Você já parou para analisar quantas figuras de liderança estiveram presentes na sua vida até hoje? Quando pequenos temos nossos responsáveis, um pouco mais tarde temos nossos professores, depois nossos chefes, nossos líderes religiosos, líderes governamentais etc. 

São tantas as figuras de liderança em nossa vida que fica fácil esquecer de algumas. Quais são os líderes que verdadeiramente marcam a nossa história? 

Um líder pode ser lembrado por duas razões. Se sua liderança for boa, ele irá somar na sua vida e a tornará melhor, dessa forma, será lembrado pelo seu impacto positivo, mas se for ruim será lembrado pelos prejuízos e dores que causou.

Você deseja aprender sobre liderança para se tornar um líder de sucesso? Se a resposta for sim, saiba que John C. Maxwell busca esclarecer em seu livro, “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança”, quais são os princípios essenciais que um bom líder deve possuir. 

O autor, que já vendeu mais de 24 milhões de exemplares, é um especialista em liderança reconhecido no mundo inteiro. E, nessa obra, ele ensina a você como se tornar um líder de sucesso.

Acompanhe-nos nesta leitura enriquecedora e descubra quais são os 7 princípios indispensáveis para desenvolver uma liderança eficaz!

Seja influente!

Já se perguntou se alguém que você admira e vê como exemplo de liderança é realmente um bom líder? Perceba se as pessoas ao redor estão prestando atenção ao que ele fala. 

Deseja ser um bom líder? Seja influente para que as pessoas o escutem.

Ser influente não significa possuir bens. A liderança não é algo que pode ser comprado, pois os verdadeiros líderes precisam aprender a liderar. 

Quando você possui o poder de persuadir as pessoas, quando você é capaz de influenciá-las para lutar junto a você pelos seus objetivos, significa que a sua liderança está sendo eficaz.

O que difere um líder de uma pessoa em um cargo alto ou uma pessoa que possui um título admirável é a habilidade de fazer com que outros o sigam através da influência. 

Portanto, as pessoas devem desejar segui-lo e devem, por vontade própria, confiar em sua visão.

Valorize o aprendizado!

Um verdadeiro líder é aquele que sabe admitir que ainda há muito para aprender. A liderança precisa ser trabalhada e melhorada todos os dias, logo, ela é um processo contínuo de aprendizado.

Na vida sempre cometeremos erros e acertos, e um líder de verdade sabe que apenas através da disciplina pessoal e perseverança, os obstáculos serão vencidos e os objetivos serão alcançados. 

Tenha em mente que um líder de verdade está disposto a aprender todos os dias, já que a liderança é um processo no qual é necessário um trabalho contínuo.

Seja organizado!

Um bom líder precisa traçar um percurso e planejar como atravessá-lo. Seus seguidores precisam saber que estão sendo conduzidos por alguém que sabe o que está fazendo e para onde está indo. E, para isso, é necessário organização.

A organização é importante pois antecipa os possíveis acontecimentos que surgirão no caminho.

Para se planejar em relação aos obstáculos que podem aparecer no percurso, um líder de verdade escuta os outros para traçar seus planos, sejam eles os membros de sua equipe ou outros líderes que já traçaram o mesmo caminho. 

Valorize seus seguidores!

Não adianta desejar que seus seguidores queiram te ajudar a alcançar seus objetivos se você não almeja o crescimento e a valorização deles.

Sempre que seus seguidores alcançarem um objetivo, dê os devidos créditos. Você não chegou até ali sozinho, mostre que é grato aos que te seguem e que a vitória alcançada é uma vitória de todos.

Um bom líder sabe o quão importante é conquistar a lealdade de seus seguidores. Se você, por exemplo, é um chefe, pague bons salários aos seus funcionários, se importe com suas necessidades e problemas, ajude-os a crescer, dessa forma eles verão as vantagens de ser liderado por alguém como você. 

A liderança de sucesso não é o resultado de onde chegamos, mas sim de onde conseguimos levar os outros. Então, se prepare para somar valores à vida dos seus seguidores. 

