Contabilidade para dentistas: como escolher o melhor serviço?

contabilidade-para-dentistas

Além de cuidar dos pacientes e das rotinas técnicas da clínica, os dentistas também precisam gerenciar as finanças do consultório, e é aqui que entra a contabilidade para dentistas.

E em meio a tantas atividades, que vão desde os procedimentos até a burocracia, como manter esse processo em dia?

Neste artigo, vamos mostrar qual a importância da contabilidade para dentistas, particularidades e como escolher o melhor serviço para atender às necessidades da sua empresa.

Acompanhe!

  1. O que é uma contabilidade para dentistas?
  2. Qual a importância da contabilidade para dentistas?
  3. Principais benefícios de você ter uma contabilidade para dentistas
  4. Dúvidas comuns sobre contabilidade para dentistas
  5. Dicas para ter a melhor contabilidade para dentistas

O que é uma contabilidade para dentistas?

A contabilidade para dentistas é um serviço especializado que tem o objetivo atender às demandas específicas e às rotinas de uma clínica odontológica, focando principalmente nas questões fiscais e regulatórias da área.

Ao contrário da contabilidade genérica, que pode não compreender as complexidades do setor de saúde, em especial o odontológico, os serviços de contabilidade para dentistas são projetados sob medida para atender às necessidades desse ramo específico.

Qual a importância da contabilidade para dentistas?

Contar com uma contabilidade especializada para dentistas pode ter um papel crucial no sucesso de um consultório odontológico.

São várias as razões pelas quais a contabilidade especializadas para dentistas é essencial, entre as principais, temos:

Maximização da lucratividade

Uma contabilidade especializada pode ajudar os empreendedores dentistas a otimizar seus índices de lucratividade, identificando áreas em que podem economizar e onde podem aumentar sua margem.

Isso pode ser realizado através da análise detalhada das despesas, identificação de oportunidades de economia de impostos, otimização do fluxo de caixa, etc.

Conformidade com as regulamentações

A área da saúde é altamente regulamentada, nas mais diversas esferas, e os consultórios odontológicos não são exceção, pelo contrário.

E manter a conformidade com todas as essas regulamentações fiscais e de saúde, por exemplo, é fundamental para evitar problemas legais e até multas.

A contabilidade especializada para dentistas também tem o objetivo de que as obrigações fiscais e regulamentares sejam cumpridas de maneira adequada, oportuna e sustentável.

Tomada de decisões com base em informação

Ter acesso a informações contábeis e financeiras precisas e atualizadas permite que os empreendedores dentistas tomem decisões estratégicas para os seus negócios mais rápido e baseadas em informações seguras.

Essas decisões podem estar ligadas à expansão do consultório, a contratação de pessoal adicional, a introdução de novos serviços, etc.

Redução de estresse

Com uma equipe de contabilidade especializada cuidando dos aspectos contábeis e financeiros, os empreendedores dentistas podem se concentrar em sua atividade principal.

Essa atividade principal, na prática, pode ser oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes ou pensando sobre as estratégias de crescimento e desenvolvimento do consultório, reduzindo assim o estresse e a sobrecarga de trabalho.

Além disso, você pode conferir outros detalhes sobre os contabilidade online e focadas em outras profissões, assim como outros conteúdos de tendências e relevância para sua empresa em nosso blog. Não perca nenhuma novidade, inscreva-se no formulário abaixo e receba tudo diretamente por e-mail.

Principais benefícios de você ter uma contabilidade para dentistas

Investir em uma contabilidade especializada para dentistas traz inúmeros benefícios que podem impulsionar a gestão e o sucesso do seu consultório.

Existem diversas vantagens e benefícios em contar com uma contabilidade especializada, entre os principais, temos:

1. Redução de custos

Uma contabilidade especializada experiente pode identificar áreas em que os custos podem ser reduzidos, ajudando você a economizar dinheiro ao longo do tempo.

Isso é possível graças ao acompanhamento mais de perto dos fatos contábeis e financeiros do negócio, sob o olhar experiente de profissionais da área contábil.

2. Maximização de lucros

Esse é um impacto direto do acompanhamento mais próximo sobre os custos e despesas do negócio, assim como das finanças em geral.

Ao otimizar suas finanças, a contabilidade especializada para dentistas pode ajudar a aumentar a lucratividade de seu consultório.

3. Economia de tempo

Como já vimos, delegar as tarefas contábeis e financeiras mais burocráticas aos especialistas permite que você economize um tempo valioso.

Esse tempo “extra” pode e deve ser dedicado a seus pacientes, equipe e ao crescimento do seu negócio.

4. Conformidade garantida

A conformidade com as regulamentações é essencial para todas as empresas, em especial para as clínicas odontológicas. Pois, além das regulamentações fiscais, precisam estar atentas às regulamentações de saúde.

A contabilidade especializada nesse segmento pode garantir que você conheça bem as regulamentações aplicáveis ao seu negócio e esteja sempre em conformidade, evitando problemas legais.

