Como motivar funcionários: dicas para engajar a sua equipe!

Quando o cliente entra em contato com uma empresa, seja presencialmente em uma loja, por exemplo, ou por meios eletrônicos, ele espera ser bem atendido. Por isso buscar como motivar funcionários é essencial.

Quando o atendimento não corresponde às expectativas, ele provavelmente desiste da compra. E quando o atendimento é uma surpresa positiva, o cliente certamente ficará mais animado para fazer negócio com a empresa.

Ter funcionários motivados é um passo importante para que o seu negócio se encaixe na segunda situação. Além de agradar mais os clientes, um time disposto e feliz com o trabalho produz melhor e traz mais resultados.

Mas como motivar funcionários? Muita gente pensa que o aumento no salário é a melhor forma de fazer isso. Essa não deixa de ser uma opção, mas nem sempre é possível e não é em todos os casos que ela funciona sozinha.

Dá para ter um time motivado sem precisar mexer no bolso e nós vamos mostrar como! Neste artigo, você vai conferir as nossas melhores dicas para manter a sua equipe feliz e satisfeita com a rotina de trabalho.

  1. Motivar funcionários funciona mesmo?
  2. Sinais de que seus funcionários estão desmotivados
  3. Dicas práticas para motivar seus funcionários
  4. Como mensurar a motivação dos funcionários
  5. Saiba usar a força interna dos seus funcionários

A importância de motivar funcionários: funciona mesmo?

As pessoas possuem 3 necessidades básicas quando se trata de trabalho: autonomia, sentimento de pertencimento e competência. 

A primeira tem a ver com a liberdade de poder escolher como executar as suas tarefas. A segunda está relacionada ao relacionamento que se cria com colegas e com a própria empresa e a terceira corresponde à sensação de ter as habilidades necessárias para atender às expectativas dos gestores.

Essas necessidades foram apontadas por Ashley V. Whillans, professora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que se dedicou a estudar a motivação no ambiente de trabalho.

Quando um funcionário tem essas necessidades satisfeitas, ele se sente mais motivado, engajado e comprometido com a empresa. Isso, além de melhorar a sua produtividade e aumentar a dedicação que tem com suas tarefas cotidianas, diminui as chances de que deixe o emprego para buscar outro do qual goste mais.

O resultado disso você já imagina, não é? Uma empresa com um time mais produtivo e com mais tempo de casa aumenta as suas chances de bater metas, se tornar um ambiente saudável para o trabalho e uma referência na gestão de pessoas.

Antes de aprender como motivar funcionários no trabalho, veja alguns dados sobre o assunto

Empresas que sabem como motivar funcionários e colocam essas ações em prática têm resultados melhores. Entre 1984 e 2011, as empresas que ganharam os títulos de melhores lugares para trabalhar tiveram desempenho superior à concorrência em retorno de ação, com margens que variaram de 2,3% a 3,8% ao ano.

Segundo uma pesquisa realizada por um software de avaliação de motivação de funcionários, a falta de satisfação dos colaboradores custa cerca de US$ 500 bilhões por ano. Um prejuízo grande para algo que pode ser resolvido com pequenas ações, não acha?

E ainda assim, há muita gente insatisfeita com o trabalho. 88% dos colaboradores, segundo a mesma pesquisa, não têm paixão pelo seu trabalho e apenas 20% dos gestores sênior dizem ser apaixonados pelo que fazem. 

Quais são os sinais de que meus funcionários estão desmotivados?

Logo mais nós vamos dar para você as melhores dicas de como motivar funcionários. Mas, antes disso, é importante que você saiba quais são os sinais de desmotivação do seu time. Assim, pode ficar de olho nesses fatores e acender o sinal de alerta quando identificar alguns deles.

Os seus funcionários provavelmente estão desmotivados quando:

  • há quedas repentinas na produtividade;
  • falta interesse pelas novidades do mercado e novidades da empresa;
  • há problemas de relacionamento com os colegas;
  • ficam doentes com frequência ou têm muitas dores de cabeça;
  • ficam facilmente irritados;
  • têm problemas com horários;
  • faltam o trabalho com mais frequência.

Dicas práticas de como motivar funcionários

Você já viu que manter funcionários engajados e motivados só traz coisas boas, não é? Isso favorece tanto a própria empresa e os seus resultados como a saúde mental do seu time — afinal, ter obrigação de ir todos os dias a um ambiente desagradável não contribui com o bem-estar de ninguém.

Caso note na sua equipe alguns dos sinais que falamos acima, é hora de colocar em prática algumas das dicas de como motivar funcionários a seguir. Todas elas são simples e fáceis de serem adotadas. Você vai ver como pequenas ações podem fazer grande diferença na motivação dos seus colaboradores!

  • Acompanhe, elogia, reconheça;
  • Invista em conhecimento e capacitação;
  • Deixe todos cientes dos objetivos da empresa;
  • Dê autonomia;
  • Seja líder, e não chefe;
  • Flexibilize o horário de trabalho;
  • Gamifique as coisas;
  • Crie bonificações com base em metas delimitadas;
  • Fique de olho nas condições de trabalho;
  • Dê uma perspectiva de crescimento.

