Contabilidade para Startups: a importância e as vantagens

contabilidade para startups

A contabilidade para startups é um serviço que permite que a empresa cresça no seu próprio ritmo, muitas vezes acelerado, sempre em dia com a legislação e passando por todas adaptações necessárias a cada novo passo.

Na prática, toda empresa que não é MEI é obrigada a contratar um contador responsável. No caso das startups, no entanto, a importância desse serviço vai além da obrigação. As startups precisam de uma contabilidade personalizada e especializada, que esteja preparada para o crescimento de uma empresa que pode dobrar de tamanho do dia para a noite.

Neste artigo, você vai entender como funciona a contabilidade para startup, quais são as particularidades desse tipo de serviço e suas vantagens – além, é claro, de conferir as nossas dicas para contratar a empresa ideal para cuidar da contabilidade do seu negócio.

Acompanhe!

  1. Saiba como funciona a contabilidade para startups
  2. Entenda a importância da contabilidade para startups
  3. Conheça as vantagens de contratar uma contabilidade para startups
  4. Descubra o que a Lei Complementar nº 167 mudou na contabilidade para startups
  5. Dicas para escolher a contabilidade ideal para a sua startup

Como funciona a contabilidade para startups?

A contabilidade para startups é bem semelhante à dos outros tipos de negócio. O contador fica responsável pela apuração de impostos, escrituração, elaboração de declarações e outras obrigações. Esses processos garantem a regularidade da empresa e fornecem para os sócios todos os dados financeiros necessários para uma boa tomada de decisão.

Afinal, juridicamente falando, uma startup é uma pessoa jurídica como outra qualquer.

Na prática, entretanto, esse tipo de empresa tem algumas particularidades. Como falamos lá no começo, as startups são negócios em fase de crescimento, que podem receber aportes milionários e crescer muito rapidamente.

Por isso, é muito importante contar com uma empresa de contabilidade que, além de dar conta de todas as obrigações do dia a dia, esteja preparada para lidar com esse tipo de mudança repentina.

Entenda a importância da contabilidade para startups

A contabilidade para startups é essencial para que a empresa esteja em dia com as suas obrigações e não tenha problemas com as autoridades fiscais do país. Como você sabe, o Brasil tem um sistema tributário complexo, que exige muito conhecimento e atenção para que todas as regras sejam cumpridas.

Qualquer erro no envio de declarações ou no pagamento de impostos, ainda que cometido sem querer, pode trazer sérias consequências para a empresa, que vão desde a aplicação de multas até a prisão dos sócios por crimes tributários.

Além disso, a contabilidade para startups também funciona como uma forma de gestão e controle, especialmente em relação às finanças. Isso porque a contabilidade faz um levantamento completo do patrimônio da empresa e dos seus principais indicadores econômicos.

Isso ajuda tanto no processo de tomada de decisão como na hora de prestar contas para os seus sócios. Essas informações também podem ser muito valiosas na hora de atrair novos investimentos – afinal, é natural que os investidores queiram entender tudo o que acontece no negócio para saber se vale mesmo a pena investir ali.

E vamos combinar que um negócio em dia com a lei e com as contas bem organizadas têm chances maiores de conseguir aquele grande aporte, certo?

como-escolher-a-melhor-contabilidade-para-startups

Quais são as vantagens de contratar uma contabilidade para startups?

Você já viu que contratar uma contabilidade para startups traz muitos benefícios para esse tipo de empresa, não é? Para ajudar você a entender todas essas vantagens, listamos aqui as principais razões para contratar esse serviço!

Redução de impostos

Ninguém gosta de pagar mais impostos do que é realmente necessário, e o contador é o profissional ideal para evitar que isso aconteça com você. O planejamento tributário é um serviço que gerencia o pagamento de impostos da empresa e encontra maneiras legais de reduzir a sua carga tributária, por meio da elisão fiscal.

Ajuda na busca por incentivos fiscais

O contador também pode ajudar a sua startup a encontrar incentivos fiscais nos quais se encaixa, como é o caso da Lei do Bem, que prevê alíquota zero no Imposto de Renda para registro de marca e redução de 50% no IPI para empresas que investem em inovações tecnológicas.

Um contador atualizado em relação à legislação pode encontrar esses e outros benefícios oferecidos não só pelo governo federal, mas também pelos governos do seu estado e da sua cidade.

Facilita a captação de investimentos

Como falamos, apresentar dados sobre o negócio é essencial para a captação de investimentos, algo corriqueiro na rotina de startups. Para atrair bons investidores, é muito importante que a empresa tenha uma contabilidade bem estruturada, com relatórios confiáveis sobre sua performance e projeções de crescimento.

Além disso, a contabilidade para startups pode facilitar o processo de elaboração de contratos e análise de riscos.

Auxilia no processo de valuation

O valuation é outro processo essencial para a captação de investimentos. Esse cálculo estima o valor do negócio com base no seu potencial de retorno e crescimento.

O contador é a pessoa mais indicada para realizar esse serviço, pois o cálculo é feito com base no fluxo de caixa e demonstrativos contábeis e financeiros.

Descubra o que a Lei Complementar nº 167 mudou na contabilidade das startups

A Lei Complementar nº 167 foi aprovada em 2019 e ficou conhecida como a Lei das Startups. Ela trouxe mudanças importantes para esse tipo de empresa, sendo a mais importante a criação de um regime tributário exclusivo, o Inova Simples.

O novo regime substitui o Simples Nacional para startups e facilita alguns processos como abertura e fechamento e registro de marcas e patentes.

Outra vantagem no Inova Simples para as startups é permissão para a criação de MVPs de produtos e serviços com alíquotas tributárias menores e obrigações acessórias mais simples.

contabilidade para startups

Dicas para escolher a contabilidade ideal para a sua startup

Agora que você já sabe como a contabilidade para startups é importante, veja a lista que preparamos com os critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor empresa para prestar esse serviço para a sua startup:

  • entenda como a empresa funciona;
  • analise o suporte oferecido em todas a etapas;
  • procure saber sobre a segurança de dados;
  • avalie o custo-benefício;
  • escolha uma empresa que tenha profissionais especializados em contabilidade para startups.

Conheça a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e, assim como as startups, nasceu para trazer inovação para o mercado no qual atua. Desde 2013 oferecemos serviços contábeis online e estamos ao lado do empreendedor em todas as fases do seu negócio.

Os nossos sócios são da área de contabilidade e tecnologia da informação – o casamento perfeito para o desenvolvimento de uma plataforma que traz todas as funcionalidades necessárias para a contabilidade e que funciona de forma rápida e prática.

É por lá que você vai acompanhar tudo o que acontece na contabilidade da sua empresa. Os nossos especialistas cadastram tudo com muita transparência e você acompanha na palma da mão, usando o seu computador ou um celular com acesso à internet.

Para saber como podemos ajudar a sua startup a se organizar e conquistar os melhores investimentos, é só preencher o formulário abaixo que nós vamos enviar uma proposta personalizada!