Rotinas contábeis: saiba o que um contador fará na sua empresa

rotinas contábeis

Você sabe o que são as rotinas contábeis de uma empresa? São as atividades que devem ser realizadas pelo contador para que a organização esteja sempre em dia com as suas obrigações e não tenha problemas com as autoridades fiscais.

A depender do tipo de empresa e do regime tributário escolhido, as rotinas contábeis podem variar, afinal, cada negócio terá diferentes obrigações de acordo com as suas características.

Por isso é tão importante entender quais são as obrigações da sua empresa! Neste artigo, vamos listar as principais rotinas contábeis das empresas e, depois, listar aquelas que são enquadradas em cada regime tributário.

Acompanhe!

  1. Conheça as principais demandas contábeis na rotina de uma empresa
  2. Veja as rotinas contábeis de um MEI
  3. Entenda as rotinas contábeis de uma empresa optante pelo Simples Nacional
  4. Saiba quais são as rotinas contábeis de uma empresa do Lucro Presumido

Conheça as principais demandas contábeis na rotina de uma empresa

O objetivo das rotinas contábeis é coletar todos os dados gerados no dia a dia da empresa e as suas documentações para transformá-las nas informações e relatórios que o negócio precisa, entre eles as obrigações acessórias que devem ser entregues à Receita Federal.

Veja, a seguir, quais são as rotinas contábeis mais comuns nas empresas!

Abertura de empresa

O trabalho do contador é importante desde o momento da abertura da empresa, quando ele ajuda com a escolha do CNAE e do melhor regime tributário, além de elaborar o contrato social e fazer todos os registros necessários nos órgãos competentes.

Escrituração contábil e tributária

Isso inclui todos os lançamentos fiscais e contábeis dos fatos ocorridos na empresa. Alguns exemplos são o registro de todas as vendas realizadas em um determinado período.

Entrega e controle das obrigações acessórias

A obrigações acessórias são declarações que a empresa precisa entregar para as autoridades municipais, estaduais e federais, prestando contas sobre as suas atividades para fins de fiscalização. 

As obrigações de cada empresa variam de acordo com o seu regime tributário, mas alguns exemplos são a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DIRF), Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), entre outros.

Assessoria trabalhista

Esse tipo de rotina oferece ao empresário todo o suporte necessário nas relações com os seus funcionários, para que a legislação seja atendida em sua totalidade e o colaborador tenha todos os seus benefícios concedidos. Alguns exemplos são os cálculos de férias, recolhimento do FGTS e cálculo de rescisão em caso de demissão.

Outras atividades

Além dessas, outras rotinas contábeis também fazem parte do dia a dia da empresa, como a emissão de Certidões Negativas de Débito, planejamento e gestão tributária, cálculo de impostos, apuração da folha de pagamento, etc.

Veja as rotinas contábeis de um MEI

Agora que você já entendeu melhor o que são as rotinas contábeis, que tal falarmos um pouco sobre cada tipo de empresa?

Vamos começar pelo MEI, que é um modelo simplificado de empresa e, por isso, tem um número reduzido de obrigações:

  • emissão de nota fiscal: o MEI deve emitir nota sempre que fizer uma venda para outra pessoa jurídica;
  • pagamento da DAS-SIMEI: é a guia pela qual o MEI faz o pagamento mensal dos seus impostos;
  • relatório mensal de receitas;
  • Declaração Anual do MEI;
  • verificação do limite de faturamento para que ele não ultrapasse o permitido para esse tipo de empresa, que é de R$ 81 mil por ano.
entenda as rotinas contábeis de uma empresa do lucro presumido

Entenda as rotinas contábeis de uma empresa optante pelo Simples Nacional

Já as empresas optantes pelo Simples Nacional têm um número maior de obrigações, apesar de ele ainda ser reduzido na comparação com outros regimes tributários. 

No Simples Nacional, por exemplo, o empresário paga todos os seus impostos com uma única guia, o que facilita muito a execução das rotinas contábeis da organização.

Essas são as principais rotinas para empresas desse regime tributário:

  • emissão de notas fiscais: é obrigatória para todas as operações da empresa;
  • escrituração contábil e fiscal: é o registro de todos os documentos fiscais de entrada e saída;
  • emissão e pagamento do DAS: o DAS é a guia pela qual o empresário paga os seus impostos mensalmente – ela engloba uma série de tributos, como IPI, IRPJ, CSLL, ICMS, PIS, entre outros;
  • envio de informações pelo eSocial: é a  prestação de contas ao governo sobre os funcionários da empresa;
  • envio de declarações mensais e anuais: as declarações a serem enviadas dependem do tipo de atividade realizado por cada empresa, mas, no geral, incluem a DEFIS, DIRF, DRE, Declaração Eletrônica de Serviços (DES) e Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

Saiba quais são as rotinas contábeis de uma empresa do Lucro Presumido

As empresas enquadradas no Lucro presumido, por sua vez, têm uma quantidade maior de atividades de rotina na contabilidade, já que esse não é um regime tributário que se propõe a ser simplificado como os outros sobre os quais falamos aqui.

Essas são as rotinas contábeis do Lucro Presumido:

  • DCTF: a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais deve ser enviada mensalmente para a Receita Federal;
  • escrituração fiscal digital: é o envio de arquivos digitais com as informações e registros sobre as contribuições PIS/Pasesp, COFINS e ICMS;
  • GIA: é a Guia de Informação e Apuração do ICMS, que deve ser enviada mensalmente até o dia 10;
  • Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída: é um informativo sobre rendimentos pagos e retenções de impostos que deve ser entregue mensalmente;
  • eSocial: registro de dados trabalhistas sobre todos os colaboradores da empresa;
  • DCTFWeb: também mensal, nessa declaração o contribuinte informa as suas dívidas e débitos referente a constituição do crédito previdenciário e contribuições destinadas a terceiros.

Conheça a Agilize!

Você viu que, mesmo em empresas menores e optantes por regimes tributários simplificados, é preciso estar atento às rotinas contábeis para garantir um funcionamento dentro da legislação, não é mesmo?

E nós estamos aqui para ajudar!

Nós somos a Agilize, a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, entusiastas do empreendedorismo e a nossa missão é descomplicar a contabilidade para você. O nosso time de especialistas cuida de todas essas rotinas para que você possa focar no que realmente importa, que é o crescimento do seu negócio.

A única coisa que você precisa fazer é acessar a nossa plataforma para enviar os documentos solicitados e receber as guias que devem ser pagas.

Para saber como podemos ajudar a sua empresa, é só preencher o formulário abaixo!