Como funciona o cashback: saiba como implementar!
Se você anda fazendo compras pela internet recentemente, certamente já se deparou com alguma oferta de cashback. Não é mesmo? Mas você sabe o que é essa prática, como ela funciona e quais são as suas vantagens para a empresa e para o cliente?
Neste post, nós vamos te contar tudo sobre essa tendência do mercado. Você vai entender o que é o cashback, conhecer os seus tipos e conferir as nossas dicas para implementar esses sistema no seu negócio sem prejudicar o caixa da empresa.
Vamos lá?
- O que é cashback?
- Entenda como funciona o cashback
- Conheça quais são os tipos de cashback
- Cashback: como implementar na empresa?
- Descubra se o cashback é a mesma coisa que desconto
- Como oferecer cashback sem prejudicar a saúde financeiro do negócio?
O que é cashback?
Cashback quer dizer, literalmente, “dinheiro de volta”. Essa é uma prática comum desde os anos 1990 em empresas estrangeiras, que recentemente vem ganhando espaço no Brasil.
E o nome indica exatamente o que acontece quando um cliente faz uma compra: ele recebe de volta um percentual do valor que gastou em cada transação.
Para o cliente, a vantagem é óbvia, afinal, ele está recebendo de volta o dinheiro gasto para adquirir um bem ou serviço. Mas o cashback também pode trazer muitas vantagens para as empresas que adotam esse sistema:
- crescimento da base de clientes;
- mais visibilidade para a marca;
- mais conversões;
- menor número de carrinhos abandonados em e-commerces;
- fidelização de clientes.
Entenda como funciona o cashback?
A entrega do dinheiro de volta ao cliente é feita de acordo com as regras estabelecidas pela empresa para o programa de cashback. Normalmente, essa devolução é calculada com base em uma porcentagem estabelecida, que varia de 0,5% a 100% do valor da compra.
A escolha do percentual é feita pela empresa, considerando, principalmente, o valor do ticket médio das suas vendas.
Se uma loja oferece cashback de 10% e faz uma venda de R$ 500, o cliente dessa operação receberá de volta R$ 50. A entrega desse valor pode ocorrer de várias maneiras, conforme explicamos no tópico a seguir!
Conheça quais são os tipos de cashback
Existem basicamente três formas de dar o dinheiro de volta ao cliente. Saiba quais são!
Livre
No cashback livre, o cliente recebe o dinheiro em sua conta bancária e pode usá-lo como preferir: sacar, fazer transferências, abater da fatura do cartão, etc.
Exclusivo
Já o cashback exclusivo limita o uso do dinheiro recebido de volta. Algumas lojas permitem que o cashback seja usado como desconto nas próximas compras do cliente, por exemplo. também há bancos que permitem somente que o cashback seja usado para pagar a fatura do cartão de crédito.
Mas também há casos de empresas que oferecem limitações menores, permitindo que o dinheiro devolvido seja usado em compras com organizações parceiras, por exemplo.
Social
Por fim, há o cashback social. Nesse tipo, o dinheiro que seria devolvido é destinado à causas sociais à escolha do cliente.
Cashback: como implementar na empresa?
Hoje em dia, existem duas formas principais de implementação de uma política de cashback dentro da empresa. A primeira é a criação de um sistema próprio, opção escolhida por grandes marcas brasileiras, como MadeiraMadeira e Magalu.
Nesse caso, o cliente compra direto pelo site da loja, sem precisar ser direcionado para outras plataformas, e recebe automaticamente o seu benefício.
Apesar de ser uma excelente solução, nem sempre ela é viável para empresas menores, pois exige grandes investimentos e uma equipe de tecnologia especializada.
E isso nos leva à outra forma de implementação do sistema de cashback, que é a contratação de plataformas intermediadoras. As empresas pagam a essas plataformas para aparecer como opção para os consumidores e, dentro de um único site, o público confere ofertas de cashback em diversas lojas diferentes.
Quando a pessoa conclui a compra por intermédio da plataforma, a loja parceira paga a comissão que é repassada ao cliente, que recebe o valor em uma carteira digital.
Essas são algumas plataformas que oferecem esse serviço no Brasil:
- Méliuz;
- PicPay;
- Beblue;
- Cuponomia;
- Zoom.
Cashback é a mesma coisa que desconto?
Cashback e desconto são dois benefícios diferentes que uma empresa pode oferecer para o seu cliente. A principal diferença é que o desconto é oferecido na hora, ou seja, o cliente paga menos para adquirir um produto. Já o cashback é um benefício concedido depois, já que o cliente recebe o dinheiro de volta somente após a compra.
Entretanto, na prática, muitos clientes encaram o cashback como uma forma de pagar menos por um produto. Afinal, quando o dinheiro é devolvido, ele pode ser usado para outra coisa (ou até mesmo para pagar a fatura do cartão usado como meio de pagamento para a compra).
No cashback exclusivo, quando a empresa limita o uso do dinheiro devolvido a compras na mesma loja, o cashback também passa a funcionar como uma forma de desconto, porém aplicado em compras seguintes, e não naquela que gerou o benefício.
Como oferecer cashback sem prejudicar a saúde financeira do negócio?
A nossa dica é que você coloque tudo na ponta do lápis antes de lançar um programa de cashback na sua empresa. Fazer contas é a melhor forma de entender se você pode oferecer aos clientes uma parte do dinheiro de volta e quanto você pode devolver.
Para isso, você vai precisar ter um conhecimento aprofundado sobre os custos do seu negócio, margem de lucro e ponto de equilíbrio. Assim, evita que o dinheiro devolvido ao cliente prejudique o caixa da empresa e, em vez de uma forma de atrair clientes, se torne um problema para o negócio.
Depois de implementar o programa, também é muito importante estar sempre de olho nos resultados. A ideia do cashback é fazer com que ele funcione como um atrativo, por isso é importante que a loja ganhe em volume de vendas. Se isso não acontecer, talvez seja hora de rever essa decisão.
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