Contabilidade para nutricionistas: como funciona e como contratar

Você, como nutricionista, pode atuar tanto como autônomo ou como empresário. Na maioria dos casos, abrir empresa e ter o seu próprio CNPJ é mais vantajoso, pois a carga tributária é menor sobre a prestação de serviços por pessoas jurídicas do que por pessoas físicas.

E se você tem o sonho de empreender na sua área, saiba que a contabilidade é uma grande aliada. É ela que vai garantir que a sua empresa funcione conforme a lei, além de ajudar a manter as finanças organizadas – e você sabe como isso é importante para o sucesso, não é mesmo?

Aqui neste artigo, você vai saber mais sobre a contabilidade para nutricionistas. Vamos mostrar por que ela é tão importante, como funciona e como escolher a melhor contabilidade para o seu consultório.

  1. Conheça a importância da contabilidade para nutricionistas
  2. Veja como funciona a contabilidade para nutricionistas

Qual a importância da contabilidade para o seu consultório de nutrição?

O Brasil tem um sistema tributário complexo, que pode confundir até mesmo quem já tem um bom conhecimento sobre contabilidade. A depender do tipo de empresa e das atividades executadas, as obrigações perante as autoridades podem ser completamente diferentes.

E quem não cumpre essas obrigações corretamente pode sofrer sérias penalidades, como a aplicação de multas, o encerramento do negócio e até mesmo a prisão dos responsáveis pelo CNPJ, em casos mais extremos.

É por isso que é tão importante contar com a contabilidade para nutricionistas!

É esse trabalho que garante que todas as obrigações sejam cumpridas de forma correta e evita que você tenha problemas com a Receita Federal.

Além disso,a contabilidade para nutricionistas pode trazer outros benefícios, pois facilita o controle de contas e a análise de informações sobre o seu negócio, o que pode ser muito valioso na hora de tomar decisões estratégicas.

Como funciona a contabilidade para nutricionistas?

A Contabilidade para consultórios de nutrição pode ajudar em diversos momentos, desde a abertura do CNPJ até o fornecimento de informações financeiras.

No momento da abertura da empresa, a contabilidade vai indicar a melhor natureza jurídica e o melhor regime tributário para o seu negócio, de modo que você pague a menor carga tributária possível dentro da legalidade.

Depois, no dia a dia do negócio, o contador vai fazer mensalmente a apuração dos seus impostos e enviar a guia para pagamento, além de elaborar e enviar às autoridades todas as declarações necessárias – chamadas de obrigações acessórias.

A contabilidade também fornece relatórios sobre o seu negócio, para que você entenda tudo o que está acontecendo na empresa e consiga controlar melhor as suas finanças. 

Veja como contratar a melhor contabilidade para nutricionistas

Agora que você já sabe como contar com um escritório de contabilidade é importante, conheça alguns critérios que deve considerar na hora de contratar uma contabilidade!

Confiança

A contabilidade vai cuidar das suas finanças,e você sabe como isso é importante. Por isso, é fundamental contratar uma empresa de confiança, que tenha uma boa reputação no mercado e clientes satisfeitos.

Suporte

O suporte oferecido pela contabilidade também é muito importante. A empresa deve estar disponível para tirar suas dúvidas e responder perguntas, além de resolver problemas com agilidade.

Segurança

Escolha uma empresa que tome todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos seus dados e que garanta o armazenamento dos seus documentos por até 5 anos – esse é o prazo que a Receita Federal tem para pedir esclarecimentos sobre as informações fornecidas.

Conheça a Agilize!

Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil. Desde a nossa fundação, em 2013, ajudamos muitos nutricionistas a organizar a sua contabilidade e manter os seus negócios funcionando conforme a lei.

Os nossos clientes acompanham tudo o que acontece com a sua contabilidade pela nossa plataforma, onde tudo é registrado de forma transparente e clara, sem palavras difíceis. O nosso time está sempre disponível para tirar dúvidas (e é conhecido pelo atendimento espetacular), e os nossos especialistas têm amplo conhecimento sobre a legislação referente à prestação de serviços de Saúde.

Quer saber como a gente pode ajudar o seu consultório de nutrição? Preencha o formulário abaixo e receba uma proposta personalizada!