Quais as diferenças entre receita e lucro?

receita-e-lucro

Receita e lucro são duas coisas de fundamental importância para as empresas e os dois conceitos estão relacionados às finanças — mas não são a mesma coisa.

Inclusive, é comum que esses termos sejam usados pelos empreendedores de forma errada. Alguns usam o termo “lucro” para se referir às receitas, e vice-versa — enquanto a confusão está só na aplicação dos termos, tudo bem, mas quando essa confusão envolve os conceitos pode fazer com que a gestão financeira do negócio seja prejudicada.

E você já sabe, não é? Sem uma gestão financeira eficiente dificilmente uma empresa consegue manter as suas contas equilibradas. E, em casos mais graves, pode até precisar fechar as portas.

Por isso é tão importante que você conheça os conceitos de receita e lucro e saiba quais são as diferenças entre eles. Continue lendo para descobrir!

  1. O que é receita?
  2. O que é lucro?
  3. Como receita e lucro impactam as empresas?
  4. Como ter uma empresa mais lucrativa?

O que é receita?

A receita é o total de valores obtidos a partir da operação do seu negócio

Se você tem um comércio, a receita, por exemplo, é todo o dinheiro obtido a partir da venda de produtos. E se presta serviços, a receita é obtida a partir da venda de serviços, de mensalidades pagas pelos clientes por serviços recorrentes e, em alguns casos, da venda de produtos, como cursos ou e-books.

Existem dois tipos de receita:

  • Receita bruta: é a soma de todos os valores obtidos pela operação da empresa, sem deduções;
  • Receita líquida: é a receita restante depois de deduzidos os impostos em nota fiscal da receita bruta.

Mas o que é faturamento? E o que é caixa?

Faturamento e caixa são outros termos muito usados no ramo das finanças e confundidos com receita. Mas enquanto a receita é a soma das entradas depois que elas acontecem, o faturamento é uma previsão de receita futura. Já o caixa é o dinheiro que a empresa tem disponível para utilizar.

O que é lucro?

Agora vamos falar sobre lucro?

O lucro é o que sobra da receita depois que todas as despesas do negócio são pagas — impostos, comissões, salários, manutenções, aluguel, contas de consumo, compras, etc.

Assim como acontece com a receita, o lucro também é dividido em subcategorias:

  • Lucro bruto: é a receita menos os custos com mercadorias ou serviços vendidos;
  • Lucro operacional: é o lucro bruto menos as despesas e custos fixos, como aluguel, folha de pagamento e despesas administrativas;
  • Lucro líquido: é o valor final depois de deduzidos tanto os custos como as despesas do negócio.

Antes de continuar, aproveita e já se inscreve em nossa newsletter para ter todas as informações sobre o mundo empreendedorismo.

Como receita e lucro impactam as empresas?

A verdade é a receita e lucro são importantes da mesma maneira para a manutenção de um negócio. A receita, como você sabe, é fundamental para a sobrevivência da empresa — afinal, é com esse dinheiro que os sócios conseguem pagar as contas e garantir que a operação continue funcionando.

Ou seja, sem receita, o negócio precisa fechar as portas, já que não vai ter os recursos necessários para pagar aluguel, funcionários, materiais, etc.

O lucro, por sua vez, não é essencial, já que ele é a sobra de recursos. O que quer dizer que, mesmo que não seja lucrativa, uma empresa consegue se manter. Isso acontece quando o valor da receita é igual à soma dos custos e despesas — e a empresa opera no seu ponto de equilíbrio (ou no zero a zero, como muita gente costuma falar).

Mas o objetivo de praticamente todas as empresas é dar lucro, não é? E a falta dessa sobra de recursos é sinal de estagnação! 

É possível abrir mão do lucro no curto prazo para conseguir investir mais no próprio negócio e fazer com que cresça, mas, no longo prazo, é interessante que a empresa seja lucrativa!

Como ter uma empresa mais lucrativa?

Para que uma empresa seja tenha mais receita e lucro, elas precisam ser maiores do que a soma de todos os seus gastos. Veja algumas dicas para conseguir atingir esse objetivo!

Invista em branding

O branding é o trabalho de gestão de marca. Com ele, você consegue agregar valor aos seus produtos e serviços, fazendo com que a sua empresa se diferencie das outras no mercado. Isso, naturalmente, vai fazer com que cada vez mais pessoas busquem o seu negócio.

Estude o mercado

Estudar o mercado em que a sua empresa está inserida é a melhor forma de entender alguns pontos que são fundamentais para aumentar as vendas, como:

  • Quem é o seu cliente ideal;
  • Quais são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo para vender mais;
  • As sazonalidades do ramo em que você atua;
  • O contexto atual da empresa.

Treine o seu time

O treinamento da equipe vai garantir duas coisas — que você ofereça produtos e serviços de alta qualidade e que o atendimento oferecido aos clientes correspondam (ou superem) às suas expectativas.

Sem isso, dificilmente você vai conseguir fazer com que o cliente volte a comprar com a sua empresa. Afinal, a gente só volta a fazer negócio com as empresas com as quais ficamos satisfeitos, não é mesmo?

E de bônus você ainda pode conseguir novos clientes por indicação daquelas pessoas que tiveram experiências positivas com o seu negócio.

Otimize a sua contabilidade com a Agilize!

A boa gestão financeira e contábil também é essencial para ter uma empresa que consegue gerar receita e lucro. E para isso você pode contar com a gente!

Somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e o nosso objetivo é ajudar empreendedores como você a fazer seu negócio crescer.

O nosso time de contadores cuida de tudo para que você não precise se preocupar com burocracias e consiga concentrar os seus esforços na parte estratégica da empresa, além de conseguir mais receita e lucro. Assim, você faz o seu negócio crescer sabendo que todas as suas obrigações fiscais e contábeis estão sendo cumpridas e que você não terá problemas com as autoridades.

E tem mais: quem é cliente Agilize tem acesso a relatórios sobre tudo o que acontece com a contabilidade do negócio. Assim, os sócios conseguem analisar as informações financeiras muito mais detalhadamente, o que ajuda muito na tomada de decisão!

Quer receber uma proposta personalizada para a sua empresa? É só clicar no banner abaixo e preencher os dados solicitados que a gente entra em contato contigo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Sustentabilidade financeira: saiba o que é e como alcançar na sua empresa
  2. Como renegociar dívida com credores?
  3. Como criar uma boa reserva de emergência na sua empresa?
';