Margem de contribuição: entenda o que é e como calcular no seu negócio
A margem de contribuição é um dos indicadores financeiros mais importantes para uma empresa. Afinal, ela indica se a receita do negócio é suficiente para que todos os seus custos e despesas sejam cobertos e, ainda assim, o negócio tenha lucro.
Ou seja, é por meio da margem de contribuição que você vai saber se a sua empresa está cumprindo com o seu objetivo de ser lucrativa.
Mas, além disso, calcular a margem de contribuição também vai ajudar o negócio em outras atividades, como na precificação, por exemplo.
Quer conhecer melhor esse indicador e aprender a calculá-lo? Então fica com a gente aqui neste artigo!
- O que é margem de contribuição?
- Para que serve a margem de contribuição?
- Como calcular a margem de contribuição?
- O que é o índice da margem de contribuição?
- Como analisar o resultado do cálculo da margem de contribuição?
- Qual a margem de contribuição ideal para a empresa?
- Como melhorar a margem de contribuição?
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição é o valor que sobra da receita total da empresa depois que são descontados todos os seus custos e despesas variáveis.
Ou seja, a margem de contribuição é o valor que será destinado ao pagamento das contas fixas e, depois, constituirá o lucro do negócio.
Esse indicador pode ser calculado de duas formas e, a seguir,você vai saber mais sobre cada uma delas!
Margem de contribuição unitária
A margem de contribuição unitária é aquela que diz respeito a um único produto. Nesse caso, o gestor tem o objetivo de entender se a venda de determinado produto ou serviço consegue cobrir os seus próprios custos e está sendo lucrativa para a empresa.
Margem de contribuição total
Já a margem de contribuição total, como o nome indica, se refere à operação da empresa em geral, considerando o valor total de todas as vendas.
E já anota aí a nossa dica: é importante que você faça ambos os cálculos, porque mesmo que a margem de contribuição unitária seja negativa, a margem total pode ser positiva. E o contrário também pode acontecer!
Afinal, não é porque um produto não é lucrativo que a operação da empresa também é assim. E, mesmo que a empresa não dê lucro no quadro geral, a venda de um determinado produto pode ser bastante lucrativa – nesse caso, o resultado geral pode estar sendo prejudicado pela venda de outros produtos ou serviços.
Para que serve a margem de contribuição?
De modo geral, esse indicador é usado para indicar se o dinheiro que uma empresa consegue gerar com as suas atividades é suficiente para pagar as suas despesas e ter lucro.
Quanto a margem de contribuição é maior do que o total de custos e despesas, a empresa é lucrativa. Quando é menor, é sinal de que algo não está dando certo.
Com esse tipo de conhecimento, você consegue ter um melhor entendimento sobre a saúde financeira da sua empresa e planejar melhorias para que o negócio esteja sempre evoluindo.
Principais vantagens
Lendo até aqui você já deve ter entendido como a margem de contribuição é útil e como pode ajudar na tomada de decisão do seu negócio, não é?
Essas são algumas outras vantagens de calcular a margem de contribuição:
- entendimento sobre qual o volume mínimo de vendas para cobrir os custos e despesas (o chamado ponto de equilíbrio do negócio);
- precificação de produtos;
- criação de políticas de descontos e promoções;
- identificação de produtos mais lucrativos;
- identificação de produtos que trazem prejuízo.
A partir disso, o empresário pode, por exemplo, definir ações para vender mais os produtos que são lucrativos, deixar de vender produtos que trazem prejuízo, reduzir custos de produção e planejar metas de vendas.
Quer saber mais sobre outros lucros essenciais para o seu negócio? Em nosso blog postamos artigos que falam dos principais assuntos sobre contabilidade e gestão de financeira. Receba as nossas novidades diretamente no seu e-mail se inscrevendo no formulário abaixo.
Como calcular a margem de contribuição?
Existem duas fórmulas para calcular a margem de contribuição, uma para a margem total e outra para a margem unitária:
- Margem de contribuição total = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
- Margem de contribuição unitária = preço de venda de um produto – (custos variáveis + despesas variáveis envolvidas na venda)
Você já viu que para fazer esse cálculo vai precisar levantar todos os custos e despesas variáveis da empresa e de cada produto, não é mesmo?
O que são custos variáveis e despesas variáveis?
Para calcular a margem de contribuição corretamente, é importante que você conheça bem esse conceito. Então, vamos começar falando sobre a diferença entre custos e despesas:
- Custo: é tudo aquilo que a empresa gasta que tem relação direta com a sua atividade-fim – ou seja, compra de matéria-prima, folha de pagamento, etc;
- Despesa: é o gasto que não está relacionado à atividade-fim do negócio. Alguns exemplos são o aluguel, os impostos, a compra de materiais de escritório, o cafezinho, etc.
Tanto os custos como as despesas podem ser fixos ou variáveis:
- Fixos: são aqueles que continuam existindo independentemente do resultado financeiro e do volume de vendas. É o caso do aluguel do espaço, por exemplo;
- Variáveis: são os custos e despesas que aumentam conforme o crescimento das vendas. Alguns exemplos são a compra de matéria-prima, comissão de vendedores e impostos.
Para calcular a margem de contribuição, você deve considerar somente os custos e despesas variáveis relacionados aos produtos e à empresa em geral.
O que é o índice da margem de contribuição?