Agora saiba como colocar em prática cada uma dessas dicas!

Como motivar funcionários e crescer no mercado!

Acompanhe, elogie, reconheça

Nenhum funcionário se sente motivado quando pensa que o seu líder não valoriza seu trabalho e não reconhece as suas competências. Por isso, o primeiro passo para manter um colaborador motivado é deixar claro que ele é notado.

Procure saber o que ele está fazendo, quais são as suas dificuldades e como a empresa pode ajudá-lo a superá-las. Ou seja, demonstre que se importa com o seu bem-estar e desempenho!

Isso já ajuda muito a manter alguém motivado, mas não é suficiente. Quando perceber que o funcionário deu um passo acertado, elogie e reconheça o seu esforço! Assim, ele sabe que está sendo observado e que o seu trabalho é importante para o time.

Invista em conhecimento e capacitação

Quando você capacita um funcionário, ele sente que a empresa está investindo no seu talento e nenhuma empresa investiria em alguém em quem não confia, não é mesmo? Esse sentimento que você vai despertar no colaborador faz com que ele se sinta valorizado e pertencente ao time.

Consequentemente, ele terá mais motivação e disposição para colocar em prática tudo o que aprendeu. E, de quebra, a empresa ainda pode colher os frutos de ter funcionários bem capacitados e atualizados em relação ao seu mercado de atuação.

Se você não pode ainda investir dinheiro matriculando os seus funcionários em curso, pode facilitar o acesso deles a esses eventos. Algumas opções interessantes são a divisão dos custos com o funcionário que esteja interessado em se capacitar melhor e o não desconto em folha dos dias que ele precisar faltar para se dedicar aos estudos.

Deixe todos cientes dos objetivos da empresa

Aqui, mais uma vez, estamos nos referindo à sensação de pertencimento que falamos no início deste artigo. Quando o funcionário sabe quais são os objetivos e metas da empresa, ele sente que é parte do time. 

Assim, além de se sentir motivado, ele saberá qual o melhor caminho a seguir para  ajudar o negócio, afinal, ele sabe onde se quer chegar. E quem não sabe para onde está indo não tem como fazer escolhas inteligentes ao longo do caminho, não é mesmo?

Dê autonomia: acertar e errar faz parte. Você não precisa decidir tudo!

Muitos gestores são centralizadores e acreditam que ninguém conseguirá fazer um trabalho tão bom quanto o seu. Atenção, este aqui é um ponto importantíssimo na busca por como motivar funcionários.

O resultado desse pensamento é um time desmotivado e inseguro, que não sente que os líderes da empresa confiam no seu trabalho. E ninguém fica feliz no trabalho achando que os chefes não confiam na sua capacidade, não é mesmo?

Quando você dá autonomia para que os funcionários tomem decisões sobre a melhor forma de atingir suas metas, você, além de demonstrar confiança, estimula todos a dar o seu melhor e a desenvolver ainda mais suas habilidades. Outro ponto positivo é que, para tomar as melhores decisões, os funcionários precisarão analisar dados e conhecer melhor a empresa — e o seu negócio só tem a ganhar com isso!

Seja líder (e não chefe)

Você certamente já ouviu piadinhas sobre chefes por aí, não é mesmo? Mas já ouviu alguém falar assim sobre líderes?

A diferença entre um chefe e um líder é que o primeiro impõe, enquanto o segundo dá exemplo e orienta. O líder não faz questão de ter a última palavra, porque ele está focado nos resultados, e não em si mesmo.

Um bom líder quer caminhar junto com o seu time e, para isso, mantém a comunicação aberta e valoriza o bom relacionamento com as pessoas da equipe.

Flexibilize o horário de trabalho (mais qualidade de vida também motiva)

Se você quer saber como motivar funcionários, deve entender que eles são mais do que apenas trabalhadores de uma empresa — são seres humanos com sentimentos, família, amigos e problemas. Quando você os oferece a possibilidade de ter uma rotina mais flexível, eles conseguem equilibrar melhor todos esses aspectos e ganham qualidade de vida.

Você acha que um funcionário trabalharia feliz  e motivado com um filho doente em casa, por exemplo? A gente acha que não. Com a rotina flexível, o seu funcionário pode tirar um tempo para levar o filho ao médico e compensar depois o tempo de trabalho perdido. Dessa forma, ele consegue resolver o seu problema pessoal e a empresa ganha em produtividade, já que ele vai trabalhar melhor depois de saber que o seu filho está bem.

Gamifique as coisas

A gamificação é uma grande tendência no mundo corporativo e é uma forma interessante de como motivar funcionários no trabalho. A ideia aqui é usar a lógica dos jogos para engajar o pessoal e incentivar determinados comportamentos. 

Você pode criar metas ou pequenas competições entre times valendo pontos, medalhas e premiações. Afinal, isso estimula a produtividade e conexão entre as pessoas de um mesmo time.

