Principais vantagens de empreender no digital

como-e-quanto-empreender-no-digital

Empreender e ser o seu próprio chefe é o sonho de muita gente. E, de uns tempos para cá, esse sonho vem se tornando ainda mais específico — empreender no digital, que é uma opção muito vantajosa, menos trabalhosa e que tem trazido resultados satisfatórios para grandes e pequenos empresários.

Aqui neste artigo, você vai saber tudo o que precisa para começar a empreender no digital. Quais são as vantagens desse tipo de negócio, o que é preciso para começar, como escolher o melhor nicho e conferir as nossas dicas para ter sucesso no seu novo empreendimento.

Vamos lá?

  1. O que é empreendedorismo digital?
  2. Quais são as vantagens de empreender no digital?
  3. O que é preciso para empreender no digital?
  4. Como escolher o melhor nicho no mercado digital?
  5. Como empreender no digital? Confira nossas dicas para quem está começando

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é a criação de negócios baseados na internet, usando a tecnologia como principal meio para a criação e venda de produtos.

Isso inclui uma série de atividades, como a venda de produtos físicos, prestação de serviços digitais, criação de aplicativos, produção de conteúdo, venda de cursos, entre outras coisas.

Antes de continuar, aproveite e fique por dentro de outros detalhes do empreendedorismo em nossa newsletter.

Quais são as vantagens de empreender no digital?

Empreender no digital pode ser muito vantajoso — especialmente no Brasil, país que está na vanguarda da transformação digital. Um estudo de 2023 feito pela GoDaddy mostra que os empreendedores brasileiros têm uma mentalidade avançada e disposição diferenciada para abraçar os negócios digitais e que, por aqui, a digitalização da empresa é vista como uma ferramenta vital para a eficiência dos negócios.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a estimativa é que, até 2027, o país ocupe a primeira posição em desenvolvimento do comércio eletrônico no mundo, o que corresponde a um crescimento anual de 14,6%.

Além do cenário propício para o crescimento, empreender no digital tem muitas outras vantagens. Conheça as principais!

Baixo investimento inicial

Abrir um negócio online, na maioria das vezes, exige menos investimento do que abrir um negócio físico. Afinal, não é preciso providenciar um espaço para receber o público, o que já representa uma grande economia tanto com espaço físico como com mão de obra.

Além disso, para abrir alguns tipos de negócios digitais, basta ter um celular com acesso à internet. Assim, é possível trabalhar de casa, sem a necessidade de investir em equipamentos, espaço, equipe e estoque.

Maior alcance

Outra vantagem de empreender no digital é que o alcance da sua empresa se torna muito maior. Afinal, o seu público passa a ser o mundo, e não somente as pessoas que vivem na mesma cidade ou na sua região.

Quem presta um serviço presencial, como uma manicure, por exemplo, só pode atender pessoas próximas, já que é preciso encontrar com o cliente para entregar o que está sendo vendido. Mas se essa mesma manicure resolve empreender no digital e cria um curso ensinando as pessoas a fazerem as próprias unhas, ela pode vender para clientes de qualquer lugar do mundo.

Além disso, com a internet, fica muito mais barato atingir essas pessoas com anúncios ou até mesmo com bons conteúdos orgânicos. Isso torna o custo de aquisição do cliente muito menor e, além do maior alcance, traz também mais economia para o empreendedor.

Mais flexibilidade

Empreender no digital também traz mais flexibilidade para a rotina do empresário. Isso porque, como o trabalho pode ser feito somente com um celular ou computador com acesso à internet, é possível realizar as atividades profissionais de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.

É por isso que esse tipo de empreendimento é uma ótima escolha para quem gostaria de passar mais tempo em casa, para quem tem filhos ou até mesmo para quem sonha em se tornar nômade digital.

Facilidade para escalar

Escalar um negócio significa aumentar o seu volume de produção e vendas. Vamos voltar para o exemplo da manicure? Prestando serviço presencialmente, há um limite de clientes que ela consegue atender em um dia. 

Mas se ela lançar aquele curso online, não há limite de vendas que ela pode fazer em um mesmo dia, o que torna o negócio muito mais lucrativo e aumenta significativamente as suas chances de crescimento.

