são chamadas de obrigações acessórias.

Esses documentos facilitam a fiscalização e entregam ao governo todas as informações necessárias sobre as movimentações de recursos feitas pela empresa, sejam eles financeiros ou bens.

Como falamos, muitas dessas declarações só têm validade quando assinadas por um contador credenciado. Além disso, a sua elaboração pode ser bem complexa e você, certamente, gastaria muito tempo para entender como fazê-las, o que não é o foco do seu trabalho, não é mesmo?

Evita problemas com a Receita Federal

Nós também já falamos aqui sobre as penalidades impostas pela Receita Federal para as empresas que não cumprem as suas obrigações fiscais. Em alguns casos, o pagamento errado de impostos é encarado como sonegação, que é um crime tributário e pode resultar em pena de reclusão, além de multa.

Ajuda você a pagar menos impostos

O contador é o profissional que tem maior conhecimento sobre a legislação tributária e, por isso, pode ajudar você a encontrar as melhores soluções para a sua empresa. Ele pode, por exemplo, indicar a natureza jurídica e o regime tributário mais vantajoso para cada negócio, de modo que não se pague impostos a mais do que o necessário.

Permite que você foque no trabalho

Quando você tem alguém cuidando exclusivamente da contabilidade da sua empresa de tecnologia, pode ficar despreocupado com esses assuntos. Assim, tem mais tempo e tranquilidade para focar no que realmente importa, que é a execução do seu trabalho e o crescimento da sua empresa.

Como escolher a melhor contabilidade para desenvolvedores?

Agora que você já sabe qual é a importância da contabilidade para desenvolvedores, vamos dar um passo adiante e falar sobre a contratação da empresa que vai prestar esse serviço para você. 

É muito importante contratar alguém que tenha experiência na área. Um profissional que já conhece as particularidades do trabalho com tecnologia vai ter muito mais agilidade e conhecimento da legislação específica, o que facilita o trabalho e a busca pelas melhores soluções para que você pague menos impostos sem ter problemas com as autoridades.

Outro ponto fundamental é o atendimento. A empresa de contabilidade para desenvolvedores deve estar sempre disponível para atender e tirar dúvidas — e fazer isso de forma ágil e gentil! O suporte também é muito importante.

Por fim, não deixe de analisar o custo-benefício. Afinal, como estamos falando de negócios, é fundamental que você controle as despesas da empresa para aumentar a sua lucratividade – e esse é o objetivo de qualquer empresário, não é mesmo?

Contabilidade para desenvolvedores

Descubra o perfil ideal da contabilidade para devs

Para ajudar você na busca pela empresa de contabilidade ideal, listamos aqui algumas características que uma boa prestadora desse serviço deve ter:

  • tecnologia: a tecnologia já é uma realidade no mundo da contabilidade e permite a automatização de tarefas e a eliminação de erros nos processos contábeis;
  • transparência: mesmo que não seja você a pessoa responsável por cuidar da contabilidades, é importante que entenda tudo o que está se passando nesse setor do seu negócio;
  • eficiência: a realização de tarefas de forma ágil e sem erros torna o trabalho mais produtivo e evita atrasos na entrega de obrigações;
  • praticidade: a boa contabilidade para desenvolvedores não deve dar trabalho para o profissional, e sim entregar soluções.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, uma empresa que nasceu da junção de um desenvolvedor com um contador que teve a ideia de oferecer soluções automatizadas para empreendedores.

A nossa missão é descomplicar a contabilidade para você, para isso, contamos com um time de especialistas e com uma plataforma exclusiva, desenvolvida para o nosso time para que você fique por dentro de tudo o que acontece com a contabilidade do seu negócio.


Na plataforma são registradas todas as informações sobre a empresa e é por lá que você acompanha todos os passos, tanto pelo computador como pelo seu smartphone.

Além de toda essa tecnologia e praticidade, o nosso atendimento é famoso pela sua excelência! Nosso time está sempre disponível para tirar as suas dúvidas e oferecer todo o suporte que você precisa.

Para receber uma proposta personalizada para a sua empresa, é só preencher o formulário abaixo!