5. Aconselhamento estratégico

Profissionais de contabilidade para dentistas podem oferecer orientação estratégica para ajudar seu consultório a crescer e prosperar no longo prazo.

O acompanhamento mais próximo, junto à expertise de profissionais especializados, ajudam a fornecer informações e ideias que podem alavancar o sucesso do seu consultório.

Dúvidas comuns sobre contabilidade para dentistas

Veja algumas das principais dúvidas dos profissionais relacionados à contabilidade.

Dentista pode ser MEI?

contabilidade-para-dentistas

Não, dentista não pode ser MEI. A profissão não consta na lista de atividades permitidas ao MEI e definidas pela legislação da categoria, assim como advogados, médicos, engenheiros, dentistas, jornalistas, arquitetos, psicólogos e fisioterapeutas.

Para se enquadrar como MEI, o profissional deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter faturamento anual de até R$ 81.000,00;
  • Não ter participação em outra empresa como titular, sócio ou administrador;
  • Empregar no máximo um funcionário;
  • Exercer uma atividade profissional regulamentada pelo governo federal.

Como a profissão de dentista é uma atividade técnica, especializada e regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o dentista não pode se enquadrar como MEI.

Como abrir um CNPJ para um dentista autônomo?

Para abrir um CNPJ para dentista autônomo, o profissional deve seguir os seguintes passos:

  • Contratar um contador ou uma empresa de contabilidade;
  • Escolher a natureza jurídica: para dentistas, as naturezas jurídicas mais comuns são:
    • Sociedade Limitada (Ltda.): É a natureza jurídica mais comum para empresas com mais de um sócio.
    • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): É a natureza jurídica mais comum para empresas com um único sócio.
  • Escolher o regime tributário;
  • Elaborar os documentos necessários;
  • Registrar a empresa na Junta Comercial;
  • Obter a inscrição municipal;
  • Obter o alvará de funcionamento.

Dicas para ter a melhor contabilidade para dentistas

Até aqui, entendemos um pouco melhor o que é uma contabilidade especializada em consultórios odontológicos, sua importância e principais benefícios.

A partir de agora, vamos conhecer algumas dicas interessantes que podem ajudar a encontrar e escolher o serviço ideal às necessidades da sua clínica.

1. Experiência no setor

Uma primeira dica é avaliar se a empresa possui de fato experiência comprovada no atendimento a consultórios odontológicos.

Isso pode ajudar a garantir que ela entenda de verdade as nuances e particularidades específicas do seu setor.

2. Serviços personalizados

Busque um serviço de contabilidade que ofereça soluções personalizadas para atender às necessidades exclusivas de seu consultório, em vez de uma abordagem genérica.

Procure analisar também se esses serviços atendem, além das necessidades da sua atividade, o momento do seu consultório, sobre os aspectos financeiros e de complexidade das soluções.

3. Tecnologia atualizada

Verifique se a empresa utiliza tecnologia atualizada para garantir uma contabilidade eficiente e precisa.

Assim, ao contar com uma empresa que utiliza tecnologia atualizada, você pode garantir que o seu consultório tenha sempre à mão as informações necessárias para tomar as melhores decisões, de forma rápida, confiável e de onde estiver.

4. Referências e avaliações

Peça referências e verifique avaliações de outros dentistas que utilizaram os serviços da empresa de contabilidade.

Essas informações são simples de obter, pesquise pela empresa nos mecanismos de busca online e perceba a avaliação que outros usuários estão tendo.

Outra possibilidade é a referência com colegas de setor, entre em contato com parceiros e busque entender quais soluções eles estão utilizando e qual sua avaliação.

5. Comunicação eficiente

Uma comunicação clara e eficaz é fundamental. Busque por empresas que você possa entrar em contato de forma rápida e prática.

De nada adianta contar com o melhor serviço, mas quando surge a menor dúvida possível, não poder contar com o suporte necessário.

6. Escolha a contabilidade que reúne tudo isso

Com o serviço de contabilidade da Agilize, você tem sempre à disposição profissionais especializados, utilizando soluções específicas para o seu setor de atuação e através das melhores tecnologias.

Assim, com o nosso serviço, você vai acompanhar a movimentação do seu negócio e acessar todas as informações necessárias de forma rápida e confiável, além de ter sempre um profissional disponível para te aconselhar ou auxiliar no que for necessário.

A Agilize pode fazer a sua contabilidade para dentistas

A Agilize é uma empresa de contabilidade que oferece suporte a dentistas e prestadores de serviços na gestão contábil e financeira de seus negócios.

Com uma equipe especializada, preparada e pronta para ajudar sua empresa a desenvolver os melhores caminhos de crescimento, aqui você encontra o suporte necessário para desenvolver o seu negócio.

Veja outros conteúdos selecionados para você:

  1. Entenda se a contabilidade online é confiável e se vale contratar
  2. Contabilidade consultiva: o que é e quais são as vantagens?
  3. Empresa de contabilidade online: 11 motivos para contratar a Agilize!