E tem mais: com a criação do curso, ela consegue aumentar as vendas sem aumentar os seus custos de produção, afinal, ela só precisa gravar as aulas uma vez e pode vender para quantos alunos quiser.

O que é preciso para empreender no digital?

Você entendeu que empreender no digital pode ser uma ótima oportunidade e quer saber se tem o que precisa para ter sucesso nesse meio? 

A gente listou aqui algumas características comuns a pessoas que se deram bem com negócios digitais!

Criatividade

As chances de se dar bem no mercado digital aumentam quando você pensa fora da caixa e cria uma solução diferenciada para algum problema que as pessoas precisam resolver. 

Organização

A organização, na verdade, é uma característica fundamental para qualquer empreendedor. Afinal, para se manter no mercado, é preciso lidar com produção, fornecedores, vendas, finanças, relacionamento com o cliente, logística e muitas outras coisas. 

Sem organizar muito bem todos esses processos, dificilmente o empreendedor vai conseguir ser eficiente e entregar o que o público espera.

Resiliência

Pois é, nem todo negócio dá certo logo de cara. A concorrência no ambiente digital é cada vez mais acirrada e o empreendedor precisa ser resiliente para continuar tentando mesmo diante de obstáculos.

Conhecimento sobre as ferramentas

E, claro, também é necessário que o empreendedor digital domine todas as ferramentas necessárias para a criação e manutenção do seu negócio. Aqui estamos falando sobre plataformas de e-commerce ou de cursos online, redes sociais, CRM, sistemas de gerenciamento, entre outras coisas.

Como escolher o melhor nicho no mercado digital?

quanto-empreender-no-digital

Como você sabe, existem diversas possibilidades de empreendimentos digitais — e-commerce, cursos online, marketing de afiliados, produção de conteúdo, prestação de serviços, pesquisas, marketing digital, etc.

São tantas opções que pode ficar difícil para o empreendedor escolher um nicho para investir e lançar o seu negócio.

O mais importante, nesse caso, é saber quais são as tendências do mercado e as suas habilidades. Combinando um modelo em alta com os seus conhecimentos, as chances de se destacar da concorrência são maiores!

Saiba quais são os seus talentos

O primeiro passo para escolher um nicho para empreender no digital é saber no que você é bom. E todo mundo é bom em alguma coisa!

Para ajudar a descobrir qual é o seu talento, pense em quais são os seus hobbies, em quais atividades você se destaca, que tipo de coisa os seus amigos pedem que você ensine para eles e no que você faria se tivesse que escolher somente um assunto para falar pelo resto da vida.

Essa reflexão vai ajudar você a entender no que você é bom e o sobre o que você realmente gosta de falar!

Conheça o mercado

Agora que você já sabe o que faz de melhor, é hora de pesquisar sobre o mercado e descobrir tendências. Afinal, não adianta você ser muito bom em uma coisa que não tem muita gente interessada — porque um negócio precisa de clientes para se manter, não é mesmo?

Para pesquisar sobre o mercado, você pode usar ferramentas como o Google Trends, Ubersuggest e SEMRush, além de pesquisar palavras-chaves em buscadores para entender o que as pessoas querem saber sobre determinado assunto.

Essa pesquisa também vai ajudar você a mapear concorrentes e entender como se diferenciar deles na hora de criar o seu negócio!

Saiba quem são as autoridades da área

A não ser que você escolha um nicho super específico e realmente inovador, certamente já tem gente produzindo conteúdo e produtos digitais sobre o assunto.

E é muito importante que você saiba quem são essas pessoas e o que elas estão falando! Afinal, se elas são autoridades é porque o seu público as considera referências no que fazem.

Depois de identificar essas pessoas, analise tudo o que puder sobre elas: comportamento, formação, linguagem, canais de comunicação, opiniões, etc.

Como empreender no digital? Confira nossas dicas para quem está começando

E aí, bateu a inspiração e você está se sentindo pronto para colocar a mão na massa e começar a tirar esse projeto do papel? Confira as nossas dicas para ter sucesso nos seus primeiros passos empreendendo no digital!