Além disso, a gamificação também pode ser usada como ferramenta de onboarding para novos funcionários. Ela colabora com a integração e treina colaboradores mais motivados, pois torna conteúdos densos mais leves e fáceis de memorizar.

Crie bonificações com base em metas bem delimitadas

E nós não estamos falando só de dinheiro, ok? Inclusive, oferecer outras formas de bônus pode ser até mais interessante, já que o dinheiro costuma ser destinado às necessidades básicas.

Outros presentes podem ser mais memoráveis ou significativos, como uma viagem, por exemplo, ou dias extras de férias. 

Para conceder esse tipo de bônus, é importante deixar claras quais são as metas que devem ser batidas, e é imprescindível que elas sejam atingíveis e mensuráveis — caso contrário a sua ação pode surtir o efeito contrário.

motivação de funcionários

O que são metas SMART?

SMART é a sigla que traz as iniciais de cinco características que toda meta deve ter: 

  • específica (o S vem do termo em inglês, specific): a meta específica traz o objetivo em números, tem uma pessoa responsável e uma metodologia para que seja atingida;
  • mensurável: é a meta cuja evolução e cumprimento podem ser medidos com indicadores e números;
  • atingível: é a meta possível de ser atingida. Afinal, metas inatingíveis podem acabar desmotivando o time, em vez de motivar;
  • relevante: a meta deve ser importante para o resultado geral da empresa. caso contrário, ela também pode surtir o efeito contrário e desmotivar os envolvidos;
  • temporal: por fim, a meta precisa ter estabelecido o período para que seja alcançada.

Fique de olho nas condições de trabalho

Parece óbvio que um gestor deva prestar atenção nas condições de trabalho do seu time, mas não podemos deixar de falar sobre isso aqui, já que muitos trabalhadores ainda têm queixas sobre esse ponto.

É difícil que um time trabalhe motivado quando faltam materiais e equipamentos, móveis confortáveis e adequados ao trabalho e até boas condições de transporte ou um espaço para descansar e fazer refeições.

Dê uma perspectiva de crescimento. Ninguém quer ficar parado!

Ninguém se favorece de uma situação de acomodação no ambiente de trabalho — nem o funcionário, que não vai crescer na sua carreira, e nem a empresa, que fica com um colaborador desmotivado e pouco produtivo.

É por isso que é fundamental que você deixe claro para os seus funcionários quais são as perspectivas de crescimento de cada área da empresa. Assim, eles se motivam a trabalhar para que possam crescer dentro da empresa e almejam essas conquistas.

Se uma pessoa percebe que não tem mais para onde crescer no seu ambiente de trabalho, é natural que seus olhos se voltem para o lado de fora e ela comece a buscar oportunidades em outros lugares.

Tá, mas e agora… como mensurar a motivação dos funcionários?

Pois é, assim com as metas que você distribuiu aos seus funcionários, a motivação também precisa ser mensurável. É assim que você consegue entender quais ações estão dando certo e quais precisam ser revistas.

A seguir, apresentamos alguns indicadores que você pode acompanhar frequentemente para saber se os seus funcionparios estão mesmo motivados:

  • produtividade diária: uma boa maneira de medir a produtividade diária de um funcionário é criar metas para serem atingidas todos os dias. A ideia aqui não é punir quem não cumpre, mas entender o motivo do não cumprimento e buscar uma solução para a questão;
  • NPS: o Net Promoter Score é uma métrica que mede a lealdade e pode ser usada em diversas situações. Com o NPS, você vai pedir que os funcionários avaliem o ambiente e as condições de trabalho em uma escala de 0 a 10;
  • retenção de funcionários: a taxa de retenção é outra métrica interessante para saber se as suas ações de como motivar funcionários no trabalho estão dando certo. Empresas com altos níveis de pedidos de demissão têm mais chances de ter funcionários desmotivados.

Os funcionários são uma força interna de grande potência. Use isso a seu favor!

Os funcionários são a alma da empresa. Sem eles, você conseguiria dar conta de todo o trabalho e atingir os mesmos resultados? provavelmente não, a não ser que a sua empresa ainda seja muito pequena — ou individual. 

Todo negócio que cresce precisa de novos colaboradores e, para que eles se mantenham motivados, se dediquem e entreguem bons resultados, não basta fazer promessas — é fundamental cumpri-las! Por isso, saber como motivar funcionários é só o primeiro passo a ser dado em direção ao sucesso de um time. 

Conte com a Agilize!

A Agilize é a primeira empresa de contabilidade online do Brasil e anda de mãos dadas com o empreendedor. Nós ajudamos nossos clientes a garantir que os funcionários terão todos os seus direitos pagos na data certa, sem erros nos procedimentos.

Nós ajudamos você em todos os trâmites burocráticos, para que você tenha mais tempo e tranquilidade para se dedicar ao que realmente importa: as pessoas e o crescimento do seu negócio!

Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada!