Descubra como abrir uma clínica multidisciplinar 

como-abrir-uma-clinica-multidisciplinar

Se você está pensando em como abrir uma clínica multidisciplinar, saiba que esse modelo de negócio vem ganhando destaque no mercado da saúde por oferecer um atendimento mais completo e integrado aos pacientes. 

A ideia de reunir diferentes especialidades em um único espaço não só facilita o tratamento de diversas condições, como também promove uma abordagem mais humanizada e eficiente. 

No entanto, abrir uma clínica desse tipo pede planejamento, conhecimento sobre as regulamentações e uma boa estratégia de gestão para garantir o sucesso do empreendimento. Confira o conteúdo de hoje e descubra como abrir sua clínica multidisciplinar e como divulgá-la. Boa leitura!

  1. O que é uma clínica multidisciplinar?
  2. Por que abrir uma clínica médica?
  3. O que é preciso para abrir uma clínica multidisciplinar?
  4. Como divulgar minha clínica: 3 dicas essenciais
  5. Veja como abrir sua clínica médica sem burocracias

O que é uma clínica multidisciplinar?

A clínica multidisciplinar é uma clínica mais completa, pois conta com especialistas de diversas áreas da saúde. Podendo reunir médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e até mesmo terapeutas holísticos.

A proposta desse tipo de clínica é ajudar os pacientes de forma integral, dando um suporte completo. Um exemplo bastante comum desse tipo de clínica são os estabelecimentos voltados ao desenvolvimento das crianças. 

É muito comum encontramos clínicas que atendem crianças autistas e que oferecem atendimento com:

  • neuropediatra;
  • psicólogo infantil;
  • fonoaudiólogo;
  • terapeuta ocupacional, entre outros.

O que faz uma clínica multidisciplinar?

Esse tipo de clínica oferece diversos serviços, combinando várias especialidades em um mesmo espaço. O principal objetivo é fornecer ao paciente uma abordagem integral, que considere diferentes aspectos de sua saúde, como físico, emocional e mental. 

Além disso, o principal diferencial desse tipo de clínica está justamente na colaboração entre os profissionais, que trabalham de maneira integrada para avaliar e tratar o paciente como um todo. 

Por que abrir uma clínica médica?

Entender como abrir uma clínica multidisciplinar pode ser uma excelente oportunidade de negócio para quem deseja empreender na área da saúde. 

Com a crescente demanda por serviços médicos de qualidade e o aumento da conscientização sobre a importância de um atendimento integrado, as clínicas estão se tornando cada vez mais procuradas. 

Além disso, a criação de uma clínica permite que os profissionais de saúde ofereçam um atendimento mais personalizado e especializado, em um ambiente que reflete seus valores e práticas.

Ao optar por como abrir uma clínica, o empreendedor pode, ainda, investir em um segmento que não para de crescer, já que a saúde sempre será uma necessidade básica e essencial da população. 

O que é preciso para abrir uma clínica multidisciplinar?

Para começar, é necessário entender quais serão os serviços oferecidos por sua clínica e quais profissionais vão poder colaborar com esse processo. 

Entenda qual será o tamanho da sua clínica, se será uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Depois disso, atente-se aos requisitos legais para a abertura da empresa, caso já não tenha um CNPJ ativo.

Para facilitar processos legais e fiscais, você pode contar com uma contabilidade online. Afinal, são muitos processos envolvidos na abertura e divulgação de uma clínica multidisciplinar.

Também é importante conferir se todos os profissionais estão registrados nas entidades regulamentadoras de suas classes. 

Por exemplo, os médicos precisam ter um CRM e os enfermeiros precisam estar em dia com o COREN. Além disso, os psicólogos precisam fazer parte do Conselho Regional de Psicologia (CRP). 

Após essas questões burocráticas e processos internos, você também precisa identificar quem é o seu público-alvo, para que em seguida, possa começar um planejamento estratégico, incluindo marketing e vendas, finanças, processos operacionais, colaboradores e outros detalhes.