O índice de margem de contribuição é o resultado dividido por 100. Para encontrá-lo, é só pegar o resultado do cálculo das fórmulas e dividir por 100. O resultado é um valor percentual:
Índice de margem de contribuição = (margem de contribuição / valor das vendas) x 100
Vamos calcular um exemplo juntos? Considere:
- Custos variáveis: R$ 2000
- Despesas variáveis: R$ 2000
- Valor das vendas: R$ 10000
Para calcular a margem de contribuição total da empresa, usamos a fórmula:
- Margem de contribuição total = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
- Margem de contribuição total = 10000 – (2000 + 2000)
- Margem de contribuição total = 6000
E agora o índice da margem de contribuição:
- Índice de margem de contribuição = (6000 / 10000) x 100
- Índice de margem de contribuição = 60%
Isso quer dizer que, de tudo o que a empresa fatura, 40% é destinado ao pagamento de custos e despesas variáveis e, 60%, ao pagamento de custos e despesas fixas e lucro.
Como analisar o resultado do cálculo da margem de contribuição?
Quando o resultado do cálculo é um número positivo, isso indica que o valor arrecadado com as vendas de produtos ou serviços é suficiente para cobrir todos os custos de produção e ainda sobra dinheiro. Ou seja, a empresa está dando lucro.
Já a margem negativa, por sua vez, indica que a receita da empresa não é suficiente para cobrir os seus gastos, ou seja, há prejuízo.
E o que acontece quando a margem de contribuição é zero?
Bom, nesse caso, a sua empresa está no ponto de equilíbrio. Ou seja, todo o valor arrecadado com vendas deve ser usado para cobrir os gastos e não sobra nada para que o negócio tenha lucro.
O ponto de equilíbrio pode ser usado como base para o planejamento de metas de vendas – a meta deve ser sempre superior a esse valor para que a empresa tenha lucro!
Qual a margem de contribuição ideal para a empresa?
A verdade é que não há uma resposta exata para essa pergunta. A margem de contribuição ideal pode variar de acordo com muitos fatores, como a região em que você atua, a realidade do mercado e o seu segmento.
Mas, para ajudar você a entender melhor os seus resultados e precificar os seus produtos, vamos deixar aqui a margem média utilizada em cada ramo de atuação:
- Comércio: entre 15% e 20%;
- Indústria: entre 8% e 20%;
- Serviços: entre 20% e 30%.
Como melhorar a margem de contribuição?
Você calculou a margem de contribuição e acha que o resultado pode ser melhor? Saiba que é possível colocar em prática algumas ações que vão ajudar a aumentar esse indicador.
E é justamente para isso que serve o cálculo – para que você conheça melhor o seu negócio, entenda como está a saúde financeira e use esse conhecimento como base para definir novas estratégias que farão seu negócio estar constantemente melhorando.
Veja algumas ações que você pode colocar em prática!
Aumentar o preço dos produtos
Quando você aumenta o preço de venda sem aumentar os custos, naturalmente a margem de contribuição aumenta também.
Mas tome cuidado ao fazer isso, pois os clientes podem ficar insatisfeitos e você pode perder vendas para a concorrência caso pratique um preço muito alto ou injusto!
A mudança deve ser feita com cautela, considerando os valores praticados no mercado e os benefícios que o seu produto oferece para os consumidores.
Aumente o volume de vendas
Se você não pode aumentar o preço, pode apostar no aumento do volume de vendas. Para isso, crie estratégias de promoção, divulgação e fidelização de clientes.
Outra forma de aumentar o volume de vendas é estimular o time comercial com bonificações atreladas a metas.
Reduza os custos e despesas
Custos e despesas altos contribuem para uma margem de contribuição baixa. Se o seu resultado está insatisfatório, uma estratégia pode ser diminuir esses gastos – especialmente se aumentar o preço não é uma opção no seu negócio.
Para reduzir os custos você pode encontrar novos fornecedores ou negociar com aqueles que já são seus parceiros, por exemplo. Mas lembre-se de que, para isso, é importante ter uma boa relação com eles.
Ofereça novos produtos
Outra opção é desenvolver novos produtos que tenham custos e despesas mais baixos e/ou que possam ser vendidos a preços mais altos. Assim, você consegue operar com uma margem de contribuição mais satisfatória.
Além disso, o lançamento de novos produtos também pode atrair novos clientes e ajudar na fidelização daqueles clientes que você já tem.
Tire alguns produtos do catálogo
E assim como você pode lançar novos produtos e serviços, também pode tirar alguns de circulação, especialmente aqueles que não são lucrativos e podem estar trazendo a sua margem de contribuição total para baixo.
Faça análises constantes da sua margem de contribuição
Para manter a sua margem sempre satisfatória, é preciso ficar de olho nesse indicador – inclusive porque os custos de produção podem variar de acordo com o mercado.
Assim, consegue se manter atualizado sobre a saúde financeira da empresa e planejar melhor as suas metas e ações.
A Agilize como ajudante na sua gestão financeira
A margem de contribuição é um indicador muito importante para a saúde financeira da empresa e o empresário deve estar constantemente atualizado sobre esse índice.
Mas, além disso, outras ações são necessárias para que a empresa tenha as suas finanças organizadas e opere com tranquilidade. Uma delas é a contabilidade!
É a contabilidade que garante que o negócio cumpra com todas as suas obrigações fiscais e contábeis, pagando impostos corretamente e entregando todas as declarações exigidas pelas autoridades. Assim, o negócio funciona dentro da lei e evita problemas com o Fisco – que podem trazer muitas dores de cabeça!
Se você precisa de ajuda para manter a sua contabilidade organizada, pode contar conosco! Nós somos a Agilize, a primeira contabilidade online do Brasil, e já ajudamos milhares de empresários a manter as suas finanças em dia.
A gente cuida de tudo para que você possa se dedicar à estratégia da empresa sem se preocupar com as burocracias.
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