Cause um impacto positivo em suas vidas, ajude-os a alcançar lugares que eles não acreditavam ser possíveis antes de começarem a ser liderados por você. 

Não aceite o fracasso!

Um líder de verdade sabe que o objetivo pode até não ser alcançado na primeira tentativa, mas fracassar não é uma opção. Logo, ele não desiste e motiva seus seguidores a continuarem tentando. O único destino possível é a vitória. 

Muitas vezes, os obstáculos que surgirão no percurso podem parecer grandes demais e até impossíveis, e serão nesses momentos que o pior e o melhor lado de cada líder se mostraram. 

Portanto, aprenda a administrar as crises para alcançar seu objetivo. Serão nesses momentos que você poderá dar o melhor de si. 

Só se consegue atingir um objetivo quando toda a equipe possui uma visão unificada juntamente com seu líder. 

Lembre-se, grandes times não vencem se cada um possuir uma meta diferente. Então, seja um líder unificador para levar seus seguidores rumo a vitória. 

Mulher trabalhando principios da liderença com seu time

Aprenda a priorizar!

Você pode pensar que uma pessoa bem-sucedida é aquela que realiza várias atividades ao longo de um dia. Geralmente essas pessoas, na verdade, não possuem prioridades. Estar sempre ocupado não significa estar sendo produtivo. 

Muitos líderes pensam que precisam agradar a todos para que as pessoas o sigam, e isso apenas mostra uma dificuldade em estabelecer prioridades. Priorizar revela que você sabe o que é realmente importante e que está focado no que vem a seguir.

Muitas vezes, priorizar gera desconforto, mas é preciso pensar que um “sim” que você dá para o outro é um “não” que você dá para você e seu objetivo final. 

Lembre-se do Princípio de Pareto para elaborar suas prioridades: 

“Se você concentrar sua atenção nas atividades que estão entre as 20% mais importantes, terá um retorno de 80% de seu esforço.”

Além de saber priorizar, você precisa ensinar ao seu pessoal a importância da prioridade para que eles possam se concentrar nas ações que realmente interessam e geram frutos. 

Assim, saia da sua zona de conforto e trabalhe de acordo com suas prioridades! 

Deixe um legado! 

Você já pensou sobre o que quer que as pessoas falem de você depois que você morrer? Se seu desejo é ser um bom líder, você precisa começar a pensar sobre o legado que irá deixar

O seu legado não é sobre uma empresa de sucesso ou um bom governo que você deixará quando morrer, o seu sucesso não faz diferença nenhuma. Você só será de fato um bom líder se seu legado tiver sido capaz de mudar a vida das pessoas. 

Os valores e princípios que você ensinou e passou adiante serão o seu legado. Um verdadeiro líder tem sua liderança julgada levando em conta a vida das pessoas que seguiram a sua liderança. 

A sua sucessão e o que virá como consequência da sua liderança após você partir serão a métrica de julgamento para o seu legado.

Como mencionado anteriormente, se sua liderança for boa, ela irá somar na vida de seus seguidores e a tornará melhor, dessa forma você será lembrado pelo seu impacto positivo. 

Liderança eficaz: seja você um grande líder! 

Os 7 princípios aqui apresentados nos mostram que ser um líder que causa impacto positivo na vida das pessoas não é uma tarefa fácil, mas com certeza é recompensadora. 

Se você praticar o que foi aprendido neste post, será capaz de inspirar as pessoas ao seu redor e poderá auxiliar outros líderes importantes na sua vida a seguirem o mesmo caminho. Você será um líder que lidera líderes. 

Como pudemos ver através da leitura, existem muitos aspectos a serem considerados para ser um líder. 

Liderar não é comandar pessoas, mas sim guiá-las, fazer com que elas entendam que te seguir e aceitar sua visão é um passo produtivo na jornada rumo ao crescimento pessoal.

Então, aplique esses princípios na sua vida e veja que melhorar sua liderança não só trará grandes resultados para a sua vida, como também impactará positivamente a vida dos outros! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.