Para ajudar, é importante fazer uma pesquisa de mercado para poder oferecer o melhor para o público local. 

Como divulgar minha clínica: 3 dicas essenciais

Bom, agora que você já entende como funciona uma e sabe como abrir uma clínica, é hora de cuidar da divulgação. Sendo assim, separamos 3 dicas essenciais e que vão fazer a diferença durante esse processo, confira abaixo.

1. Invista em marketing digital

Mesmo que você seja um profissional tradicional e não seja tão fã das redes sociais e do mundo digital, é importante se abrir a essas possibilidades para o crescimento do seu negócio.

Para começar, crie um site profissional, destacando as principais informações da sua clínica, incluindo:

  • serviços oferecidos;
  • horário de atendimento e opções de agendamento;
  • principais canais de contato com a equipe;
  • links para as redes sociais (crie um perfil para sua empresa);
  • formulários para dúvidas, etc.

Nas redes sociais, compartilhe conteúdos úteis relacionados a sua área de atendimento, faça vídeos para que o público conheça a clínica, compartilhe depoimentos positivos de clientes e até mesmo apresente os profissionais. Tudo isso vai aproximar a sua marca do seu público. 

Além disso, as redes sociais são uma ótima oportunidade para você mostrar os diferenciais do seu estabelecimento. 

Você também pode investir em anúncios pagos  e personalizados. Considere contratar alguém da área de marketing ou um Social Media para te ajudar nessas atividades de divulgação online.

2. SEO Local e Conteúdo

Provavelmente você já deve ter ido procurar avaliações sobre algum local no Google, certo? Contudo, para isso acontecer, essa empresa precisa estar visível nos mecanismos de busca. 

Dessa forma, uma estratégia bastante eficiente para empresas que possuem um local físico para atendimento e que querem alcançar o público da região, é criar um perfil no Google Meu Negócio.

Lembre-se de manter as informações atualizadas e se possível, conte com um profissional de SEO para te ajudar. Falando em SEO, também é possível usar estratégias de conteúdo para blog e criar conteúdos relevantes para atrair visitantes.

O compartilhamento de conteúdo informativo, pode deixar seu site em alta nos mecanismos de busca e o melhor: vai mostrar o seu site para aquele público que realmente está te procurando. Ou seja, suas chances de transformar esses visitantes em verdadeiros clientes, será muito maior.

3. Parcerias estratégicas

Colabore com outras empresas de saúde, como academias e farmácias, para aumentar as indicações e fortalecer sua rede de contatos. 

Uma boa estratégia é conversar com a sua equipe, por exemplo, se algum dos profissionais também realiza atendimentos particulares ou em outros locais, talvez seja uma possibilidade dele indicar os serviços da clínica. Afinal, um trabalho pode complementar o outro.

E justamente por muitos pacientes precisarem de mais de um serviço, a clínica multidisciplinar é a melhor escolha. Contudo, é necessário que ele saiba que o local oferece diversos serviços. Portanto, o marketing feito boca a boca e por indicação, ainda é muito válido, viu?

Veja como abrir uma clínica médica sem burocracias

Por fim, saber como abrir uma clínica médica pode parecer um processo complicado, com várias etapas burocráticas, como licenças, alvarás e registros. 

No entanto, esse processo pode ser simplificado ao contar com o apoio de especialistas, como a Agilize, que oferece soluções completas em gestão contábil e fiscal. Com isso, você pode se concentrar em proporcionar um atendimento de excelência aos seus pacientes.

Solicite uma proposta personalizada clicando no link abaixo!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Como abrir um negócio com pouco dinheiro?
  2. Quanto custa abrir uma empresa?
  3. Guia completo sobre CNPJ para médicos: como abrir e suas vantagens

Agilize sua empresa agora


Agilizer

Clique para simplificar processos e aumentar seus resultados

×
×
Agilize Contabilidade