Comece aos poucos

É natural que no começo de um negócio a gente tenha muitas ideias e queira colocar todas elas em prática ao mesmo tempo. Mas lembre que cada ideia traz consigo novas obrigações, custos, posicionamentos, concorrentes, etc.

Por isso, a nossa dica é que você não tente abraçar o mundo nesse primeiro momento. Comece lançando uma ideia, fazendo ela vingar e se tornando muito bom nessa área.

Depois, com mais autoridade, conhecimento, experiência e recursos financeiros, você pode começar a expandir o seu negócio e colocar novas ideias em prática — uma de cada vez para você não se perder na execução e acabar prejudicando a empresa em vez de ajudar!

Planeje os seus passos

A dica do planejamento você vai encontrar em quase todos os conteúdos sobre negócios aqui no blog da Agilize. E parece clichê, mas é a mais pura verdade — esse passo é muito importante e fundamental para que o seu negócio dê certo!

Quando você planeja consegue executar tudo mais calma, entender quais os custos envolvidos, o que é necessário para atingir suas metas, que tipo de ajuda precisa, etc.

Empreender no digital, apesar de mais simples, ainda envolve uma série de atividades e planejar é a melhor forma de entender o que precisa ser feito para criar um cronograma de execução.

Estabeleça metas

E claro, você precisa ter metas bem estabelecidas para saber o que fazer para atingi-las! A nossa dica é que você crie metas realistas.

Não adianta estabelecer metas muito difíceis ou inalcançáveis. Isso, além de frustração lá no futuro, pode fazer com que você e o seu time se sintam desmotivados no caminho, ao perceberem que não vão conseguir atingi-las.

Leia mais: Como fazer um bom planejamento estratégico empresarial

Controle os custos

Agora vamos falar sobre finanças? Ter controle sobre elas é essencial para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. 

Mesmo que para empreender no digital você tenha despesas mínimas, é preciso registrar todas elas em uma planilha ou sistema específico para isso. Essa organização ajuda você a manter a saúde financeira do seu negócio e adquirir cada vez mais conhecimento sobre o seu funcionamento.

Esse conhecimento é essencial para que você possa precificar os seus produtos, saber quando é necessário cortar custos e quando chegou a hora de investir em novos projetos, como a contratação de um colaborador ou lançamento de um novo produto, por exemplo!

Desenvolva conhecimentos

Assim como em qualquer área, quem empreende no digital precisa estar sempre de olho nas tendências e se atualizar constantemente para oferecer produtos e serviços de qualidade, vender bem e atender o seu público do jeito que ele merece.

Por isso, nunca deixe de acompanhar tendências, fazer cursos e implementar melhorias na sua empresa digital!

Acompanhe os resultados

O acompanhamento de resultados é muito mais fácil no meio digital, afinal, a maioria das ferramentas usadas entrega relatórios com as informações que você precisa para saber como o negócio está indo. 

Fazer o acompanhamento periódico desses resultados é muito importante para que você entenda quais estratégias estão dando certo e quais precisam ser revistas!

Além das ferramentas, você também pode obter esse tipo de informação por meio do feedback de clientes — não deixe de pedi-los!

Conte com a Agilize!

Ter uma contabilidade organizada também é muito importante para quem empreende no digital. E para isso você pode contar com a gente!

Somos a primeira contabilidade online do Brasil e temos um super time de especialistas que trabalham para que o seu negócio digital esteja sempre funcionando dentro da lei — pagando todos os impostos devidos e entregando todas as obrigações exigidas pelas autoridades.

Assim você evita problemas com a Receita Federal, que podem trazer multas e outras penalidades, e economiza na hora de pagar impostos, já que a gente cuida de todo o planejamento tributário do negócio.

Para saber como podemos ajudar, é só clicar no banner aqui embaixo e colocar algumas informações sobre a sua empresa. A gente vai te mandar uma proposta personalizada!

Veja outros conteúdos selecionados para você!

  1. Confira as principais tendências de negócios para 2024
  2. Motivos para abrir empresas em São Paulo
  3. Perfil do empreendedor brasileiro: descubra qual é o seu